Estado de sítio

Estado de sítio Albert Camus

Resenhas - Estado De Sítio

Gabriel.Larrubia 31/05/2022

Bom, se você nunca leu nada do Camus com certeza não comece por aqui, e se já leu um pouco de Camus e se interessou, não venha com muitas expectativas
Não são poucas as razões de ser a obra mais mal recebida dele e de seu colega Barrault
Curtiu a sinopse? Vá jogar pathologic 2 e você ganha muito mais tmj
sim não vou desenvolver tocosono

Rafa 02/01/2022

Mediano
Não é tão bom quanto O estrangeiro, inclusive os textos de apoio falam muito sobre a pouca aceitação da crítica em relação a peça na época. Vale a leitura pelos temas retratados, a luta pela liberdade que o Camus pregava, denunciando os males da esquerda e direita no processo, é algo a se admirar.
O ponto mais forte certamente fica nos diálogos entre Diego e Vitória.

Leonardo.Broinizi 27/07/2021

Uma boa peça de Camus.
Comparar obras tão diferentes em tantos sentidos, ainda que de um mesmo autor, pode não ser adequado, mas é humano. Esse é o segundo livro de Camus que leio, e não fui tão tocado quanto por "O Estrangeiro". Mas, nada de absurdo, pois "O Estrangeiro" está entre os livros que mais me marcaram. "Estado de Sítio", diferente dele, não é uma novela, e sim uma peça. Eu gosto de peças, mas já me "acostumei mal", pois comecei neste gênero com Shakespeare e teatro grego antigo. Mais uma vez comparando (é realmente um pecado meu rs), não é uma obra que me engajou como as peças que citei, e nem creio que fosse o objetivo de Camus disputar com obras clássicas e consagradas, mas, finalmente falando diretamente de minhas impressões sobre "Estado de Sítio", é um livro bom. Não dá pra ser sempre excelente, mas já está bom rs. É um livro curto, com uma história cheia de simbolismos e críticas que Camus quis deixar a sociedade de seu tempo (Europa pós Segunda Guerra), evidenciando a covardia e conivência de autoridades, artistas e intelectuais frente aos governos autoritários que ameaçavam as liberdades individuais.

Pra quem gosta de peças, indico.

Tony 05/01/2021

Livro muito atual e bastante necessário para esse momento dessa horrível pandemia
O livro retrata o que ja estamos vendo e vivendo atualmente. Um momento tesno, de calamidade, de MEDO... Tem um momento la que o Juiz comenta com a família quando eles ja estão em isolamento algo do tipo: "Ah, não se preocupe. Não temos que ter medo, a Peste só vai atacar os mais pobres e nós somos ricos e assim continuaremos quando ela (a Peste) passar". É triste ver que nem uma Peste faz determinadas pessoas reverem os valores da/sobre a vida e isso é muito atual e real. O desprezo à vida do mais humilde é tão nojento. O Nada é um personagem interessante, porque embora ele pareça louco e fale obviedades, tem coisas que mesmo óbvias precisam ser ditas. Esse é um livro bem curtinho. Particularmente não gosto de livros que são roteiros de teatro (fiquei com trauma de HP e a Criança Amaldiçoada), mas esse até que vale muito a pena a leitura.

Maggie 08/07/2018

Em Camus, trechos para o hoje
«O juiz - Não sirvo a [considere crase que meu editor não inseri] lei pelo que ela diz, mas porque é a lei.
Diego - Mas e se a lei for o crime?
O juiz - Se o crime se converte em lei, deixa de ser crime.
Diego - Deve-se punir a virtude, então !
O juiz - Até a virtude deve ser punida, caso se atreva a discutir a lei. ? (p. 122-123, ed. 2018)