O Alforje

O Alforje Bahiyyih Nakhjavani

Resenhas - O alforje

kathy86 21/03/2024

Profundo e Genial
É um livro pra se ler novamente e recuperar detalhes da história que se perdeu na leitura, seja por falta de atenção, ou pela dificuldade do vocabulário específico. Eu gostei da leitura dessa obra, me chamou atenção a forma como uma mesma história é recontada a partir de pontos de vistas diferentes, de pessoas que tem vivências culturais distintas. O livro tem uma pecada filosófica, principalmente, em relação a vida e a morte, mas não é um livro denso. É uma obra pra ser lida com calma e com um dicionário ao lado.

Kauane68 17/02/2024

Meca e Medina e o ponto primordial
Entre Medina e Meca um objeto foi capaz de traçar a vida de cada personagem, dar um sossego ou talvez uma lição pro que cada um se enganava sobre o que era estar vivo, sobre o que era O Certo e sobre o motivo de estarem ali; em perspectivas, crenças, personalidades e vida social diferentes mas na mesma situação.
Um ladrão que era um abutre, morreu muito estando vivo! Uma noiva louca, mística ou talvez os dois. Um líder que precisou entender que está tudo bem perder e ser esquecido. Um cambista que morreu muito mesmo estando vivo! Uma escrava falacha, devota a uma menina rica, cansada e doente. Um peregrino curandeiro capaz de entender que não é possível salvar a todo mundo, mas dá pra tentar salvar a nos mesmos quando superamos o medo do desconhecido. Um Sacerdote misógino que descobriu que descobriu o amor e por ai vai...

''Os perigos do deserto residem menos nas areias movediças do que nos homens.''

Sinto por que não conseguiu insistir na leitura, mesmo que complexa pois nos trás uma diáspora iraniana excelente, é incrível a vontade de se aprofundar mais na cultura em questão e pesquisar sobre cada detalhe desconhecido por nossa cultura.

ToniBooks 28/01/2024

Deserto do mundo
Ao contrário do que se diz, o deserto é um território fértil. Ainda que tenham origens, crenças e desejos muito diferentes. Todos os viajantes terão a vida transformada pelas escrituras sagradas.

Juliana Leal 12/01/2024

Gostei desse livro, acho que é uma leitura desafiadora por causa dos termos de outras línguas, também termos religiosos que não estamos habituados e para alguns pode ser difícil compreender e até cansativo no começo. Mas por contar a história de 6 personagens acaba sendo muito curioso. Eles contam a história de vida deles e ao mesmo tempo relatam um mesmo momento no deserto onde se conheceram, mas pela perspectiva de cada um.
Sobre o alforge não tenham muita expectativa sobre ele, na minha visão ele não é o personagem principal, vejo que as pessoas que são, pois as histórias são interessantíssimas, imprevisíveis.
Voltei várias vezes para ler as histórias afim de encontrar similaridades ou divergências por curiosidade.

Denise.Mineiro 22/12/2023

A forma de escrita é genial, nos á a impressão de que a cada capítulo estamos iniciando uma história nova. A narrativa conta uma história pela perspectiva de nove personagens diferentes (o ladrão, o campista, o sacerdote, a escrava, o peregrino, o líder, a noiva, o dervixe, o cadáver), a vida desses personagens se cruzam em algum momento ou encontram o misterioso alforje tendo como pano de fundo uma caravana que cruza o deserto entre Meca e Medina, levando um cadáver, uma noiva ao encontro do futuro marido e peregrinos à sagrada visitação. O livro é muito bem escrito e mesmo ao fim da leitura o destino de alguns personagens me causam espanto e dor. A única ressalva que faço, e que de alguma forma atrapalhou meu entendimento em relação a narrativa é que são citados bandoleiros, mercadores, peregrinos as vezes pra falar dos mesmos ou de outros personagens? isso por muitas vezes me deixou perdida na história?

Nota 4,0

Beka 06/12/2023

Talvez fui com muita expectativa
O livro tem uma premissa interessante, o ambiente e contexto são legais, no começo prende, mas sinceramente não sei o que aconteceu, ficou cansativo e redundante, a linguagem poética é linda, mas também se tornou extrema e perdeu o encanto.
Talvez as expectativas tenham atrapalhado, porque livros Árabes me cativam muito apenas na sinopse, mas não rolou, infelizmente.

Thais.Carvalho 06/11/2023

Um alforje une a história de várias personagens no deserto. Por meio das histórias conhecemos um pouco das culturas e religiões do oriente.

Denilsoncampos 27/09/2023

Obra intrigante!
Caminhei, como no deserto, nas páginas desse livro! Cada capítulo tem sua histórias e perspectivas, mas interligados! É incrível como há pessoas que escrevem bem, até mesmo nas opiniões de livros que vejo nas resenhas Internet afora, são impressionantes, imagine só pegar essa autora iraniana! De toda sua gama, vivência, experiência, cultura, idiomas, bater tudo no liquidificador de seu coração e sair O alforge! O capítulo que mais gostei foi da noiva! Uma garota de 14 anos, mimada pelo pai rico, faz coisas estranhas, tem visões e sonhos sensitivos e fica mais na água do que os patos! Ela tem como secretária, amiga e mais próximo de mãe, a escrava falacha que foi a segunda personagem de que mais gostei, mulher sofrida, se eu pudesse a levaria ao céu como Elias em carruagem de fogo! O conteúdo do alforge foi salvo várias vezes pelos braços do destino, e esparramado pelo mundo! O Dervixe, que não é dervixe, me deixou confuso várias vezes com suas trapalhadas, que depois ele mesmo se corrigia! Pretendo ler outras obras dessa autora maravilhosa, muito obrigado por nos presentear com esse livro de outros povos e culturas bem diferentes de nós ocidentais!
Rafaela.Varga 24/02/2024minha estante
Deu vontade de ler só pela sua resenha kkk me interessei

Denilsoncampos 25/02/2024minha estante
Rafaela, eu peguei indicação dele vendo no YouTube , vários comentários das pessoas indicando outros livros, mas muitos citaram O Alforge! Como te disse, ano passado comprei um monte de livros na Amazon Day, e também esse. Quando terminei de lê-lo fiquei chocado que como pode uma pessoa escrever tão bem como essa iraniana! Até hj não sei pronunciar o nome dela. Carla Madeira também...não escreve...borda as palavras! Kkkkkkk

Karine 12/07/2023

Não foi pra mim
A escrita é bem diferente do que estou acostumada a ler; no começo foi um pouco difícil de entender, mas logo me adaptei.

No entanto houve muitas partes enfadonhas, em que eu estava pouco interessada. As personagens femininas foram as mais interessantes de se ler.

No geral, não curti muito a leitura. Não acho que seja um livro ruim: a ideia e o cenário são muito interessantes, mas preferiria que fosse desenvolvido de outra forma. Além disso, contém certos termos ofensivos que já não se usam mais, e é compreensível por se tratar de um livro publicado no ano 2000, mas fica o aviso de qualquer forma

Séh 09/07/2023

Encantador
Fui sem ter muita noção do que me aguardava e com enorme curiosidade. No decorrer da leitura me deparei com uma escrita extremamente envolvente que me fez mergulhar na história de cada um desses nove personagens.

As histórias se encaixam de forma delicada e intrincada, são mostradas perspectivas culturais diferentes que fazem sentido sem serem expositivas demais e sem tratarem com condescendência o leitor.

Leitura incrível que vale a pena demais!

Brilhadori 14/06/2023

Posso ter lido errado, ou na fase errada da minha vida, mas a leitura não fluiu absolutamente nada! Achei complexo e cheio de detalhes e conexões que não me fizeram muito sentido.
Entretanto, o livri contem histórias interessantíssimas, entrelaçadas pelo tal alforge, e foi interessante ver como cada história de vida com suas próprias bagagens, são afetadas se formas diferentes, pelo mesmo "instrumento".

Clarissa Rachid 13/06/2023

Uma escrita rica, uma visão poética e uma lição importante.
Se alguém me pedir para explicar esse livro, minha resposta será: não sou capaz de fazer isso.
É uma história simples, porém contada de forma poética, para demonstrar 9 pontos de vista de um mesmo acontecimento.
Cada personagem é tem sua fé, seu caráter, seus traumas, seus medos.
Foi uma leitura que saiu totalmente da minha zona de conforto, algumas vezes me deixando confusa, em outras me deixando encantada.

Acredito que não seja um livro que agradará a todos. Mas quem conseguir enxergar além do explícito, vai gostar muito.

Acredito que a lição maior é: tudo é uma questão de ponto de vista. Ninguém está certo, ninguém está errado. Cada bagagem cultural molda um tipo de moral e personalidade.

Niara.Cunha 05/05/2023

Não há uma única verdade
Cada capítulo conta a história de um personagem, sob a perspectiva psicológica, moral e religiosa de cada um. Mas no centro da história há o alforge e seu conteúdo.
Essa narrativa nos mostra como cada um traz consigo preconceitos, valores morais e religiosos, conhecimentos, enfim uma carga pessoal que pode fazer a interpretaçao de mundo e de um acontecimento ser diferente para cada um.
Lendo cada história em sua perspectiva somos despidos até de nossos "pré conceitos" para entrar na cabeça de cada personagem e ver através dele a sua verdade.
Um livro super interessante que detém a atenção, muito rico em culturas diferentes.

Veridiana4 03/05/2023

Ameii!!
O alforje conta a história de uma travessia pelo deserto de Najd. Cada capítulo mostra essa história pela perspectiva de cada viajante. Conforme a leitura de cada personagem, a história vai fazendo cada vez mais sentido. O elemento em comum que une cada personagem é o alforje, que vai passando de mão em mão e transformando a vida daqueles que o abrem e veem o que tem dentro.
O livro tem uma escrita muito bem elaborada e encantadora, a história acaba parecendo um sonho magico. Cada personagem lida com alguma questão e nos mostram grandes aprendizados da vida. Esse livro é com certeza muito bonito e transformador!

Sr. Quadros 01/05/2023

Mais do que uma ficção, é um exercício de reflexão
"O Alforje" é um romance histórico ambientado no século XIX no Oriente Médio. A autora Bahiyyih Nakhjavani narra a história de um grupo de viajantes que se encontram em um caravanserai em uma jornada rumo à Terra Santa. Cada personagem carrega consigo suas próprias bagagens físicas e emocionais, e a autora habilidosamente constrói uma narrativa que explora questões universais como liberdade, justiça, amor, religião e identidade.

Uma das maiores qualidades deste livro é a maneira como a autora entrelaça as histórias dos personagens, revelando seus passados e motivações enquanto a trama avança. Através de personagens bem desenvolvidos, a autora transmite temas complexos e profundos de uma forma emocionante e envolvente.

A mensagem central da obra é a importância de valorizar diferentes pontos de vista e compreender que a verdade não pode ser vista apenas de um ângulo. Cada personagem apresenta uma perspectiva única, e o leitor é desafiado a examinar suas próprias opiniões sobre questões como justiça e liberdade.

Além disso, a obra oferece uma visão autêntica e respeitosa da cultura e religião da região além de pinceladas na história e na tradição do Oriente Médio.

A narrativa flui de forma orgânica e natural, criando uma sensação de imersão no mundo do livro, entretanto, é importante observar que o livro pode ser um pouco denso para leitores que não estão familiarizados com a cultura e a religião da região. Algumas referências podem ser difíceis de compreender sem um conhecimento prévio, o que pode comprometer a capacidade do leitor em apreciar completamente a riqueza e complexidade da obra.

Em resumo, "O Alforje" é um romance histórico fascinante que aborda temas universais de uma forma emocionante e envolvente. A autora Bahiyyih Nakhjavani é uma escritora habilidosa que cria personagens complexos e uma narrativa profunda, capaz de desafiar as opiniões e perspectivas do leitor. Altamente recomendado para fãs de literatura histórica e de ficção em geral.