A Criatura

A Criatura Andrew Pyper

Resenhas - A Criatura

dara.marcela 18/03/2024

Meu primeiro contato com a obra do autor e devo dizer que tenho sentimentos conflitantes sobre o livro.

A história é bem escrita com muitas menções a clássicos de uma maneira interessante, a criatura é de fato um personagem intrigante e bem inteligente, a Lily é meio mais ou menos em certos aspectos porém da pra levar.

Acabei a história com um misto de sensações pois os últimos capítulos foram escritos tão bem que fiquei estimulado a ler sem parar, mas o plot do final foi bem desanimador e esperado.

Acho que poderia ter seguido por outro caminho talvez?! Apesar de não ser um um gênero que eu consumo com muita frequência, achei interessante.

glen. 09/03/2024

Uma mistura mixuruca de clássicos góticos
Lily Dominick é uma psiquiatra forense na cidade de Nova York. Acostumada a ficar cara a cara com criminosos e suas mentes maníacas, ela deve atender mais um indivíduo com essas características, porém, esse possui um diferencial intrigante. Nessa nova mente conturbada, Lily vê a possibilidade de uma desconhecida conexão com esse estranho. O homem quer a ajuda da doutora para descobrir o seu próprio nome e guia-lá a saber mais sobre seu passado, enquanto Lily vê no desconhecido a probabilidade de entender mais sobre essa conexão entre ambos e até ir a fundo no misterioso assassinato de sua mãe.

Primeiramente, acho que nunca passei tanta raiva com uma personagem igual ocorreu com a Lily. Tipo assim, que personagem chata, rasa igual um pires e sem graça. Outra coisa que me irritou relacionada a ela, foi a forma que o escritor fez questão de fazer ela como uma desesperada por homem, sinceramente, poderia aparecer um duende lá que essa mulher ia querer pegar, pelo amor de deus. Nunca imaginei que uma psiquiatra forense pudesse ser tão manipulável e burra assim, sério. A mulher sabe que tá sendo perseguida, sabe que tem gente querendo matar ela, e ao invés de ficar paranóica e desconfiada de todo mundo ela vai e deita com um cara que fala um "a" pra ela, pelo amor. Enfim, tentou dar credibilidade a ela no final, mas só forçou mesmo, Andrew deve ter percebido a personagem fraca que tava escrevendo.

Relacionado a narrativa, confesso que achei bem fraquinha. Esperava muito mais, tava com a expectativa nas alturas e determinada a gostar desse livro, pois ele chamou muito a minha atenção, porém, depois de ler não achei lá essas coisas não. Uma pena. O suspense é sem graça, não sei se o escritor tinha a intenção de fazer um terror de tirar o sono, só sei que se fosse isso ele errou bem feio. Foi tedioso, dou graças a deus por ter capítulos curtinhos pois só assim a minha leitura fluiu. O autor jogou um monte de reviravolta sem pé e nem cabeça que só deixou confuso, toda hora era uma novidade e eu ficava "??? que krai foi esse???", não ficava nem um pouco surpresa, só confusa mesmo. As ligações entre os clássicos góticos foram interessantes até. Apesar disso tudo, o final foi bacana.

Enfim, vou tentar ler mais livros desse escritor futuramente talvez, mesmo desgotando desse, provavelmente os outros sejam melhores, mas já vou sem esperar algo "uau". Não me daria ao trabalho de recomendar, com certeza esse seria um livro que eu nem sequer lembraria que li, quem dirá lembrar pra recomendar. Mas se quiser ler, leia, gosto é gosto né, pode agradar outro.

Lanarb 09/03/2024

Achei o enredo meio superficial. O achei meio cafona o recurso de referenciar outras obras, parece que sem isso a criatura fica sem uma história relevante.

Acacio 07/03/2024

Monstro bom, protagonista nem tanto
História rápida, de suspense e algum gore.
A protagonista é beeeeem superficial, meio idiota até.
O monstro mete medo, é inteligente.

Livro bem escrito. Nada de tão original. O plot se anunciava desde os primeiros capítulos. Não me pegou desprevenido!

ArthurmalariA 29/02/2024

Finalmente Andrew Pyper
“A Criatura”, de Andrew Pyper, é uma obra que se destaca por sua habilidade em entrelaçar o terror gótico com uma narrativa moderna e envolvente. A premissa do livro é instigante: a existência de um ser que teria inspirado os monstros de grandes romances do século XIX, como o monstro de Frankenstein, Drácula e Mr. Hyde. Pyper explora essa ideia com uma trama que se estende desde o século XIX até a contemporaneidade, tecendo uma homenagem aos autores clássicos e inserindo-os como personagens na história.
Eu já li outros dois livros do autor, e gostei bastante: “O Demonologista”, Pyper nos apresenta a um professor especialista em demônios que, após uma viagem a Veneza, tem sua vida transformada por eventos sobrenaturais, e “Os Condenados”, que traz a história dos gêmeos Danny e Ash, cheia de mistérios e reviravoltas. Mas entre esses títulos, “A Criatura” se sobressai como meu favorito, e não é difícil entender o porquê. Pyper consegue, neste livro, aprofundar-se ainda mais nas sombras do terror gótico, criando uma experiência de leitura que é tanto um tributo ao gênero quanto uma inovação dentro dele. Sua escrita é interessante, instiga a continuar a ler e entristece conforme você se percebe chegando ao fim. 10/10

Yasmin 27/02/2024

Um bom livro
Não se pode negar que é um livro que foi bem trabalhado. Faz referência a outros clássicos do terror e liga os acontecimentos de modo satisfatório.
O autor, na minha concepção, tenta nos aterrorizar não apenas com a criatura mas com os comportamentos pertubares de Lily. Eu particularmente questionei a sanidade da protagonista em muitos momentos e quis mandá-la para terapia para que resolvesse suas questões com seus pais.
De certa forma gosto disso, gosto de livros que me deixem instigada, nervosa e aflita, por isso leio, gosto das sensações que a leitura me trás, e esse me manteve presa do início ao fim.
O que me impede de dá-lo 5 estrelas é que esperava um terror mais brutal, uma criatura que me faria ter problemas para dormir a noite e que me incomodasse em meus sonhos mesmo sabendo de sua existência fictícia, a darkside capricha muito nas capas não posso evitar criar expectativas altas, mas (in)felizmente dormi bem durante a leitura.

gio 09/02/2024

Assolador e sanguinário até o último minuto
?Qual o preço adequado para manter uma existência realmente excepcional??

Um dos trechos do livro que mais me marcou e me fez refletir o quanto tenho me perguntado isso sobre tantas coisas e tantas pessoas. A criatura vai além do que considerarmos ser sobrenatural, ela envolve sentimentos expressivamente humanos e conflitos na qual até entes mais próximos estão inseridos.
Nunca li ?O médico e o monstro? ou ?Drácula? mas, se fosse pra começar, esse seria meu ponto de partida. Excepcional.

Vasconcelos 14/01/2024

Presente familiar, uma herança maldita?
De todos os livros que li de Andrew Pyper, esse foi o que considerei mais fraco. Além disso, a diagramação me trouxe alguns incômodos.

Acompanhamos Lily Dominick, uma psiquiatra do Kirby, um manicômio judiciário, que viu sua mãe ser assassinada por um monstro quando ela ainda era criança. Um monstro que nunca saiu de sua memória e pesadelos.

Presa em um loop de impossibilidade em se conectar com as pessoas. Mas sempre sendo capaz de ler os pensamentos dos outros. A psiquiatra se liga de forma incomum ao seu mais recente paciente, um homem que chega sem nome até Kirby.

Aquele desconhecido lhe faz um pedido: ?me ajude a descobrir meu nome?. Após essa demanda comum no seu dia a dia com prisioneiros insanos, o homem desprovido de identificação lhe revelas segredos que ela não poderia prever. Ele é seu pai.

Depois do choque, um jogo de gato e rato pela verdade se inicia e Lily tem de seguir as instruções do ?sem nome?, que ela batiza ou descobre de uma modo confuso, de Michael.

Um thriller policial se instaura na aura de ?A Criatura?, nossa personagem principal aos poucos cria afeto por seu assassino. Descobre sobre sua vida e criação. Conhece o homem que inspirou ?Drácula?, ?Frankenstein? e ?O Médico e o Monstro?. Aprende sobre sua própria história.

Vemos muitas reviravoltas na relação de filha e pai, algumas até bizarras demais. Mas no final, sangue sempre será mais grosso que água e algumas características são herdadas no DNA.

O fim do livro foi algo que previ nas 20 últimas páginas da obra. Mas isso não tirou o sabor de ver e saber que certas histórias são cíclicas. Até porque alguns presentes que recebemos da família, são maldições que herdamos e temos de lidar pelo resto da vida?

Lubelisa 01/01/2024

Andrew Pyper pra mim é auto buy
Muito bom! Terceiro livro que li do autor e gostei muito, recomendo demais. Eu achei esse livro mais fraco comparado aos outros dois que li dele: o Demonologista e Os Condenados; isso porque eu senti mais medo com os outros dois, tiveram maior carga dramática e maior impacto em mim. Mesmo assim o livro é muito bom.

RaquelSales17 20/12/2023

Mais um livro de vampiro
Para quem gosta é um prato feito
Uma coisa tenho que afirmar, se trata de um livro emocionante e muito dinâmico.
A criatura não basta ser vampiro, mas com uma mistura de Frankstein e Médico e Monstro

Gustavo Casemiro 22/11/2023

Diversos monstro em só.
Primeiro no aspecto físico do livro a Darkside mas uma vez demonstra seu primor em uma cópia linda., quanta obra, a premissa é bem legal mas carece de personagens mais carismáticos, não que não contenha boas páginas de diversão mas um antagonista mais denso e uma protagonista mais relevante fariam muito bem.

LorY- 09/11/2023

A criatura mediana
Se eu pudesse descrever esse livro seria como usar um gráfico, onde o ponteiro sobe e desce sempre. A leitura teve seus pontos altos, onde me deixou super interessada em saber oque iria acontecer, e em outras horas tiver que pular parágrafos pq estava entendiada. Achei que Michael poderia ter sido mais bem aproveitado, De todos os livros do Andrew que já li, esse foi bem mediano. O final Clichê. Durante a leitura senti como se fosse rolar uma parada além de pai e filha (???????????) estilo game of trones kkkk fiquei passada, será que só eu tive essa impressão? A leitura é rapida, mas tive que ter paciência pra acabar.

Jenn 03/11/2023

Demorei muito para ler, acho que a história se alonga muito, os outros livros dele são bem melhores.