Elevation Stephen King

Resenhas -

Gustavo616 27/07/2020

Elevation
Elevation: It's amazing!!! I'm wondering how to explain it to you. It starts with Scott talking with his friend, and old doctor, telling that, he weighs the same whether naked or dressed in heaviest clothes. And his weigh was falling slowly. At the point, he would weigh less than the air. He was afraid. But it's the only one magic element in the novel. All the other things are just daily life. There is a women's gay couple that is Scott neighbours. And it focused on the prejudice they suffer from other locals. And they have a restaurant that is almost broken. And the story is focused on this group, Scott, the gay couple, and Doctor Bob and his wife. Who is a Christian and has a prejudice against the gay couple. And their relationship.
It's amazing! awesome! And I can't say much more about it. ***So, go to a copy and read it!!!**

Bárbara P. 01/01/2023

Maravilhoso
Esse livro é o tipo de história que pode parecer simples ou "fácil de fazer" para o leitor, mas que na verdade é de uma genialidade absurda do autor.

É complicado fazer em 160 páginas uma história que prende a atenção, e ainda tem uma narrativa secundária acontecendo que é tão interessante quanto.

Os personagens que o stephen cria são simplesmente pessoas reais. Eu venho falando isso desde que comecei a ler as coisas dele, há uns 15 anos atrás. Eu costumo brincar que eu sou da época que o nome do stephen king era menor que o título do livro na capa, e eu continuo lendo até hoje simplesmente por causa desse tipo de história.

Agora, lendo as resenhas de outras pessoas aqui, eu fiquei com a impressão de que muita gente perdeu o "ponto" do livro; ou que ficou esperando uma explicação ou algum tipo de fechamento mais concreto pro que aconteceu. Mas para mim a história não era sobre o (spoiler) em si, mas sim sobre como isso afetou a vida dele inteira, e também sobre como as vezes as coisas simplesmente acontecem.

E é isso. A primeira leitura de 2023 não podia ter sido melhor.

Cheile.Silva 15/05/2020

Eleve-se
Nem um conto do próprio S.King é tão curto! Tem cara de conto, mas isso não é uma reclamação. O King conta história de pessoas bem normais, vivendo a vida e os preconceitos dela, e coloca sua pitada de coisas estranhas. Não terror, longe disso...
Coisas boas e causas justas te elevarão.

Carolina Zaghi 19/12/2022

Já li alguns livros do Stephen e achei bastante ok. Li esse acompanhando o audiobook narrado pelo próprio autor e gostei mais.

Soterradaporlivros 21/06/2023

Elevation
Eu tô chorando tanto que eu vou só colar parte do que escrevi qdo li esse livro pela primeira vez em 2018:

"Com toques de realismo fantástico, recheado de críticas à política do Trump e ao renascimento dos movimentos de direita, é um livro sobre amizades e despedidas. Sobre morte e aceitação.

Não é o melhor do King, mas sem dúvida é um dos seus livros mais emocionantes.

Indico aos fãs do mestre, e a quem ainda não sabe que nem tudo que ele escreve é terror."

Aline 16/02/2020

Que livro lindo!! Me senti flutuando com Scott, acompanhando o desenvolvimento e, como o título diz, ascensão do personagem ao decorrer da narrativa. Perfeito ??

Raquel.Fernandes 11/10/2021

Mais uma leitura em inglês... Talvez eu leia a versão em português daqui um tempo, pra comparar minha compreensão da língua inglesa.
Valeu a pena, porque não foi uma leitura pesada, é um romance curto, e a história é boa, apesar de me decepcionar o pouquinho com o desfecho. E a ideia da capa do livro fica muito clara no final do romance.
Paloma.Lohane 13/03/2022minha estante
Qual o nível de inglês? Intermediário?

Raquel.Fernandes 28/03/2022minha estante
Eu diria que intermediário, sim

gmarulli 13/01/2022

Stephen King acabando com a homofobia
não sei nem o que escrever sobre essa história kkkkk

não sei o que eu estava esperando quando decidi começar a ler mas certamente não era isso, Stephen King sempre me surpreendendo

gostei bastante que ele resolveu abordar assuntos super importantes como a homofobia de uma forma que em nenhum momento me pareceu forçado

confesso que não entendi muito bem as coisas que estavam acontecendo com o personagem principal

bom, foi uma leitura rápida e gostosinha, recomendo

Paulo Bernardo 20/03/2022

Leve como se não existisse gravidade
Um livro que é surpreendente por ser de um autor que não costuma contar esse tipo de estória. Os temas abordados e os desenvolvimento dos personagens são na medida certa para garantir um boa leitura e um boa empatia. Para mim, o fim foi muito precoce. O que motivou isso? Não sei. Talvez o autor se apegou demais aos personagens e não quis transformar em uma de suas super tramas aterrorizantes? Não sei! Mas fica um sentimento de quero mais. Porém, no final, tudo se resume numa leitura leve e muito bem feita!

Tatiane Buendía Mantovani 31/10/2018

História curta, para ser ler em uma sentada. Talvez no hype da série Castle Rock, King nos brinda com um novo e surreal conto, passado neste cenário.
Não tem terror, não tem horror, não tem crimes, simplesmente o cotidiano comum de uma cidade do interior cheia de preconceitos e entrelinhas.

Com o personagem principal, Scott, que certo dia percebe uma coisa bizarra acontecendo consigo, vemos se desdobrando as peculiaridades de um local interiorano, cheio de preconceitos, mas vemos também como algumas atitudes podem ser transformadoras desta realidade. Em contrapartida ao comodismo que gera o medo do desconhecido, vemos o desenrolar de uma amizade profunda e redentora.

Embora passe longe das boas histórias de terror do autor, Elevation tem um clima de halloween, mas de maturidade e acalento. Não é difícil transpor a realidade fantástica das páginas para acontecimentos atuais em certa república sul-americana, ou norte-americana, ou latino-americana... Com um pouco de sensibilidade, temos uma história atemporal que ensina muito sobre amizade, humanidade e aceitação. Curar a nós mesmos, é curar os outros ao nosso redor...

Senti traços leves de Benjamin Button e de Pop Art, mas acho que pode ser impressão minha.
breno 22/08/2019minha estante
Também senti alguns traços de Benjamin Button

Minoda 11/02/2019

Uma estrela em meio à escuridão total
Ao final de Elevation lembrei dos últimos momentos da primeira temporada de True Detective. Rust e Hart discutem na saída do hospital sobre a subjetividade da história mais antiga do universo: a luta entre o bem e o mal, a luz contra a escuridão. Hart olha para o estrelado da noite e diz que "(...) me parece que a escuridão tem muito mais território". Ao passo que, momentos depois, Rust replica: "Você está olhando errado (..) Antes, era só escuridão". E somos deixados com a imagem do céu da noite que se ajusta aos olhos humanos, onde aos poucos algumas estrelas começam a surgir e ganhar espaço na escuridão.

Elevation, entretanto, não é uma história sobre o bem contra o mal, mas sim um exercício de empatia que o King nos convida a fazer.

Estamos tão acostumados a ler o lado mais sombrio e pesado do mestre King, que não conseguimos lidar quando algo diferente disso nos é oferecido. Confesso que eu mesmo, em um primeiro momento, deixei esse livro de lado e decidi por outro, simplesmente porque algumas críticas me levaram a crer que Elevation era um simples passatempo que pouco lembrava o talento de Stephen King; e me arrependo por isso.

Elevation nos coloca em um universo onde só temos uma alternativa: aceitar o que nos é oferecido como realidade. Com isso quero dizer que, assim como aconteceu com o seriado The Leftovers da HBO, o fundamento do mistério que nos é apresentado logo de cara na narrativa, não é "relevante" para a conclusão da mesma. Isso é o que é. A história não é sobre as mudanças "físicas" / "impossíveis" que acontecem com Scott Carey.

Stephen King nos presenteia com uma história sobre paz.

Sobre a paz em aceitar as dificuldades que nos assaltam de uma hora para outra e, ao invés de questioná-las infindavelmente, procurar uma maneira de estar bem consigo e tirar o melhor que aquilo pode te oferecer. Aliás: Extrair o melhor que aquilo pode oferecer e talvez não apenas para você. Sobre a paz em entender que a felicidade, muitas vezes confundida com momentos de euforia, não vem acompanhada de algum tipo de mérito; está na resolução de problemas, em identificar o que precisa ser feito, com você ou ao seu redor, e fazê-lo independentemente das adversidades.

A vida é imprevisível. E, muitas vezes, de nada adianta questioná-la sobre as coisas que acontecem, pois além de imprevisível, a vida também é finita e o tempo... O tempo corre em nós.

Elevation é um pequeno texto com um lado mais humano e sensível de Stephen King. É um exercício muito mais sóbrio e maduro de diálogos e relacionamentos, do que em outros trabalhos do autor, como em "Insônia".

Particularmente, após tanto ler trabalhos do mestre King, eu sentia que precisava ler algo novo e que não fosse dele. Mas fiquei muito feliz em descobrir que mesmo em mais um livro do Stephen King, eu encontrei esse algo novo, leve e gracioso.

breno 22/08/2019

Um livro sobre relacionamentos humanos e empatia
Elevation é um daqules livros do King onde ele coloca pessoas normais, em situações estranhas e sobrenaturais. Nesse livro, como em Joyland, os relacionamentos humanos são tão bem construídos que acabam sendo palpaveis e ficam em primeiro plano.
O livro apresenta-nos Scott Carey, morador de Castle Rock, uma das melhores cidades criadas por King. Ele sofre com algo diferente de tudo que ele e seu médico, doutor Bob Ellis, cuja esposa está em todos os clubes e grupos da cidade, já viram: Ao mesmo tempo que está perdendo peso mesmo sem emagrecer, seu peso com roupas e sem roupas é o mesmo. A gravidade está perdendo efeito sobre ele. Enquanto isso, conhecemos duas vizinhas de Scott, o casal lésbico: Deirdre McComb e Missy Donaldson, que está sofrendo preblemas de aceitação na pequena e conservadora cidade. Elas tem um restaurante, Holy Frijole, que está quase fechand as portas.
A construção dessa estória faz-nos, em seis capítulos, apegar com cada personagem e no final querer demorar ao máximo a leitura, para que a despedida desses personagens tão marcantes e reais demore um pouco mais.
Em suma, esse livro me envolveu por inteiro e, realmente, no final eu fiquei com saudades e com uma vontade enorme de le-lo de novo, para reencontrar as pessoas que conheci.
Com uma escrita rápida e objetiva, King me surpreendeu mais uma vez.

Racestari 18/12/2019

Cada vez melhor
Adorei. Pra ler numa sentada e ficar com aquela sensação de ter comido um doce gostoso.