Ousadia de Verão

Barbara Delinsky

Resenhas - Ousadia de Verão

José Carlos 30/05/2020

Até que foi bom!
Não é o gênero que costumo ler, mas quando pego uma promoção boa, não deixo de comprar! Esperava a típica receita de bolo: tragédia, casal se conhece, cada um com seu passado cheio de coisas para resolver, superação, final feliz, ponto! Lógico que tem tudo isso, mas também teve um suspense envolvido no meio, que foi o que me levou até o final e mereceu 4 estrelas!

Nane 18/01/2022

Inesperado!
Julia, não se deixou levar pelo conforto da cidade grande. Em uma viagem a ilha que sua tia mora, onde ela passava as férias na sua adolescência, ela se desprende da cidade e recomeça a vida, encontrando um amor em um homem inimaginável.
thamyse 18/01/2022minha estante
??????

Bit 10/03/2011

Ambientada numa ilha paradisíaca, de onde os lagosteiros partem de todas as manhãs e onde os vizinhos se reúnem à noite para comemorar a produção do dia, 'Ousadia de Verão', de Barbara Delinsky, é uma história comovente da busca arriscada, mas compensadora, do que existe de mais sublime em cada um de nós, na qual sobressaem o instinto de sobrevivência e a capacidade inesgotável do espírito humano de se recuperar de uma tragédia e criar uma vida nova. Julia Bechtel, Noah Prine e Kim Colella, os únicos sobreviventes de um terrível acidente de barco na costa do Maine, em que nove pessoas morreram, são assombrados por uma indagação - o que acontece logo após o momento que mudará sua vida para sempre?

Jossi 19/07/2012

O QUE ACHEI:

Veja mais resenhas aqui:

Um livro bastante longo, que de início, parece um pouco repetitivo e mais ou menos cansativo, quando Julia é "jogada" na ilhazinha, depois do naufrágio.

Confesso que tive um pouco de embaraço e me enrolei um pouco na leitura, mas da metade para o fim, o livro até que é interessante. É profundo, mais um romance psicológico, abordando as várias facetas da personalidade dos diversos personagens envolvidos:

Julia, a mulher, mãe e filha sempre subserviente, submissa, passiva. A mulher que sempre deixava seus próprios desejos e vontades de lado, para servir, ajudar, agradar ao marido, um homem que a trai inúmeras vezes, com inúmeras amantes.

Noah, um pescador de lagostas, homem calado, pouco comunicativo. Ele é divorciado e vive longe da ex-mulher e do filho, a ponto de este último ter desenvolvido certa aversão por ele. Compreensível, pois Noah, embora amasse o garoto, não era expansivo nem sabia como conviver com um adolescente nova-iorquino, um jovem que ele julgava arrogante e muito diferente dele. Ele vai conhecer Julia, porém, e ambos, depois de descobrirem novos horizontes em suas próprias vidas e novos interesses, também descobrirão um ao outro.

Kim Colella é um personagem estranho, moça arredia, que ficou muda depois do acidente. Não foi um personagem que chegou a me cativar, mas tudo bem. Julia vai se aproximar de Kim, assim como se aproximou de Noah, e todos irão se ajudar mutuamente.

Gostei da metade para o fim, que é onde Julia começa a mudar seu temperamento hesitante e frágil. Quando "nasce", a nova Julia será uma mulher muito mais forte, que tirou uma lição importante do acidente. Sabe que nossa vida é breve, frágil, e que ela deveria aproveitá-la melhor. Começa a romper os laços que a mantinham escrava de uma vida insípida, uma vida na qual ela representava apenas a sombra apagada do marido.

E finalmente, Julia vai mostrar-se exuberante de vida, apaixonada pela ilha com suas magníficas paisagens, pelos moradores da ilha, pela pesca da lagosta e por si mesma. Ah, claro... e pelo bonito e misterioso Noah.

O final é bastante interessante e o livro daria um romance de tirar o fôlego, se a autora não se prolongasse demasiadamente em ponderações filosóficas e psicológicas. Isso encurta e esfria os momentos mais comoventes da história.

Ainda assim, é uma boa leitura para quem gosta de romances com dramas familiares e reviravoltas. Eu daria 3 estrelas!

Neusa Bertocci 31/12/2010

Amo!!
Esse foi o primeiro livro que eu li da Barbaara e AMEI d+, depois desse veio outro e mais outro até que eu não consegui mais parar de ler os livros dela são otimos amo todos.

recomendo a todos e esse tem uma história que empouga e faz a gente se apaixonar pelos personagens.

bjs

Tamara 04/07/2019

Ler Bárbara Delinsky sempre me traz uma sensação de conforto, de estar lendo algo cuja escrita já conheço bem e me deixa com um sentimento incrível de conseguir realmente mergulhar na história. Então, já nas primeiras páginas de Ousadia de verão, encontrei todos esses sentimentos familiares, e fui envolvida pelos personagens que são extremamente cativantes, tanto os protagonistas quanto os secundários que acabam tendo papéis importantes, pelo cenário, que trata-se de uma pequena ilha onde todos se conhecem, são amigos e se preocupam uns com os outros, bem como fui envolvida pelo ponto principal da trama, que aparece já no início do livro, o naufrágio de um barco onde sobram poucos sobreviventes.
Assim, com essa receita infalível a autora construiu uma história encantadora, que me prendeu do início ao fim e me deixou com um gostinho de quero mais. Mas, apesar de eu ter amado, não posso deixar de admitir que o livro é carregado de clichês, e que aqueles que esperarem algo mais elaborado ou surpreendente podem ter uma grande decepção. Ainda, preciso dizer que só não dei as esperadas cinco estrelinhas porque eu desejava um final mais desenvolvido, pois apesar de ele ter ocorrido da forma como eu esperava, isso poderia ter se dado em um número maior de páginas. Afora isso, achei ótimo o enredo que traz uma mulher tentando se encontrar depois de levar uma vida baseada nas vontades dos outros, achei ótimas todas as reflexões que surgiram do naufrágio, do quão nossa vida é frágil, passageira e como um momento pode mudar tudo, e gostei do desenvolvimento do romance, que foi bonito, leve e gostoso de se acompanhar. Por fim, apesar de haver um naufrágio no meio do enredo ele não se tornou um drama daqueles que fazem chorar, a ponto de afastar os não adeptos do gênero, e amei a pesquisa que a autora fez para tratar sobre coelhos e também sobre a pesca, o que me ensinou bastante, sem se tornar chato. Para quem gosta de romances bacanas, com histórias leves, instigantes, clichês e que prendem essa é uma ótima recomendação.