Behave: The Biology of Humans at Our Best and Worst

Behave: The Biology of Humans at Our Best and Worst Robert M. Sapolsky

Resenhas -

Rayan GQR 10/05/2021

Um livro interessantíssimo pra quem se interessa pelo comportamento humano, que mesmo sendo imenso não é cansativo, as coisas são bem explicadas e é cheio de piadinhas no meio. Tem uns capítulos demorados de ler, mas mesmo assim é sempre instigante. O livro aborda o problema complexo que é o comportamento humano de forma complexa, não se reduzindo só à neurociência, mas abordando contexto social, história, endocrinologia, genética, etc, e mesmo assim não se propõe a dar a última palavra, nas palavras do próprio autor, em tradução livre, "Se fosse para reduzir esse livro a uma frase seria 'É complicado'".
Com seu um zilhão de notas o tamanho pode assustar, porém ao se ler você vê que não tem razão pra temer, e quando menos se espera se está pensando em regiões dorsolaterais do córtex pré-frontal e outras coisas que nem se sabia da existência antes.
Depois das questões mais fundamentais do universo da Física acho que as questões sobre o pensamento e o cérebro são as que mais me interessam, afinal é a máquina com a qual se fazem as outras questões, então esse livro é bem interessante e dá muito o que pensar, vou até ir atrás das aulas no YT do autor.
Recomendo a todos que se interessem pelo pensamento (e no momento que consigam ler inglês, considerando que ainda não tem versão traduzida).

Felipe770 18/07/2021

Um dos melhores livros que já li. Sapolsky é excelente escritor, leve e profundo ao mesmo tempo. Faz um overview espetacular de diversos autores interessantes, e da literatura científica especializada, num trabalho abrangente mas ainda assim para leigos.