Abominável Coração

Abominável Coração Tiago Picoloto

Resenhas - Abominável Coração

Faces EM Livros 04/11/2018

Abominável coração
Recebi este livro em parceria com o autor Tiago, e fiquei curiosa para ler essa mistura de suspensa sobrenatural que encontrei na premissa. Apesar de ter colocado tanta expectativa no livro, esperava um pouco mais. Por outro lado, tenho que render a uma escrita tão boa quanto essa que mistura o suspense e o sobrenatural em uma única trama.

A vida de Wiliam não é nada fácil, principalmente em suas relações amorosas. As pessoas que ele ama sempre acabam morrendo de um jeito inexplicável; e ele começa a desconfiar de tudo, quando perde a ex e a atual namorada em um tempo curto de tempo. Ele se vê desolado em meio a tudo que lhe acontece, mas sabe que os seus amigos (Lucas e Barata) estarão ali para ajudar superar mais essa.

A sua mãe é a única mulher em sua vida que não morre, seria azar ou sorte? Já o seu pai morreu quando ele, ainda era bem novo. Uma das coisas que me deixou triste é ver que o Wiliam namora uma terceira vez, e a garota morre também. Eu não sei se saberia lidar com tantas mortes assim. Em um período curto de tempo. Afinal, perdi meu pai este ano e está sendo bem difícil.

Wiliam e seus amigos montam um grupo para investigar essas mortes, com a promessa de que o garoto não iria se envolver mais com ninguém até resolver o caso. Seu plano não dá muito certo, porque ele conhece Ana Clara, ambos ficam muito próximos e o jovem revela tudo que lhe aconteceu. Clara desconfia sobre essa maldição que cerca a vida do garoto, e entra para o grupo com o intuito de ajudá-lo. A dúvida é: por que todas as garotas morrem quando se relacionam com Wiliam?

Durante essa leitura, senti uma intertextualidade muito forte com a obra IT- a coisa. O ar sobrenatural, a formação do grupo com o intuito de desvendar o mistério por trás das mortes. O ponto positivo na obra são as personalidade bem definidas dos personagens, principalmente, do protagonista. Mas senti que foram páginas demais e algumas pontas soltas. Personagens secundários continuaram na superficialidade, senti falta de um desenrolar de núcleo para eles.

Alguns acontecimentos também ficam sem explicação. Algo acontece com Ana clara e ficamos nos perguntando o "q" daquele acontecimento. Todavia é um enredo que desperta o desejo para ler e descobrir mais a medida que os capítulos se desenrolam.

Peguei-me refletindo sobre a escolha do público, pois acredito que os jovens se agradariam mais que os adultos, pois o desenrolar da narrativa fica na superfície para os personagens secundários. A ideia trazida pelo autor é forte, e para um camalhaço de mais de 500 páginas poderia ter sido melhor trabalhado nesse aspecto.

Continuo a acreditar em nossa literatura nacional, pois livros como este nos provam que nossos autores são criativos e sabem como produzir boas narrativas que prendem o leitor. Portanto, recomendo a obra para um público mais jovem que se sente atraído por esse tipo de trama, vale à pena conhecer a mistura do suspense e do sobrenatural.

site: www.facesmlivros.com.br

Fabio Pedreira 25/05/2018

Abominavel Coração
Abominável Coração foi um livro que recebi em parceria com o autor Tiago Picoloto. O livro é uma história de suspense/sobrenatural voltado, a meu ver, para um público mais jovem. Ao ler a sinopse me interessei pela premissa do livro, porém, confesso que esperava um pouco mais. Vamos entender porque depois da sinopse.

“William acredita que todas as garotas com quem ele se relaciona amorosamente, morrem em um curto período. Sempre foi assim e ao que parece, sempre será. No entanto, após se mudar várias vezes com sua mãe, aos dezessete anos, ele finalmente se dá conta dessa realidade, pois até então vinha perdendo contato com as garotas do seu passado. Contando com a ajuda dos seus amigos, ele trilha um árduo caminho, no intuito de descobrir a origem dessa aparente maldição. Desesperado em poder ter uma vida comum, como todos os outros, ele acredita cegamente que essa sequência macabra não pode ser apenas uma coincidência.”

E essa, senhoras e senhores, é a vida do jovem William. Com certeza não é nada fácil ver as pessoas que você gosta morrerem, imagine isso de forma recorrente. Tudo começa quando William (ou Mailliw, para os amigos mais próximos) acaba descobrindo que sua ex morreu em um acidente de moto. Até aí tudo bem, ele começa a se questionar sobre algumas coisas da vida, como, por exemplo, se caso ela estivesse com ele as coisas teriam sido diferentes e a morte ser evitada.

O problema é que, poucos dias depois, sua namorada atual acaba morrendo também e esse é o fim do mundo para o rapaz. Nesse momento eu devo dizer que o autor conseguiu passar muito bem o sofrimento do garoto e faz com que você sinta uma pena genuína dele e da situação pelo qual ele passa.

Os únicos que podem ajudar Wiliam, dando apoio, são seus amigos (Lucas e Barata) e sua mãe, que é mãe única, pois o pai de William morreu quando ele era pequeno. E aí entra o primeiro ponto fraco do livro, na minha opinião. O livro tem mais de 500 páginas, é um calhamaçozinho considerável e até me surpreendeu, pois eu achava que seria bem menor que isso, mas em todas essas páginas, tanto os amigos de William como o pai dele, são pouco explorados.

Seus amigos têm personalidades definidas, isso é verdade, Lucas como sendo inteligente e mais sério, enquanto Barata é o mais brincalhão, que faz piada de tudo. Mas cada um deles têm algumas tramas individuais que nunca são respondidas ou são resolvidas em 3 linhas. Um exemplo disso é que Barata não gosta de ser chamado pelo nome, ele gosta do apelido, as pessoas ficam curiosas e ele diz que conta depois como surgiu, mas você nunca que fica sabendo o motivo.

O pai de William é um personagem importante para o que está acontecendo. Existe uma explicação para tudo que acontece com ele, porém, também é muito superficial, sem contar um outro personagem que não vou citar aqui. Apenas William tem um desenvolvimento realmente consistente.

Mas, voltando à trama, William perdeu a atual, mas com o tempo vai retomando à vida. Ele ainda não desconfia que algo de errado pode estar acontecendo, e acaba que, logo depois, conhece uma terceira menina que... adivinhem? Ela também morre e nos braços do garoto. E, aí sim, a partir desse fato ele e seus amigos começam a desconfiar que algo não está certo.

Com o tempo Willian vai se aproximando da garota e ela fica sabendo de sua possível maldição, sem contar o fato de que ela também decide se juntar ao grupo dos garotos. É interessante forma como você vai descobrindo o que pode estar acontecendo, que existem mais garotas na vida de William que perderam a vida, enquanto outras não. E aí entra um segundo ponto que não é nem negativo nem positivo.

Se esse livro pretende atingir uma faixa etária mais jovem (que é o que eu acredito) essa maldição, sua investigação e história vale a pena, é divertida. Porém, se foi pensando em um público mais adulto (coisa que não acredito), ela pode parecer algo bem fraquinho. E isso entra em outra questão, que é o tamanho do livro. Eu acho que esse livro poderia ser um pouco mais enxuto, isso independente do público que queira atingir, mas, principalmente, se o público alvo for pessoas mais jovens.

E aí vamos a parte realmente ruim do livro: o final. Ele não é de todo ruim, o “começo” do fim é muito interessante, porém, existem uma série de eventos que você fica simplesmente sem explicação. Acontece algo com Ana Clara, por exemplo, que você fica simplesmente se perguntando: “Porque isso aconteceu? O que causou isso?” e você não tem resposta. Ao final, o tempo passa e acontece umas coisas no futuro na última linha que você fica se perguntando a mesma coisa: “O que foi? O que vai acontecer? Quer dizer o que com isso?” e fica sem resposta, e isso é muito ruim. Eu não acho que esse seja um livro que tenha sido feito com a intenção de ter continuação, então, com certeza, são coisas que ficaremos sem resposta.

Então, meu balanço geral do livro é que ele não é ruim, mas é irregular, tem uma história interessante, um personagem principal bem desenvolvido, mas peca no desenvolvimento dos seus personagens secundários e no final. No mais, é um livro divertido, para você presentear aquele seu sobrinho ou irmão mais novo que está começando a pegar gosto na leitura. Ou para você que quer uma leitura despretensiosa. ^^.

Então até a próxima. Beijos, abraços e cuidado com bruxas.