Entre Pontos

Entre Pontos J.L. Amaral

Resenhas - Entre Pontos

Mileninha5 06/03/2023

Perfeito!
Chorei e não foi pouco, agradeço a cada personagem desse livro, um livro emocionante e incrível! Obrigada, Isaías por me trazer tantas risadas, obrigada Pedrinho e obrigada Álvaro, por trazer sentido a esse livro.

Angus 11/03/2021

O melhor
Impossível não gostar desse livro... histórias de aquecer o coração... se pudesse dava 6 estrelas...

Suzi 29/02/2020

Recomendo!
Amei esse livro tão singelo e com personagens maravilhosos!! Super recomendo!!!
O livro relata a história de Pedro, um menino que passou a infância acompanhando o pai no seu trabalho como motorista de ônibus. Ele relata as amizades e a interação do pai e do cobrador com os passageiros entre outras passagens da família, de uma forma leve e muito bonita!! O desfecho foi perfeito! Agora já quero ler o próximo livro do autor.

Yakkovna 20/07/2019

Fiquei um pouco perdida com a narrativa no começo (culpa minha, interpretei errado a ideia do livro) pois contava muitas histórias que não tinha a ver com o ônibus. Só no final entendi.
Fiquei emocionada com o penúltimo capítulo pois lembrou demais a morte do meu pai... Achei que merecia uma "anotação".

Keylla 10/06/2019

Conheci JL Amaral através do livro " Borboletas Azuis", que eu achei um encanto de escrita! "Entre Pontos" é o livro de estreia desse escritor brasileiro, e também finalista do Prêmio Kindle de Literatura.

A simplicidade é a chave desse livro. Histórias simples, emotivas, e que se conectam para desenrolar a história de Pedro, um médico que resolve resgatar suas memórias. Pedrinho nasceu numa família amorosa e trabalhadora. Por isso, após o colégio, ele acompanha o pai no trabalho, rodando São Paulo. Com ele conheceu muitas pessoas, fez muitas amizades e viu seus valores pessoais sendo construídos pelo exemplo que seu pai era. Amizade, lealdade, humildade, simplicidade, trabalho... Pedrinho aprendeu cedinho.

"Entre Pontos" é uma leitura leve, um afago no coração... Não existe o vilão e o mocinho ou muitas reviravoltas. Há as doces lembranças de uma época que nunca foi esquecida, e fundamental para a construção do caráter do personagem. Esse mesmo caráter que admiramos, e que acredito ser de muitos brasileiros: com um bom coração, honesto, e íntegro. Não sabemos se chega a ser biográfico, mas penso que cada vez que escrevemos algo, colocamos algo nosso e da nossa história. JL Amaral é um grande talento da nossa literatura.
Millene 27/11/2019minha estante
Estou em dúvida se leio primeiro entre pontos ou borboletas azuis, qual vc acha melhor pra conhecer o autor?

Keylla 20/07/2021minha estante
Millene, me desculpe respondê-la tão tarde!! infelizmente o Skoob não notifica quando as pessoas deixam comentários nas resenhas. Sugiro que comece pelo "Borboletas Azuis" (eu amei ele!). Boa leitura!

Daniel.Martins 03/02/2019

resenha do blog www.desinformadoss.blogspot.com
Sabe quando nos dizem que as melhores coisas dessa vida são as mais simples?
Pois bem, isso resume bem o meu sentimento com esta obra. Ela é de uma simplicidade incrível, mas é capaz de nos despertar as mais variadas emoções.

UMA HISTÓRIA DE VIDA: Entre pontos nos conta a história de Pedro, o Pedrinho já que o médico está se lembrando de fatos ocorridos há 27 anos atrás, quando ele era ainda um garotinho.
Caçula de uma família de três irmãos, Pedrinho não tem com quem ficar após a escola, já que pai e mãe trabalham fora, assim como os irmãos mais velhos. A solução é o menino acompanhar o pai, Álvaro, durante a sua jornada como motorista de ônibus.

SOBRE NADA (MAS SOBRE TUDO): A simplicidade de Entre Pontos está no roteiro. Tantos autores querendo escrever de formas rebuscadas, criando mundos inteiros, criaturas fantásticas, linguagens e religiões e J.L.Amaral consegue nos encantar com uma história sobre o cotidiano.
Sim, cada capítulo é sobre um dos passageiros do ônibus, sobre o cobrador ou um dos familiares de Pedro. E como várias dessas narrativas vão se conectando para formar... a vida.
LIÇÃO DE VIDA: É bem fácil reconhecer a moral da história que é a de que devemos fazer o bem sem desejar nada em troca, viver a vida sem prejudicar a ninguém e ainda ajudar quando possível. Pedrinho tem contato com os mais variados tipos de pessoas em situações que vão do cômico ao dramático, passando pelo romantismo.

LIÇÃO DE ESCRITA: A obra prima pelas frases curtas, diálogos naturais e o autor ainda usa trocadilhos que poderiam ter ficado infames, mas de alguma forma funcionam perfeitamente como quando ele diz que o motorista "conduzia" sua vida ou que as amizades criadas entre as pessoas que frequentavam o ônibus não eram "passageiras".

IDENTIFICAÇÃO: A história se passa em São Paulo, aparentemente entre as décadas de 70 e 80, um pouquinho antes da minha infância, mas o suficiente para gerar muita identificação. Como morador dessa metrópole por 30 anos foi fácil identificar os lugares descritos, além de o estilo de vida da família de Pedrinho se assemelhar bastante com a que tive.
Isso melhorou ainda mais a minha experiência e me conectou completamente com a história.

CONCLUSÃO: Entre pontos é uma grande lição de humildade e simplicidade que resultou numa história doce, emocionante e com uma técnica impecável. Eu, que sempre encontro algum errinho, não consegui encontrar uma única vírgula fora do lugar. Primoroso!

site: www.desinformadoss.blogspot.com

Garcia 03/01/2019

Sensível e bem escrito
"Na condução do coletivo, não se restringia ao constante ir e vir. Envolvia-se com as histórias das pessoas, perguntava, dava conselhos, opinava. Aprendia muito, ensinava o que sabia. Auxiliava como e quanto podia. Pedia ajuda quando precisava. Cuidava. Acima de tudo, importava-se verdadeiramente com aqueles ao redor. Dizia que a vida se encarregava de mandar de volta tudo aquilo que fazíamos aos outros. Então, queria fazer o bem. E o fez. Muito bem."

Um livro lindo, bem escrito e com histórias que se conectam. O autor te transporta para uma época na qual você nem existia, fazendo parecer que esteve naqueles lugares. Possui um estilo distinto, colocando o olhar dele enquanto criança nas épocas de sua infância e a perspectiva de um adulto nas histórias mais atuais, fazendo isso com uma fluidez incrível. Não poderia começar o ano com uma leitura melhor que essa.

site: https://www.instagram.com/p/BsL_5VehAtX/

Angell 01/01/2019

Lindo
Como histórias simples podem ser cheias de tanta emoção?
Que livro mais lindo... nossa... Sr Álvaro realmente foi um homem feliz. Isso sim eu chamo de verdadeira felicidade! São coisas desse tipo que quero construir para minha vida!
Um livro que recomendo a TODOS!

Carolina Cavalcanti Pedrosa 11/10/2018

UM DOS MELHORES LIVROS DO ANO!!!
A vida tem um jeito curioso. Quando menos esperamos somos surpreendidos com pessoas, momentos e experiências inesquecíveis. Conheci JL Amaral de uma forma inesperada, e logo se tornou um dos meus escritores favoritos. Sua sensibilidade e jeito com as palavras atinge em cheio, direto no coração. Meu fascínio por seus escritos cresceu ao ler seu primeiro romance “Entre Pontos”. Uma história linda, emocionante, sensível, humana. Ri, me emocionei, chorei – e muito, em diversas passagens, por me identificar com uma história acima de tudo sobre pessoas. Sobre momentos, lembranças, afetos. Sobretudo sobre amor. O livro me prendeu do começo ao fim e a única ressalva que faço é que não tem na versão impressa! A história de Pedrinho, seu pai, mãe e irmãos, além de todos aqueles que veio a conhecer no ônibus, na linha Santana-Itaim, é um afago na alma. São histórias lindas que se entrelaçam e nos mostram a força da conexão humana. Queria muito poder abraçar esta obra e guarda-la e um “potinho”, podendo sempre voltar para ela. Tudo bem. Ela está gravada em meu coração, local de onde não sairá mais! Recomendo a leitura e estou ansiosa pelas próximas obras do autor. Um olhar fresco sobre a vida, uma escrita soberba e um autor nacional, além de um cara humano e acessível. Mais um presente da vida, que guardarei com muito carinho.

Angelica75 17/08/2018

Singelo
Pra quem gosta de uma leitura rápida...
Senti empatia imediata com Pedro e sua rotina de acompanhar o pai (motorista) na linha Santana-Itaim (dos sete até os idos de sua adolescência) observando, absorvendo e interagindo com os passageiros do ônibus.
Uma história da vida real.
Um livro leve e singelo, daqueles que se lê no mesmo dia, me emocionei demais nos dois últimos capítulos.

Rogerio.Augusto 21/04/2018

Doce e com muita ternura
Esse livro tem uma história simples, leve com personagens muito cativantes. Foi um dos livros doces que já li. Recomendo. Superou muito as expectativas.

Letícia 14/02/2018

A vida entre pontos!
Se você gosta de histórias humanas e que nos afaga o coração, te convido a ler essa pequena joia, Entre pontos foi finalista do Prêmio Kindle de Literatura em 2017.
Sendo assim, fui lá conhecer a história de Pedrinho, Seu Álvaro e dezenas de outros personagens.
J.L.Amaral usa do cotidiano, um ônibus, motorista e cobrador, um menino atento e os passageiros da linha 106-A em São Paulo para nos contar histórias de amor, tristeza, superação, e o mais importante, humanidade.
44 anos depois, o nosso protagonista, Pedrinho volta ao banco atrás do motorista e relembra toda a sua infância e adolescência e as histórias e pessoas entre os pontos inicial e final da linha onde seu Álvaro, motorista e pai de Pedrinho trabalha. O autor costura bem as histórias dos passageiros, antes pessoas anônimas na multidão da cidade de São Paulo, mas agora presentes na vida de Pedrinho, Álvaro e Isaías, o cobrador.
Nos ensina sobre fé, esperança, ajuda ao próximo e principalmente, desacelerarmos da correria do dia a dia.
Li em poucas horas e recomendo para quem quer se emocionar, rir e também refletir sobre o que pode se passar em um intervalo entre o ponto inicial e final de uma linha de ônibus. Metáfora para nossa vida!