Como é duro ser diferente Giselda Laporta Nicolelis

Resenhas -

jay 05/08/2021

Eita!
Esse livro traz uma triste realidade para a maioria das escolas do mundo todo: o bullying e o preconceito. Essa temática é essencial para ser trabalhada nas escolas do Brasil, e pra ser bem sincera, o único ponto positivo desse livro. Cada capítulo é a história de um personagem diferente, isso me chateou bastante porque não sei nem como contar a história direito já que são tantas contadas no livro, não lembro nem do nome deles. Além do final que não pode nem ser chamado de final direito. O que aconteceu com o relacionamento dela com o Pedro? E com o Rogério? E com a Viviane? Ela parou de sofrer bullying? Nenhum personagem que teve sua história contada nesse livro teve um final digno.

Sahh 31/07/2020

Tive que ler por conta da escola.
Eu não entendo, se a escola quer incentivar os alunos a lerem, porque dão livros como esse? Dê um Percy Jackson, ou algum livro BR que REALMENTE seja interessante a atraía adolescentes.
gio 10/08/2020minha estante
concordo, também li por causa da escola
acho que livros assim não despertarão o interesse pela leitura nos alunos

triste vida de aluno 16/09/2020minha estante
concordo plena mente só li pq o colégio pedi-o

deboraedsl 28/10/2020

Livro muito bom para entender o que está se passando na cabeça de uma adolescente (não generalizando, claro)

Maria1691 16/05/2022

Como é duro ser diferente
Não é um livro ruim,tem uma leitura leve e rápida,apesar disso não há um desenvolvimento,personagens ou momento de tensão chamativo e extraordinário oque deixa a história desinteressante, e faz deste livro só mais um livro

isaxss 24/09/2022

Realmente é duro ser diferente..
Um livro simples, porém o que vale é a reflexão do leitor.
Recomendo principalmente para os pré-adolescentes, afinal essa fase é complicada e cheio de questionamentos...
Enfim, vale apena ler.

sasaliteral 21/05/2023

Pior livro do ano??
Sinceramente apenas li para a escola, mas como a data do livro eh meio antiga eu dou uma razoada p a maneira meio imatura da protagonista? nao sei naquele tempo mas ate uma pessoa de 13 anos eh mais matura q ela que tem 16, achei que teve cenas desnecessárias de grande? sobre a protagonista nao gostar de sua aparência so por causa do cabelo e do corpo dela, eu nao julgo pq todos temos problemas mas pelo menos colocar uma protagonista negra que seja exemplo pra outras crianças negras? seila eu achei que pegou mal colocar ela assim, além de ela sentir que nasceu na família errada pq ela eh ?feia? e a família dela eh bonita e (se eu nao me engano) eles dois sao brancos ?-? como se ela fosse feia por seu cabelo crespo sabe? eu nao sinto que foi de propósito mas deveria ter pensado nisso.
Sobre a pouquissima representatividade sendo que EH UM LIVRO SOBRE. Sobre o garoto de baixa estatura? Poderia ter trocado por uma pessoa com nanismo muito bem. Alem de nao ter nenhum casal ou referência LGBTQIA+ e sobre identidade de gênero, pessoas obesas ou sobre gordofobia, transtornos mentais como depressao (o que passa batido no livro, quando fala da menina que se ?apaixonou? pelo professor substituto, o que eu acho que vem de daddy issues ein, uma boa brecha pra observar mais problemas, mas, de novo, como eh antigo eu sei que nao iriam pegar esse tipo de assunto infelizmente) e no fim, eu sei que trata alguns problemas de preconceito e eu acho mto bom colocar (pelo menos uma) cena sobre racismo. Tipo, tem MUITAS referências que poderiam ter tido no livro em questao em representatividade, mas nada foi realmente feito, uma pena, tinha tudo pra entregar mas nao entregou nada desde a primeira página.

eu espero que ninguem da sala que tenha gostado desse livro leia, ou leia pra saber pq eu detestei esse e sempre me arrependerei de ter passado tanto tempo lendo esse livro ? que odio to revoltada
Beatriz.Kaick 19/01/2024minha estante
Menina você é a cara da minha amiga

Biagini.Svízzero 18/11/2023

Uma obra que vejo como uma lembrança
Tenho um apego emocional enorme pelo livro, mesmo que o motivo de sua leitura tenha sido uma imposição do sistema educacional em que me encontrava. Este livro é simples de ser lido e n é nada cansativo, mas é imprescindível um entendimento dos temas abordados no texto e como ele traz pautas de identificação por meio dos problemas, inseguranças e situações inconvenientes vividas pela personagem. O livro tbm nós ajuda a formatar pensamentos de como lidar com situações de viés importante que auxilia na nossa construção como ser humano. Essa leitura foi marcante pra mim no quinto ano e mudou meu modo de pensar, mesmo com tantos anos tendo se passado ainda continuo relendo-o e vendo como ainda me comparo com a personagem ( o q agr eu mt mais interessante já que tenho a mesma idade dela agora). Pode parecer um livro tosco, mas merece uma chance, pq essa obra foi a qual me introduziu no mundo da leitura e é o único motivo de eu ser grata a escola. Por favor n me achem ridícula por amar esse livro, ele se tornou uma lembrança com o gosto da minha época de quinto ano, época está a qual eu me sentia diferente e pensava o quanto era duro ser assim ( li o livro entusiasmada por conta do título, que colocava meus pensamentos em discussão), ele é incrível se lido na hora certa.

Jakeline 10/09/2020

Eu gostei????
Bom ... eu gostei , esse livro fala bastante sobre o preconceito nas escolas mais nada que seja muito criativo e só educativo para nois adolescentes.

la.almeiida_ 21/02/2023

Não lembro muito dessa historia, mas eu gostei bastante na época. ela fala muito sobre o bullying. era um menino que vinha da Bolívia e por isso ele tinha um sotaque diferente e era zombado por causa disso. mas entao apareceu uma menina que se enturmou com ele e ficou tudo bem.

Beatriz.Kaick 04/11/2023

Paia
Uma porcaria esse final, li essa bomba para a escola. Nunca vi uma coisa tão mal resolvida.
A temática ainda é boa, mas q desenvolvimento horrível, me assusta quem deu mais de 3 estrelas para esse livro.
Final broxante, protagonista chata, e eu acho q ela tinha fetiche em pé.

vitinho 26/07/2022

Como é duro ser diferente
Um livrinho bem bobinho, mas me entreteu e pelo menos fez eu ler, já que não estava lendo nada. Agora vou tentar alavancar outras leituras, me desejem sorte.

eula.paulaa 18/09/2022

Criei muitas expectativas!
Gostei do livro mas esperava mais. Como não acontecem coisas ?surpreendentes? o livro se torna chato pois a cada capítulo é aquela coisa borocoxô, coisas normais de acontecer? não gostei do final, esperava que mostrasse mais coisas, como o encontro etc. Porém, não sei se esse livro tem continuação..
Talvez seja um bom livro para um leitor e iniciante, sua escrita é bem leve e da pra terminar rapidinho!

Helena.Brunhari 07/03/2024

Uma bomba radioativa
Pior livro que eu já li na minha vida, uma bomba, horrível, depressivo, chato, Básico, parece que a cada página que vc lê um pedaço da sua vontade de continuar lendo acaba. MUITO OBRIGADA ESCOLA.