Terra Imperial

Terra Imperial Arthur C. Clarke

Resenhas - Terra Imperial

Samuel Valdevino 27/05/2022

Entediante, Subjetivo e Brilhante!
De fato o livro é entediante, porém, no estilo mais Clarkeanista possível, ao mesmo tempo que consegue ser entediante também consegue ser brilhante.
A melhor parte de ler um livro de Clarke (pelo menos na minha opinião) é o modo preciso como ele consegue prever o futuro.
Este é o quinto livro que eu leio de Clark, e diferente dos outros quatro (A saga "Uma Odisseia no Espaço"), neste livro, Clarke consegue manter a subjetividade tão almejada por ele, fazendo o leitor se sentir envolto em um mistério que aos poucos vai sendo esclarecido.

Eder.Machado 03/10/2021

Bem mais ou menos...
A história do livro até que começa bem... Mas aos poucos acaba indo em direção à um desenrolar lento, que aos poucos vai cansando a leitura. Das obras deste autor, que eu já li, essa certamente é a mais sem graça.

Fabio Shiva 14/05/2012

Uma interessante história do futuro escrita no passado...

O futuro: 2276. O passado: 1973. Para um leitor de 2012, quase quarenta anos depois que a história foi escrita, outras leituras se impõem, além daquela provavelmente imaginada pelo autor como a principal.

Aqui somos companheiros de Duncan Makenzie, clonado na Terra e criado em Titã, uma das luas de Saturno. Ele é convidado a visitar a Terra e participar das comemorações de 500 anos da proclamação da independência dos Estados Unidos. (Esse ponto, aliás, é um dos exemplos de como o foco dado pelo autor foi perdendo um pouco a força com o passar dos anos. Imagino que os americanos fizeram uma big festa por ocasião do bicentenário da independência, pois na época Isaac Asimov também foi inspirado a escrever uma história do futuro envolvendo a celebração...)

A viagem de Saturno à Terra é contada em detalhes, envolvendo um criativo meio de propulsão para a nave. Depois acompanhamos Duncan em sua adaptação à Terra (tanto emocional quanto física, pois a gravidade em Titã é apenas 1/5 da terrestre), em meio a uma possível conspiração de contrabando de Titanita...

A história em si não é muito empolgante, pois o que conta mais é justamente a janela para o futuro enxergada por Arthur C. Clarke. O mais interessante nesse tipo de leitura não é verificar onde o autor acertou em suas previsões tecnológicas (o comsole descrito por ele parece muito com um palmtop, por exemplo), mas justamente onde ele foi superado, onde a realidade em tão pouco tempo já suplantou a fértil imaginação. Por exemplo: no futuro de Clarke, Titã e Terra sofrem ainda nas comunicações, contando palavras para serem enviadas por telex – hoje seria mais fácil mandar um e-mail!

***

Comunidade Resenhas Literárias

Aproveito para convidar todos a conhecerem a comunidade Resenhas Literárias, um espaço agradável para troca de ideias e experiências sobre livros:
Wesley 05/12/2012minha estante
Realmente, a leitura em si não é muito interessante. O bacana é os detalhes sobre astronomia e as tecnologias propostas pelo autor (algumas até semelhante as de hoje em dia).