O  Homem Nu

O Homem Nu Fernando Sabino

Resenhas - O homem nu

Mônica 28/05/2012

Confesso que esperava mais
"O homem nu", em si, é uma crônica muito bem feita, mas as outras que o acompanham no livro [não sei se existe alguma variação entre as edições, mas eu li o cuja capa serve de ilustração aqui] são, na maioria, muito chatas, pra não dizer ruins. Não todas, mas grande parte das que compõem esse livro.

Sempre admirei quem escreve contos pela sua capacidade de sintetizar uma situação que às vezes é totalmente fora do comum ou dar um significado grandioso às tarefas mais rotineiras da vida. Mas o que eu encontrei ao ler esse livro foram pequenos contos que não tinham essa "mágica"
e não me acrescentaram em nada.

Uma pena, mas não desistirei de Sabino!

carlos 18/03/2012

o homem nu.
O conto“O HOMEM NU” fala de um casal que compra uma televisão e não tem dinheiro para pagar, então eles combina de se esconder enquanto o cobrador aparece ; na certa manha que o cobrador vira cobrá-los o homem da casa sai pelado para pegar o pão e deixa a porta aberta mas o vento acaba fechando, então ele resolve bater na porta e chamar sua mulher , mas ela não abria porque pensava que era o cobrador com isso e vizinhança vê-lo pelado e chama policia, com todo aquele barulho sua mulher abre a porta para ver o que estava acontecendo, então ele entra correndo para dentro da casa, passar o tempo alguém bate na porta ele pensa que e a policia e vai atender, mas se decepciona pois era o cobrador. O conto e muito legal pois faz agente dar muita risada.

claudioschamis 11/03/2009

Como já disse em outra resenha, existem autores que temos que ler. Não adianta. Faz parte da formação de qualquer pessoa que quer o título de leitor. Não basta ler Caras ou Paulo Coelho para receber a faixa. Longe disso. Então para alguns que já me criticaram sobre o que eu leio, inclusive aqui no Skoob, comecei a tentar resgastar livros e autores lidos na minha infãncia, adolescência, para ficar claro que já li de tudo um pouco.

O Homem Nu, crônica famosa de Sabino que originou um filme é um desses livros digamos imperdíveis.

Gabii Pamplona 18/03/2012

Tudo começa quando um homem, não tem dinheiro pra pagar a prestação da TV.Então avisou sua mulher para que não abrisse a porta para ninguém, e logo de manha tirou o pijama para tomar banho, mas sua mulher já havia entrado no banheiro, enquanto isso resolveu fazer café e foi pegar o pão na área de serviço, quando ele abriu a porta para pega-lo bateu um vento forte e a trancou. Desesperado começou a bater na porta e sua esposa não abria de jeito nenhum, pensando que era o rapaz da TV.Tudo acontece, desesperado o homem nu sai correndo,pelos corredores,encontrando assim uma velhinha, que pensando que é um tarado chama a policia,a mulher ouvindo toda essa bagunça abre a porta e o homem entra rapidamente. Depois ouve a campainha, abre a porta pensando que é a policia, mas não, era o homem da TV. muito legal esse conto amei !

AUDATO 12/03/2009

Quando a gente para de ler um autor?
Passei grande parte de minha adolescência lendo Fernando Sabino. Frequentava a biblioteca central nos Barris em Salvador e devorava tudo do autor. Fernando conseguia transformar em literatura fatos simples do nosso cotidiano, tal como o homem nu, que planejou fujir do cobrador e se meteu na maior enrascada.

O primeiro contato com Fernando Sabino foi através da coleção "Para Gostar de Ler". A partir daí.....Só parei de ler o autor quando ele editou a biografia de ZELIA. Foi ponto final.

Daniel 28/11/2016

A Prosa Leve E Nua de Fernando Sabino
Com divertidíssimas histórias, Fernando Sabino nos apresenta um de seus maiores sucessos na literatura: o livro de contos O Homem Nu. Com uma linguagem leve e enredos cheios de peripécias, a obra reúne contos que, sem sombra de dúvidas, são referências na prosa contemporânea brasileira. O escritor mineiro, reúne em seu livro 40 contos, dentre eles o conto que dá título ao livro, em que narra a divertida história de um homem que ao sair de manhã cedo para pegar o pão, de repente se encontra trancado pelo lado de fora da casa. Com um pequeno detalhe: ele estava nu. A maneira como narra não só esse conto, mas também os demais contos impressiona pela sutileza e trato com as palavras, bem como com a leveza que emprega no ritmo da narrativa, tornando-a mais agradável aos olhos do leitor.

cristalmuniz 10/04/2009

Não gosto muito de livro de crônicas, mas achei bom. Porém, não é Luís Fernando Veríssimo...

João 09/10/2018

É uma ótima coletânea, mas a variação de qualidade entre as histórias é grande.

Duda 26/02/2012

O Homem nu é um dos contos mais famosos do escritor mineiro Fernando Sabino, conto este que deu origem ao filme homônimo, e que dá nome a este livro com quarenta e um contos e crônicas. Neste conto, Fernando Sabino nos conta com muito humor a história de um homem que ao sair nu para pegar o pão na porta de seu apartamento é surpreendido por uma rajada de vento que faz sua porta bater, deixando-o preso, totalmente nu, do lado de fora, somente com o pão nas mãos para esconder sua nudez. Como havia combinado com sua mulher que não atenderiam a campainha, pois estavam se escondendo de um cobrador, o protagonista de repente se vê numa situação sem saída. O pavor leva-o a se esconder na escada, quando houve passos de alguém subindo, vai para o elevador, que é chamado e leva-o para outro andar, tudo descrito com muita ironia e muito humor. Fernando Sabino descreve o lado pitoresco do cotidiano com muitas situações vibrantes, de uma maneira ágil e direta, enquanto parece que está conversando com o leitor.

duda 19/03/2012

O Homem Nu
Tudo começa quando o homem lembra que tem que pagar a prestação da tv, mas ele tbm lembra que esqueceu de pegar o dinheiro ontem. Ele fala para sua mulher Maria que é pra ela falar desse jeito para o coprador . Mas ela diz que não gosta de ficar devendo para ninguém.
Então o homem acha uma solução. Ele fala que é pra eles não fazerem barulho que o coprador vai bater na porta e vai ver que não tem ninguém e vai embora.
Quando ele vai entrar no banheiro para tomar banho sua mulher entra primeiro. Então ele decide fazer cafe. Vai pegar o pão que esta na areá de serviço completamente nu.
Nesse instante a porta bate com toda a força. Ele fica pra fora. Toca a companhia e começa a gritar sua mulher, mas ela não escuta e pensa que é o coprador.
Ele tenta se esconder mais chega uma hora que não da ele se depara com uma vizinha, que começa a gritar, nisso os vizinhos todos saem la fora para ver o que estava acontecendo, ate sua mulher, quando ela abre a porta ele entra que nem um foguete para dentro.
Depois de algumas horas depois que a historia já estava calma, toca a campainha, ele pensando que era a policia atente. Mas na verdade era o coprador.

Jacke 19/03/2012

O Homem Nu
conta que um homem nao tinha dinheiro para pagar a prestação da tv. Ai ele falou para a mulher ficar quieta porque o cobrador iria vir na casa dele e nao queria pagar .. mas nesse meio tempo sua mulher estava tomando banho e ele foi tomar mas viu ela e decidiu tomar depois ele estava nu foi para a cozinha fazer uma lanche ai ele foi buscar a revista do lado de fora do apartamento a porta fechou por causa do vento ele batia mas sua mulher nao abria porque pensara que fosse o cabrador.. entao ele pegou o elevador nu ... para q ninguem no corredor o visse mas entao voltou as seu andar e sua vizinha o viu e chamou a policia com o escandalo da vizinha sua mulher abriu a porta ele correu e entrou com isso a campainha toca era o cobrador e eles abreem a porta.

Ana Carolina 17/08/2012

Remédio para o mau humor
Fernando Sabino dispensa explicações. Já saiu até série de TV, filme, enfim, mas nenhum deles é tão engraçado quanto o livro em si. Ótimo remédio para os dias de mau humor, situações inusitadas e muito engraçadas não nos deixam desgrudar desse livro. De linguagem simples e fluída, vale muito a pena. Bom inclusive para converter aqueles que não gostam muito de ler.

Cardoso 17/08/2015

Dum humor levíssimo e dum requinte invejável, as diversas conversas, memórias e causos que Fernando Sabino nos conta são de uma variedade imensa: duma possível guerra em Minas, em "Manobras do Esquadrão", até uma reunião de responsáveis escolar, em "Reunião de Mães", passando pelo melancólico relato sobre sua experiência com Jimmy Jones, na crônica homônima, e o apoteótico "O Ballet do Leiteiro", uma suave crônica da cidade em vista de insônias.

Uma experiência muitíssimo melhor à minha leitura anterior de Sabino, o livro também de crônicas "A falta que ela me faz ", de 1980.

Thalles.Haydan 23/07/2018

O Homem Nu
Um livro de contos que eu achei bem interessante, devo dizer que alguns me deixaram mal, algumas histórias como a história pai e filho, passam uma mensagem bem pesada, alguns contos até, você precisa compreender a mente do escritor, a realidade que ele vivia, para poder ler e usufruir de alguns desses contos, mas é um livro que realmente é muito bom, para quem tem uma mente mais aberta quanto a livros, eu recomendo.