Zilda Arns

Zilda Arns Ernesto Rodrigues

Resenhas - Zilda Arns

Tamara 19/09/2018

A primeira vez que recordo de ter ouvido falar em Zilda Arns foi quando se deu a sua morte, no grande terremoto que abalou o Haiti, e cujos resultados ainda vemos até hoje, em um país que jamais se recuperou totalmente e muitas pessoas de lá vieram tentar reconstruir suas vidas no Brasil. Mas, apesar de ter ouvido o nome dela assim, de forma esparsa, nunca tive muitos detalhes, e também não procurei saber, mas quando vi o lançamento de sua biografia logo tive vontade de lê-la, e um dos principais motivos foi por ter sido escrita por Ernesto Rodrigues, mesmo autor da biografia de Airton Senna, uma obra da qual gostei demais e que me marca até hoje. Assim que comecei a leitura, logo fui tragada para dentro da vida dessa mulher, e fiquei perplexa com tudo que descobri, especialmente pelo fato de ela ser aqui do estado onde moro, e conforme sua infância e crescimento ia sendo narrado, encontrei muita identificação em relação a costumes do sul com os quais convivi e etc. Também, fui surpreendida pela grande mulher que Zilda foi, a ponto de em vários momentos terem surgido lágrimas nos meus olhos enquanto eu lia, devido a tanta dedicação e entrega para ajudar um povo muitas vezes tão sofrido. Além disso, embora eu pouco tinha ouvido falar em Zilda, constatei a grandiosidade de seu legado nessa biografia, pois ela criou coisas como a pastoral da criança, a tão famosa colher de medida para o soro caseiro, e até mesmo este soro, que são coisas com as quais eu cresci, e não sabia que era ela que estava por traz disso tudo. Zilda foi a biografia de uma grande mulher, e que eu leria facilmente com toda certeza mais duzentas ou trezentas páginas sobre ela, para mergulhar mais em seu legado que misturava fé, ciência, força, dedicação, uma mulher maternal e que ao mesmo tempo era dura quando precisava para lutar por seus ideais. Acho que dentre as biografias que li, essa certamente vai ficar marcada, e para quem se interessa em saber mais a respeito de Zilda, esse é o livro mais indicado.

Vani Vaninha 24/06/2019

Dois dedos de prosa sobre Zilda Arns: uma biografia, de Ernesto Rodrigues.
"Eu não quero mudar a opinião das pessoas. Eu quero mudar a informação das pessoas. Primeiro elas têm que ver, pra depois entender, e aí vem o terceiro passo, que é amar."

Quando vi esse livro fiquei logo interessada. Tendo crescido nas décadas de 80 e 90, um nome que eu sempre ouvi muito foi Zilda Arns. O autor traz as trajetórias pessoal e profissional da pediatra e sanitarista que mudou o quadro da mortalidade infantil no Brasil.

Zilda não o fez sozinha. A situação era muito grave, os recursos inexistentes e as comunidades muito carentes. Ela percebeu que precisaria engajar as mães e toda a comunidade no projeto ou não conseguiriam solucionar o problema.

O projeto esbarrava em diversas dificuldades: as condições de vida das famílias, o alto índice de analfabetismo, o ceticismo dos médicos em relação ao projeto e aos métodos. Apesar de todos os entraves, já no primeiro ano os resultados expressivos chamaram a atenção. Estava lançada a base para a criação da Pastoral da criança.

O projeto, que começou como uma experiência em Forquilhinha, logo se expandiu para todo o Brasil e até mesmo para outros países. Zilda conseguiu apoio financeiro de diferentes governos sem jamais fazer campanha para nenhum partido e manteve as contas transparentes, sem qualquer indício ou denúncia de corrupção.

Além de tudo isso, Zilda auxiliou na campanha de combate a um surto de cólera, participou do processo de construção do programa de Agentes Comunitários de Saúde (ACS), foi coordenadora nacional da Pastoral do idoso, entre tantas outras ações e projetos.

Uma mulher firme, decidida, cujo entusiasmo contagiava os outros. Uma carreira profissional digna de aplausos. Um ser humano que merece ser sempre lembrado.

smarcony 16/01/2019

Para conhecer Zilda Arns e seu trabalho
Cresci ouvindo o nome de Zilda Arns nos noticiários. Nunca tinha parado para ler sobre ela e conhecer mais o trabalho dela. Esse livro nos mostra todas as lutas dela para poder levar adiante o trabalho junto às comunidades mais carentes enfrentando obstáculos em todas as frentes e sabendo lidar muito bem com todos. Bela lição para nós que tendemos a olhar para nossos umbigos esquecer o mundo que está mais perto que imaginamos.

Carolina Corrêa 13/03/2021

Inspirador
História inspiradora não só para mulheres. O autor narra os feitos de Zilda Arns, contextualizando sua trajetória socialmente, politicamente e religiosamente, de forma parcial e ética.
Ainda que se possa discordar de alguns posicionamentos ideológicos, há que se exaltar o trabalho gigante e memorável de Zilda e os enormes resultados promovidos pela Pastoral da Criança.