De Recife Para Manhattan

De Recife Para Manhattan Daniela Levy

Resenhas - De Recife Para Manhattan

Sídnei 05/12/2023

Uma história incrível!
O livro retrata com base em documentos da época da invasão holandesa no Brasil, a chegada de um grupo de judeus que, atraídos pela expectativa de lucrar com o comércio da cana de açúcar, buscam na colônia holandesa uma oportunidade. Após o acordo entre Portugal e Holanda, onde fica estabelecido a saída dos holandeses, os judeus se vêem novamente em busca de um novo lar, que eles ajudam a construir na nova colônia holandesa, chamada nova Amisterdan. Que viria a ser renomeada anos depois para Nova York.

João 30/07/2022

Guerreiros
Este livro conta a saga de alguns dos judeus que foram para o nordeste do Brasil, ocupado pelos holandeses, por terem sido expulsos de Portugal. Após a retomada do nordeste pelos portugueses, esses judeus se viram novamente expulsos de suas casas e muitos acabaram indo para Manhattan, na época Nova Amsterdã.

O livro conta de forma simples e acessível esse percurso, a história das famílias e a dinâmica dos negócios da época. Deixa bem nítido o antisemitismo que rodeava os judeus onde quer que eles fossem.

A autora por vezes acaba passando uma imagem mais benevolente dos judeus, quase de forma pessoal, mas isso fica nítido e não invalida os fatos apresentados.

Vale a leitura por ser uma parte importante tanto da história do Brasil quanto da história mundial, pelos eventos nela apresentados impactarem amplamente as mais diversas áreas e países.

Maygeek7 16/11/2021

Deus abençoe os judeus/Recife/Nordeste/Brasil
Que história fascinante e real. tudo aconteceu há muito tempo atrás (1600). Depois da leitura desse livro a partir de hoje vou admirar Recife em outro nível. Já sabia que cada ponte que passo, cada lugar que sempre visito tinha uma história por trás. Mas não sabia o nível da história.

Basicamente o livro narra a passagem dos judeus em Recife que foram expulsos do Recife e partiram para a "Nova Amsterdã" (futura New York)
Os judeus realmente é um povo abençoado, sofreu em cada lugar que passou. Teve que conquistar tudo com muita coragem e luta.

Recomendo principalmente pra quem é Recifense.
Alan.Felipe 16/11/2021minha estante
Massa May ?? Vc vai me fazer comprar esse livro! É sempre muito bom conhecer mais sobre a história da cidade.

Maygeek7 16/11/2021minha estante
Que bom Alan! futuramente quero suas novidades também ??

Alan.Felipe 16/11/2021minha estante
Claro!! =D

Tiago.Costa 18/10/2021

Para compreender o povo judeu hoje devemos da uma viajada ao passado e entender a história desse povo. E difícil julgar eles por tudo q sofreram no decorrer da história. Os caras brigam por um pedaço de deserto ? que chamam de casa.

alex 03/10/2021

De Recife para Manhattan. Os judeus na formação de NY (2018)
De Daniela Levy.

Eu gosto muito de livros que se propõem um olhar mais específico e detalhado sobre componentes e momentos históricos.

Entretanto, durante toda a leitura, me senti bastante incomodado com o que me pareceu uma grande parcialidade da autora.

Em 250 páginas não há sequer uma crítica, equívoco ou atitude ambígua por parte do grupo objeto de estudo. E, convenhamos, essa não é uma hipótese razoável.. (sobre escravidão, por exemplo, há breves referências, sempre com uma boa passada de pano, como qdo se diz que autores apontaram que, muitas vezes, escravos "preferiam" trabalhar para judeus, por um pseudo "melhor tratamento" recebido; ou qdo se indica o que parecia ser uma "pequena" participação dos judeus no comércio negreiro).

Embora pareça ter havido um bom trabalho de investigação histórica, faltou, na minha humilde opinião, explorar o que foi descoberto dentro de uma tese histórica mais robusta e factível.

Jenner Azevedo 21/08/2021

Uma passagem da história do Brasil pouco estudada
O livro aborda um interessante período da história do Brasil, negligenciado nas escolas, provavelmente só estudado a fundo no recife e olhe lá. Vale a pena ler

Mari 14/07/2021

Uma visão diferente sobre o período colonial holandês
As invasões holandesas marcaram um período do Brasil colonial, em especial a História de alguns estados nordestinos. Pregando o livre comércio e a liberdade religiosa, foram anos que trouxeram prosperidade até os dias atuais, como em Recife, que teve ruas abertas, pontes construídas e aumento no comércio.
Junto com a Cia. das Índias Ocidentais, vieram ao Brasil diversas famílias de judeus, originários da Península Ibérica, que tinham se refugiado inicialmente nos Países Baixos, como forma de permanecerem vivos, unidos e na mesma fé. Com a perda das batalhas e a consequente expulsão dos holandeses, tais famílias foram obrigadas a se evadirem, em busca de um novo lar, longe da inquisição. Alguns foram para Nova Amsterdã, onde encararam novos desafios, novos tipos de preconceito e inveja, novas chances de começar tudo outra vez.

O presente livro trata da história dessas famílias e de como sua presença modificou, em alguns aspectos, a cara do Brasil holandês. Enfrentaram muita intolerância religiosa, fanatismo, inquisição e antissemitismo velado de falso moralismo e inveja.
Demorei a me acostumar com a estrutura das frases da autora, mas depois a leitura fluiu. Foi interessante ver a história por outro ângulo que não o relato montado pelos colonizadores portugueses. Os capítulos são curtinhos e com muitas referências para quem não é familiar com os feriados e expressões em hebraico entender sem dificuldade. Achei um pouco repetitivo em alguns pontos, mas acredito que foi pensado para ter uma estrutura mais didática.
Interessante e enriquecedor.

Carolina Corrêa 28/02/2021

Uma aula de judaísmo
A primeira metade do livro retrata a vida dos portugueses judeus em Recife e, a segunda, a partida dos mesmos para colônias holandesas na América Central e Nova York.
A obra é riquíssima em informações sobre ritos judaicos, a contribuição desse povo para o desenvolvimento econômico e cultural dos locais onde se estabeleceram e a xenofobia por eles enfrentada.
Tecnicamente falando, só me incomodou a repetição de trechos, no estilo ?copiar e colar?.
No geral, é uma excelente aula de judaísmo.
Cris609 06/03/2021minha estante
Quero emprestado. ?

Zoze 07/02/2021

Pra quem gosta de história
Interessante relato da primeira colônia de Judeus na América, primeiro no Nordeste Brasileiro (Recife) durante o domínio Holandês e depois na futura cidade de Nova York quando parte da comunidade se fixou após a retomada do território pelos Portugueses. Lá também fundaram a primeira comunidade judaica no que viria a ser os Estados Unidos e com o tempo se tornaram a maior comunidade da Diáspora. A leitura não é fluída mas também não é cansativa e pra quem gosta de história, como eu, foi interessante.

Davi.Tenorio 21/01/2020

O período de domínio holandês no Nordeste Brasileiro propiciou um dos raros momentos de tolerância religiosa não só nos trópicos, como em todo o Ocidente. Em Recife, os judeus possuíam condições para atuar em áreas jamais permitidas no continente europeu, assim como exerciam seus cultos com certo grau de liberdade. No entanto, o livro revela até que ponto essa tolerância existia, sendo esse um dos diferenciais da obra. Mesmo sob domínio de holandeses, a Santa Inquisição exercia forte influência e ameaça às comunidades de judeus e de cristãos novos, assim como os próprios calvinistas colaboravam com a forte intolerância e repressão da época. Por fim, o livro esmiúça a contribuição hebraica nos setores sociais, econômicos e culturais tanto no Brasil, quanto na América do Norte, mesmo diante de diversas adversidades provocadas pela intolerância humana.
Bia 21/01/2020minha estante
E por que 3/5?