Martina Con Vistas Al Mar

Martina Con Vistas Al Mar Elísabet Benavent

Resenhas - Martina Con Vistas Al Mar

Dani 26/02/2018

Martina Con Vistas Al Mar - Horizonte Martina # 01
A criação de Martina impôs uma barreira entre ela e as outras pessoas do mundo. Ela nunca foi ensinada e estimulada a lidar com sentimentos, a expressá-los, de forma que seu convívio social é, muitas vezes, falho. Mas ela tem vivido uma vida tranquila com seu namorado, Fernando, um homem doze anos mais velho e que foi seu professor de culinária, ao mesmo tempo que quer explorar essa profissão, sua única paixão.
Seu maior ídolo da gastronomia é Pablo Ruiz, o chefe exitoso do El Mar, o restaurante dos sonhos de Martina. Pablo é tudo que Martina não é; uma mistura entre sentimentos, criatividade, liberdade, intensidade, e isso faz com que ele seja irresistível para ela.

Quise volverme invisible, deshacerme, ahogarme en todo lo que estaba sintiendo mi cuerpo y no cuestionar nada.

Alguns anos depois de um encontro nervoso - para Martina - e talvez esquecível - para Pablo - no restaurante, Martina, agora solteira, recebe uma oportunidade de trabalhar no El Mar. Pablo está contratando mais uma pessoa para sua cozinha e Martina vê aí a chance de entrar para aquele mundo maravilhoso. E, nisso, ela não só realiza seu sonho como traça um caminho sem volta para um novo.
Martina Con Vistas Al Mar tem uma proposta muito instigante, e já ganha o leitor em poucas páginas pela sua narrativa tão cativante. É um daqueles livros bem divertidos, puxados para o chick-lit, e ainda com um estilo erótico. São seiscentas e setenta e duas páginas e, admito, nem todas elas são empolgantes, mas a estória é ótima de se acompanhar e sempre deixa a vontade de continuar lendo.
O romance entre Martina e Pablo vai se desenhando aos poucos, e me lembrou a trilogia Dei Sensi. Nesses dois romances o protagonista quer levar a mocinha a conhecer o mundo com intensidade, viver cada sentimento, cada loucura que este tem a oferecer, muitas vezes sem pudores. Mas [spoileeer], esse mesmo protagonista acaba quebrando a cara e vendo que esse desespero por absorver vida nem é a verdadeira felicidade...[fim do spoiler!].
Tudo corre bem, sem ser acelerado ou lento demais e, ao contrário de muitos livros eróticos, esse traz o bom equilíbrio entre a estória e as cenas quentes. Não fica cansativo ou desnecessário, tudo possui um clima realmente envolvente. Só houve alguns momentos em que a autora parecia uma escritora adolescente de fanfics, algumas coisas pouco críveis no meio.
Aos poucos, também, vamos conhecendo cada personagem e gostando - ou não - deles. Além do casal protagonista, esse livro traz Sandra e Amaia, as melhores amigas de Martina. A primeira não é uma pessoa muito carismática - na verdade, quase ninguém gosta dela nem no livro HAHAHA - mas Amaia é uma daquelas personagens secundárias que termina por "roubar" a atenção dos protagonista, de tão divertida e interessante que é. Ela protagoniza alguns conflitos com Javi, seu melhor amigo que pensava ser gay, e esse casal é um dos motivos desse livro ser tão bom.
Desse modo nesse romance, que faz parte de uma duologia, há cenas apaixonantes, outras divertidas, picantes e ainda bastante intensas, quando desenvolve o psicológico dos personagens. Só achei que a maioria deles foram muito "temperamentais", com reações muito exageradas para pouca coisa. Me lembrou o dorama Women's Secret com tanto sofrimento ou raiva excessiva, tanto que fica até cômico HAHA Também achei um pouco cansativo tanta resistência com o amor, que eles têm.
Gostei muito dessa leitura! Sempre tenho certa resistência com livros enormes (para os meus padrões), e esse acabou entrando para lista (a criar) de Livros Que São Enormes Mas Nem Parecem de tão bons. A única coisa que achei que me decepcionou foi a falta de foco no trabalho dos protagonistas. É tanto El Mar e paixão pela culinária, e eu queria que houvesse sido mostrado o dia a dia de verdade no restaurante, a preparação dos pratos, a rotina e tudo mais. É uma área que me interessa e teria gostado de ver sido abordada aqui, em segundo plano. Pensava que Pablo poderia ter ensinado mais a Martina nessa área, ensiná-la a apreciar mais da culinária sem regras (coisa que ele fez só um pouquinho de nada, no começo e a autora pareceu ter se esquecido de desenvolver), e coisas do tipo. Queria saber o que fez Pablo tão impressionante no que faz, na verdade.

(...) allí, bordado en color turquesa, una frase de El viejo y el mar, de Ernest Hemingway: .

Porém, como comentei antes, esse livro faz parte de uma duologia e estou colocando o próximo, Martina En Tierra Firme, na lista de próximas leituras. A forma como esse acabou não é bem inovadora (me lembrou Paixão Sem Limites, só que em um livro bom 🍹), mas quero continuar no mundo de Martina ainda. E saber como continuará as estórias de Amaia e Sandra.

site: http://danielabyrinth.blogspot.com/2018/02/martina-con-vistas-al-mar-horizonte.html