Dragões do Crepúsculo do Outono

Resenhas - Dragões do Crepúsculo do Outono

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Lucas Rey 20/01/2023

Clássico.
Este livro é um clássico (em muitos sentidos).

Trata-se de uma história simples, comum, mundana. Nada muito elaborado, e sem muitas camadas para uma análise profunda do leitor. É uma história de aventura com um grupo de personagens de características variadas e que se completam para superarem os desafios que encontram pelo caminho. Como eu disse: uma história clássica. Não há grandes mistérios ou "plot twists".

Portanto, o brilho de "Dragões do Crepúsculo do Outuno" encontra-se nos personagens. São todos extremamente legais; divertidos. O conflito de personalidade entre eles é engraçada e, embora rasos e sem background, suas personalidades são muito bem desenvolvidas ao longo da história a ponto de te fazer sentir que são seus amigos próximos. O leitor se afeiçoa a eles de maneira muito fácil e rápida. E é isso que sustenta esse livro. São por eles que você continua a ler cada página. E quando vê, já está lendo 40 ou 50 páginas por dia sem perceber. A nota de 4 estrelas é dada para eles.

A técnica narrativa é levemente datada. A história é contada de maneira procedural, ou seja, sem desvios: os personagens vão do ponto A ou ponto B, fazem "tal coisa", depois precisam matar "tal inimigo", depois vão pro ponto C, pegam "tal item" e concluem o objetivo. Não tem "vai e vêms", mudança na linha temporal e tampouco enrolações. Mas a narrativa, apesar de tecnicamente datada, se mantem firme, pois é bem dinâmica. Então tudo isso acontece num bom ritmo que não te deixa perder o interesse. A mim, me agrada esse tipo de forma simples de se escrever. Hoje em dia, há muitos autores que buscam técnicas modernas para escrita e esquecem que sua história é simplesmente chata, o que não é o caso desse livro.

Tenha em mente que ele foi escrito na década de 1980: o RPG estava saindo do berço nesse época, exigir do livro uma escrita comparável às fantasias modernas é burrice. Além disso, também de nada adianta ficar comparando com a tão famosa (maçante e desnecessariamente detalhista) escrita do Tolkien, pois aqui você terá o essencial, apenas o que é preciso saber para curtir a história.

Dica: o livro claramente faz parte de uma TRILOGIA, portanto, esteja ciente que ao começar a lê-lo, terá que ler os outros volumes também.

Já comecei a ler o Vol.2.

Daniel.Tschiedel 08/12/2022

Uma aventura de fantasia muito divertida
Essa saga não fez sucesso à toa. A aventura é muito divertida. No começo vc fica meio perdido com a quantidade de personagens, mas logo vai se afeiçoando a eles.

A versão da Jambô possui uma série de erros textuais como palavras repetidas, erros de digitação etc. Mas não é nada que atrapalhe o entendimento do texto.

Recomendo muito a leitura pra quem gosta de fantasia e aventura. Isso aqui daria uma ótima série televisiva.

Dai 28/09/2022

uma história envolvente, quando menos se espera você já está cativado e torcendo para os personagens.
leitura necessária para os fãs de RPG.

fui surpreendida positivamente com essa saga e com certeza vou ler os demais livros.

Felipe M. 10/05/2022

Clássico de RPG
Para quem joga RPG este livro é, além de uma referencia, uma fonte de inspiração. A descrição de ambientes, personagens, magias e ataques é de muita inspiração para se usar nas mesas de RPG.

Me chamou bastante atenção como a magia é poderosa neste mundo apesar de ser simples, mas os efeitos que esta causa e principalmente o que ela cobra pelo seu conjurador, é bastante interessante, inspirador, trazendo memorias do Old Schoool RPG.

Apesar de uma quantidade considerável de personagens, cada um tem um "tempo de tela" interessante, uma agenda/interesses próprios, gerando conflitos e dilemas interessantes para um livro onde o foco não se coloca. A relação dos personagens é bem construída, e você importa com cada um destes personagens.

O ponto negativo, fica na forma como os autores usam para introduzir um contexto. Antes de uma cena para justificar uma ação ou habilidade de um personagem, abre-se sempre uma “aspas” para dar um histórico de por que o personagem fazer tal ação. Apesar de isto justificar aquela ação, acredito existir formas mais elegantes de se fazer essa inserção, como por exemplo, justificando na própria narrativa da cena. Porém há de se relevar, uma vez por tratar se de um livro mais antigo e ser de um tema de RPG, onde não se cobra muito técnicas narrativas ou de escrita atuais.

Recomendo fortemente se você gosta de RPG de mesa e ainda não leu esse clássico. Leitura obrigatória se você quer adquirir/melhoras suas referencias seja você mestre ou jogador. Caso você não jogue RPG, pode se incomodar com alguns cliques e alguns pontos do livro, porém é de se considerar dar uma chance para esta saga, pode inclusive te introduzir neste hobby fascinante que é o RPG, principalmente o OldSchool.

duds 01/04/2022

Para quem joga RPG esse livro é um presente, mergulhar em ideias e situações que são passíveis de inspiração para jogos e etc. Os personagens são incríveis e carismáticos de formas que só nascem em RPG entre amigos ??

Archeron 22/03/2022

Meu confort book
Eu AMO demais esse livro, sério aaa
Eu tenho um carinho muito especial também, além da história, o fato de que ele me traz lembranças muito boas!
Esse livro foi um achado maravilhoso em um sebo de uma amiga antiga!

Raistlin e Camaron = Loki e Thor do mundo dos livros (acho que quem leu vai me entender ehehehehe)

Mateus Queiroz 24/01/2022

Nada demais.
A meu ver, não justifica esse livro ser um bestseller do New York Times. Hahaha

A história é rasa, não tem profundidade alguma; os personagens também não são bem desenvolvidos, acho que isso se dá pela quantidade grande de personagens; o próprio cenário/worldbuilding não foi bem explorado, pois ficamos com muitas dúvidas em localidades etc.

O mapa no começo do livro não serve pra nada. O fato de ser um mapa continental fez com que não conseguíssemos nos localizar na história.

A tradução também não está boa. Muitas palavras faltando, erros de digitação etc. Sei que a língua inglesa é repetitiva por aí só, mas ao trazer para o português, em diversos momentos, o tradutor poderia usar a infinidade de sinônimos que temos em nosso idioma para enriquecer o texto e não deixá-lo tão repetitivo e massante.

Pra quem gosta de RPG narrativo vai se deliciar com esse livro. É como se estivéssemos lendo a transposição de uma campanha de RPG para a literatura e, em diversos momentos, só faltou ter a rolagem de dados para compararmos com a narrativa.

O final parece ter sido esquecido. A mim me pareceu que os autores estavam com pressa de finalizar o livro e correram com o último capítulo que é o menor de todos. Poderiam ter esclarecido muita coisa que ocorreu no final da última batalha.

Enfim...

Faltam descrições para nos ambientarmos melhor.

Nota 3 ainda é muito.

Pavani 18/09/2021

A aventura vai começar...
Livro excelente para quem gosta de literatura fantástica, cada personagem é fundamental na história, ritmo, batalhas tudo muito bem elaborado, estou muito ansioso para continuar acompanhar o desenrolar da história.

Ancalak 24/08/2021

Ótima leitura para fans de RPG.
Embora eu não esteja a acostumado a livros de RPG, eu gostei muito, houve estranheza em cenas que é descrito a luta de cada personagem, ainda mais por serem mais de três as vezes que vemos lutar ao mesmo tempo, mas la pro meio do livro me acostumei e a história me pegou.

Thainá - @osonharliterario 20/08/2021

O poderoso – e enigmático – cajado de cristal azul
Após 5 anos separados por suas buscas pessoais, seis amigos se reencontram na Hospedaria do Lar Derradeiro, em Consolação, a cidade natal de (quase) todos. Infelizmente, há a ausência de uma companheira, mas isso não faz com que o reencontro seja menos especial ou alegre. Todos se sentem felizes em rever uns aos outros.

No decorrer do encontro, o grupo de amigos acaba se envolvendo em uma repentina confusão que há na hospedaria com o Teocrata da cidade, acontecimento que resulta em uma briga e, logo depois, em uma fuga. Nisso, eles conhecem Lua Dourada e Vento Ligeiro, um casal de bárbaros que deu início ao desentendimento, tudo isso porque a mulher carregava um cajado de cristal azul, o objeto exato que o Teocrata vinha procurando.

O desespero para conseguir sair de Consolação será apenas o ponta pé inicial da aventura – e confusão – que esse grupo, agora composto por oito membros, passará nos próximos dias. O mundo está um caos com a possível invasão de um exército a caminho, as pessoas não acreditam mais nos Deuses Antigos e ainda há falsos profetas que proclamam por ambição e poder. Poderia esse ser o momento perfeito para a volta dos Deuses e de seus fieis?

Eu amei os personagens desde o primeiro capítulo e me senti conectada a eles logo na primeira aparição de cada um. Eu me senti parte do grupo, ali do lado deles, vivendo cada ação, cada derrota, cada conquista. Eu ri demais com as rabugices do Flint e as histórias e tagarelices do Tas, mas também me emocionei muito com a história de Tanis que envolvia preconceito e pertencimento.

Peguei o livro para matar a saudade de D&D e acabei me vendo apegada a esse novo mundo com ainda mais intensidade, e isso fez com que minha saudade só aumentasse. Eu preciso muito da continuação, de mais desses personagens, de mais aventuras ao lado do grupo, e que você precisa lê-lo urgentemente. É uma fantasia que traz um mundo caótico, mas mágico e apaixonante, super indicada para qualquer tipo de leitor.

Resenha completa no blog Sonhando Através de Palavras.

site: https://sonhandoatravesdepalavras.com.br/2021/08/20/resenha-dragoes-do-crepusculo-do-outono-margaret-weis-e-tracy-hickman/

Junior 15/04/2021

Não me segura, preciso cuidar do Raistlin!!!
Gente quê isso??? É serio que vou ficar fanático por um personagem fictício?!! Raistlinnnnnnnnnnnn

rangel.sardinha 10/04/2021

A nova tradução está excelente
A nova tradução pelas mãos da Jambô ficou deliciosa. Muito mais coerente que a antiga versão da devir.

camis 23/09/2020

Para fãns de RPG.
Esse livro conta a história de um grupo de amigos que irá passar por várias aventuras juntos com o intuito de salvar o mundo.
O universo é bem desenvolvido e bem legal, os personagens são muito engraçados, me diverti muito lendo esta história.

FlaviosParanhos 14/08/2020

DRAGÕES DO CREPÚSCULO DO OUTONO.

Começar com os elogios, livro muito bonito da capa aos desenhos que iniciam cada capítulo, os personagens mesmo sendo um grupo disfuncional e muitas vezes irritantes, são crível justamente por isso. Apesar de alguns elementos oportunos causarem "milagres" eles têm total consciência de que qualquer erro pode ser fatal, e se amam o suficiente para não arriscar a vida de qualquer forma. Achei a dinâmica do grupo desbalanceada, alguns personagens tem destaque demais, outros são basicamente alívio cômico, e o cavaleiro... bem até agora é extremamente irritante e pouco efetivo na minha visão, por uma boa parte do livro ele demora a pegar e vc fica em dúvida sobre o que sente, mas nas últimas 250 páginas melhora muito nesse sentido,o apego aos personagens é bem maior, até agora eu nao entendi bem o papel do anão no grupo...acho tb que o fato do livro possuir dois autores mais atrapalhou do que ajudou, mas apesar de tudo isso se vc for fã do nicho eu recomendo sim, nada comparável a Drizzt principalmente pq é outro mundo com personagens bem mais pés no chão. E por último os errinhos da jambo continuam presentes, palavras duplas, frases desconexas e fora de ordem, mas nada que impeça a leitura do livro. Gostei, porém foi feito para ter continuação, só lendo a trilogia toda pra saber se vale mesmo a pena.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6