Dragões do Crepúsculo do Outono

Tracy Hickman

Resenhas - Dragões do Crepúsculo do Outono

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Fabio Pedreira 04/05/2020

A busca pelo cajado de cristal
Quando alguns amigos se reúnem depois de anos sem se ver na Hospedaria do Lar Derradeiro, eles imaginavam um dia agradável e conversas para relembrar suas aventuras juntos. Mas ao chegar na cidade, tanto Tanis - um meio elfo - como Flint - um anão - veem a cidade ocupada por Hobgoblins como guardas, uma espécie repugnante. Além disso, adoradores dos novos deuses estão por toda parte.

Logo o sentimento de que algo está errado surge para os dois, piorando quando ao se encontrarem com os outros, Kitiara, uma das amigas que juraram aparecer, quebrou sua promessa e não irá para o encontro. O mais estranho é que ela nunca quebra uma promessa.

O rumor que se espalha é que uma busca por um cajado com um cristal verde na ponta está em andamento. De início não se sabe bem o motivo desse objeto ser tão importante para esses seres. A única coisa que se sabe é que ele é de extrema importância, e todo tipo de criatura maléfica estão dispostos a fazer de tudo para obtê-lo.

Os temores se intensificam quando Solomon, um dos amigos, aparece acompanhado de dois bárbaros, um casal com uma história oculta e que logo se descobre que a mulher é a portadora do cajado, um artefato que concede a cura, um indício de que os velhos deuses, que pensavam ter abandonado os humanos, retornaram. E assim começam as aventuras.

Juntos, um meio elfo, um guerreiro, um Kender, um mago, um bárbaro, um bardo, uma sacerdotisa e um anão irão se juntar para se envolver em uma incrível jornada em busca de objetos mágicos e para enfrentar perigos inimagináveis, variando de homens lagartos até dragões enormes.⁣

Dragões do Crepúsculo do outono é o primeiro livro da série Dragonlance, baseada no famoso jogo de RPG de tabuleiro Dungeons and Dragons, sucesso absoluto nos anos 80 e que continua fazendo sucesso até hoje. O livro é incrível, e traz toda a atmosfera de aventura encontrada em um jogo de RPG.

É uma fantasia clássica, daquelas que possuem todos os tipos de personagens e raças que você imaginar. Variando dos elfos, centauros e até mesmo unicórnios mágicos. ⁣D&D é um mundo muito rico, e toda essa grandiosidade foi passada para os romances. O mundo é muito bem construído, mapas no início do livro mostra como ele se estende, sendo que ali é apenas uma parte dele, pois como veremos em uma futura resenha, mais coisas estão por vir.

E como eu disse, ele é uma fantasia clássica, isso porque a história é muito bem feita, mas ao mesmo tempo simples, assim como boa parte das fantasias da época (década de 80) ela consiste em um grupo saindo do ponto A até o B em busca de algum objeto sagrado. Mas isso não significa que a história seja limitada, pelo contrário. Muitas aventuras se desenrolam nesse meio tempo - quem está acostumado com jogos do tipo pode entender como as sid quests no meio da quest principal - batalhas são travadas e personagens vão e vem.

Aliás, se você acha que pelo que falei anteriormente o livro continha muitos personagens, saiba que outros ainda aparecem no meio da trama e o mais impressionante é que, por incrível que pareça, nenhum personagem foi negligenciado.⁣ E se você já está pensando em desistir devido a quantidade de gente, pode esquecer dessa ideia. Como eu disse, a história é contada de uma forma muito boa e leve, sendo assim, você facilmente consegue saber quem é quem, não tem complicação.

Claro que com uma história cheia de aventuras como essa, muitas questões ficam em aberto, apesar de o livro em si ter uma história quase fechada, ganchos e outras perguntas te deixam doido por respostas e doido para ler a continuação. Aliás, essa história é uma trilogia, na qual a Jambô já lançou os dois primeiros volumes.

Por falar na editora, a edição deste livro é belíssima, a capa é maravilhosa, ao vivo ela torna-se ainda melhor. Por dentro ela contém mapas como já citado e o início de cada capítulo conta com ilustrações fantásticas. O único ponto fraco do livro, na minha opinião, foram os constantes erros de revisão da edição. Para uma edição tão caprichada, chega a ser uma pena ter esses erros, uma letra faltando aqui, uma palavra repetida ali, é lamentável. Felizmente não é algo que chegue a atrapalhar a leitura, mas certamente é impossível passar batido.

No mais é isso. Dragonlance é certamente o tipo de livro de fantasia que eu estava a muito tempo com saudade de ler. Recomendo para todo fã do gênero, ou para quem gosta de uma leitura divertida e ao mesmo tempo com uma boa dose de diversão. Recomendo.

FlaviosParanhos 14/08/2020

DRAGÕES DO CREPÚSCULO DO OUTONO.

Começar com os elogios, livro muito bonito da capa aos desenhos que iniciam cada capítulo, os personagens mesmo sendo um grupo disfuncional e muitas vezes irritantes, são crível justamente por isso. Apesar de alguns elementos oportunos causarem "milagres" eles têm total consciência de que qualquer erro pode ser fatal, e se amam o suficiente para não arriscar a vida de qualquer forma. Achei a dinâmica do grupo desbalanceada, alguns personagens tem destaque demais, outros são basicamente alívio cômico, e o cavaleiro... bem até agora é extremamente irritante e pouco efetivo na minha visão, por uma boa parte do livro ele demora a pegar e vc fica em dúvida sobre o que sente, mas nas últimas 250 páginas melhora muito nesse sentido,o apego aos personagens é bem maior, até agora eu nao entendi bem o papel do anão no grupo...acho tb que o fato do livro possuir dois autores mais atrapalhou do que ajudou, mas apesar de tudo isso se vc for fã do nicho eu recomendo sim, nada comparável a Drizzt principalmente pq é outro mundo com personagens bem mais pés no chão. E por último os errinhos da jambo continuam presentes, palavras duplas, frases desconexas e fora de ordem, mas nada que impeça a leitura do livro. Gostei, porém foi feito para ter continuação, só lendo a trilogia toda pra saber se vale mesmo a pena.

Tiago.Guedes 15/10/2023

Nostalgia RPG
A história é muito boa, tem otimo personagens, apesar de eu achar que poucos são explorados. O enrendo é bem dinâmico, traz tudo que uma história baseada em RPG deveria trazer, desde masmorras, enigmas, decisões e lógicos as batalhas.
Confesso que no final achei a coisa meio corrida, sei que este é o 1° livro, mas sua finalização achei meio fraca, até pela introdução e posterior morte de alguns personagens, dando pouca explicação a eles e meio que colocados e tirados a esmo.
O grande vilão aqui só aparece na parte final do livro o que deixa inclusive muitas coisas em aberto e creio que sem muita explicação.
Sei que parece só críticas, mas de fato gostei do livro pela temática que ele traz. Do contrário acharia ele nem mais ou menos. Tipo livro escrito pelo chat GPT ( agora fãs me crucifiquem kkk).

daybson 28/12/2012

Excelente história, exceto pela má tradução para português, que coloca vírgulas onde não deveriam existir, tornado, a leitura, muito esquisita e, muito, sem sentido às, vezes.
Miltão 01/07/2013minha estante
Rapaz, achei estranho no início. A tradução é bem porca em alguns pontos, palavras são comidas... se a história não fosse tão boa, acho que teria largado.

Também, o único ponto negativo do livro.

Thaina 26/01/2015minha estante
Bem isso mesmo... Só estou lendo porque vocês disseram que a história é boa e porque se até o Blind Guardian fez uma música sobre essa história, é porque deve ser boa mesmo. Mas os erros das traduções são gritantes. Não existe nem travessão em alguns diálogos. Tradução e revisão porcas.

Guilherme.Bernardo 10/01/2020minha estante
Fora os erros de português

Junior 15/04/2021

Não me segura, preciso cuidar do Raistlin!!!
Gente quê isso??? É serio que vou ficar fanático por um personagem fictício?!! Raistlinnnnnnnnnnnn

Ancalak 24/08/2021

Ótima leitura para fans de RPG.
Embora eu não esteja a acostumado a livros de RPG, eu gostei muito, houve estranheza em cenas que é descrito a luta de cada personagem, ainda mais por serem mais de três as vezes que vemos lutar ao mesmo tempo, mas la pro meio do livro me acostumei e a história me pegou.

camis 23/09/2020

Para fãns de RPG.
Esse livro conta a história de um grupo de amigos que irá passar por várias aventuras juntos com o intuito de salvar o mundo.
O universo é bem desenvolvido e bem legal, os personagens são muito engraçados, me diverti muito lendo esta história.

Marcello.Buzon 17/09/2023

Nostálgico
Reler esta trilogia com certeza irá me trazer uma nostalgia gostosa de sentir.
Reler estes personagens me faz lembrar das sessões de D&D, dos personagens criados.
Esta releitura não mudou absolutamente nada minhas sobre o livro e ainda acrescentou uma gostosa saudade.

mancinho 06/05/2020

A Classica História de RPG
Um retorno as origens da fantasia medieval repleto de aventuras, intrigas, mistérios e forças sobrenaturais.

Nesses tempos de escuridão e incerteza é muito reconfortante ler uma história que nos mostra a beleza das pequenas coisas, as diferenças dos pequenos atos e a esperança em tempos melhores.

Jucilene 13/07/2023

Ótimo livro de fantasia. A trama muito bem elaborada e com personagens extremamente cativantes. Tas mesmo sendo irritante me cativou demais.
O único desabono é, não sei se foi um problema de tradução, que em alguns trechos, principalmente lutas, a escrita fica um pouco truncada, causando confusão sobre o acontecimento descrito.
Ainda sim, merece cinco estrelas.

Fagundes 12/01/2024

Feito para quem joga DnD
Uma história muito boa muito envolvente personagens bem únicos e características e com muitas mecânicas de dungeons and dragons

Rusinha 28/08/2023

Interessante? no início parece um pouco clichê, mas depois a história vai se desenvolvendo e você começa a torcer e se apaixonar pelos personagens.

Feehsousa 16/02/2020

História muito boa com personagens muito carismáticos

Fernanda Bard Chagas 09/06/2020

Só faltou os dados girarem durante a leitura...
Esse livro foi uma verdadeira história de RPG (como realmente é), cheia de aventuras, novas raças e cenários incríveis que também retomam aquele bom e velho Senhor dos Anéis. E como amei fazer essa leitura, redescobrindo um cenário tão semelhante às obras de Tolkien.
Os personagens são cativantes, cada qual com sua personalidade bem definida, alguns amadurecendo nesse primeiro volume já, outros já chegando completamente desenvolvidos, mas todos muito interessantes. Não posso dizer que teve um personagem chato, ou até um favorito... Todos foram incríveis.
O livro poderia ser perfeito, não fossem a quantidade de erros editoriais nessa versão...palavras repetidas, pronomes começando frases, falta de letras, erros de digitação, erros até de tradução! Uma pena que isso tenha feito parte da leitura. Apesar disso, foi uma satisfação enorme ler esse livro... Rememorar os tempos de RPG e os anos no início da adolescência quando descobri Tolkien e esse mundo fantástico da alta fantasia.
Discorrendo brevemente sobre a premissa da história: um grupo de heróis de várias raças e lugares do mundo se reencontra após 5 anos de separação... Eles voltam para sua cidade natal, Consolação, para descobri-la tomada de hobgoblins, com um ambiente tenso e cheio de desconfiança. Logo, o grupo se vê obrigado a fugir com dois bárbaros da planície por conta de um acidente envolvendo um cajado mágico na Hospedaria do Lar Derradeiro. Depois disso, uma aventura levou a outra, em uma história que envolve o despertar de deuses antigos, tanto malignos quanto santos!

Dexter 31/07/2010

Você já jogou alguma partida de D&D e gostou? Então leia. É tão divertido quanto.

A história é a básica de sempre. Um grupo de aventureiros e cada um com seu talento mago, bárbaro, paladino, ladino, clérigo, elfo e por aí vai... Seres fantásticos, malignos, vilões, mocinhos... Mas o divertido é que quando você lê o livro você lembra de situações as vezes "atrapalhadas" que acontecem durante uma partida do jogo, como um dado onde sai um número baixo e aquele seu ato heróico planejado sai pela culatra, mas claro acaba dando um jeito. Na nota do autor, no final do livro se explica justamente isso, como esses tipos de situações engraçadas foram geradas durante uma partida de verdade entre simples amigos, assim como alguns personagens que foram inspirados da mesma forma dando um sentimento de "veracidade" pros fãs do gênero que lêem o livro.

Os personagens são cativantes e a história é muito boa. Estou como um doido atrás do segundo volume e não consigo achar, mas já garanti o terceiro e último da trilogia. Terminando essa coleção pretendo procurar os demais inspirados no jogo, ou dos mesmo autores.

Intemais

Dex.