Two Dark Reigns

Two Dark Reigns Kendare Blake

Resenhas - Two Dark Reigns

wednesdayeve 19/05/2021

decepcionado, depois de 2 livros que tiveram seus problemas, mas foram intensos e incríveis, esse demorou muito pra ir ao ponto, não sei se foi algo do momento no enredo, que não permitia avanços, mas toda a energia foi guardada para o final. mas que o próximo tem tudo pra ser incrível me dá esperanças.

Nati 20/07/2020

"None of us are ever who we think we are."
Esse talvez seja o meu livro que menos gosto da série. O ritmo cai um pouco aqui, em contraste com o volume anterior, que foi tiro, porrada e bomba desde o início, mas isso é algo que inicialmente não me incomodaria, se não pela enrolação de uma das plotlines e pela falta de necessidade de outra (ou só por que eu não gostei mesmo).

Porém, o livro tem sim coisas muito boas: aqui, a autora consegue expandir o universo criado não só dentro da Ilha de Fennbirn, explorando sua história e outros pontos da ilha que só conhecemos de nome dos primeiros livros, como fora dela também, mostrando um pouco do continente e seus costumes. Além disso, a Kendare consegue continuar a surpreender o leitor com reviravoltas e caminhos que não imaginei que essa história tomaria, preparando o palco para o desfecho da história no último livro. Por ser um livro mais 'parado', houve um desenvolvimento maior das personagens aqui, principalmente da Jules e da Katherine. Todas as protagonistas, por conta dos eventos do final do segundo livro, precisaram de alguma forma se adaptar à sua nova situação, e isso foi interessante de acompanhar.

Mas aí entramos nos pontos negativos: a trama da Jules nesse livro foi meio 'quê?' e chatinha, até por que o próprio núcleo dela me deixou irritada ao extremo a ponto de me fazer querer pular essas partes. Detesto a Emilia, a Jules me irritou um monte e até o final, onde as narrativas convergem, e que foi muito bom, teve partes que me tiraram do sério, sempre envolvendo se não a Emilia, as duas. Até a Arsinoe conseguiu me irritar nesse livro, onde ela está teimosa e impulsiva ao extremo - tomando decisões pelos outros, sem consultar ninguém e fazendo o que bem entende sem considerar nada. A trama em que ela está envolvida, apesar de uma das partes mais interessantes do livro, foi a que mais se arrastou e pra mim poderia ter uma resolução bem mais rápida se a autora não quisesse deixar todas as revelações e o climax em si para o final do livro.

A Mirabella, que sempre foi minha favorita, teve pouquissimo espaço aqui, exceto no final mesmo, quando algumas coisas acontecem que encaminham uma trama para ela no último livro (que inclusive me deram muito medo, eu só quero que ela tenha um final feliz Kendare, é pedir demais?). A Kat...ai, minha Kat. Eu gosto muito da personagem, simpatizo muito com ela, e nesse livro a Kendare fez MUITA sujeira com ela. Ela é uma das personagens mais interessantes da história, com um arco muito bom, e fiquei chateada pela forma como esse livro acabou pra ela e o prenúncio que isso faz para a conclusão que ela vai ter. Ela realmente estava se esforçando aqui, e em momento algum dão uma chance a ela de se mostrar e as circunstâncias estavam todas contra ela.

No geral, eu acho que esse livro sofreu a síndrome de livro do meio que eu esperava no segundo volume - ele consegue encaminhar a história e preparar o terreno para a conclusão, mas tem uma dinâmica mais lenta e a meu ver algumas escolhas duvidosas da autora. Estou ansiosa para saber o desfecho de tudo e o destino de cada personagem (e com um medinho pelas minhas rainhas também) e quero em breve fechar o arco da Ilha de Fennbirn.