The Devil

The Devil's Thief Lisa Maxwell

Resenhas - The Devil's Thief

Lauraa Machado 29/12/2020

Esperava ficar entediada, acabei amando como no primeiro livro!
Eu demorei um pouco para resolver ler este livro. Apesar de ter amado o primeiro, me lembrava bem de como ele foi parado, com descrições demais e detalhes abundantes em todas as cenas. Este, com quase 700 páginas, me intimidou por muito tempo. Se não fosse pelo audiobook, que estava disponível para caso eu me cansasse de ler (e de segurar o livro, já que a minha edição é grande, pesada e desconfortável), eu teria adiado ainda mais a leitura. Imagine minha felicidade quando eu gostei muito do livro desde o primeiro capítulo!

É fato, eu amo esse universo, amo os personagens, gosto muito da escrita da autora, mesmo tendo críticas para ela, e estou bem feliz de descobrir que vão ser quatro livros em vez de três. Minha nota verdadeira é de 4,5 só por duas razões. Apesar de não ser uma delas, nem uma razão para tirar nota, na minha opinião, acho bom deixar clara uma coisa. O primeiro livro precisaria de poucos ajustes para se tornar um livro único. Algumas pontas teriam ficado soltas, mas nada que deixasse o livro realmente incompleto. Este daqui, em vez disso, passa a impressão de ser só uma fatia de uma história maior.

Uma das coisas que mais contribuiu para essa sensação foi o final, que também é uma das que me fez tirar um pouco da nota. O livro acaba abrupto demais, mas isso nem seria um problema. O que estranhei foi que, logo no final, apareceram algumas revelações pela metade que seriam super interessantes se tivessem sido levadas adiante. Do jeito que ficaram, parecem ter sido tiradas do próximo livro e adicionadas sem grandes adaptações. Ou seja, elas parecem importantes, mas vêm pela metade, o que certamente vai me fazer me esquecer delas até ler o próximo livro e ficar perdida no começo. Acho que teria sido até melhor acabar antes destas revelações, já que não temos nem como as decifrar o bastante para criar ansiedade para futuros desdobramentos. A da última página já era forte e surpreendente o suficiente para dar vontade de ler o próximo livro!

Minha segunda crítica é uma que esteve presente no primeiro livro e que eu sei que vai estar nos próximos, já até estou me acostumando: a escrita da autora, pelo menos nessa série, é super detalhada. Isso não precisa ser algo ruim, nunca chega a tirar a graça da história, nem me deixou entediada. Mesmo assim, faltou edição. Quando os detalhes sobre a história dos personagens são apresentados toda vez que um capítulo tem o ponto de vista deles, é demais. Eu consigo me lembrar bem da história deles de uma parte para a outra, não preciso rever suas motivações a cada atitude que tomam. Ficou realmente repetitivo e muito poderia ter sido cortado sem perder informações importantes.

É verdade que o livro, com o enredo que tem, não precisava de mais de quinhentas páginas, mas não acho ruim ser tão grande. Faz parte do estilo da autora e, como eu falei, gosto dele, gosto do jeito que ela escreve, gosto da complexidade do enredo, dos desenvolvimentos se desenrolando devagar, dos personagens diversos e complicados, tão únicos e diferentes e reais que queria poder guardá-los em um potinho. É diferente ter uma narração detalhada de ter repetições que foram deixadas por falta de edição.

Mas nenhuma das minhas críticas precisa ser levada muito a sério, porque eu adorei cada minuto deste livro, adoro os personagens e li bem mais rápido do que esperava. Tenho certeza de que esta vai se tornar uma das minhas séries favoritas da vida e agora estou com muita vontade de reler! Quero muito os próximos!