Dize-me o que comes e te direi quem és

Dize-me o que comes e te direi quem és Juliana Cristina Reinhardt

Resenhas - Dize-me o que comes e te direi quem és

Tania Regina 15/05/2018

Dize-me o que comes e te direi quem és
Este ivro, escrito por Juliana Cristina Reinhardt é um trabalho de pesquisa, fruto de tese de doutorado, sobre as tradições culinárias dos imigrantes alemães que vieram para Curitiba, sendo a maioria da Comunidade Evangélica Luterana.
Ele relata a importância da mulher como principal referência na tradição culinária alemã, tanto no dia a dia como em datas comemorativas de importância religiosa como Natal e Páscoa.
Também descreve muito bem como essas tradições sofreram adaptações e a influência que os contatos sociais refletiram na alimentação dos descendentes alemães.
O livro traz muitos depoimentos dos imigrantes, o que enriquece o material.
Apesar de ser resultado de uma tese de doutorado ele tem uma escrita comum, de fácil entendimento.
A capa dele também foi muito bem elaborada.
Para quem achar que vai encontrar receitas, como eu achei, ele não tem nenhuma.
É muito interessante para quem gosta de história, pois tem detalhes da época da primeira metade do século XX.
Espero que muitos se aventurem nele e conheçam mais sobre as tradições culinárias que se misturam com as religiosas descritas com bastante detalhes no livro.