Heróis de Novigrath

Heróis de Novigrath Roberta Spindler

Resenhas - Heróis de Novigrath

Raposo 16/09/2023

A surpresa do ano (para mim)
Honestamente, não sou fã de e-sports e, nem nos meus melhores sonhos, pensei que leria uma obra envolvendo o tema; porém... cá estou escrevendo algumas palavras sobre "Heróis de Novigrath" que foca em e-sports e transpira isso ao longo de suas páginas.
Mais do que isso, o livro transpira muitas qualidades que encontramos em obras que sabem expressar o amor pelo seu tema de abordagem. Aqui temos uma obra que sabe ser equilibrada na forma como conduz sua trama, nos entregando personagens carismáticos, momentos de tirar o fôlego, bom timing de humor e pontos de virada que realmente empolga o leitor - sem contar que sabe bem como trabalhar momentos que requerem mais emoções.
A forma da Roberta conduzir o enredo é bem interessante e vai em uma crescente de qualidade, porque tudo é construído de maneira gradual e que nos leva a uma escalada narrativa bem funcional; muito disso porque os personagens que protagonizam a obra são divertidos e possuem alma. Possuem aquele carisma que nos deixa torcendo por eles e querendo ver o que mais eles têm para nos mostrar.
A crescente da trama é tão bem pensada que, quando enfim chegamos aos últimos capítulos, estamos totalmente imersos na trama e querendo conhecer ainda mais o universo que nos é apresentados e entender melhor toda mecânica dos torneios de e-games.
É uma excelente pedida para os fãs de e-games/e-sports; contudo pode ser uma ótima pedida para você que, como este que vós escreve, procura uma boa história de fantasia, porque aqui é um tom bem jovem e que acaba agradando muito.

Kath. 24/07/2022

"? Somos Vira-Latas até o fim".
Heróis de Novigrath é um presente pra quem gosta de jogos e de RPG. E melhor ainda, é um livro nacional!!!

Esse livro é incrível e o enredo melhor ainda, você fica lendo e não quer parar até acabar. Leiam e se apaixonem pelos Vira-Latas. ???

Davi.Mendonca 20/02/2022

Ótimo para quem ama um RPG!
Heróis de novigrath para mim foi um livro que me caiu muito bem, é um livro viciante e muito frenético, no qual o leitor não consegue para de ler, além de que é claro, possui elementos de RPG no qual eu sou apaixonado. O livro tem seus problemas é claro, como por exemplo a falta de aprofundamento de alguns personagens e a falta de exploração deste universo de novigrath, mas o livro é sim muito bom, além de que ele foi escrito por uma brasileira e isso é muito legal, pois, desta forma podemos dar mais palco aos escritores brasileiros de fantasia no qual sabemos que muitos possuem ótimas histórias.

JhullyG 17/01/2022

Especial e épico
Foi a minha primeira leitura do ano, então comecei as leituras de 2022 com o pé direito. Esse livro é incrível. É fenomenal.
Ele consegue recriar a tensão dos confrontos in game, mantendo uma história muito boa ao mesmo tempo.
Chorei com esse livro. Fiquei nervosa com esse livro. Me emocionei com esse livro.

Ele é muito bem escrito. E, pra quem vive em moba, ele deve trazer um significado especial. Pra mim, ele teve um significado mais especial ainda, pois ganhei de uma pessoa especial.

Uma dica: não ler inteiro de uma vez. Se ler aos poucos, dá uma maior sensação de que houve tempo entre um campeonato e outro, mesmo que os acontecimentos e tensões propositais entre os jogos já desempenhem bem esse trabalho.

@bardoriano 29/12/2021

Que delícia de livro. Peguei na cega, sem saber absolutamente nada, nem que era nacional, descobri depois.

Começando falando dessa capa belíssima, foi o que sempre me atraiu. E depois a história me surpreendeu. Um enredo de leitura leve, fluida e rápida, cheia de ação e emoção.

Ja fui de jogos, mas também nunca fui fizurado, mas o fato de não entender quase nada de jogos, não atrapalhou minha experiência com o livro, que foi muito gostosa.

Personagens adoráveis, reais e diversificado, com problemas reais. Isso fez com que leitor se sinta próximo dos personagens.

A mistura de realidade e fantasia do game é uma delícia de imaginar, muito irado.

Amei mais ainda por ser livro único e bem fechado. Único ponto que incomodou foi o fato de detalhar certas coisas e as batalhas não serem, muitas das batalhas foram só anunciadas, no final é que temos mais um pouco e tal.

Mas por fim é uma fantasia nacional super gostosinha e mega indicada, vale demais a leitura. Bem original e a vontade é de conhecer Novigrath.

Brenno.Gomes 08/10/2021

Gostei, é um livro legal. A história é simples, mas é bem divertido e uma homenagem massa aos jogadores de Moba.

Luis 30/06/2021

A maior disputa online de todos os tempos!
Lembro de ter visto este livro na última bienal que fui em São Paulo, mas por algum motivo besta esqueci de comprar.

Ainda bem que corrigi esse erro.

Herois de Novigrath é uma história alucinante e divertida que entretém o leitor por horas à fio sem ficar cansativo. No começo tive medo de que as descrições de batalha de um "jogo online" poderiam ser estranhas, mas a Roberta entrega tanta emoção em suas descrições que consegue encantar gamers e até quem não é familiar com termos como "gankar" ou "double kill", etc.

O desenvolvimento dos personagens é simples, mas bem feito. Gostaria de que alguns dos protagonistas tivessem tido um pouco mais de espaço, mas isso não chega a prejudicar a história como um todo.

Em um resumo, este livro é uma aventura muito divertida e que recomendo para todo amante de fantasia!

Freitas 13/05/2021

Familia (gamer)
Um livro que nos prende, não sei se todos irão ter o mesmo sentimento mas trouxe lembranças dos meus jogos. A cada capítulo queria ler mais para conhecer mais e mais, bem elaborado e com termos dos jogos atuais que os gamers utilizam. Até poderiam criar esse game fa storia, seria interessante disputar hdn. Na verdade o jogo existe hahaa

Giovanna.Pinhotti 02/04/2021

O significado de "equipe"
Heróis de Novigrath foi uma experiência única e fantástica! Não mostrou somente esse mundo mágico do jogo, mostrou o valor do trabalho em equipe.
HdN é aquele livro leve, gostoso de ler e com aquela pegada de aventura que eu amo.
O livro tem personagens muito diferentes entre si que mudam muito ao longo da história, eles amadurecem conforme os acontecimentos do livro. Os personagens cativam o leitor de uma forma que eu me apeguei a cada um deles.
A história é muito bem desenvolvida, não ficando muito tempo parada. O que achei bom, já que tinha sempre coisas rolando. Ela traduz o significado de um time, do trabalho em equipe.
Como cada livro que leio, esse também foi importante pra mim. Amei conhecer esse mundo e seus personagens. Pena que acabou...
Essa é a prova que livros nacionais são muito bons e valem sim a pena. Guardarei o livro no meu coração.

Iago 12/03/2021

Foi um prazer conhecer Novigrath
A autora Roberta Spindler entrega, com Heróis de Novigrath, uma leitura leve e bastante prazerosa.

Ainda que eu tenha minhas críticas a algumas soluções fáceis jogadas no livro para a resolução do conflito (especialmente a um dos efeitos surpresa do pergaminho), penso que HdN entrega uma trama sem furos e surpreendentemente envolvente.

Sim, o desfecho é previsível, mas a tensão que se cria com os eventos da narrativa me fizeram ficar preso à leitura, movido não somente pela curiosidade, mas também pela energia dos trechos de ação. Aliás, o maior mérito de Roberta Spindler reside nos textos de batalha: sua escrita nos conduz muito bem pelos golpes e poderes que atravessam o campo de batalha, criando um verdadeiro filme em nossas cabeças.

Senti falta, porém, de diálogos mais autênticos, de um texto mais próximo do dia-a-dia nas interações, pois bastava que os personagens conversassem entre si para que eu fosse ligeiramente transportado para fora da aventura.

Por fim, HdN é uma ótima opção de leitura para crianças e adolescentes que adoram games, especialmente do gênero MOBA. Quando o assunto é games, do alto dos meus 27 anos, ainda sou a mesma criança que se empolgava quando colocava um cartucho no Mega Drive para jogar. Talvez seja por isso que HdN tenha me encantado tanto.

Pedro P. R. 13/02/2021

Uma historia simples para entreter qualquer gamer
Em Herois de Novigrath somos apresentados a uma historia simples, mas muito boa. Roberta mostra de maneira fenomenal o mundo dos gamers, principalmente dos jogadores de MOBA como Dota e LoL, onde qualquer um que conheça esse jogos consegue pegar as referencias em qualquer parte da historia.

Os personagens foram muito bem criado e adorei os defeitos de cada um, deixando mais claro suas individualidades e tornando-os cada vez mais humanos para que possamos nos identificar com eles. Roberta aborda de maneira bem sutil temas muito importantes como preconceito que pessoas podem sofrer tanto por seu sexo, opção sexual e nacionalidade no Brasil e no espaço dos jogos como um todo, mas esse não é o foco da historia.

Em HdN a historia é mais do que um jogo virtual disputado entre equipes, é também uma batalha entre o bem e o mal que vai decidir o futuro do mundo.

Se fosse para marcar um ponto negativo na historia (que não é tão negativo assim), seria o uso de termos gamers que podem confundir um leitor que não está acostumado com a área. Esses termos, principalmente no chat dentro do jogo, dão mais naturalidade a historia e cria a imagem do cenário que a autora quer passar, mas se você for alguém que não está acostumado com o linguajar dos jogos, pode ficar um pouco perdido em alguns momentos.

FlaviosParanhos 19/01/2021

Recomendo para jovens adultos
Heróis de Novigrath

Mais um do meu "projeto" de ler nacionais contemporâneos, o livro é sobre um moba,um estilo de jogo onde geralmente dez jogadores se enfrentam, 5 de cada lado, e tem como objetivo chegar a base do inimigo e destruí-la. Nesse moba existem duas facções, os Defensores de Lumnia e os Filhos de Asgorth. Respectivamente um bom e outro mal. Devido a febre mundial do jogo o mundo de Novigrath ganha vida, o lado maligno então organiza um plano onde sugando a energia vital dos seres humanos pretende invadir e dominar a terra. Agora vem minha opinião. Livro muito bem fundamentado na proposta apresentada, a autora sabe do que está falando, não só sabe pelo visto joga muito, os personagens são jovens adultos e um adolescente,bem trabalhados apesar de muito inocentes para brasileiros, mas isso é implicância minha. Não é meu tipo de livro mas é bonito, bem feito, sem enrolação e com um final muito bom. Compraria com certeza para meus sobrinhos ,e acho que é um ótimo ponto de partida para iniciar uns adolescentes no mundo da leitura. Se vc curte jogos, aventuras e tudo ambientado no Brasil eu recomendo.

Shyvver 08/01/2021

Um livro recheado apenas de bom humor!
A história é bem interessante, eu geralmente fico com o pé atrás para livros que tratam sobre jogos e coisas do tipo, pelo, fato de ter um belo histórico de desastres desse tipo, mas Heróis De Novigrath? Com certeza está atualmente na minha pequena biblioteca particular.

Vou entregar os pontos, talvez não seja atraente para o público que não é conectado com jogos virtuais e cooperativos, mas já que esse mesmo público é o que provavelmente deu de cara com esse livro e levou ele para seu conforto sem pensar duas vezes, então não acho que seja necessário citar isso xD.

De resto, é uma narrativa bem humorada, rápida, e fácil de acompanhar, daquelas que você começa no início, e termina no fim de uma tardezinha após uma longa manhã de cansaço, eu recomendo bastante!

Vhaz 03/11/2020

Quero mais livros sobre eSports na minha mesa agora!!!
Eu como um bom amante de eSports e jogador de um lolzinho raiz, não pude não amar esse livro...cara esse livro é basicamente oq todo mundo espera de um time competitivo.
A interação dos personagens é muito boa, o amadurecimento dos mesmos é gritante.
Recomendo pra todos que gostam de uma boa fantasia.
E claro que é leitura obrigatória que assim como eu, tem um amor pelo eSports e quer ver ele crescer muito mais no Brasil e no mundo!