O Dueto Sombrio

O Dueto Sombrio V. E. Schwab

Resenhas - O Dueto Sombrio

Arya4 03/06/2020

O último livro da duologia:dueto sombrio me trouxe um misto de emoções. Foi alegre e me trouxe aquele aperto no peito que sempre acontece quando se despede de uma história tão boa,sabe? Então,vamos em partes.

Kate:houve um amadurecimento dela desde o último livro. No início senti ela mais melancólica,desconfiada e determinada. Mas depois ela se tornou sarcástica e confiante. Queria que tivesse sido explorado mais Os Guardiões e ter inserido eles no decorrer da história invés de ter só esquecido eles.

August:o nosso sunai favorito vive assombrado pelo pensamentos do irmão que conversa com ele e depois de todos os acontecimentos de Melodia Feroz ele ficou mais frio,mais cruel. Parecido com Leo na verdade,o que foi decepcionante. Mas nunca é só preto no branco com esses personagens. É tudo muito complexo para se definir com certeza o que é certo e errado.

"Não era fácil. O mundo era complicado A vida era dura. E,muitas vezes,viver era dolorido."

Em um universo em que muitos humanos são monstros e muitos monstros sabem se fazer de humanos não é fácil definir o que é bem e mal. Bondoso e maldoso. Certo e errado.
Também temos o narrativa do Sloan que eu particularmente adorei. Ele é um bom vilão,mas o final dele poderia ter sido melhor. A mesma coisa da Ilsa e a Kate. Poderia ser melhor. Muito frustrante para ter minha aceitação.

"E agora,finalmente podia parar de fugir. Bastava deixar as trevas entrarem. Bastava deixar o monstro sair.
E foi o que fez"

Não é um final feliz,mas a questão no final é sobre esperança.
A esperança de um mundo onde não é preciso ter medo do escuro.
Esperança para a humanidade.

Jess 23/03/2021

Esse segundo livro foi, definitivamente, melhor do que o primeiro.

A leitura é tão fluida e a escrita da autora sempre me faz imaginar tudo tão perfeitamente... me encanta!

Uma das coisas que eu gostei demais é sobre os monstros serem criados pelas pessoas, por suas ações violentas, a sua maldade. Isso foi genial! Saber que tudo o que você faz tem uma consequência no mundo e que essa consequência pode se tornar um monstro de verdade é assustador. E, mesmo assim, achei que esse universo poderia ter sido mais bem aproveitado e explorado, pois tinha muito potencial.

Gostei muito mais dos personagens nesse livro do que no anterior. Os seus propósitos e lutas individuais são bem trabalhados, principalmente com a Kate. Ela teve muito mais destaque, pois ter um objetivo estabelecido deixou ela mais madura. Ela é uma garota de opinião forte que luta até o fim pra fazer o que acredita que é certo.

O final foi... bom. Mesmo que eu tenha achado tudo um pouco corrido demais, pois foi uma luta muito longa durante todo o livro para tudo ter ocorrido tão rápido no fim, sendo até mesmo fácil. Mesmo com as perdas, achei que foram necessárias e bem a altura dos personagens.

Foi um bom livro, ao todo. Victoria Schwab nunca decepciona.

Bia 12/04/2021minha estante
A Schwab é tudooo, minha autora favorita

deartessagray 12/04/2021minha estante
amei ler essa duologia! quero ler os outros dela

Juju 10/01/2024

Espetacular
Eu nem sei como começar a falar sobre esse livro, eu estava em uma ressaca grande, mas depois que comecei a ler, não dá para parar!!
O livro é incrível, a escrita da autora é maravilhosa e muito fluída, com certeza irei ler mais livros dela, pois me prendeu e cativou demais, sem contar os capítulos, tem uma quantidade boa de páginas e não cansa!!

É o segundo da duologia e me trouxe um misto enorme de emoções e sensações, desde alegria, tristeza, medo e aquele aperto de peito de que ta chegando ao fim. Me despedir e aceitar o final dessa história foi dificil!!
Esse se passa 6 meses depois do primeiro livro e podemos ver que nesse tempo os personagens tiveram um amadurecimento significativo para a história. Kate se tornou uma pessoa que finge ser normal de dia, mas uma vigilante durante noite, caçando aqueles que fizeram sua vida tomar esse rumo. E August passou de um garoto que queria ser normal para o "chefe" do seu esquadrão, assumindo uma posição grande ali no meio. Foi necessário eles se afastarem para poderem evoluir, mas nada se compara quando eles estão juntos, o reencontro ao mesmo tempo que emociona, deixa a desejar, mas acho que nas circunstâncias que estavam, foi o ideal.
Eu gostei demais da ação que os livros tiveram, da dinâmica de cada um estar lutando por seus ideais, e de como o livro foi conduzido entre mocinhos, não tão mocinhos e vilões, foi incrível!!!

O livro como um todo é maravilhoso mas, mesmo assim, ainda existem certas coisas que poderiam ser diferentes na minha opinião, como por exemplo o final, eu chorei, não achava que tomaria esse rumo, mas se a autora achou melhor, então foi (porém não consigo aceitar), e também que por ser a finalização de tudo, algumas páginas a mais fariam muita diferença ali, certas cenas precisavam de mais impacto do que teve, mas de novo isso na minha opinião!!!

Recomendo essa duologia de olhos fechados e com certeza voltarei para visitar ela de novo em algum momento, pois essa merece!!!
Cicin 11/01/2024minha estante
amo demais essa duologia

Juju 12/01/2024minha estante
eu tambémmm, ganhou um espaço no meu coração

Sávio 03/04/2021

Sentirei saudades
Demorei demais a sair da ressaca literária deveria ter apreciado esse livro a tempos.
Não me decepcionou em nada, trouxe o que eu esperava, Alegria, tristeza, morte, vida e esperança. O personagem August foi o que eu mais me apaguei, foi o que teve uma evolução perfeita, mostrou o que esperava dele no primeiro livro, garra e força, mostrou o que realmente ele era, mais ainda com a doçura do August do primeiro livro, satisfeito com tudo. Pena que acaba aqui.

Cida Zientarski 07/08/2022

Os monstros estão à solta
Dueto Sombrio é a conclusão da duologia que se iniciou em Melodia Feroz. Eu não vou mentir, o primeiro livro já tinha me agradado muito, esse me agradou ainda mais. Agora não houve aquele excesso de explicações no começo, vemos como August e Kate estão depois dos eventos do livro anterior. Me surpreendi muito com toda a mudança do August e me causou dor ver como ele tinha se afundado em si mesmo nessa trama, porém, tudo sempre se encaixa nesse universo e era importante para o personagem passar por essa fase para evoluir. Vamos dizer que Veracidade está literalmente por um fio nesse livro e o desespero é tão real que é quase possível senti-lo dentro de você enquanto lê. Amo como a trama aconteceu de uma forma crescente e sufocante com o passar dos fatos e a forma como a escritora foi ousada, sendo completamente honesta com seus personagens e não tendo medo de matar alguns até o final dessa história. Para mim, essa duologia nunca se tratou de um final feliz, mas sim uma crítica maior sobre todo o sistema, no primeiro o sistema criticado era o dos humanos, neste já vemos a crítica em cima do “certo x errado” para todos, incluindo os monstros. E é claro, a escritora não se limitou também, temos um novo monstro nessa trama, muito mais poderoso do que o que já conhecíamos no primeiro livro. Eu indico para todos, tanto o primeiro livro, quando o segundo, entendo que talvez não seja para todos os leitores, já que a escritora não se preocupou de ocupar espaço, e sim contar uma história sem muitos excessos, mas ainda assim é uma história que vai ficar na sua memória.

+14 anos

Quotes:
“Ali, em Prosperidade, Kate tinha encontrado um propósito, um objetivo. Agora, quando se deparava com seu reflexo no espelho, não via uma garota triste, solitária ou perdida. Via uma garota que não tinha medo do escuro.
Uma garota que caçava monstros.
E era muito boa nisso.”

“Todo mundo era feito de sons, e August havia aprendido os dela no dia em que se conheceram.”

“- Não preciso ser invencível - disse August, desvencilhando-se das mãos dele. - Só preciso ser mais forte que os outros.”

"Desde o começo, sabia que não seria uma história feliz. Esperançosa, sim, mas num mundo com lugares como Veracidade até finais esperançosas têm um custo."

rayssa.13 08/08/2022

"? eu sei que dói. então faça a dor valer a pena."
sabe aqueles livros que a cada capítulo a sua curiosidade e o seu interesse vai aumentando? você fica hipnotizado com a história e quando percebe já terminou de ler. isso aconteceu comigo enquanto eu lia essa duologia.

foi o primeiro contato que eu tive com a autora, e pra mim foi um ótimo começo. os dois livros tiveram um ritmo lento no início, mas quando eu chegava a partir dos 30% eu não conseguia parar de ler, a cada final de capítulo eu ficava mais e mais imersa dentro do universo, querendo saber o que iria acontecer a seguir.
o que eu mais gostei é como dava pra trazer algumas coisas pra nossa realidade, toda a questão sobre pessoas boas e más, se perder de si mesmo e se reencontrar, e a fantasia misturada com a distopia de uma forma envolvente.

o final desse livro me pegou. uma coisa que eu não gostei é que pra mim foi um pouco corrido, mas dá pra relevar. não é um final "feliz", mas o esperado para tudo aquilo, e pra mim foi um bom final.

não foi um dos meus livros favoritos da vida, tem alguns pontos fracos, como as cenas de ação e partes que deveriam ser tristes mas que eu não consegui sentir tanto impacto assim, mas é uma história ótima com uma escrita não tão difícil, uma ótima indicação pra quem tá começando a entrar no gênero da fantasia, por exemplo, ou simplesmente pra alguém que quer ler uma fantasia que não é tão complexa.
dêem uma chance a essa duologia!!!
Gabriela 18/08/2022minha estante
Tabom me convenceu de ler , fiquei super curiosa sobre este livro

rayssa.13 18/08/2022minha estante
AAAAA, tomara que vc goste! ?

Gabriela 19/08/2022minha estante
Fé miga... mas sinceramente pelo o que você disse eu tenho quase certeza que vou adorarr , quando eu acabar minhas metas dessas 4 semanas eu começo ler ele, pode deixar !!

Nathy @peculiareslivros 21/02/2022

Schwab rainha
Eu sou apaixonada pela escrita da autora, e apesar de ter achado esse livro não tão incrível quanto o primeiro, com algumas questões que poderiam ter sido melhor desenvolvidas, ainda fico admirada com o andamento que ela deu à trama. Infelizmente não chorei, mas espremeu meu coração ?

Aline Guedes 19/10/2021

Boa leitura
Li A Melodia Feroz já há algum tempo e reli agora para poder relembrar a história e ler O Dueto Sombrio. Posso dizer que continuei gostando dos personagens e do universo.

Na continuação da história muitas coisas me agradaram, e o final teve muito do que eu gostaria que fosse. A leitura valeu a pena. Contudo, fiquei com a sensação de que o universo e os personagens podiam render ainda mais, sem necessariamente escrever novos livros, apenas senti falta de discussões sobre algumas questões.

Tamirez | @resenhandosonhos 30/07/2018

O Dueto Sombrio
A Melodia Feroz foi uma das minhas leituras favoritas de 2017 e, com toda a certeza, a melhor entre os livros da autora que eu já li e, portanto, haviam altas expectativas em cima desse segundo e livro final da história. Aliás, quero ressaltar o quanto a experiência de ler uma duologia é algo diferente, depois que você está tão acostumado a se confrontar com séries enormes dentro do gênero de fantasia. Ao mesmo tempo em que é super interessante histórias mais curtas e saber que o final não vai demorar tanto, é claro que há o aspecto onde as coisas acabam mais rápido e o sentimento se “vazio” que a trama deixa parece mais fugaz.

Ao ver nossos protagonistas se despedirem no primeiro livro, acho que ficou claro pra todos que algo que viríamos a esperar seria o momento onde, de alguma forma, eles voltariam a se encontrar. Aqui, quando somos apresentados à premissa, já logo se supõe que o elo de ligação será esse novo monstro que primeiro se confrontará com Kate. Por si só, esse evento já é algo interessante, pois sugere que o mundo dos monstros também pode ter alguma “evolução ou mutação”, já que estamos lidando com algo fora do padrão já estabelecido. Esse, porém, não é o plot mais importante, apesar de parecer.

Quem ganha maior atenção é a obsessão de Sloan, que agora comanda o lado que antes pertencia à família Harker, e Alice, a malchai que nasceu do ato de violência realizado por Kate no fim de Melodia Feroz. A união desses dois representa um perigo constante, porém previsível, já que sabemos exatamente o que eles querem.

“O luto tinha sua música própria – o som de tantos corações, tantas respirações, tantas pessoas unidas.”

August é, com toda a certeza, o personagem com mais complexidade nesse livro. Ele está lutando com um instinto que lhe atormenta, está no comando de uma unidade e no meio da ação, que era algo que ele desejava, mas é assombrado pelo irmão que fala com ele em sua cabeça. O Sunai, entretanto, vai aprender aqui algumas peculiaridades do seu poder e com isso tentar balancear melhor como ele enxerga a si e aqueles que julga.

Kate começa a narrativa parecendo mais madura, mas depois acaba por voltar a alguns comportamentos impulsivos que já havíamos presenciado. De todo acho que a personagem tem um caminho bem previsível aqui, mesmo que o seu desfecho seja um dos mais interessantes. Fiquei por muito tempo me perguntando porque a autora apresentou também os amigos dela de Prosperidade, se logo depois eles seriam completamente esquecidos dentro da trama. Aliás, várias coisas ficaram sem muita explicação aqui ou sem continuidade, e foi isso que fez com que minha experiência não fosse tão bacana assim.

Pra mim, pelo menos, me pareceu bem claro onde a trama precisava ir do ponto onde ela se inicia, para que alcançássemos um final. Porém, aguardei alguma mudança no caminho ou alguma surpresa para que o rumo da história mudasse ou tivéssemos algo grandioso no fim. Não veio e foi meio frustrante. Alguns personagens terminam exatamente como tinham começado, outros tem o mesmo desfecho do primeiro livro. Todo mundo faz exatamente o que é previsto e o mundo é completamente esquecido, assim como o tal monstro poderoso e diferentão.

Acho que, acima de August ser um personagem muito cativante e Kate ser interessante pela sua configuração, o que sempre chamou a minha atenção nesse livro foi a metáfora da violência criada pela autora para desenvolver o seu mundo fantástico. A cada ato, uma consequência monstruosa. Uma mancha a ser carregada pra sempre por quem fez e também pela sociedade. Vamos encontrar uma solução, um caminho, uma visão de futuro? Não. E vamos ter que lidar com isso, basicamente.

Eu, sinceramente, esperava um pouco mais. Me entristece quando eu vejo que um autor aparentemente esqueceu a maior motivação que tinha por trás de tudo. August nasceu dessa situação, Kate estava diretamente conectada a tudo isso e ambos queriam mudar o mundo em algum ponto e transformar para melhor, porém esse não chega a ser um ponto relevante a ser trabalhado aqui.

Acho que o problema principal da minha experiência foi esperar grandiosidade e aprofundamento, quando na verdade o foco da autora foi solucionar os plots que estavam sobrepostos sobre a trama. Portanto, a dica que eu dou é exatamente dar um low nas expectativas pra poder aproveitar melhor o livro. A quem interessar, no vídeo que está linkado no começo da resenha há uma parte com spoilers onde eu comento mais pontualmente as coisas que me incomodaram ou que achei que deveriam ter sido tratadas de outra forma.

Quanto a escrita, acho que esse foi o livro da autora que eu li com mais rapidez. A história é muito fluida e as páginas vão se devorando automaticamente, porque se cria a necessidade de saber onde tudo aquilo vai dar. Esse é um talento da autora e eu posso dizer que sempre é possível ficar instigado pela proposta que ela trás ou pela forma como escreve, mesmo que nem tudo esteja indo conforme o planejado.

De todo, fico sentida por não ter encontrado algo mais bem explorado, mas sou grata pela experiência com uma trama incrível, que pela sutileza da metáfora nos apresentou algo que conversa muito com a nossa sociedade e as situações de violência que cercam o contexto mundial, trazendo medo e apreensão por todo lado. A duologia Monstros da Violência pode ser uma fantasia com personagens jovens, mas é também um reflexo de como vivemos, com cada ato voltado ao mal gerando algo em consequência.

site: http://resenhandosonhos.com/o-dueto-sombrio-victoria-schwab/

Cami 16/10/2021

Alguns meses depois do último livro nos é apresentado uma Veracidade tomada por monstros, um August que se tornou um líder frio e um tanto cruel, quase seguindo os mesmos passos do falecido irmão, a cidade está em guerra e não são as pessoas do lado sul que estão ganhando.
Já Kate, está Prosperidade, de dia levando uma vida medíocre e ordinária e à noite sendo uma caçadora de monstros.
E em uma dessas caçadas ela encontro um monstro diferente de tudo aquilo que já viu, algo mais assustador, perigoso e poderoso do que se pode imaginar. Ele está indo para Veracidade, ela não pode deixar de se preocupar com a segurança da cidade que um dia já foi seu lar, então em uma sequência de decisões e descobertas bastante ruins, ela parte em uma viagem para avisar a cidade da chegada do monstro e é claro reencontrar seu sunai favorito, August.

Sinceramente eu acho a Victoria um gênio, esse é um dos universos mais maravilhosos que eu já li.
Ela tem uma escrita tão envolvente, não peca em absolutamente nada.
Eu gostei bastante dessa continuação, achei um final interessante, foi um ótimo fechamento, mas deixou algumas pontas soltas (como o fato dos guardiões terem sumido).
A Kate amadureceu bastante nesse livro e eu realmente adoro ela, ela é tão determinada, tão profunda, tão incrível.
O August está um pouco perdido, o Leo tem "falado" com ele e ele não sabe mais quem é, ele está perdido entre ser quem ele precisa ser ou ser aquilo que ele quer ser, mas nunca é só isso, nem tudo é só preto no branco, é só complicado.
As cenas de interação entre Kate e Agust são os motivos da minha felicidade diária, as conversas, os beijos, absolutamente tudo que eles fazem, ver eles juntos me deixa feliz.
Gostei dos capítulos na visão do Sloan, ele é um bom vilão, mas merecia um final melhor.
Gostei muito mais desse do que me primeiro, esse é mais intenso, mais complexo.
Não é um final feliz, é um final esperançoso, um final onde a esperança de não precisar mais ter medo do escuro, um final onde há esperança para todos, onde há esperança pra humanidade.

Carolina Tonglet Monzi 27/01/2022

Dividida
Ainda estou um pouco confusa com relação a este livro.
Li mais devagar que o primeiro, mas ainda assim foi uma leitura fluída. Mas não sei, achei o primeiro mais legal.
Achei interessante a ideia que a autora quis passar sobre o bem e o mau e os diversos tons de cinza no meio disso, mas não achei que ela foi muito clara.
Tentou passar uma mensagem filosófica mas com ideias fracas.
Não sei, eu gostei mas com ressalvas.

Bruna 15/10/2022

Os Monstros estão a Solta
Sloan agora comanda a Cidade Norte e os monstros estão livres para caçar, inclusive Alice, originada do pecado de Kate. Na Cidade Sul a FTF tenta a todo custo proteger aos seus habitantes e aos milhares de refugiados que chegam, fugindo dos monstros. August agora está na frente de batalha, junto a Soro, um novo sunai, mas a batalha é intensa. Enquanto isso, Kate está caçando monstros em Prosperidade, até que um novo monstro, que se alimenta do caos a leva de volta para casa, porém Veracidade está em colapso e o Monstros estão ganhando a guerra.

Caramba é uma palavra que resume bem a continuação e desfecho dessa duologia.

É tão interessante ver o desenvolvimento dos personagens, principalmente Kate e August, tão diferentes de quem eram no primeiro livro. E o surgimento de novos, como Soro, com personalidades e sentimentos tão intrincados e profundos.

Como a própria autora afirma em seus agradecimentos essa não é uma história feliz, mas uma história sobre esperança.
É muito difícil ler essa duologia e não esperar por um final feliz, pois são tantas perdas e sacrifícios por um futuro melhor que queremos ver o bom se tornando realidade.
Mas eu entendo que é um livro pra refletir, sobre nós mesmos, quem somos e atitudes que tomamos, afinal, os monstros são o resultados dos atos hediondos dos seres humanos, nossos atos, e que, no final do dia nem tudo é preto e branco, há matizes, pois ninguém é inteiramente bom ou totalmente mal.

Com certeza essa duologia merece ser conhecia por todos. Foi o meu primeiro contato com a autora, e, valeu muito a pena.

Bookarina 06/09/2021

Fantástico
Final muito satisfatório para essa duologia. Gostei muito dos novos personagens e elementos que a autora trouxe pra esse livro, assim como a evolução dos personagens que já conhecíamos.