Aos dezessete anos

Aos dezessete anos Ava Dellaira

Resenhas - Aos Dezessete Anos

Gabriel Rodrigues 10/04/2020

Sincero e Coerente
Nossa que livro bom de ler, não estava lá esperando muita coisa, talvez porque não é necessariamente o gênero que mais me agrada, mas acabei até surpreendido positivamente pela facilidade de ler esse livro, os personagens são tão reais e bem escritos que são facilmente relacionáveis, acredito que o título não faz justiça ao livro porque ele consegue fugir dos clichês de dramas adolescentes tratando de temas como assédio sexual, relacionamento abusivo, e racismo de uma forma bem sincera e coerente (aliás parte dos lucros do livro são doados para uma causa nobre), nada nesse livro é simplesmente jogado, cada situação conforme é apresentada molda o caráter dos personagens e faz com que as suas atitudes sejam sempre coesas, me peguei várias vezes já sabendo oque iria acontecer não pelo livro ser extremamente previsível, mas porque já imaginava como os personagens iriam se comportar devido as experiências vividas por cada um, outra coisa muito boa é que a autora jamais faz uso de dramalhões ou situações chocantes desnecessárias para surpreender o leitor, tudo é escrito com o objetivo de desenvolver os personagens e a trama.
Nalinha 26/06/2020minha estante
siim, eu não esperava gostar tanto dele, e o final me pegou de um jeito que nossa

JAlia457 27/02/2021minha estante
nossa eu to no chão até agora, por esse final cara

Gabriel Rodrigues 28/02/2021minha estante
Eu adorei esse livro Aninha ?

JAlia457 02/03/2021minha estante
ele é perfeito cara, e toda a construção que a historia tem, eu nunca que iria imaginar esse final, merece muito mais reconhecimento ?

Santos_bd31 02/01/2022minha estante
Eu ganhei ele de presente quando ia completar meus dezessete anos.
Confesso que não dei muita bola, demorei para começar a ler por achar que seria chato e clichê, mas me surpreendeu demais... Uma das minhas leituras preferidas.

Gabriel Rodrigues 03/01/2023minha estante
Nossa que legal Andressa, adorei.

Luzimara.Santos 17/04/2021

Muito bom!!
Amei o primeiro livro da escritora então comprei esse logo que lançou, demorei muito para ler, acho que com medo de não gostar. Ele me surpreendeu, é uma história linda, emocionante e de partir o coração.

moonchildsz 04/06/2023

Livro muito bom que te prende bastante! quando comecei pensei q ia gostar mais das partes da filha mas as partes da mãe dela são bem mais interessantes!!
muito triste e real o final :(

Rafael 04/07/2020

"Todo mundo tem um universo inteiro dentro de si.".
IG: @crushforbooks

"Cartas de Amor aos Mortos" é um dos meus livros favoritos, por isso fiquei muito ansioso quando Ava Dellaira anunciou esse novo livro. E ao finalizar a leitura, comprovei o quanto ele é tão bom quanto seu primeiro.

Me encantei profundamente com Marilyn e Angie. Aos poucos, as peças da história vão se encaixando e esse sentimento pelas duas cresce, principalmente por Marilyn, que teve as partes mais interessantes da história e me deixava ansioso por seus capítulos, para descobrir o porquê de seu término com James. Ainda assim, as de Angie e sua saga para se descobrir no mundo também foram ótimas e bem desenvolvidas.

A escrita de Ava Dellaira continua sensível e envolvente. Além disso, temos diversas questões importantes discutidas na história, em especial o racismo — o que foi ainda mais forte para mim, por lê-lo em Junho, durante todos os protestos contra violência racial —, devido ao romance inter-racial entre Marilyn e James em plenos anos 90. E apesar de ser um livro delicado, esses momentos são reais e crus, iguais à realidade e nos deixando sem palavras.

"Aos Dezessete Anos" é uma linda história sobre autoconhecimento, perdão e segundas chances — para si mesmo e para as pessoas ao redor. São quase 500 páginas, mas que nem parecem 200, devido a fluidez da leitura. Quem gostou de "Cartas de Amor aos Mortos", com certeza irá amar este. Não vejo a hora de ler futuras obras de Ava.

PS: O livro possui gatilho para tentativa de estupro, em uma rápida cena. Não é nada gráfico, mas acho importante ressaltar.

Criss 20/07/2021

Amei.
Nossa esse livro me encantou, eu amei. Tava muito ansiosa e queria saber se o pai dela morreu ou não, óbvio que não vou dizer aqui, mas recomendo muito o livro. Chorei e fiquei apaixonada com o romance.
Maria.Eduarda 20/07/2021minha estante
aaa que saudade! deu vontade de reler ?

Criss 20/07/2021minha estante
eu vou reler depois, pq amei a Marilyn. ?

Queria Estar Lendo 26/06/2018

Resenha: Aos Dezessete Anos
Aos Dezessete Anos, segundo livro da Ava Dellaira - publicado por aqui e cedido em parceria pela editora Seguinte - é uma trama atemporal sobre amadurecimento, as nossas raízes e tudo aquilo que nos transforma em quem somos.

Aos Dezessete Anos se divide em dois pontos de vista, o de Marilyn, no fim dos anos 90, e o de Angie, em 2016, dessa forma, Ava Dellaira conta a história de mãe e filha aos dezessete anos, desenvolvendo a história aos poucos.

Nos anos 90, tudo que Marilyn queria era ir para a faculdade, quando finalmente poderia ser dona de si e abandonar os sonhos de fama que sua criou para ela. Nos anos 2000, Angie busca suas origens, sendo filha de uma mulher branca com um homem negro, ela sempre se sentiu deslocada, sem pertencer a lugar nenhum, e agora está determinada a encontrar suas origens.

"O curioso sobre a beleza, James escreve, é que de nenhuma forma sua presença nega a verdade do sofrimento, da injustiça, da dor, mas de toda forma ela se ergue em seu próprio direito, em sua própria verdade."

Como sempre, Ava Dellaira me pegou pela mão e me levou por uma história emocionante, tocante e bastante real. A forma como ela injeta emoção nas palavras, como ela consegue criar passagens tão emotivas, mesmo com uma narrativa bastante direta e simples, é apaixonante e lindo e me faz sentir lendo uma obra de arte, honestamente.

Me peguei sentindo tanto com a Angie, a Marilyn e o James, como senti ao ler as cartas da Laurel em Cartas de Amor aos Mortos. Fico muito feliz de ter pego esse livro. As vezes eu tenho medo de ler livros novos dos meus autores preferidos, porque a decepção pode ser real, mas a Ava manteve o padrão maravilhoso que estabeleceu para si mesma.

Angie foi uma personagem interessante. Não foi a minha preferida, mas definitivamente um ponto de vista que valeu a pena ser explorado e apresentado. Os sentimentos dela, sobre se sentir inadequada e sem um lugar para si, é algo que faz com que a gente se identifique, mesmo que não passe pelos mesmos problemas que ela. E o fato de acompanhar a história dos pais dela pelo ponto de vista de Marilyn, e depois chegar no dela e todos os sentimentos que ela tem sobre a mãe, a saudade que sente do pai que não conheceu e a pressão de ser tudo que a mãe tem, tudo isso transformou o ponto de vista dela em algo forte e identificável.

"O mundo está errado. Você não pode esquecer o passado. Ele está enterrado dentro de você: ele transformou sua carne em seu próprio armário."

Já a Marilyn e o James adicionaram a "realidade" da narrativa. Eles tinham tantos sonhos, tantos desejos, tantos planos, e ver como o futuro tratou eles foi desolador, ao mesmo tempo em que nos deixa com aquela sensação de realismo. A vida não é perfeita e nem sempre acabamos nos tornando as pessoas que achamos que seriamos aos dezessete anos, e ver isso tão claramente no papel foi um pouco devastador e triste.

É aquela coisa onde o vilão da história é a vida, porque não existe nada mais trágico na nossa história do que a própria vida.

"Ela não sabe quanto tempo vai ter, mas, agora, está aqui, entre os vivos. Consciente e respirando. Desperta, num mundo violento e marcado por horrores imagináveis, crueldade e bondade, maravilhas e muito amor."

Eu também amei muitíssimo a capa que a Editora Seguinte preparou para o livro, tem vários elementos importantes para a história e ficou com uma cara muito jovem e gostosa - meu amor por ela também pode ser porque eu realmente não curti a capa americana. Mas eu gostaria que tivessem mantido o título original, In Search of Us, que realmente fala muito sobre a história. No mais, a diagramação está bonita, delicada e bem dividida.

Aos Dezessete Anos é um livro com uma história dura, real, bonita e triste em partes iguais, e que me deixou completamente apaixonada por seus personagens e por sua profundidade. Uma história delicada sobre encontrar suas raízes e definir seu futuro. Amei muito e super recomendo para todos os fãs de YA, especialmente aqueles que gostam de uma pegada mais madura.

site: http://www.queriaestarlendo.com.br/2018/06/resenha-aos-dezessete-anos.html

mahvargas 23/09/2021

Beija-flor, Los Angeles e Fotografia.
Sou apaixonada na escrita da Ava e, como já previsto, eu amei essa história.

É incrível como ela consegue mostrar que cada pessoa tem sua própria vida e seus problemas individuais.

E eu amei esse contexto de indecisão acadêmica tbm, pq eu me identifiquei dms ?.

Foi cada trecho mais lindo q o outro. E muito triste. Muito mesmo. Eu desabei?

Não podia deixar de dizer que a Ava é espetacular com gostos musicais!!!

bia0:0 24/07/2023

Sincero e doloroso
Olá, estou de volta. E sinceramente? Que livro incrível!!!! Por mais que eu não tenha o lido aos meus dezessete anos, eu adorei ele!!
O primeiro ponto desse livro é a escrita. Sério, eu adorei, achei até um pouco sensível, digamos assim(de forma positiva). É uma escrita ótima, que me prendeu a história e que por mais que não tivesse acontecendo nada "grandioso" ainda sim me prendeu e eu não queria parar de lê.
Confesso que quando cheguei na metade do livro e não tinha acontecido algo grande, eu comecei a achar que os acontecimentos seriam tudo de uma vez e que seriam resolvidos em pouquíssimo tempo, o que, digamos, foi um pouco assim, mas que fez total sentido pra história, o que não fez que o final fosse acelerado ou simplesmente jogado e artificial.
E não posso falar desse livro sem falar das personagens.E que personagens não é mesmo?! Juro, elas são incríveis!!!! O desenvolvimento delas, a paixão da Marilyn e do James, a paixão da Marilyn pela fotografia que é algo que eu me identifiquei pra caramba, as questões da Angie com sua cor. É tudo tão... sincero e real. Crescer ouvindo que você não é filha da sua mãe só por serem de cores diferentes é de arrasar o coração, sei disso.Não há nenhum tipo de romantização em cima o que torna o livro melhor ainda.
Chorei no plot twist, saber que tudo aquilo ainda acontece hoje em dia me enoja e me entristece ao mesmo tempo. O racismo foi muito bem abordado, tanto na questão da violência quanto na questão mental.
O livro é todo maravilhoso, eu adorei. Seria melhor ter lido com 17 anos? Talvez, nunca saberei. O final também, nossa, fiquei emocionada com ele. Passei o resto do dia pensando nesse livro. Recomendo demais!! Até a próxima.

Kayron.Kaic 02/11/2023

Crescer é algo que continua acontecendo?
Eu comprei esse livro só pelo fato de que quem o escreveu foi a Ava Dellaira, escritora de ?Carta de amor aos mortos? que foi uma das melhores leituras que fiz de um livro adolescente (já o li à exaustão rsrs), mas confesso que estava sem muita esperança para ?Aos dezessete anos?.
Apesar de, para mim, não ser tao bom quanto o outro, (talvez por não estar lendo na minha adolescência) mas há que se admitir a capacidade da Ava Dellaira de prender o seu leitor.
Não simpatizei tanto com as partes mais contemporâneas da obra, nem muito com a Angie, mas as partes com foco narrativo na Marilyn são primorosas. Acho que a Marilyn é a melhor personagem feminina que a Dellaira já criou.
A paixão da Marilyn pela fotografia, seus conflitos com a mãe, seu amor por James, são descritos com maestria. Tornando tudo muito genuíno.
Foi uma boa leitura!
Ana Ramos 02/11/2023minha estante
Fiquei com vontade de ler

Kayron.Kaic 02/11/2023minha estante
Vale muito a pena!

Nalinha 26/06/2020

não esperava gostar tanto desse livro, a cada capítulo o livro ficava mais envolvente e me deixava com mais vontade de ler, o jeito que ele fala de representatividade é simplesmente perfeito e o final fez tudo ficar melhor

Glauxx 14/05/2023

Uou
Okay, foi um ótimo livro.
Mas é muito confundivel presente e passado, me perdi algumas vezes.
A leitura é ótima e rápida, leve
Mas não sei por quê, mas eu esperava um pouco mais.
Esse foi meu primeiro contato com a autora e amei ela do começo ao fim, o jeito dela de escrever e narrar cada fato foi algo incrível.
Achei muito triste oq aconteceu com ele (hehe, se preparem) ele nn tinha culpa de nada pra morrer daquele jeito. (Quem será?).
O fim foi perfeitinho, sério

Jake 07/04/2020

Um dos melhores livros que já li esse ano. Ele te prende. Recomendo.

danda 28/04/2022

Um drama juvenil.No começo achei meio bolinho,mas no final alinhou,gostei.Consegui sentir veracidade na história,essa que poderia acontecer com qualquer um de nós. A narrativa é feita personagens principais,no presente e passado.

liaramoss 05/11/2021

fotografias e memórias.
uma história sobre família, saudade, segredos e entendimento sobre si mesmo. com capítulos intercalados entre os anos 90 e a atualidade, aos dezessete anos emociona com a história de marylin e angie, mãe e filha, respectivamente, entrelaçando suas vidas até chegar onde estão.

a autora escreve incrivelmente bem, a leitura é um pouco densa, algumas coisas poderiam não ter entrado do livro, alguns diálogos fracos, mas a narrativa por completa é emocionante. me lembrou um pouco de "as três partes de grace", não sei porquê. as personagens principais são cativantes, mas o restante não tenho muitas opiniões, são mornos.

uma história sobre (re)encontrar o amor em familia, admitir erros e se conhecer. angie e marylin tem uma vivência inspiradora, adorei conhecê-las.

malu 01/05/2021

Aos dezessete anos
UAU, foi o melhor livro que eu li em 2020!

Aos dezessete anos tem uma leitura leve e muito envolvente. Você se apaixona pela Ava e sente todas as dores, indecisões e emoções que ele sente.

Além de Marilyn que com certeza tem seu lugarzinho no céu por tudo que passou nessa vida.

Recomendo demais a leitura do livro, além de abrir mais a minha mente sobre a questão do racismo, me emocionou muito as duas histórias de amor que o livro retrata.