Minha Noite no Século XX e Outros Pequenos Avanços

Minha Noite no Século XX e Outros Pequenos Avanços Kazuo Ishiguro

Resenhas - Minha Noite no Século XX e Outros Pequenos Avanços

edu basílio 30/09/2020

a humildade dos grandes | a grandeza dos humildes

após ler mais da metade dos romances de kazuo (4 dos 7 até então publicados), ficou para mim claro que ele é um escritor não apenas muito talentoso, como também uma alma de grande sutileza e sensibilidade.

"minha noite no século vinte e outros pequenos avanços" é o discurso que ele proferiu na ocasião do recebimento de seu prêmio nobel de literatura, em dezembro de 2017, e é perfeitamente coerente com o homem que esperamos por detrás de romances tão bonitos e potentes. trata-se um discurso lindamente equilibrado:
contido sem ser travado.
elegante, mas despido de pedantismo.
sucinto, porém com grande densidade reflexiva e emocional.
após falar de sua juventude e de sua construção (e de sua reinvenção contínua!) como escritor, kazuo finaliza com seu desejo de saber como ajudar as novas gerações de escritores a fazer algo de bom pelo mundo.

um prazer genuíno, ainda que efêmero, ter lido este discurso :-) prazer maior terei quando tiver terminado de ler os demais livros do autor -- inclusive "klara and the sun", primeiro livro dele após o nobel, que será lançado em março de 2021. torço para que a tradução e a publicação no brasil não demorem!

Evy 15/05/2021

"Histórias podem entreter, às vezes podem ensinar ou defender um argumento. Mas, para mim, o essencial é que comuniquem sentimentos".

Comprei esse livro imaginando que seria uma das belas histórias de Kazuo, embora eu só tenha lido uma "Não me Abandone Jamais" pela qual fiquei irremediavelmente apaixonada, porém acabei me deparando com o seu discurso do Prêmio Nobel, recebido com merecimento em 2017. Ishiguro nasceu em Nagasaki, Japão e mudou-se para a inglatera aos 5 anos. Suas obras de ficção lhe renderam muitos prêmios e ele foi traduzido para mais de cinquenta línguas.

Sua narrativa é super envolvente e despretensiosa, qualidade pela qual ficou conhecido, e é um dos autores que eu leria até a lista de compras se vazasse na internet. Já era apaixonada por ele só de ter lido um de seus livros, mas depois de conhecer um pouco mais sobre sua história e conhecer sua visão da literatura, me apaixonei ainda mais. Neste pequeno livro, lindamente encadernado pela Companhia das Letras, Ishiguro vai nos revelar detalhes da concepção de algumas de suas histórias, de seus personagens e quais foram as suas influências literárias e musicais.

Apesar de estar nos contando sobre sua vida, sua narrativa tece também um cenário do século vinte, fazendo visitas ao Japão da infância do autora através de lembranças desta terra que levou anos para voltar, e até uma visita a Auschwitz. Este discurso, faz uma importante reflexão sobre a memória e a necessidade e dever de preservar o passado. E a essencial e difícil tarefa de tentar construir um bom futuro.

O discurso termina com um comovente apelo pelos direitos e liberdades individuais, atacando o racismo, o conservadorismo e afirmando a necessidade de não nos limitarmos a uma única visão de mundo, a uma única história, que vai de encontro ao que também acredito e que a palestra de Chimamanda me abriu os olhos. Uma leitura rápida, deliciosa e necessária.

Super recomendo!!!

Wolf1 10/02/2020

Que viagem
Eu já tinha uma vontade enorme se conhecer alguma coisa sobre esse autor, e então porque não começar por um discurso dele e ver como ele pensa o mundo de uma forma mais direta.
Foi o que fiz e fiquei muito impressionado.
Com toda certeza lerei mais coisas sobre o autor

Diego Almeida @diegoalmeida999 21/04/2021

Me fez pensar sobre coisas que já escrevi e ninguém leu
Achei um livro gostoso de ler, rápido e simples. Do jeito que estava precisando para relaxar a mente mas exercitar ao mesmo tempo a capacidade reflexiva. Neste caso acabei recebendo um ânimo até mesmo para reavaliar coisas que tenho salvas e ideias de projetos que tenho engavetados. Tem momentos que é bom pegar um livro da estante e não questionar o motivo de ler justamente aquele no exato momento, posso dizer que curti a experiência e fiquei mais empolgado para ler os livros deste autor.

Lusia.Nicolino 24/02/2022

Experimente ler Ishiguro!
Ishiguro recebeu o prêmio Nobel em 2017. Minha noite no século vinte é baseado no discurso que fez ao receber o prêmio. Para um escritor de língua inglesa nascido no Japão, foi um excelente momento para contar-nos sua história, sua trajetória, o impacto que a literatura – principalmente Proust com Em busca do tempo perdido – teve em sua formação. Passado, presente e futuro fazem parte desse momento de reflexão. Leitura rápida, que nos ajuda a compor a imagem de um dos maiores escritores do século XX.

Quote: "Existem indústrias grandes e glamorosas construídas ao redor das narrativas; a indústria do livro, a indústria do cinema, a indústria da televisão, a indústria do teatro. Mas, ao final, as narrativas são sobre uma pessoa dizendo para a outra: é assim que eu sinto. Você entende o que eu estou dizendo? Também sente assim?"

Moreno 30/09/2020

Tão bom pra conhecer o autor de fato
Eu conheci algumas obras de Ishiguro, mas nunca passou disso, e ler esse pequeno livro que contem um discurso que deve ter sido muito significativo na vida dele, foi ótimo e de muita importancia para conhecer um pouco mais sobre o autor por trás das obras, e me surpreendi com o quão perspicaz e mente aberta ele é, mesmo que saiba que suas obras não tenham abrangido temas que hoje são considerados relevantes (como as formas de inclusão, como ele coloca), acha importante que a literatura se apresente dessa forma nas próximas gerações, ele mesmo parece ter sido alguém que ao perceber em que pé o mundo se encontrava, se chocou, e isso humaniza muito um autor; vale a pena para conhecer alguém de forma breve, ainda mais esse autor.

Rejane Melo 24/02/2022

...
Gosto muito desses livros que são transcrições de discursos memoráveis. E Kazuo Ishiguro não decepciona.

Odyle 16/10/2018

Vamos em frente!
Ler o discurso dele nesse momento que estamos vivendo para mim foi especial, porque tanto ele fala da vida dele desde muito jovem quando começou a escrever, como se posiciona politicamente contra a onda fascista que ressurge agora no mundo. Acaba invocando novos autores a lutar contra, encontrando novas maneiras de transmitir aos mais jovens esse espírito de resistência. Amei.

Beatriz3345 17/12/2018

O discurso de autor ao ganhar o Nobel em 2017. A frase que define o livro inteiro, na minha opinião é:
"Histórias podem entreter, ás vezes podem ensinar ou defender um argumento. Mas, para mim, é essencial que comuniquem sentimentos."
-Kasuo Ishiguro em "Minha noite no século vinte e outros pequenos avanços"

Camila Kobayashi 30/05/2021

Conhecendo a escrita e um pouco do Kazuo Ishiguro
Eu compreendo muito bem quando o autor se refere a identidade, pertencimento a seu país de origem e ascendência cultural mista. Como também morar em um país sendo estrangeiro e não imigrante. Pois já fui uma imigrante, hoje busco minha identidade e conhecer melhor minhas origens.
Ainda não li outras obras, mas notei seu valor nessas 57 páginas, um pouco sobre suas origens, sua passagem como escritor, sua visão e reflexão do mundo e o que deseja ao mundo.
Seu país de origem, sua família japonês que ensinou tradições e manteve estilo de vida japonês, sua vida humilde refletindo o que ocorria na época, cada revolução que repercutia no mundo e os avanços tecnológico, junto com seu vasto conhecimento, experiência de vida valorização a cultura (cinema, arte, música e literatura), tornou um escritor renomado, respeitável e digno de um prêmio Nobel. Retrata também seus avanços e a busca para ser um bom escritor transmitindo sua essência através de palavras em forma de histórias.

"Histórias podem entreter, às vezes podem ensinar ou defender um argumento. Mas para mim, o essencial é que comuniquem os sentimentos. Que apelem ao que compartilhamos como seres humanos, atravessando divisões e fronteiras."
Sua preocupação de não pertencesse a essa geração, as mudanças que surgiram, e que ainda enfrentam esse mundo. Seu desejo de valorizar, quanto a prêmio Nobel, escritores de novas gerações e diversificar, como disse: "Se temos um papel a exercer neste futuro incerto, se quisermos receber o melhor dos escritores de hoje e de amanhã, acredito que precisamos nos diversificar.
Referindo explorar culturas literárias ainda desconhecidas. E não estabelecer definições concretas quanto o que é uma boa literatura, de manter mente aberta quanto ao gênero e a forma. É buscar novas visões, e ainda disse: "A boa escrita e a boa leitura romperão barreiras."
Então sem dúvidas , Kazuo Ishiguro é um grande escritor, espero ler outras obras. E ainda tem muito o que contribuir para o mundo.

.Igor 20/10/2020

Esse livro curto traz o discurso que Kazuo Ishiguro fez ao receber o Nobel de Literatura em 2017. De forma bem humorada e crítica, Ishiguro faz uma breve análise da sua vida como escritor, dando uma verdadeira aula enquanto comenta sobre os rumos nebulosos que o mundo contemporâneo tem tomado.
Apesar de ser uma leitura rápida, ela deixa um impacto bastante significativo no leitor. Definitivamente vale à pena ler e reler várias vezes!

Gustavo.Jaccottet 12/04/2021

A busca por novelas tridimensionais
Relato autobiográfico da história do autor de Never let me go e Vestígios do Dia como um novelista em busca de uma obra ?tridimensional?, algo que ainda não havia encontrado em ?Vestígios do Dia?, mas que se torna possível em ?Never let me go?. Sua adoração pelo Caminho de Swan e forma de como Proust coloca os seus personagens fomentou a relação entre Kathy, Ruth e Tommy em ?Never let me go?. Além disso faz um arrazoado sobre a sua carreira estudantil nas proximidades de Norfolk, de seu período em busca de inspiração (com a música Ruby?s Arms sendo ouvida em looping) e do seu crescimento pessoal e intelectual ao longo dos anos, levando-o ao Prêmio Nobel da Literatura.

Bia 30/01/2022

Uma lição para escritores e leitores
Em seu discurso de premiação do prêmio Nobel de literatura em 2017 Kazuo Ishiguro nos faz pensar sobre o passado, o presente e o futuro de todos nós. De forma sensível mostra sua trajetória como escrito e nos brinda com uma reflexão aos futuros escritores e também por que não, futuros leitores.

Faluz 19/01/2024

Minha Noite no Século XX e outros pequenos avanços. - Kazuo Ishiguro
Esse é o discurso de Kazuo Ishiguro quando ganhou o Prêmio Nobel e o leu em Estocolmo em 07 de dezembro de 2017.
"Histórias podem entreter, `as vezes podem ensinar ou defender um argumento. Mas, para mim, o essencial é que comuniquem sentimentos. Que apelem ao que compartilhamos como seres humanos, atravessando divisões e fronteiras."
Expectativas de um escritor que escrevendo a vida toda percebe a importância dos relacionamentos em todas as esferas da vida humana. Um humanista.