Presumed Innocent

Presumed Innocent Scott Turrow

Resenhas - Presumed Innocent

Gigi.the.reader 25/11/2023

Um bom suspense curtinho em inglês britânico
Adorei esse livro, o plot é bom e o final é imprevisível. Recomendo como uma leitura rápida para treinar o inglês.

Matheus P. 14/07/2013

Um dos melhores livros que já li
Estava preso à leitura de histórias de detetive (em sua maioria, de Agatha Christie) há um bom tempo. Meio com um pé atrás, resolvi ler um thriller jurídico. Eu não tinha grande esperança de encontrar uma história muito envolvente, e sim um livro entediante e cheio de termos técnicos. Ignorância minha por nunca ter lido nada do gênero antes, ou nenhum livro do sagaz Scott Turrow.

No início, porém, o livro não me convenceu. A história se desenrola com lentidão na primeira parte. Isso é porque Turrow explora cada personagem em profundidade, e, mesmo que pouca ação aconteça, criamos empatia pela maioria dos personagens e queremos saber sobre seu futuro. "Raymond irá vencer a eleição?"; "A investigação de Rusty irá levar ao assassino de Carolyn Polhemus" e "Como o relacionamento de Rusty e Carolyn terminará?" (o autor, inteligentemente, revela aos poucos sobre como se desenvolveu o namoro deles através de flashbacks).

Até que a história culmina no julgamento de Rusty, acusado pelo assassinato da amante. Depois disso, é impossível largar o livro de Turrow. Já estava familiarizado com cada personagem, como se eu os conhecesse há anos; e agora finalmente eles se confrontavam e o suspense aumentava num excelente ritmo a cada página. A história aqui, em oposição ao início, corre. Não há nenhum (ou muitos) termos técnicos de Direito como eu esperava (lendo a versão original, eu teria ainda mais dificuldade se houvesse).

E um brinde: temos, como nas histórias de detetive, um final digno dela; Agatha Christie. Obra fascinante, com certeza irei ler mais Scott Turrow.