Ifigênia entre os Tauros

Ifigênia entre os Tauros Eurípides

Resenhas - Ifigênia entre os Tauros

Feliky 09/06/2024

Uma boa peça
Peguei uma edição portuguesa porque, infelizmente, as fontes antigas de mitologias tendem a faltar em traduções no Brasil. Até então tinha lido as obras encontradas aqui, mas já imaginava que em algum momento teria esse problema (por exemplo, não pude deixar de notar que não vi tradução comentada de todas as odes de Píndaro e nem vi sinal da Pós-Homérica de Quintus...). Felizmente, as diferenças entre o pt-br e o pt-pt não ficaram tão aparentes aqui, com exceção de quando Orestes chama Ifigênia de rapariga. Fora isso, são coisas bobas como diferenças de acentuação. Realmente não incomoda.

Essa edição tem alguns textos antes da peça em si que visam contextualizar a obra, que eu achei interessante e fiquei contente em ver que finalmente alguém se importou em apontar de quais fontes mitológicas é a versão do mito. É muito comum ter explicações, sejam introdutórias ou nas notas, de coisas tipo "isso diz respeito ao mito x, que conta sobre como y....", mas sem falar qual é a referência do tradutor para essa explicação. Aqui não, aqui diz mesmo está na parte Y de Argonautica, está na em tal parte de Fábulas de Higino, está em tararara de Suplicantes de Ésquilo, etc etc.

Quanto à peça, acontece de novo o típico ideal grego civilizado x estrangeiros bárbaros, o que não é novidade se tratando da Grécia Antiga. Mas não pude deixar de achar interessante que nas duas peças em que a heroína era Ifigênia o assunto era esse (em Ifigênia em Áulis, ela faz um discurso sobre troianos serem escravos por natureza e os gregos serem livres) e eu me pergunto se é algo da personagem em si, que como heroína tem como característica ser extremamente patriótica, ou se é uma escolha de Eurípides, já que as duas peças que li são dele. Enfim, é uma boa peça. Ifigênia é uma personagem feminina interessante e com personalidade, Orestes é simpatizável e Pílades finalmente tem alguma atenção (nas outras peças que li, ele tinha menos foco). A temática sobre os diferentes cultos a Artémis também é legal.