Dragões da Noite de Inverno

Tracy Hickman

Resenhas - Dragões da Noite de Inverno

Fabio Pedreira 11/02/2021

Dragões da Noite de Inverno
Fala pessoal, depois de ter lido o primeiro volume da série Dragonlance ano passado, eu precisava dar continuidade a ela. Então fui correndo ler o segundo assim que tive chance. E novamente ela não me decepcionou.

Vamos a uma parte da sinopse:

“Os servos de Takhisis, a Rainha dos Dragões, voltaram ao mundo. Frente a esta ameaça, os povos de todos os reinos se preparam para lutar por seus lares, por sua liberdade e por suas vidas. Mas as raças estão há muito tempo divididas por ódio e preconceito. Conflitos entre cavaleiros humanos e guardiões elfos surgem por todos os lados e a batalha parece estar perdida antes mesmo de começar.”

Pois bem, como podem ver, a guerra que começou no primeiro volume, só se alastrou, mas os povos, em vez de se juntarem para combatê-la, acabam brigando entre si. Essa guerra acaba provocando a separação do próprio grupo - não por vontade própria, mas por circunstâncias que eles não podem controlar - e fazendo com que cada grupo acabe com um objetivo em comum, porém, em locais diferentes, e cada um enfrentando seus próprios perigos.

No meio desse caminho novos personagens vão aparecer, e velhos também. Uma das vantagens e desvantagens da série Dragonlance para mim são os personagens. Eles são muito variados e cada um deles carregam o peso de um passado. Todos eles têm uma história para contar. O fato de serem de raças diferentes ligado à construção de mundo impecável da série, faz com que as possibilidades de história de cada um sejam infinitamente interessantes.

Isso é um lado positivo. Todos são bem construídos e apesar da quantidade enorme de personagens, todos eles tem seu devido “tempo de tela”, não deixando nenhum ser negligenciado. Claro, que dependendo da situação, um sempre acaba se destacando sobre o outro, todavia, mais cedo ou mais tarde os outros vão ter seu momento de importância.

Só que tem uma desvantagem… por mais contraditório que seja, às vezes fico com a sensação de que a história é e não é desenvolvida como deveria ser. Talvez o mais correto seja dizer que ela tem o desenvolvimento, mas tem um potencial enorme para que fosse muito mais desenvolvido, passando a ideia de que algumas situações acabam sendo corridas.

Mas isso não tira a diversão do livro e ele continua cheio de ação e de emoção. Aliás, esse tem partes bem tristes, com um final que te deixa lamentando certos acontecimentos. Plot Twist também tem alguns casos, um deles sendo bem impressionante. E além das partes de ação, como a própria sinopse fala, a história trabalha casos de preconceitos, e como as raças acabam brigando entre si em vez de se unirem. Isso é bem interessante, mas tenho que dizer… nunca odiei tanto elfos como nessa série.

Tirando isso, Dragões da noite do inverno é uma excelente leitura, que vale a pena ser lido. A edição continua perfeita, apesar de ainda existir erros de revisão, mas felizmente em um nível bem menor que o primeiro volume. Agora pretendo ler o terceiro livro nesse mês e em breve trago a resenha. Aguardem!

Laertte 29/07/2021

Dragões da noite de inverno
Talvez o maior problema do livro seja a história um pouco rasa, sinto falta de entender de onde vieram os dragões e a tal rainha das trevas, gostaria de conhecer melhor o passado dos personagens, que ao meu ver é o ponto alto da história. Tás e Flint fazem uma dupla excelente, juntamente com Laurana e Sturn. Os dilemas enfrentados por Tanis também são interessantes.
Veremos se o livro 3 revela mais informações dos outros personagens, principalmente Rastlin.

duds 02/06/2022

Ainda melhor que o primeiro livro, há personagens que crescem nesse livro e ainda tem todo o gosto de um jogo de RPG. Só não é 5 estrelas por causa dessa tradução terrível.

Dai 28/09/2022

já tinha gostado do primeiro livro, mas achei esse bem melhor!

há muito desenvolvimento dos personagens, uma história que te prende e algumas reviravoltas, além de um final muito emocionante.

Triade 07/10/2009

O que tava bom, melhora
Quando comecei ler o segundo livro, não acreditava muito que ele continuaria tão profundo, mas a obra me fascinou mais ainda.
O grupo tem várias reviravoltas, e personagens que eu odiava, comecei a admirar, e os que admirava... bom, não vo contar porque odeio "spoiler".
Mas ja lhe digo que depois da morte de Aerith do Final Fantasy VII, a morte de uns dos personagens do grupo nesse livro foi suficiente para me deixar extremamente emocionado.

Fabio 06/11/2012

Ápice das Crônicas.
Então a trilogia chega eu seu ponto mais alto. O auge da proposta da Weis e do Hickman. Tudo muda agora e a guerra se torna mais global, fazendo que os aventureiros se separem. Agora temos gnomos e suas incríveis, e nem sempre funcionais, invenções. Na mesma forma que as hostes do mal avançam e vencem sobre Ansalon os heróis têm seus feitos ainda mais lendários. Uma nova, ou antiga, inimiga é apresentada, tornando a vida dos companheiros ainda mais difícil. Ponto forte da trama são os Cavaleiros de Solamnia principalmente a figura de Sturm Montante Luzente e o livro, se for de alguém, com certeza é dele. Final espetacular e ponto mais forte de todas as Crônicas.

Isadora 03/08/2010

Muito bom!
Achei o livro dinâmico e isso me agradou... Apesar de que, em certos momentos, a ocorrência de uma mudança na narrativa irritava. (Provavelmente, aquele lado da história estava bom demais para ser "cortado", hehe).

Muitas emoções nesse livro e surpresas também (além de alguns acessos de raiva)...

Por ter envolvido tantas personagens, senti falta do foco no grupo de amigos principal, como foi no primeiro livro; no entanto, digo que este volume não deixa a desejar em relação ao anterior.

=)

Felipe M. 09/01/2023

Profundidade de Personagens e Cenário
Dragões da Noite de Inverno é o segundo livro da saga famosa de Dragonlance. Se você não leu o primeiro volume, é fortemente recomendado que leia-o antes de ingressar nesta aventura.

Neste segundo volume, nos continuamos acompanhando a saga através da visão dos mesmos personagens, porém com a adição de alguns novos em momentos específicos. Os autores conseguiram de forma muito eficiente dar profundidade a cada um dos personagens, trazendo seus backgrounds, conflitos internos e disputas; tudo isto atrelado a história principal. Fica evidente aqui a melhora na escrita dos autores, principalmente no que diz respeito ao desenvolvimento dos personagens.

Outro ponto que gostei bastante foi a exploração do cenário. Sem dar muitos spoilers, em um momento o grupo de heróis teve que dividir-se em dois grandes grupos, e o livro se passa sobe a visão desses dois núcleos. Foi uma alternativa interessante para conhecermos mais deste vasto continente de Ansalon, e dar prosseguimento a trama, sem ficar cansativo. Locais diversos, muito bem detalhados sem uso exagerado de recursos como infodumping; muito pelo contrário, os locais visitados pelos personagens ajudavam e acrescentavam na agenda de cada um.

Se você leu minha resenha do primeiro livro, sabe que critiquei um pouco o uso de uma escolha narrativa para dar contexto a um evento ou história de personagens. Neste segundo livro ainda se mantem esse recurso, porém em menor quantidade. Apesar de ainda não achar a solução mais elegante, este recurso é utilizado não mais para contar uma lembrança de um personagem, mas um momento/lugar histórico, ficando menos incomodo, na minha opinião.

Se eu já tinha recomendado o primeiro livro desta saga, Dragões da Noite de Inverno é ainda um livro melhor que seu antecessor. Os personagens ganham em profundidade, existe conflito entre eles e o mundo que os cerca, o cenário ganha mais vida e se entrelaça não somente com a trama principal, mas com as escolhas dos heróis. Recomendo fortemente a leitura deste livro, se você já leu o Dragões do Crepúsculo do Outono.

Kelli ( kell_msa) 15/10/2020

Gostei, porém, o primeiro foi melhor
Achei que a historia demorou a deslanchar nesse segundo livro, da página 200 pra lá que foi melhorar. Mas gostei, então minha nota seria 3,5 por aí. Infelizmente também achei a escrita meio truncada e foi difícil começar, mas ainda bem que terminei, espero que o 3ª seja melhor

Inlectus 05/05/2009

Bom livro.
Uma estória rica, de lendas e palavras, e seres, e encantos. Bom de se ler. Recomendavel.

Filipe Rodrigues 21/01/2024

Livro de transição
Esse é um clássico livro do meio da trilogia, o que não desmerece em nada, pelo contrário, ele pega a primeira estória que já é muito boa e da uma amplitude e desenvolvimento em personagens que não tiveram destaque no primeiro livro. Claro que é aquele tipo de final que você fica querendo mais, então antes de terminar já adquira o livro 3. Hahaha e sim spoiler, o final é trágico, triste ao mesmo tempo emocionante!

Samuel Gonçalve 30/07/2012

Leia
Pra quem gosta de Fantasia e RPG esse livro é I N D I S P E N S Á V E L!