Com Borges

Com Borges Alberto Manguel

Resenhas -

Thami 12/12/2023

Muito delicinha passear pelos dias e memórias de dois gênios da literatura, Manguel e Borges. Ao contar seus dias com Borges, o autor no leva junto ao seu apartamento, uma experiência maravilhosa.

Daniel1503 29/10/2023

Leitura agradável
No ano de 1964, Alberto Manguel, então um jovem de dezesseis anos, desempenhava suas funções em uma renomada livraria de Buenos Aires. Nessa livraria, os visitantes tinham acesso às últimas obras lançadas na Europa e nos Estados Unidos. Era um lugar frequentado todas as tardes por ninguém menos que Jorge Luis Borges, o aclamado escritor argentino, mesmo já enfrentando a cegueira.

Um dia, o célebre autor dirigiu-se ao jovem Manguel e o perguntou se estaria disposto a ler para ele durante as noites, uma vez que sua mãe, já aos 90 anos, cansava-se facilmente. Assim, o apartamento de Borges se transformou em um refúgio fora do tempo, onde as estantes eram repletas de livros e palavras, criando um universo essencialmente verbal.

"Com Borges" é uma obra fascinante e perspicaz escrita por Alberto Manguel que oferece uma visão íntima e profunda da relação do autor com o renomado escritor argentino Jorge Luis Borges. Publicado originalmente em 2004, o livro se apresenta como uma espécie de homenagem, memória e exploração da vida e da mente de Borges, uma das figuras literárias mais influentes do século XX.

O livro é uma coleção de reflexões e memórias pessoais de Manguel, que serviu como leitor e bibliotecário particular de Borges por alguns anos. A relação entre os dois homens é o cerne da narrativa, revelando uma amizade intelectual rica e profundamente enraizada na paixão pela literatura e na busca do conhecimento.

Manguel explora as complexidades do universo literário de Borges, revelando sua influência e admiração por autores clássicos, mitos e debates da literatura mundial. Ele também destaca o papel central da leitura na vida de Borges e como isso influenciou sua escrita única. Em suas memórias e observações, o autor oferece uma perspectiva única sobre o processo criativo de Borges, suas obsessões literárias e sua profunda erudição.

"Com Borges" é uma leitura cativante para qualquer pessoa interessada em literatura e no mundo intelectual do autor argentino. Através das palavras de Manguel, somos convidados a entrar no universo literário de Borges e a apreciar sua genialidade de uma maneira mais íntima e pessoal. É uma obra que celebra a importância da leitura, da amizade e do poder transformador da literatura.

victor.victor.victor 28/10/2023

Leitura gostosa, melancolica e feliz
"Ele acreditava, contra todas as probabilidades, que nosso dever moral era ser feliz, e que a felicidade podia ser encontrada nos livros, apesar de não conseguir explicar a razão disso."

Um libreto sobre Borges, escrito por Alberto Manguel, com um olhar amoroso e de homenagem. Ainda não li uma obra completa de nenhum dos dois, mas pretendo.

Marilia Verdussen 23/07/2023

Babado
Eu adorei. Tem histórias lindas sobre o Borges, curiosas, divertidas... E dá tancho também, era facho e racista. Fascinante!

Cris 23/07/2023

23.07.2023
Gosto da escrita de Manguel e conhecer um pouco de Borges, que ainda não li, foi muito bom. Manguel conta como, aos 16 anos, foi convidado por Borges que frequentava a livraria onde ele trabalhava, para ler livros, pois estava cego. Borges observa que todo escritor deixa duas obras, a escrita e a imagem de si próprio, e que ambas se acompanham até o fim.

Rodolfo Vilar 14/06/2023

"Com Borges", escrito por Alberto Manguel, é uma obra indispensável para os amantes da literatura e admiradores do icônico autor argentino Jorge Luis Borges. Neste livro, Manguel nos presenteia com uma coleção de ensaios, reflexões e memórias pessoais sobre sua longa amizade com Borges, oferecendo um mergulho profundo na mente e na vida desse mestre da escrita.

Manguel compartilha suas experiências únicas ao lado de Borges, revelando as conversas fascinantes que tiveram sobre literatura, filosofia, mitologia e muito mais. Com uma prosa elegante e perspicaz, o autor nos conduz por um passeio literário pelas obras de Borges, desvendando os enigmas e labirintos da mente brilhante do escritor.

Ao explorar as influências literárias e as ideias profundas de Borges, Manguel nos convida a olhar para além das palavras escritas, a mergulhar no universo simbólico e a compreender a essência da literatura como uma arte que transcende o tempo e o espaço.

"Com Borges" é uma homenagem comovente a um dos maiores escritores do século XX, revelando o impacto duradouro que Borges teve sobre a vida e a carreira de Manguel. As reflexões e histórias compartilhadas nos fazem apreciar ainda mais a genialidade literária de Borges e nos inspiram a explorar suas obras com renovado entusiasmo.

Se você é apaixonado por literatura e deseja se aprofundar na vida e obra de Jorge Luis Borges, "Com Borges" é uma leitura obrigatória. Prepare-se para ser cativado por histórias envolventes, insights profundos e a celebração de uma amizade única que transcendeu o tempo.

site: https://www.instagram.com/bodegaliteraria/

Raquel 19/03/2023

Escrita linda e sincera do Manguel. Em poucas páginas foi capaz de retratar as várias facetas de Borges, sem nos poupar do que é desagradável em sua biografia. Excelente!

Marcia 29/01/2023

Manguel com Borges
Um livro interessante, de escrita fluida, porém exige que você tenha algum conhecimento sobre a obra de Borges.

Gabriela.Rossi 14/01/2023

?Com Borges? de Alberto Manguel
O livro trata de memórias de Manguel quando lia para Borges. Um livro bem gostosinho de ler, conta como Borges lidava com o fato de ser cedo e escritor.
Gostei do livro, não amei, mas gostei.

Fernando 10/01/2023

Recortes
O livro é fluído e contém curiosidades interessantes sobre a vida de Borges.

O material, no entanto, poderia ser melhor explorado, caso o autor optasse por um livro mais extenso.

A sensação, em alguns momentos, é de ler uma obra inacabada.

escrivadocaos 14/07/2022

Um relato
Este livro provavelmente tem como público-alvo pessoas que já se envolveram profundamente com a literatura de Borges e que não só detém muito conhecimento dele quanto do círculo literário que estava em alta em Buenos Aires.

O livro é definitivamente o que a sinopse diz ser: um relato. O decorrer da leitura não busca de forma alguma trazer profundidade ao relato, apresentar a obra, trechos ou explicar minimamente às referências feitas (fala-se de muitas obras, mas nenhum trecho, nenhuma citação, nada que conforte um pouquinho o leitor que talvez não conheça tudo).

O relato é seco e limita-se apenas a isso, sem nenhum artifício para convidar o leitor ao ambiente cativante que parece o apartamento de Borges. É engraçado, que pela premissa esse texto pretente ser convidativo, mas a narrativa mantém um forte distanciamento dessa intimidade que se quer provar.

Conclusão: texto bem escrito, temática promissora, execução não tão boa assim...

Josi 09/04/2022

O jovem Manguel e sua inusitada parceria com Borges
Para quem curte ler sobre livros, literatura e o ato de ler em si, Manguel já se torna referência por ser, a meu ver, a maior autoridade no assunto viva hoje. O apreço com o que esse escreve sobre esses assuntos me dá a impressão de sermos amigos de longa data, rs. Dito isto, esse relato de sua parceria com Borges nos idos de sua adolescência (quando não imaginava ainda o tamanho desse privilégio) é comovente. Borges ficara cego e elegia, dentre várias pessoas, os leitores que iriam ler (ou, reler, muitas vezes) pra ele seja qual fosse o livro que estivesse a fim de consumir. Manguel foi uma dessas pessoas por 4 anos. É incrível acompanhar as manias, as piadas, as críticas de Borges com relação a literatura e assuntos em geral. Também é muito interessante descobrir a dinâmica que reinava naquela casa, onde o autor vivia com sua mãe, idosa (sendo Borges também já idoso). A casa forrada de livros, os poucos espaços remanescentes para os habitantes da casa, dentre outras particularidades. Pra mim, um dos textos em prosa mais poético que li em muito tempo. Vale demais a leitura, livro curtinho, mas que aquece o coração.

Mari 31/01/2022

Borges pelos olhos de Manguel
Sou o tipo de pessoa que antes de ler a obra do autor gosta de conhecê-lo. Assim, antes de ler Ficções resolvi buscar algo que revelasse mais sobre a vida do autor.

A escrita do Manguel é impecável, o texto descritivo faz com que o leitor se sinta dentro das memórias narradas. Isso fez com que eu me sentisse no apartamento de Borges, na poltrona, lendo para ele.

Adorei saber como foi a experiência de Manguel como amigo e leitor do autor renomado. Recomendo a leitura para quem quer conhecer um pouco mais sobre o ícone argentino.

Luize Ribas 02/01/2022

Instigante, delicado e inteligente
Manguel tem uma habilidade incrível para falar sobre livros, leitores e a nossa paixão por literatura. Neste livro, podemos conhecer mais sobre Borges, outro leitor apaixonado, com uma memória incrível e e textos brilhantes.

Com Borges nos instiga a conhecer ainda mais sobre esse escritor magnífico e terminei a leitura com vontade de conhecer Buenos Aires e de ler mais da obra do autor Jorge Luis Borges.

Além disso, parece daqueles livros que sempre podemos retornar e descobrir mais detalhes. Leitura super recomendada!