Pense Bem Antes de Enviar

Pense Bem Antes de Enviar Emerson Eggerichs

Resenhas -

Carla.Parreira 19/04/2024

Pense bem antes de enviar: 4 coisas que você precisa saber para não se tornar vítima das suas mensagens na internet (Emerson Eggerichs). Melhores trechos: "...A cada 24 horas, 205 bilhões de e-mails são enviados pelo ciberespaço; a cada 60 segundos, 510 comentários são publicados no Facebook (isto é, 734 mil postagens por dia); e, a cada segundo, quase 6 mil tuítes são lançados pela internet para todo o universo tuiteiro ver, totalizando 350 mil tuítes por minuto e 500 milhões por dia. Apesar de fazerem a cabeça girar, essas estatísticas não incluem o que sai do YouTube, LinkedIn, Pinterest, Google Plus, Tumblr, Instagram ou das incontáveis plataformas criadas todo ano. Seria seguro dizer, então, que dessas centenas de bilhões de comunicações feitas todos os dias um grande número dos autores do conteúdo gostaria de ter tirado tempo para pensar, com mais cuidado, sobre tudo que estava comunicando e para revisar (ou mesmo deletar por inteiro) as mensagens que enviou de modo imprudente, em um momento de emoção? Todos os dias temos o potencial para soltar asneiras tanto verbais quanto escritas. Não faz diferença se estamos proseando com um estranho sobre o balcão do açougue, conversando pelo celular com o departamento de serviço ou enviando um e-mail para um colega de trabalho. Se a comunicação não for clara, as pessoas podem entender errado. Quando não paramos para pensar antes de falar, aumentamos a probabilidade de sermos incompreendidos, o que pode acarretar falta de comunicação. As pessoas ficam questionando se temos boa vontade ou bom senso, ou nenhum dos dois. Quando falamos antes de pensar, ampliamos a chance de os outros ficarem consideravelmente magoados, frustrados, confusos, bravos, receosos ou ofendidos por algo que comunicamos... A dificuldade é que, muitas vezes, de fato pensamos antes de falar (ou de enviar algo); queremos comunicar a verdade, mas deixamos que outros fatores nos façam mudar de ideia. Aqui eu o convido a considerar vinte mentiras racionais. Algumas dessas o convence? É este o roteiro interno de conversa que você tem consigo e com os outros, sobre o motivo de, às vezes, ser menos do que verdadeiro? Abordaremos brevemente as razões de cada tipo de indivíduo. O TEMEROSO: Honestamente, eu temo as consequências dos erros do passado, então eu os escondo. O EGOÍSTA: O que eu posso dizer? A mentira trabalha a meu favor, impulsionando-me em direção aos meus objetivos. O EVASIVO: Se os outros não souberem o que eu fiz de errado, haverá menos problemas para todos os lados. O ORGULHOSO: Preciso aparentar ser melhor do que sou para que os outros sintam-se confortáveis comigo e gostem de mim. O ÁGIL: Eu minto porque é mais rápido e mais fácil para mim no momento. O EMOCIONAL: Se sinto que é verdade, eu falo. Não preciso de todos os fatos quando sinto que estou certo. O DESATENTO: Não sabia que o que eu disse era impreciso. Todo mundo erra. O BAJULADOR: Eu quero ser verdadeiro ao mesmo tempo que diplomático, mas o elogio insincero funciona melhor para mim. O AUTOILUDIDO: Tem gente que diz que eu minto para mim mesmo. Mas isso é mentira. Sou 100% honesto comigo. O CAMALEÃO: Para escapar de conflito, eu torço minhas crenças de modo a se adaptarem ao meu público; ou o que agradá-lo. O ENGANADO: Não é culpa minha. Eu fui induzido a prometer sigilo e isso facilitou uma mentira. O PROTETOR: Eu me sinto responsável por proteger os interesses alheios, mesmo que, para isso, tenha de mentir. O CRÔNICO: Sempre minto, mesmo quando a verdade é melhor. Algo toma conta de mim. O IMITADOR: Não estou realmente interessado em mentir, mas todo mundo faz, então eu também faço. O PERPETUADOR: Eu minto para compensar as outras mentiras que já contei; infelizmente, mentira gera mentira. O ENVERGONHADO: Fico um pouco constrangido com as coisas ruins que já fiz, por isso minto para parecer bom. O JURADOR: Admito quando me colocam contra a parede, eu juro por Deus para que acreditem no que estou dizendo. O GÊNIO: Eu sou esperto, guardo na cabeça tanto a mentira quanto a verdade. É fácil sair impune depois de mentir. O ARTÍFICE DE PALAVRAS: Acho fácil e divertido torcer as palavras, usando duplos sentidos que confundem. O ENGRAÇADINHO: Francamente, acho que ludibriar os outros é uma brincadeira empolgante e engraçada... Bondade e gentileza desviam a ira. A delicadeza abranda a indelicadeza do outro. Muitos já ouviram Provérbios 15:1: 'A resposta calma desvia a fúria.'... 'O seu falar seja sempre agradável e temperado com sal' (Colossenses 4:6). Sempre. Agradável. Não apenas quando alguém concorda com você. Não apenas quando eles são bondosos primeiro. Não apenas quando você tem algo a ganhar por ser bondoso. Mas, sempre. Não se trata da outra pessoa. Trata-se de você, independentemente da outra pessoa..."

Willker 03/11/2020

O livro é muito interessante e, de fato, ajuda muito a melhorarmos nossa comunicação. Todavia, achei um pouco extenso demais em alguns momentos.

Andrea 21/03/2021

"Dance como se ninguém estivesse vendo; escreva seus e-mails como se um dia pudessem ser lidos em voz alta durante um depoimento." - Olivia Nuzzi

Nesse livro, o autor vai detalhar o que considera os pilares de uma boa comunicação, que são: verdade, bondade, necessidade e clareza. Apesar de super útil e necessário pra internet, eu acho que o livro se encaixa mais na abordagem da comunicação não violenta num geral, não focando tanto em redes sociais como a capa e o subtítulo dão a entender.

Um dos contras desse livro é que o autor usa a Bíblia como referência bibliográfica, o que não teria me surpreendido se eu tivesse pesquisado um pouco antes de comprar. Mas confesso que fiquei feliz por não ter feito isso, já que provavelmente eu não leria (por preconceito) e teria perdido muita coisa bacana. (Pra constar, eu aceitei as partes bíblicas como aceito qualquer outra referência: existe esse livro/artigo/texto, que foi escrito por alguém (ns) e usado como base no livro que estou lendo, e eu posso ou não considerar válido.) Também tem algumas passagens que eu achei um pouco machistas, mas nada grave que eu não conseguisse relevar.

Depois de terminar a leitura, procurei uns vídeos do autor pra ver como era sua comunicação e gostei bastante de uma entrevista que assisti. Ele realmente parece praticar o que prega.

Agora, pretendo pesquisar mais sobre comunicação não violenta e já estou colocando algumas coisas desse livro em prática. A minha meta de 2021 (além de sobreviver, claro), é conviver pacificamente com a internet (sem redes sociais) e praticar (tanto on quanto offline) uma melhor comunicação.

[Período de leitura: de 09 a 20/03/2021]

HISTÓRICOS DE LEITURA

09/03/2021 - 30% (76 de 256)
"Hahaha, meu deus, tou me sentindo aquele meme do Pica-Pau, "FUI TAPEADA!". XD Esse livro estava na minha listinha de desejados há pouco tempo e, quando fui fazer uma compra que precisava de um valor mínimo, a loja indicou ele, lembrei que queria ler, e acabei incluindo no carrinho. Aí ontem, resolvendo o que ia ler de não-ficção, pra mudar um pouco os ares, bati o olho nessa capa maravilhosa e nesse subtítulo chamativo e decidi, "é esse"! Li o resumo da contra-capa, OK; li a aba da contra-capa e meus olhos meio que saltaram das órbitas porque lá fala que o autor "viaja pelos EUA com a esposa conduzindo conferências de casamento do seu ministério e foi pastor por 20 anos". Pensei, "PUTA QUE PARIU COMPREI LIVRO RELIGIOSO"!! Pra piorar, chego na folha de rosto e lá fala que tem citações bíblicas. Citações BÍ-BLI-CAS!! EM QUE BURACO EU ME ENFIEI??? Pra fechar o pacote, é um livro de auto-ajuda, mas pra mim, isso é o menos ruim de tudo. Pois bem, eu tinha duas opções: colocar pra troca sem ler ou relevar tudo isso e ver do que se tratava. Escolhi a segunda porque abandonar livro é meu esporte favorito. Então, de cara, já vamos deixar claro aqui: o livro não tem nada a ver com a capa, com o título ou com o subtítulo. Se você comprou ou se interessou por causa disso, tipo eu XD, VOCÊ PENSOU ERRADO OTÁRIO! Mas pra mim não é de todo perdido porque, ultimamente, eu tenho me interessado pelo assunto, tá ali perto da comunicação não violenta e, apesar das referências serem sofríveis (o cara cita a Bíblia, né gente), até que estou gostando. Meu livro está cheio de post-it marcando frases que me fizeram pensar, outras que eu descobri que eu uso no meu cotidiano e talvez derivem da Bíblia?, tipo, "me diga com quem tu andas e te direis quem é", "quem com porco se mistura farelo come", "o peixe morre pela boca" etc, hahahaha. Aliás, eu até tenho um livro que é tipo uma narração da Bíblia como se fosse uma história linear, que eu comprei pra ler porque meu conhecimento dela é pífio: Eva comeu a maçã proibida porque uma cobra mandou (?), Adão comeu também, Caim matou Abel e tem uma parte chamada Apocalipse... Mas voltando ao livro em mãos: eu cobri a primeira - de quatro partes - que é sobre se o que você está falando é verdade. O livro todo se baseia naquela historinha da peneira, que você deve filtrar o que fala em: 1. é verdade?; 2. é algo bom?; 3. é necessário?; mas acrescenta um 4. está claro?; e eu acho que falta isso demais na internet (e nas conversações offline também). Cada vez mais eu acredito que as obviedades devem ser ditas e demonstradas porque elas nunca são óbvias pra todo mundo e nem todo mundo está no mesmo patamar de conhecimento seu (isso me pegou demais quando li em algum lugar). | Como eu disse, eu separei um monte de frases, mas nem vou incluir aqui porque já escrevi mais que muitas resenhas e não li nem metade ainda, hahaha."

21/03/2021 - 100% (256 de 256)
"Depois de alguns dias com essa leitura parada, resolvi pegar o livro e terminar logo (o que devo ter feito em uns 2 dias, finalizando ontem, 20/03). Como comentei no histórico anterior, tem muitas citações bíblicas, mas eu aceitei como aceito qualquer referência bibliográfica: existe esse livro/artigo/texto, que foi escrito por alguém (ns) e usado como base no livro que estou lendo, e eu posso ou não considerar válido. Tem também algumas passagens que eu achei machistas, mas nada que eu não conseguisse relevar. Num geral, como eu também já comentei, encarei esse livro como uma parte daquela... Arte? Estilo de vida?... Chamada "comunicação não violenta". Tem ótimas pontuações, apesar de eu não concordar com tudo, e me fez repensar em várias atitudes que eu tenho, como eu lido com a comunicação que faço e recebo e, definitivamente, me instigou a fazer algumas mudanças (aliás, já comecei a fazer). | Ontem, depois que terminei de ler, fui procurar uns vídeos do autor pra ver sua carinha e como é a sua comunicação (:D) e achei a entrevista que assisti ótima. Ele realmente parece praticar o que prega."

Elen Ximenes @quemleganhamais 29/12/2022

Comunicação saudável
A vida humana só se perpetua por meio da comunicação. Comunicar é vital.

A comunicação presencial já é desafiadora. Imergir no mundo digital sem ter ideia do poder da comunicação pode ser destrutivo.

Este livro apresenta 4 crivos para a comunicação saudável: verdade, bondade, necessidade e clareza. Gostei da abordagem do autor, aprendi bastante. Vi a necessidade de mudar alguns detalhes na minha comunicação por aqui.

Refletindo sobre este assunto, percebi o quanto a profundidade também precisa ser pautada. Os discursos nas redes sociais são em sua maioria rasos. E eu me vejo contaminada em alguns momentos e me preocupo. As pessoas "sabem" de todos os assuntos, mas dificilmente de forma profunda.

Você já se questionou sobre a profundidade das ideias que absorve? As pessoas às quais você dedica seu tempo e atenção vivem na superfície ou possuem um repertório consolidado para opinar sobre o que opinam?

"Vamos escrever como se todo mundo estivesse lendo."

Pense bem antes de enviar!

Em breve resenha no @quemleganhamais

#leitura #comunicação #livro #quemleganhamais