na outra margem, entre as árvores

na outra margem, entre as árvores Gabriel García Márquez

Resenhas - El Otoño del Patriarca

Valério 07/07/2023

Literatura em seu primor
Gabriel García Márquez (ou Gabo) é um de meus autores favoritos. E "O outono do patriarca" confirma e reforma minha preferencia.
Impressiona como Gabo desentranha os pormenores do dia a dia de um ditador de um país imaginário (mas que guarda relações com muitos países governados por totalitaristas).
Os meandros do poder, a força descomunal de um genocida (de verdade - não um "genocida" de narrativa de adversários políticos. Mas um que mata e manda matar todos que ameacem seu poder, sua vaidade ou sua megalomania).
Tudo pelo poder. Isolando o povo de saber o que acontece em volta, canonizando e santificando a própria mãe. Criando em torno de si o mito da imortalidade. Estuprando mulher atrás de mulher.
Um livro que pode ser em breve alvo de revisadores de obras, bem ao estilo de "1984" por ofender.
Mas o verdadeiro leitor quer a verdade. Quer ser ofendido com a crueldade que já existe (e que ainda existe).
O verdadeiro leitor quer Gabo, quer Mario Vargas Llosa. Quer ser afrontado com a crueldade, quer a verdade, custe o que custar, doendo ou não. Só assim teremos melhor visão da realidade.
Não culpemos e castremos quem apresenta um retrato. Façamos isso com os reais perpetradores de totalitarismo, não deixando que cheguem ou permaneçam no poder, como aconteceu em Cuba, Alemanha, Nicaragua e Venezuela, entre outros.
Vamos ler Gabo, vamos ler Mario Vargas Llosa. Vamos nos chocar, apreciar o talento em desvender a psique humana em seus piores momentos. Vamos celebrar obras como esta e não extirpá-las ou aleijá-las.
Viva a literatura, viva a arte que expõe e incomoda pela realidade, desde que seja direcionada a adultos e não crianças, claro, como muitos querem quando a "arte" é sexual.
Viva a despolitização e abaixo a militância contra a arte.
Curta o livro, enxergue sua grandeza, seu valor cultural, sua riqueza genial.
Veja a vida do ditador, veja suas fraquezas, a forma distante que Gabo consegue narrar atitudes absurdas. Gênio!

Cleide 03/04/2023

Esperava um pouco mais...
Depois que li o velho e o mar, esperava um pouco mais desse romance. Porém consegui ler até o fim mesmo com algumas partes cansativas.... Valeu a pena!

Nilson 22/09/2020

Enfadonho
Não gostei. Fiz um grande esforço para chegar ao fim deste livro. Cansativo enfadonho ...não recomendo...