O Selo Médici

O Selo Médici Theresa Breslin

Resenhas - O Selo Médici

Inaldo 29/12/2020

Livro interessante, senti falta de aprofundamento em Da Vinci (sendo ele o chamariz do livro). Vale a pena o esforço
~camys~ 29/08/2023minha estante
eu amei dms, queria q tivesse mais reconhecimento

Bárbara Morais 05/04/2010

Épico, mas não tanto!
O Selo Médici é um livro que nos guia pelas estradas tortuosas da Itália renascentista. Lembrando que nessa época a Itália era composta por vários reinos, vemos as tentativas sucessivas de unificação. Além disso, observamos as influências da Igreja Católica (que são cada vez menores) e o nascimento de idéias que revolucionariam o mundo. O livro é recheado de figuras histórias - Leonardo, Machiavelli, César Bórgia, Michelangelo - que desfilam pelas páginas exercendo seus papéis magistralmente. A autora consegue nos transportar para a época e atiçar a nossa curiosidade, fazendo um relato dos personagens verdadeiros tão próximo que parece que você toma chá todo dia com eles.

Outro aspecto interessante foi como a autora conseguiu colocar algumas idéias que são dadas como "verdadeiras" hoje no pensamento das pessoas que estavam na vanguarda. Leonardo dá a voz a muita coisa em que acreditamos hoje e combate a crendisse popular com o racionalismo, exatamente da forma que estudamos na escola. Até mesmo alguns religiosos - como um padre e uma freira que ajudam Matteo - apresentam idéias revolucionárias em relação à tratamentos médicos. O personagem principal se interessa muito pela área médica e vemos ele tratando pacientes com uma eficiencia que era fenomenal para a época.

(continue a ler em http://nemumpoucoepico.blogspot.com/2010/03/epico-mas-nao-tanto-o-selo-medici-de.html)

mara sop 03/08/2017

Sempre um passo à frente
Tudo começa com um afogamento quando um menino foge de um vilão que quer mata-lo. Ferido, ele cai num rio e despenca numa cachoeira, mas é resgatado por Leonardo da Vinci, que o acolhe em sua comitiva. Com medo de ser encontrado pelo assassino, o menino passa a vida toda ocultando a sua identidade inclusive do Maestro Leonardo, a quem passa a ajudar em suas artes e dissecações. Mas a sombra do assassino paira sobre ele, já que num saquinho pendurado em seu pescoço, ele carrega um objeto de grande valor e que não pode cair nas mãos erradas.

Matteo é apenas um menino, mas muito inteligente e cativante, e mesmo estando prestes a ser descoberto, sempre consegue fugir de ser capturado pelo mandante de um roubo em que o menino se envolveu ainda muito criança, na inocência de um dia possuir um navio pirata. Mas sua vida dá muitas voltas, e ele acaba testemunhando diversas guerras e batalhas ocorridas na Itália no início do século XVI, assim como convive com diversos importantes personagens da história renascentista, como Césare e Lucrécia Borgia, além do próprio Leonardo da Vinci.

Confesso que demorei um pouco pra me envolver com o livro, achei os primeiros capítulos meio arrastados, mas depois que a leitura embalou eu fui com ela sem nem sentir as páginas passarem. O livro tem muita aventura, mistério, perigos diversos, a lealdade como um dos princípios de um bom relacionamento, e uma linda história de amor com uma dama da corte. Uma super dica pra amantes de romances históricos!

site: https://goo.gl/zcM8y9

Joao.Esteves 15/01/2011

Não é o meu estilo preferido de leitura, já que não tem nada sobrenatural e nem fantasia. Na verdade, é um romance histórico. É um daqueles livros, que envolvem fatos reais, como por exemplo Leonardo da Vinci e embasado nisso, a história de Matteo é contada.

Matteo, está fugindo de um homem chamado Sandino, que quer matá-lo. É assim que ele é encontrado pela comitiva de Leonardo Da Vinci, ele não conta sua história real. Seu nome de verdade nem é Matteo, com a sua inteligência rápida, ele inventa uma nova história e com isso passa a ser ajudante de Leonardo.

O Selo Médici, o título, mesmo não sendo muito citado durante a história, no final tem um papel essencial. Gostei muito de como o livro se desenvolveu, ele conta desde a infância de Matteo até a sua idade adulta.

O que não me interessou muito foram as batalhas que existem no livro, nunca gostei muito dessa temática. O que mais gostei, foi a forma que a autora construiu o personagem de Leonardo Da Vinci, e as relações entre os outros personagens. Todos eles são muito bem caracterizados e tem personalidades muito interessantes.

Todos as descrições da época retratada também foram muito boas, a autora foi muito criteriosa nesse trabalho.

O livro em si, tem um desenvolvimento bem lento, o que me fez demorar um pouco para terminar. A parte, melhor para mim, foi o final. O desfecho que a autora criou foi ótimo, nenhuma pergunta ficou sem resposta e me surpreendeu. Não tem como esperar o que vai acontecer, juro que pensava que seria um final triste e foi bem longe disso.

Não é um livro totalmente recomendado, mas no total, gostei bastante. Então, se você gosta de romances históricos, você pode apreciar muito mais que eu.

mais:
-theeaterofbooks.blogspot.com

Marcos 22/06/2013

Vale a pena pela História
Um livro que vale a pena para aprender um pouco mais sobre o gênio Leonardo da Vinci, Cesare Borgia, Idade Média e a situação da Itália, que não existia ainda, nos conturbados anos do papado de Alexandre VI. O personagem principal, Matteo, é até bem construído, mas a história dele se mostra contraditória várias vezes e o desfecho criado pela autora ficou muito "felizes para sempre".

Como gosto de ler sobre a Idade Média, aproveitei a leitura, mas do ponto de vista de entretenimento pela trama o livro deixa a desejar.

~camys~ 24/08/2023

Este livro é como viajar pela Itália renascentista, os fatos históricos são tão bem explicados e se você é como eu, obcecado por arte e história com certeza deveria ler, se você gostou de Medici e Os Bórgias com certeza deveria lê-lo porque vai ser tão mais fácil de entender, tão subestimado, ótimos personagens, bons enredos e tão realistas!!