Enterre seus mortos

Enterre seus mortos Ana Paula Maia

Resenhas - Enterre Seus Mortos

Gabriel Perez Torres 10/04/2024

Brasil Profundo: Ana Paula Maia e a Realidade dos Interiores
Em um momento histórico onde a busca pela compreensão do “Brasil Profundo” se intensifica, a obra de Ana Paula Maia emerge como uma lente crítica e aguda sobre a realidade de interiores do país, muitas vezes esquecidos ou marginalizados pela narrativa nacional predominante. Seu livro “Enterre Seus Mortos” constitui uma peça literária essencial para essa compreensão, oferecendo uma visão desobstruída sobre as camadas mais profundas da sociedade brasileira.

Ana Paula Maia ambienta suas histórias em cenários que são, por si só, personagens ricos e complexos, revelando a face oculta de um Brasil que pulsa fora dos grandes centros urbanos. O enredo de “Enterre Seus Mortos”, centrado na figura de Edgar Wilson, um trabalhador responsável por recolher animais mortos em estradas e processá-los em um moedor gigante, é uma metáfora visceral da condição humana e da fragilidade da vida. Ao mesmo tempo, evidencia a desconexão entre o progresso e a preservação da dignidade humana e animal.

A narrativa não se limita a um mero relato do cotidiano árduo de seu protagonista, mas se aprofunda nas nuances psicológicas e sociais que envolvem seu universo. O Brasil retratado por Maia é um lugar de contradições, onde a violência e a morte são tão presentes quanto o desejo de redenção e significado. A autora não oferece respostas fáceis nem consolo; em vez disso, desafia o leitor a encarar a realidade em sua crueza, sem filtros.

O trabalho de Maia é crucial neste momento de reflexão sobre o Brasil profundo porque oferece uma voz aos que estão à margem, aos esquecidos, aos que lutam diariamente por sobrevivência em condições adversas. Seu realismo, embora áspero, é necessário e revelador, expondo a complexidade de questões sociais, econômicas e ambientais que afligem o país.

A escolha de cenários e personagens distantes dos habituais epicentros literários brasileiros permite que Maia explore temas universais – como morte, solidão, esperança e desespero – sob uma ótica genuinamente nacional, mas sem nunca cair no regionalismo restritivo. “Enterre Seus Mortos” é uma obra que transcende suas páginas, convidando a uma reflexão profunda sobre a natureza humana e a sociedade.

Em conclusão, Ana Paula Maia não apenas ambienta melhor a realidade de muitos interiores do Brasil, mas também eleva a literatura nacional a um patamar de urgência e relevância. Suas histórias, pungentes e imersivas, são indispensáveis para quem busca compreender as diversas faces do país, fazendo de seu trabalho um marco literário no debate sobre o Brasil profundo.

Marcelo Pretti 07/04/2024

Não se sabe quase nada dos personagens? eles não tem muita emoção, e eu entendo? eles lidam com a podridão do mundo real e pouco conhecido por nós? as palavras são frias e cruas, sem floreio ou beleza? é um livro curto, mas que joga na nossa cara o tempo todo que só há beleza em quanto vivemos? na morte somos apenas um monte de matéria podre? e ainda nos damos conta que até isso pode ser violado e desrespeitado!

Rogerio_dosanjos 07/04/2024

Enterre seus mortos traz um Brasil cru, frio cruel e abandonado, onde nada mais funciona como deveria, é uma reflexão abilidosa dos caminhos que nosso país pode chegar através dessa narrativa distópica e ao mesmo tempo tão próxima da realidade.

@Jeh_Amorinha 04/04/2024

Da próxima vez, enterre seus mortos
Não se engane. É um livro curto, mas pesado, denso e com muitas reflexões sobre a sociedade, vida, morte e religião.
A autora criou Edgar Wilson, um homem calado, bom ouvinte, pouco curioso e que faz o seu trabalho de forma exemplar (o famoso faz o que precisa ser feito), mas isso não o faz uma pessoa ignorante ou rasa, muito pelo contrário. Ele reflete sobre a vida e a morte e possui ideias bem ácidas sobre religião - e eu me identifiquei muito.
O desfecho é brutal, mas pode ser interpretado de maneira literal ou metafórica e essa é a beleza desse livro.
Uma grande lição de morte. Ou de vida. Ou de ambos.

claroviski 28/03/2024

Edgar Wilson
Eu não sei como, diferente de tantas críticas que já ouvi sobre esse livro, eu gostei dele. Quando você começar a ler, você vai perceber que ele não é um livro no qual você adora os personagens e quer salvá-los, ele é simplesmente a história de um lugar aparentemente inóspito.
Em Enterre seus Mortos, nós acompanhamos Edgar Wilson que é um coletor de corpos de animais mortos que estão atrapalhando a estrada ou outros ambientes da cidade fictícia. É um fato estranho que acontece no lugar, tantas mortes de animais e ninguém questionando sobre isso, apenas se livrando dos corpos. E acho que esse é o interessante do livro, o lugar é inóspito, as pessoas são frias, pouco empáticas, nada curiosas. Nada é tão bem explicado ou detalhado do porquê aquele lugar é assim e o porque os animais morrem tanto e o porquê mais do que animais começam a morrer. E, pra mim, isso não é exatamente ruim, só é um mundo estranho no qual o normal não é dar respostas à ninguém, nem a seus personagens e nem a seus leitores.

Natália 20/03/2024

O livro descreve a rotina de um homem que retira animais mortos na estrada do interior do Brasil e que em certo momento se depara com humanos e a partir então precisa lidar com essa situação.

A história é bem crua e visceral, muito rica em ambientação e detalhes que parecem um filme, a escrita da autora é impecável. A única questão que tive é que parece mais um conto, algumas coisas ficam em aberto de uma forma meio apressada.

Ei Maybrick 23/02/2024

Descobri porque é um livro de terror?
Quando recolhedor de corpos de animais encontrou um corpo humano não imaginava que o seu senso de responsabilidade dever com um desconhecido fosse tão forte. Melhor, não imaginei que seria o único a se importar com isso.

É assustador pensando uma realidade onde pessoas após a sua morte tem o seu corpo tratado como um resto de carro abandonado, Chegando o horror que vemos descritas nessas páginas.

Gostaria muito de ter sido avisada de que os livros da autora estão intrinsecamente conectado, Temos personagens de livros anteriores serem mencionados e historias recordadas. Não que isso interfira no andamento da história atual, mas Dá uma certa satisfação acompanhar os fatos Na ordem correta.

Por fim, mais apavorante é a realidade ? Em cada palavra escrita, em cada destino E até mesmo a falta dele. Você pode até escolher o que deseja após a sua morte, mas não depende de você.

Diogo518 15/02/2024

Uma secura narrativa bizarra pra descrever a história de um herói que é só ?um homem simples, que cumpre tarefas?. Recolher animais mortos no interior do Brasil e enfrentar a morte todos os dias, em um contexto de violência em que os animais já valem pouco, mas ainda assim mais que os homens: essa é a vida de um Edgar Wilson que precisa lidar com uma pedreira que atira fragmentos de calcário sobre uma cidade e com o recolhimento de dois corpos humanos tão indignos que insistem em não ser enterrados. O livro é duro, embrulha o estômago em muitos trechos, e dá a ver um interior evangélico, sem fé, desencantado e atravessado pela brutalidade.
Ricardo 19/03/2024minha estante
Acabei de comprar, mas tenho uma lista enorme de livros para ler antes dele. Mas ultimamente ando dando muita prioridade para autoras(es) nacionais, porque eu sei que o próprio brasileiro não valoriza a própria arte criada nas terras tupiniquins. Mas tenho fé que um dia este cenário mude.

FlavioHenrique23 10/02/2024

"Enterre Seus Mortos" é um livro fascinante que mergulha nas complexidades da vida e da morte, explorando temas como violência, poder e redenção. A escrita de Ana Paula Maia é visceral e envolvente, levando os leitores a uma jornada emocionante através das páginas. Com personagens ricos e uma trama envolvente, o livro cativa desde a primeira página até o surpreendente desfecho. Recomendo fortemente para aqueles que apreciam uma narrativa intensa e impactante.

Mari 10/02/2024

Todo nascimento é também um pouco de morte.
[10/02/2024]

Gosto da curiosidade que histórias pré e pós-apocalípticas nos despertam, esse não saber que tipo de coisas o personagem narrador já fez e viu pra estar aonde está. A dupla Edgar e Tomás funcionou bem demais. Senti que teria uma reviravolta a qualquer momento. Não veio, mas também não diminuiu a experiência da leitura.

Dida 09/02/2024

Uma escrita incrível, que te prende até a última página. A história tem um quê de elemento fantástico que na verdade se mostra apenas o fantástico que nós conhecemos bem: a realidade.

Gabriel1994 07/02/2024

Que historia fraca!! Eu esperava suspense, tensão, angustia... recebi um personagem monótono e uma obra que me pareceu inacabada.

Qual o motivo das pessoas mortas? Porque focou tanto na profissão do personagem principal?
Enfim, decepcionante.
Jader30 07/02/2024minha estante
Vc já leu Assim na terra como embaixo da terra? Acho que o livro funciona melhor quando se lê esse primeiro. A propósito, acho melhor, tem um clima muito forte de filme, gostei demais.

Gabriel1994 08/02/2024minha estante
nao liii! vou dar uma procurada. mas esse aqui eu nao curtii

Dandara 05/02/2024

Enterre seus mortos
Nessa novela policial, Ana Paula Maia nos apresenta a história de dois funcionários encarregados de remover animais mortos nas estradas, porém ao se deparar com um cadáver humano a história começa a tomar outro rumo. Uma história morbidamente interessante.

Mary 27/01/2024

Foi uma leitura... confusa. A questão da morte não me afetou nessa narrativa mas tem grandes chances de ser porque não me conectei exatamente com a história.

Apesar disso, foi uma leitura interessante que me fez refletir sobre algumas coisas e me deixou, em alguns momentos, com um certo tipo de ansiedade e aflição.

E, mesmo não me conectando tanto assim, gostei dos personagens e da escrita da autora que, não posso negar, é impecável.

Camilla.Gebara 22/01/2024

Diferente de tudo que já li
É bem instigante, é rápido tipo um soco na cara e tchau. As questões de fé foram as que mais me pegaram, de fato são terror sem querer ser. Deu vontade de ler mais coisas da autora, especialmente livros maiores.