Viver bem é a melhor vingança

Viver bem é a melhor vingança Calvin Tomkins

Resenhas -

douglaseralldo 18/06/2018

7 CONSIDERAÇÕES SOBRE VIVER BEM É A MELHOR VINGANÇA, DE CALVIN TOMKINS
1 - Com escrita elegante e numa prosa de tom bastante intimista, Calvin Tomkins nesta nova publicação no Brasil, pela Autêntica, nos entrega uma narrativa jornalística em tom documental sobre o casal bon vivant Gerald e Sara Murphy que na segunda década do Século XX estiveram intimamente ligados a nomes do modernismo e das artes e literatura;

2 - Em especial, a obra irá tratar da relação do casal com F. Scott Fitzgerald e sua esposa Zelda como o casal, uma relação marcada por curiosidades, mas acima de tudo por uma amizade a se ver na publicação, capaz de superar muitos contratempos, entre eles, a publicação de Suave é a Noite, de Fitzgerald que se inspirara em elementos do casal para elaborar sua narrativa;

3 - Mas além da relação com o casal Fitzgerald, a obra coloca os Murphys como centro de atração a importantes nomes da arte e da cultura, especialmente dos movimentos de vanguarda, como o modernismo, de modo que na propriedade do casal, a presença de nomes como Picasso, Léger, Hemingway, era corriqueira, e com isso, não só recebendo grandes nomes e concedendo grandes recepções, mas se tornando um importante ponto de encontro das grandes intelectualidades do Século XX;

+: http://www.listasliterarias.com/2018/06/7-consideracoes-sobre-viver-bem-e.html

site: http://www.listasliterarias.com/2018/06/7-consideracoes-sobre-viver-bem-e.html

Bia Sousa 10/07/2018

Muito Exclarecedor
“Viver bem é a melhor vingança. Vingança contra os invejosos, as adversidades e a mortalidade compulsória. Mas o que significa viver bem? Se dinheiro não é tudo, viver bem talvez seja lograrmos ser felizes do jeito que somos, com o que temos, com o que fazemos e com quem nos relacionamos.”

Como vocês já devem saber eu sou uma pessoa apaixonada por biografias e que gosto muito de arte, então quando vi a oportunidade de ler a biografia do casal Murphy não pude resistir.

No livro Viver Bem é a Melhor Vingança, conheceremos Gerald (1888-1964) e Sara (1883-1975). Assim que casaram foram morar em Nova Iorque, e lá tiveram os seus três filhos, Baoth, Patrick e Honoria. Em 1921, para escapar da da insatisfação da família de ambos com o casamento resolveram ir para Paris, onde passou a fazer parte de um círculo de amizade com diversos escritores e artistas mundialmente conhecidos.

Gerald e Sara eram americanos, com famílias de posses e expatriados que se mudaram para a Riviera Francesa no por volta de 1920. O casal tinha uma hospitalidade admirável e tinha um talento enorme para promover grandes festas. Graças a isso, o círculo de amizade do casal incluía muitos escritores e pintores que posteriormente seriam mundialmente conhecidos.

Gerald, teve sua carreira como pintor muito curta, mas de uma importância enorme, e ficou conhecido principalmente pelas suas pinturas que envolvia a Natureza-Morta. Já Sara, apareceu em muitos quadros de nada mais nada menos que Picasso, isso mesmo, Sarah foi retratada em diversos quadros do artist, entre eles o Retrato de Sarah Murphy.

Uma biografia curta, mas escrita com muito primor e de forma leve, o que nos permite estar mais próximo de conhecer artistas e também sobre a história de vários trabalhos artísticos (literários, pinturas e etc. O carisma do casal, que nos foi apresentado no livro é de encher os olhos, deu ate vontade de ser amigo deles (imaginem só, ser amigos do Picasso

site: https://bercoliterario.wordpress.com/2018/06/06/resenha-viver-bem-e-a-melhor-vinganca-calvin-tomkins/

Lina DC 11/07/2018

Gerald (1888-1964) e Sara (1883-1975) Murphy casaram-se e foram morar em Nova Iorque, onde tiveram os seus três filhos. No ano de 1921 eles resolveram se mudar para Paris e acabaram se envolvendo em um círculo de amigos composto por diversos escritores e artistas mundialmente conhecidos.
É possível observar que Gerald não tinha apoio de seus familiares e que a própria mãe de Sara foi contra o casamento e bem enfática sobre o assunto. É também descrito que Gerald sentia-se muitas vezes "melancólico".

"Gerald, que tinha pouco apoio emocional da família, tinha receio de um dia se mostrar fraco demais "para carregar a nós dois pelas fases difíceis da vida"". (p. 35)

O casal era proveniente de uma família abastada e promoviam grandes festas na Riviera Francesa. Por conta dos próprios interesses nas artes (Gerald mesmo era um pintor e Sarah tornou-se musa para algumas obras de artistas famosos), era comum que nomes ilustres do meio assim como pintores que ainda seriam descobertos circulassem em suas festas.
A obra dará ênfase a relação do casal com F. Scott Fitzgerald e sua esposa Zelda. A amizade entre os casais foi marcada por situações curiosas, mas a que mais se destaca foi o fato de que Fitzgerald inspirou-se em Gerald e Sara para escrever o casal protagonista de "Suave é a noite".

"Viver bem é a melhor vingança" é um livro curtinho (tem apenas 125 páginas), o que resulta em uma leitura rápida e leve. O livro também possui fotografias em preto e branco sobre a vida desse ilustre casal.

"À maioria dos amigos dos Murphys parecia que aquela vida que o casal almejara criar para si, com tanta imaginação, tinha finalmente tomado sua verdadeira forma e ritmo". (p. 63)