Inspired

Inspired Marty Cagan

Resenhas - INSPIRED

Vick 26/10/2023

Muito bom!
Para quem trabalha na área de Produto é um ótimo livro, que me trouxe bastante insights!

Porém muitas coisas citadas pelo autor estão fora da realidade da maioria das empresas, então o conteúdo não deve ser levado à risca.

Karina.Hartmann 08/02/2022

Essencial
Esse livro é seminal para o que chamamos de Product Management, e na segunda edição teve algumas adições importantes.
O livro é muito didático e aborda o principal para trabalhar com produtos.

Dyego.Caetano 15/02/2021

Livro de cabeceira

Li a versão traduzida e o livro é de leitura fácil e rápida, se você trabalha com a criação de produtos digitais ou está inserido em uma empresa que tem essa cultura esse livro com certeza irá te ajudar muito.
Explica vários pontos da criação de produtos, relacionamento entre o gerente de produtos e todos aqueles que estão envolvidos na criação e técnicas que pode utilizar para aumentar as suas chances de sucesso.
É um livro que não dá detalhes, mas levanta muitos pontos... é como um "conselheiro"... vai te dar ideias do que fazer em determinadas situações, mas não vai entrar muito no detalhe de "como" você deve fazer.
É um livro para o gerente de produtos ter e consultar sempre quando estiver em dúvida do que fazer. Recomendo!

Flávia 28/10/2020

Ótimo livro para guiar product managers
Li o livro para me contextualizar em um momento específico da minha carreira profissional onde estou migrando para a área de produtos. Detalha com bastante grandeza como desenvolver produtos digitais, os desafios e como superar eles.

outroelton 29/11/2018

Como criar produtos que as pessoas amem
A proposta de Inspired, de Marty Cagan, a julgar pelo subtítulo exposto na capa, é demonstrar aos leitores como criar produtos de tecnologia que os usuários amem. Para isso, o autor divide seus aprendizados acumulados nos últimos 30 anos em cinco partes: 1. Lições das melhores empresas de tecnologia; 2. As pessoas certas; 3. O produto certo; 4. O processo certo, e, por fim, 5. A cultura certa.

Na primeira parte, Cagan deixa claro que ele se dirige aos gerentes de produto (product managers), já que, para ele, a figura do PM possui grande relevância estratégica em empresas de tecnologia, sejam startups, empresas em estágio de crescimento ou corporações. É nesta seção que ele sintetiza alguns dos pontos que analisará mais a fundo nos tópicos seguintes, como suas restrições aos roadmaps e também os conceitos-chave trabalhados no livro, entre os quais o de Descoberta e Entrega Contínuas.

Na segunda parte, Cagan discorre sobre a importância das pessoas na composição de times multifuncionais, já que, como ele reforça, it's all about the product team. O autor ainda apresenta brevemente os profissionais que compõem esses times, juntamente com suas respectivas responsabilidades, mas o que mais se destaca nesse tópico é esta citação do investidor John Doerr: Precisamos de times de missionários, não de mercenários.

Na terceira parte, o autor enfoca os requisitos necessários para se criar os produtos certos, propondo qual seria a alternativa aos roadmaps, bem como reforçando o quão imprescindível é o estabelecimento da visão e da estratégia do produto. Por fim, propõe maneiras de medir os objetivos dos times por meio dos OKRs (Objectives and Key Results).

Na quarta parte são listados os processos e princípios mais adequados para a concepção e entrega de produtos de tecnologia. É nesse tópico, também, que ele aprofunda nas diversas técnicas de discovery para a validação dos riscos de valor, usabilidade, factibilidade e viabilidade relacionados às soluções concebidas. A propósito, essa é a seção que apresenta mais insights práticos, além de ser o tópico mais longo da obra.

Na última parte, por fim, Cagan discorre sobre como criar a cultura propícia para a inovação e o sucesso dos times, do produto e do negócio. O interessante é que, nesta seção, o autor retoma vários pontos abordados ao longo do livro, desta vez na forma de comparações objetivas entre as características de times de produtos bons e ruins. Essas dicas, por sinal, são aquele tipo de conteúdo que vale a pena ser retomado com frequência, para manter acesos na mente os ensinamentos valiosos propostos pelo autor.