A cor humana

A cor humana Isabor Quintiere

Resenhas - A cor humana

@apilhadathay 12/06/2020

Demorei a ler, mas valeu a pena
Olha, comprei o livro no ano passado, diretamente com Isabor (cursamos uma ou mais disciplinas juntas na Pós), e demorei muito pra ler. O livro é uma coletânea de contos da autora, são 10 no total:
- Adília e o apocalipse
- Vera se vai
- Madres ?
- Memento mori
- Entrega ?
- Juriscleide e o esmagado ?
- Dona Maria versus tudo ?
- Homem-ilha
- Vitória
- O fim das coisas.

Os meus favoritos foram Madres, Entrega, Juriscleide e o Esmagado, além de Dona Maria versus tudo. Eu me diverti bastante e gostei de como ela mesclou o real com o insólito, particularmente no conto "Madres", que seria uma bela novela ou romance!! Bom livro!

Raquel 12/01/2021

Uma maravilhosa novidade
A Cor Humana é o primeiro livro de Isabor, uma deliciosa coletânea de 10 contos, que devorei rapidamente numa viagem de São Paulo a Curitiba que fiz de ônibus.

No estilo realismo fantástico, a autora nos transporta para mundos iguaizinhos ao que conhecemos, mas com interpretações, personificações e personagens nunca dantes vistos. Isabor narra as histórias de uma maneira linda, delicada e que nos inspira a cada frase. Você acha que está lendo prosa, quando vê, leu uma poesia bela e profunda.

A estreia de um livro só de Isabor deixa claro que a autora tem muito mais a nos dar. A continuidade de trabalhos maravilhosos como este depende do apoio da sociedade que os cercam. Apoie artistas independentes. Cada obra adquirida e cada elogio são fundamentais. Para quem quiser adquirir a obra, pode entrar em contato direto com a autora pelo Instagram @iquintiere. Recomendo muitíssimo.

Johniere 05/09/2021

A cor humana: ritonelo e devir-gente
Abrir uma gaveta para limpar e de lá descobrir o apocalipse. Era o fim do mundo que morava ali. E foi uma criança que encontrou um Armagedom num espaço que tradicionalmente remete a organização: uma gaveta. Ou encontrar uma personagem de conto que descobriu, frente ao espelho, a manipulação do narrador em seu estado de vida. De modo que ela decide, por si mesma, ofertar um ponto final no seu enredo.
Esses são algumas das tramas de "A cor humana". Livro de estreia da autora Isabor Quintieri. A obra se organiza em dez contos, que nos impressionam pela originalidade, pelas descrições e revelações que fogem das expectativas até de um leitor mais astuto e acostumado com a modalidade do conto.
Quintieri em suas histórias promove dois movimentos: 1) de aproximação e 2) de distanciamento ante a condição humana. E são esses movimentos de mudança de perspectivas em relação ao que somos que é friccionado nas mais variadas dimensões do humano em seu existir: o estranho, o medo, uma árvore centenária, o fim do mundo que nos olha e nos enxerga como crianças, a birra da personagem com o criador de sua história, etc.
Para tanto, a autora lança mão do maravilhoso e do fantástico, não como uma moda latino-americana. De forma alguma. Ela, na verdade, se prontifica com uma escrita que não performa o modelo pelo molde. Isabor demonstra saber o que quer de sua escrita e, desse modo, entrega ao seu leitor uma escricitura que o faz voltar-a-si para voltar-a-ser; bem como um voltar-a-si de uma forma que se volte-a-ser'outro - mais empático, solidário e firmado na alteridade. Se "A cor humana" fosse uma partitura, alguns contos cairiam bem como ritornelos do devir-gebte. Pois, pouco sabemos da "cor humana" habitada em cada um, que mesmo sendo única, torna-nos unificados, mas não homogêneos.
Por isso, o DE OLHO NA ESTANTE o convida para se debruçar na leitura do livro "A cor humana".

Oberdan 15/10/2019

A cor humana
Um livro belo, pequeno de saborear aos poucos.

Bibi 13/12/2019

Um livro incrível que honra a literatura brasileira contemporânea
Os bons escritores não estão apenas no passado.

Foi pela amiga Eliz que conheci a Isabor e não me arrependi. Essa menina de 25 anos publicou seu primeiro livro de contos reunidos em 2018 e, já em 2019, ganhou o prêmio Odisséia da Literatura Fantástica na categoria Narrativa Curta: Horror por um dos contos presentes no livro, o conto ?Madres?. Se ela não é um incentivo para tantos jovens que pensam em escrever mas vão deixando esse sonho para trás eu não sei o que é.

?A Cor Humana? é composto por 10 pequenos contos que vão desde os mais leves temas - como Vera que tem seu encontro com o tempo e tentava ignorá-lo - ao horror narrado da forma mais materna possível. É uma leitura que flui, mas que dificilmente poderá ser feita em uma única sentada: cada um de seus curtos contos traz reflexões sem-fim a respeito da grandeza e da pequeneza do ser humano quando frente a frente consigo e com o universo.

Dentre os 10 contos, os meus favoritos foram ?Madres? - uma breve história sobre o olhar de uma mãe sobre o seu bestial e carniceiro filho - e ?Memento Mori? - bem sintetizado pelo trecho de Edgar Allan Poe ?Em mim tu existias... e vê em minha morte, vê por esta imagem, que é tua, como assassinaste absolutamente a ti mesmo?. Eu acredito que a preferência se deva pelo suspense criado em cada palavra, pelo incômodo que os contos causaram em mim.

Aguardando pelos próximos contos, crônicas, romances e o que mais sair da mente de Isabor.

Para mais resenhas, procure no instagram: @bibi.dibooks

Monique 02/03/2022

Fantástico ansioso
É composto por 10 textos curtos que misturam o insólito ao cotidiano comum. Com uma estética limpa e objetiva, encontramos trechos primorosos sobre o próprio espírito humano. No entanto, os elementos fantásticos aparecem de forma ansiosa: somos jogados a eles logo de início, não abrindo espaço para descobertas e sutilezas. Abro exceção aos textos Madres e O Fim de Tudo. De qualquer forma, vale a leitura.