Os Césares

Os Césares Ivar Lissner

Resenhas - Os Césares

Cesar 18/01/2012

Desde pequeno, sempre admirei o gosto pela leitura demonstrado pelo meu pai, principalmente pela história Romana. Não me cansava de ouvir seu relato dos impressionantes homens e acontecimentos que constituíram aquela República, posteriormente transformada em Império. Este livro apresenta-nos quatrocentos anos de história Romana, de Mário e Sila até Constantino, o Grande, a quem coube abrir o caminho para a disseminação da fé Cristã. Dá-me grande prazer, ao relê-lo, ainda encontrar pequenos pedaços de papel utilizados para marcação pelo meu pai, com anotações sobre passagens ou páginas que lhe chamaram a atenção.

Wes Janson 18/01/2009

Um guia prático sobre os Césares
Esse livro, que acredito que só possa ser encontrado (infelizmente) em sebos, traz de forma prática, concisa, mas bem completa, mais de 500 anos da História da Roma Antiga. Se tornou um guia de consulta para mim.
Vale a pena garimpar para achá-lo!

Cassinha 22/10/2009

Porcaria
Li quase todos os clássicos sobre o Império Romano, e alguns estudiosos do assunto da nossa época.
Não conhecia esse cara mas o livro insere um monte de capítulos com personagens importantes da historia romana como Sêneca e Cícero (que na verdade é interessante), mas em compensação omite detalhes de várias personalidades dos Césares.
Como Suetônio, que foi um grande puxa-saco de Augustus, esse cara não puxa o saco de ninguém, mas também não mancha muito a reputação dos completamente malucos.
Não percam seu tempo, a não ser que seja o único livro sobre o assunto que queiram ler.
Tácito e Suetônio, são para quem estuda mesmo o assunto, então para quem se interessa, deve ler Robert Graves, que foi um historiador do nosso tempo, mas acabou morrendo sem levar os créditos de grande pesquisador. Seus livros são: Eu, Claudius Imperador e Claudius o Deus e Messalina.
Boa leitura.
bruno caput 21/08/2016minha estante
Livros de jornalistas sempre correm este risco. É um clichê. Eu achava meu pai um douto em história de Roma porque ele já leu este livro 15 vezes, no mínimo. E ele assim se achava. E falava sem parar dos imperadores como se fala de amigos íntimos. Ele o lê como se fosse um gibi do Fantasma na cabeceira. Aí cresci e comecei a ler sobre Roma. Aí li este aqui. Não é ruim, sem dúvida, mas a conclusão que cheguei: troquei a imagem de douto culto para apenas uma pessoa obcecada nas fofocas e intrigas da coorte imperial/do final da república, pintado sob a ótica de um jornalista que era espião e colaboracionista...

Juliana 26/08/2023

O que Júlio César foi fazer???
Esse foi um livro estranho. Li tentando decifrar porque às vezes o autor se rasga em elogios a alguns personagens notoriamente sórdidos e demoniza outros.

No geral, gostei do conhecido que obtive com o livro, mas não tanto da leitura. Difícil entender, mas foi isso.

Helio 13/08/2018

Vale a pena!
Leitura muito interessante sobre os imperadores romanos! Vale muito a pena a leitura e reflexão sobre as diversas faces da luta pelo poder. Traição, alianças, roubo, engodo e tudo de mal que a luta pelo poder pode produzir, mas também excelentes pontos a serem observados ao longo da construção de um dos maiores impérios que a história conheceu.

Wagner 14/01/2019

É A CABRA QUE MANDA CIRCULAR O BOATO...

(...) Quando a incrível notícia do assassinato de Calígula se espalhou pela cidade, ninguém ousou dar-lhe o menor crédito. - É a cabra que manda circular o boato - murmurava-se - para experimentar nossa fidelidade e depois liquidar conosco. Para além da morte, o imperador demente ainda causava terror. (...)

in: LISSNER, Ivan. Os Césares. Belo Horizonte: Itatiaia, 1959. pg. 123.