Um Estudo em Vermelho

Um Estudo em Vermelho Sir Arthur Conan Doyle

Resenhas - Um estudo em vermelho

Elfa 23/09/2023

????
História muito intrigante que te prende a obra, vale muito a pena investir! É boa pra entender bem a trama, conhecer os personagens.

miri.miri 25/07/2023

Sherlock Holmes é o detetive mais genial
Que livro bom, uma boa história com começo, meio e fim. É satisfatória a grande inteligência de Holmes!

Naty 01/05/2021

O livro é o ponto de partida para a parceria entre Sherlock e Watson, nessa trama eles resolverão seu primeiro caso juntos. Por ser uma versão resumida, a leitura é bem fluida e rápida, mas consegui apreciar bastante a obra.

Gosto muito de ver o ponto de vista do Sherlock frente à investigação dos casos, ele é simplesmente genial (e bem metido também).

Enfim, muito divertido, gostei.

????
Bia Aguiar 07/05/2021minha estante
Vou investiir

Naty 07/05/2021minha estante
Eu comprei essa versão da Pé da Letra que é resumida, mas é bem legal. Recomendo

Sara 29/03/2022minha estante
Eu gostei bastante

Helena 17/09/2022minha estante
Muito bom, eu acho os livros do Sherlock holmes maravilhosos, esse livro é bem divertido e muito bom de ler.

Naty566 28/02/2023minha estante
Eu adorei,mas eu prefiro o Vale do medo

TavioBookStan 28/02/2023minha estante
Eu li, não é meu estilo de livro. Eu achei um pouco entediante e me deu ressaca literária......

Diana279 22/09/2021

Eu sempre amei livros de mistério, já conhecia o Sherlock pelos filmes, mas ler os livros é incrivelmente melhor. Mas eu sempre fico na dúvida, se ele é melhor ou igual a Hércule Poirot, da escritora Agatha Cristie, que é outro ótimo detetive.

Manuela 02/11/2022

Gostei da história. Sherlock é um personagem incrível e com uma mente brilhante! Uma pena o livro ser tão pequeno.

Dayane 21/03/2022

Um estudo em vermelho
Eu gostei demaiss, indico com certeza. É muito bom ver como os casos se desenrolam e tem a sua solução.

Lucas 07/08/2021

A introdução de Sherlock Holmes ao mundo
Como um primeiro contato com a série de livros do sherlock holmes me surpreendi bastante. Gostei muito do final e achei muito interessante ter visto o primeiro encontro de watson e holmes.

Kleber 03/03/2022

Reavaliando e explicando na Resenha o porquê
Sherlock Holmes - Um Estudo em Vermelho: é o primeiro Livro do célebre investigador Sherlock Holmes e seu companheiro Dr. John Watson desvendando juntos seu primeiro caso de assasinato na cidade de Londres.
A partir daqui começam os Spoilers... É por sua conta em risco!

O livro não apresenta rodeios, então se gosta de um imaginário mais bem descrito, nesta obra você poucas vezes encontrará. Não que a narrativa seja rasa ou superficial, longe disso, a ideia aqui é ser objetivo e direto!
Logo nas primeiras páginas os dois protagonistas são apresentados para nós e entre eles, tudo muito simplificado, um precisa de local para morar (Sr. Watson) recém chegado a Londres e o outro tem um apartamento, mas é excêntrico de mais para encontrar alguém (Sherlock).
Conversa curta, soluções estabelecidas, passam a morar juntos (como falei tudo é muito rápido) e está lá... O caso! Homem encontrado morto, numa casa abandonada, e tudo que se sabe está escrito numa parede "Rache", que depois nos vem a explicação do significado, por Sherlock Holmes, "VINGANÇA".
Em parceria ao caso conhecemos dois coadjuvantes, Lestrade e Gregson, outros investigadores assim como Holmes. Na verdade dois detetives atrapalhados, uma melhor definição seria precipitados. Mas isso era evidente, afinal o título do livro era Sherlock Holmes e não Lestrade ou Gregson e um Estudo em Vermelho.
Destaque para o detalhe na hora de Holmes nos informar como descobriu o assassino e no decorrer das pistas que nos foram dados. Se eu chamo a atenção para um ritmo frenético nos primeiros capítulos, no momento em que o nosso detetive precisa nos informar parcialmente ou até plenamente sua resolução ou dúvidas, o autor muda o compasso, e não tem nenhuma vergonha em adotar uma postura mais pausada. O que se faz necessário neste caso, já que tudo é muito introspectivo até mesmo para o leitor.
O cenário não muda até o segundo assassinato ocorrer, agora além de Enoch Drebber, Joseph Stangerson também bateu as botas, e assim num tapa só Sherlock nos fala: Aqui está o assassino Jefferson Hope!
Quem é Jefferson Hope? Se você fez essa pergunta, estamos juntos. E a partir de então, conhecemos os motivos pelo qual Hope buscara sua vingança, para isso a solução mais fácil buscada num livro, viajemos no tempo...
Mais alguns personagens adentram na história, John Ferrier e sua filha de criação, Lucy Ferrier. O cenário é de total pobreza, entregues a própria sorte, à beira da morte, são salvos por um grupo de Mórmons. E o que parecia ser uma história de resgate e heróis, se torna um pesadelo a medida que Lucy cresce e sua beleza se destaca entre as de mais jovens. Seguindo a tradição do grupo, ela precisara escolher entre dois jovens bem sucedidos, adivinha quem são? Isso mesmo caro Watson Leitor, os dois assassinados. No entanto, a jovem Lucy já havia sido conquistada, por um estrangeiro chamado Jefferson Hope.
Mas quando foi que essa paixão surgiu? Calma, o livro nos conta no mesmo ritmo que eu assim escrevi na resenha, se conheceram, trocaram olhares, mãos próximas e... amor eterno.
Lógico, que eles tentam fugir com a ajuda de John Ferrier, mas Lucy é capturada e seu pai assassinado, A jovem infeliz, vê sua vida definhar e por fim falece também. Aí, Hope inicia sua vingança até enfim conseguir como narrado até o momento.
O último capítulo, é preciso regressar ao tempo presente, por dois motivos: o primeiro é o julgamento de Hope, que nem chega a acontecer, pois logo de cara o autor nos informa que o mesmo está muito próximo de morrer; o segundo destacar e explanar como Holmes descobriu o assassino. Novamente o texto é direto, todavia detalhado na medida certa. E fim!
Por que uma nota mediana? Devo admitir que o ritmo alucinante que o livro emprega desde o início me incomodou muito. Eu sei, eu sei... Narrativas lentas numa obra de investigação não caberia, entretanto o que me fez mais falta foi a interação leitor e texto. Eu não conseguir entrar no mundo de Sherlock, acredito que uma história mais convidativa seria mais apaixonante, em nenhum momento num romance de investigação, eu me vi investigando, tentando descobrir quem será o assassino? Até porque o autor não permite que haja isso. O assassino é dito antes mesmo de sua história ser contada, então não cabe suposições ou decifrar enigmas, tudo é atirado na cara do leitor, com soluções óbvias, resoluções rápidas.
Portanto, na busca de construir uma narrativa mais dinâmica, o livro peca por não imergir quem o lê, o que para mim foi frustrante principalmente numa história de investigação.
Welber 04/03/2022minha estante
Quero muito ler, são 3 livros né isso?

Kleber 05/03/2022minha estante
Olha se eu não tiver enganado são 4 romances e fora que ainda tem alguns de contos também. Mas depende também da coleção, porque a coleção que comprei são 6 livros, três deles são contos que originalmente haviam sido lançados juntos.

Welber 05/03/2022minha estante
Muito obrigado pela informação, já li um livro do Sherlock a muito tempo, acho que meu primeiro livro mas não me recordo que edição era, só lembro que era muito bom. Assim que der vou procurar ler algum dele.

Gisela.Luckmann 26/01/2021

Eu venci meu preconceito de ler Sherlock Holmes, pq meu detetive favorito é e sempre será o Hercule Poirot, mas foi uma leitura boa e fluida, li em poucas horas

Mi Rubin 01/05/2021

Só havia conhecido Sherlock através de séries e a experiência com o livro foi tão boa quanto.

Um personagem muito bem estruturado e com uma mente tão engenhosa que a sensação de estar sempre por fora do que ele tá pensando, é frequente.

Leitura rápida e que vale muito a pena.

Ps: presente de um amigo incrível :)
Adilson85 03/05/2021minha estante
? essa edição e linda

Mi Rubin 03/05/2021minha estante
Sim ?
Amei as ilustrações ?

Dalton 10/09/2022

"Não quero que me vejam como um assassino comum"
Um Estudo em Vermelho conta a história de como o misterioso detetive Sherlock Holmes e seu parceiro Dr. Watson desvendam casos criminais. O livro é o primeiro do autor e introduz a união de uma das maiores duplas da literatura criminal. A narrativa consegue equilibrar o lado extraordinário, que envolve a comunidade mórmon e suas práticas incomuns, com a solidez realista do caso. Embora Sherlock seja um gênio, a trama não se torna desleixada, com o mesmo descobrindo tudo e tendo um protagonismo desenfreado. Imprevistos acontecem e muitas circunstâncias estão fora do radar do detetive, além disso ele conta com alguns membros da força policial que prestam auxílio constantemente.

-> Acredito que o foco dessa obra não seja o desenvolvimento do Sherlock e do Watson, mas sim da MAGNÍFICA história que circunda o caso da morte de Drebber.

(Devo deixar claro também que está edição é simplificada, ou seja, alguns elementos foram suprimidos para facilitar a compreensão. Se você deseja aprofundar-se nas obras de Arthur Conan Doyle, recomendo outra edição).

cinthia_moura 30/03/2020

Curto e interessante
A primeira história de Sherlock Holmes. Um clássico da literatura que se divide em duas partes, a primeira apresenta o caso policial e na segunda parte existe uma quebra no tempo e espaço para apresentar a história do assassino.
E é nessa segunda parte que a história muda totalmente o foco e deixa de se tornar tão interessante. Mas ainda sim, vale muito a leitura.
Kalyne @oreinodaspaginas 30/03/2020minha estante
Umas das minhas histórias preferidas.

hylle 05/09/2021

Perfeito
Eu já vi esse caso antes, mas eu não me lembrava dos detalhes e nem do final, então a experiência foi incrível da mesma forma.
Eu, como uma grande fã de investigações e coisas do tipo, sou meio suspeita para falar sobre esses livros, pois todos são incríveis para mim.
Eu gosto das histórias do Sherlock pq quando o final chega, você percebe que todas as informações estavam ali o tempo todo.
Nesse caso em particular, confesso que passei um pano para o assassino (acho que não tem como não passar), e gostei muito de o autor ter mostrado o lado do "vilão" e as motivações dele.
Não preciso dizer que eu recomendo até para o meu papagaio, né?