A CAMINHO DE MARTE

A CAMINHO DE MARTE Ivair Gontijo

Resenhas - A CAMINHO DE MARTE

Gabriel A. 28/06/2021

Ivair Gontijo nasceu em Moema, no interior de Minas Gerais. Viu uma televisão pela primeira vez em 1969, durante a transmissão da chegada do homem à Lua. Fato que marcaria a sua vida e serviria de inspiração à sua carreira.
Filho de uma família numerosa, trabalhou como engraxate após a morte do pai até passar no processo seletivo do Colégio Agrícola de Bambuí, onde cursou o técnico de Agropecuária. Após se formar no técnico, trabalhou em uma fazenda. Deixou o trabalho na fazenda para cursar física na UFMG, e após sua formação fez mestrado em óptica na mesma universidade. A partir daí, construiu uma carreira acadêmica de sucesso.
Ivair narra seus passos detalhadamente até sua entrada no Jet Propulsion Laboratory (JPL) da NASA, onde trabalhou no radar do Curiosity e teve uma importante contribuição para o nosso conhecimento do planeta vermelho.
Além da biografia do físico mineiro, também acompanhamos um pouco da história das missões Apollo, a procura por vida e compostos orgânicos em Marte com as sondas Vikings e um relato descritivo do desenvolvimento do MSL, desde o início do projeto até o pouso do robô Curiosity em Marte. É muito interessante acompanhar em detalhes como as missões espaciais são projetadas e construídas.
Outro ponto de destaque é a atenção que o autor teve em colocar as coordenadas terrestres e marcianas, possibilitando ao leitor localizar os locais da Terra e de Marte mencionados no livro, dando uma experiência de leitura mais imersiva.
Esse livro, com toda certeza, é uma excelente fonte de inspiração para quem deseja seguir os mesmo passos do autor. E para aqueles, que assim como eu são apenas curiosos da astronomia, é uma excelente leitura e fonte de conhecimento.

Isadora1472 25/06/2020

Muito bom!
Confesso que demorei para pegar o ritmo deste livro, mas depois não conseguia mais parar, trás muito detalhes de como foi toda a trajetória do Curiosity da construção até depois da chegada em Marte.

rennanasc 14/03/2021

Fui a Marte e voltei!
Para quem tem interesse por astronomia e coisas do tipo: este livro traz, em ricos detalhes, como a missão do robô Curiosity aconteceu dentro e fora da NASA, até chegar ao planeta vermelho e realizar seus primeiros feitos. Não somente isto - o que, para mim, deixa a história ainda mais interessante - mas o autor do livro, o cientista brasileiro Ivair Gontijo, com uma dose de autobiografia, conta como percorreu sua trajetória pessoal e profissional de sair de uma pequena cidade do interior de Minas Gerais e chegar até a NASA. Uma excelente leitura!

Carolina Corrêa 22/03/2021

Espetacular
A obra merece as cinco estrelas completas.
A história é fascinante e, a leitura, viciante, do tipo que prende.
O autor narra sua jornada de forma objetiva - não foge ao que se espera de um cientista! -, e com humildade, mesmo portando um currículo tão impressionante.
O texto é bastante didático, capaz de atrair leitores que, como eu, jamais haviam se interessado por pesquisa espacial.
Devem ser exaltados os trabalhos de edição e revisão, que permitem uma narrativa clara, compreensiva e muito prazerosa.
Desperta no leitor a lembrança de conceitos aprendidos lá nos primórdios do Ensino Fundamental e a vontade de se aprofundar no tema, bem como de buscar atualizações.

Bruno236 30/04/2021

SENSACIONAL!
Queria poder dar os parabéns ao Ivair Gontijo pessoalmente por essa obra fantástica. Uma leitura que me prendeu do início ao fim!

Se você gosta do tema, provavelmente vai gostar deste livro. Aborda várias situações e informações da astronomia em si, não se resume apenas ao planeta Marte!

Além da história de vida do autor. De um jovem do interior de Minas Gerais, para um engenheiro no JPL, da NASA.

Flavio Petraccone 13/01/2024

De MG para a NASA
Imagina uma pessoa que fez técnico em agropecuária e foi trabalhar numa fazenda onde nem tinha luz elétrica, por três anos, para poder juntar dinheiro e pagar o cursinho para fazer a faculdade de Física, que era seu sonho !!! O livro é maravilhoso. Uma história de vida exemplar: um cara batalhador que sai do interior de MG pra a NASA (JPL) !!! Muito interessante ler sobre todos os percalços que percorreu e mesmo assim, não desistiu. Achei bacana que o livro é escrito alternando capítulos sobre a vida do autor, com a história da exploração espacial. Vale muito a pena.

adijobs 18/02/2021

Grata surpresa!
No instante em que escrevo esta resenha a missão Perseverance está no finalzinho da sua fase de cruzeiro e quase no ponto de entrar na atmosfera de Marte, evento que acontecerá hoje por volta das 17h50, numa órbita balística. Se tudo correr bem no EDL (Entry, Descent, Landing), nos 'sete minutos de terror' durante a entrada na atmosfera marciana - os momentos de roer as unhas para todos os envolvidos no projeto - e o rover chegar intacto no solo com todos os equipamentos que o compõe funcionando, terá início mais uma missão como a do seu antecessor, o Curiosity, que está em Marte desde 2012. O rover desta nova missão, inicialmente chamada de Mars 2020, é equipado com um avançado laboratório para analisar as rochas do planeta em busca de sinais de vida no passado distante.

Se a missão anterior do Curiosity (ainda em pleno funcionamento) revelou à comunidade científica que o PH da água outrora existente na superfície de Marte era puro como à da terrestre, e que os elementos básicos para o surgimento de vida orgânica também já existiram por lá, agora é a hora de encontrar vestígios dela. O Curiosity, aliás, nos deu essas e muitas outras revelações, além de fotos fantásticas da paisagem do planeta vermelho. Aliás, será que é vermelho mesmo?

Essa, é uma das respostas que podem ser conferidas no livro do brasileiro Ivair Gontijo, que faz uma epopeica narrativa dos bastidores do projeto do MSL (Mars Science Laboratory, que mais tarde vai se chamar Curiosity), no qual foi responsável por duas frentes de trabalho que tinham a tarefa de projetar equipamentos importantes que se somaram a muitos outros que compõe o rover. O autor consegue costurar magistralmente a história de como foi parar na NASA com a da própria evolução da exploração espacial e, principalmente, com as missões enviadas para Marte, detalhando cada uma delas até chegar ao presente.

Acabei de ler o livro e já estou ansioso para assistir a live da chegada do Perseverance em Marte. Sabendo agora de vários detalhes do processo (cheio de pressões e surpresas nem sempre boas) e do trabalho meticuloso feito pelas equipes da agência espacial norte-americana, a minha expectativa ficou lá em cima. Claro que a importância da missão e o que ela pode descobrir é o que vale, mas a leitura desse livro me jogou tão no meio dos bastidores que não tem como não estar apreensivo e fazer parte da torcida. E essa é a beleza do livro (ou talvez seja apenas o fato de tê-lo terminado hoje, o que não foi coincidência).

Recomendadíssimo!

site: https://www.youtube.com/watch?v=2eva-zGUpTs

Joao 02/01/2022

Marte está logo ali
A Caminho de Marte trouxe a história do Ivair Gontijo, que ao assistir à chegada do homem à lua, quando criança, sabia o que queria da vida. E correu sempre para chegar onde queria, superando todo e qualquer obstáculo.

O livro traz a história de vida do autor, que vai se intercalando a cada capítulo com suas experiências/descobertas em Marte. Adorei essa dinâmica, pois, você consegue absorver muito bem o conteúdo.

Para quem tem interesses astronômicos, esse livro é um prato cheio, com todos os detalhes possíveis. E para mim, o grand finale do livro, é que Ivair coloca as coordenadas e artigos/sites da NASA de tudo que ele fala no momento. Te permitindo uma imersão maior ainda na história.

anne 04/01/2023

já li umas 3 vezes KKKKKK
eu amo demais esse livro e toda trajetória que ele conta, fora as curiosidades sobre o espaço e tudo no mundo da astrologia. Eu amo esses assuntos, então ele me prendeu bastante.?
Felipe Dias 17/05/2023minha estante
astrologia não, astronomia

Valdo.Alencar 12/03/2024minha estante
Astrologia?

Felipe Dias 15/03/2024minha estante
sim, na resenha da anne sobre o livro ela diz que gostou das curiosidades sobre o espaço e a astrologia (signos), mas este livro é sobre astronomia

livrosepixels 12/04/2018

A Caminho da nossa segunda casa? Em um futuro não tão distante, quem sabe
Marte é até hoje um dos planetas de maior fascínio da espécie humana, desde a sua descoberta. A razão, entre muitas, está no fato de que esse pequeno planeta, pouco menor que a Terra, apresenta indícios de que um dia já foi um provável lar para vida como a conhecemos. A questão é que, alguma coisa no passado aconteceu e então ele se tornou o que é hoje: um deserto estéril, avermelhado e praticamente inabitável.

Nós humanos somos movidos a base de perguntas. As respostas são apenas consequência daquilo que buscamos, mas nunca é o bastante. Somos insaciáveis. E em meio há tantas perguntas, uma que até hoje se mantém uma incógnita é: há vida além da Terra? Essa pergunta sem resposta alimentou a mente de muitas pessoas, sendo que até hoje ela é feita. Mas o que antes era só parte do imaginário popular, hoje ganha os holofotes da ciência.

“A Astronomia é a mais velha das ciências e é um privilégio sermos os herdeiros desse conhecimento acumulado por mais de 60 séculos.”

Várias missões já foram enviadas para Marte, com diversos objetivos: coletar amostrar, estudar a composição geológica, entender o campo magnético, etc. A Curiosity, uma das missões recentes, possui vários desses objetivos, mas entre eles, está o de pesquisar os elementos base que compõem a vida como a conhecemos: carbono, oxigênio, enxofre, água, entre outros. Além de procurar esses elementos, a missão também tem como objetivo desvendar o passado do planeta e tentar entender o que deu de errado. Para onde foi toda a água que corria sobre o solo marciano? Porque ele perdeu sua atmosfera? Há fósseis lá?

“Nossa mente acha a solidão e a indiferença do resto do Universo quase repelentes. Queremos acreditar, queremos esperar que não estejamos sozinhos.”

Ivair nos explica todas essas questões de modo prático e bastante intuitivo. Conforme o autor, que foi um dos responsáveis por construir o radar da nave, a resposta mais exata para essa pergunta até agora é: não sabemos. Há muitas suposições, porém pouca prova para o que de fato aconteceu. O que se sabe, graças à Curiosity, é que sim, os blocos químicos básicos para a vida existem por lá, o que comprova que em um passado remoto a água permanecia em estado líquido na superfície do planeta. Além disso, a Curiosity também está tentando desvendar o mistério das emissões de metano. Na Terra, há duas formas de se produzir o gás: organicamente ou através de reações químicas. Já em Marte, esporadicamente o gás é detectado, mas até o momento não se sabe o que o produz. Seriam bactérias pré-históricas?

Uma das coisas interessantes narradas pelo autor é o processo de criação e testes da nave ou sonda. Eu particularmente nunca parei pra pensar o quão complicado deve ser elaborar o projeto, testar, aprimorar, e ainda assim não ter garantida de que tudo vai dar certo quando chegar no destino. É um jogo arriscado, no qual as chances são de 50% para ambos os lados. E quase sempre alguma coisa dá de errado. Os capítulos que falam sobre a construção da Curiosity são bastante interessantes e científicos, mas não há tempos extremamente complicados. Até há, nas páginas onde ele cita siglas ou palavras de uso não comum, notas de rodapé para explicar ou orientar o leitor a respeito do que se trata. Em algumas, inclusive, há links para fotos e vídeos dos testes e simulações da chegada em Marte.

O livro intercala capítulos sobre a vida pessoal do autor, com capítulos onde ele faz um retrocesso desde os tempos antigos, de Copérnico e Kepler, até os dias atuais. Achei legal uma parte onde o autor questiona que muitas pessoas até hoje não creem que o homem foi à Lua. Nesse ponto, ele narra todos os processos envolvidos, desde pessoas, países e agências, bem como redes inteiras de TV e rádio, que acompanharam passo a passo a ida do homem ao astro. Aí então ele pergunta como que dois países rivais (Eua e URSS) conseguiram manter tanta gente “guardando segredo” por tanto tempo? Diante dessa impossibilidade, o autor argumenta que é muito mais fácil de fato termos ido até a Lua do que por mais de 50 anos enganar milhares de pessoas que estiveram diretamente ligadas ao projeto.

“Ver duas espaçonaves terrestres ao mesmo tempo, com os próprios olhos, voando lá em cima e se preparando para o acoplamento vale mais do que muitas outras emoções que sentimos aqui embaixo.”

Inicialmente, o livro é um pouco lento, devido aos capítulos do passado do cientista, e um pouco repetitivo, no que se refere ao passado da astronomia. Como recentemente eu havia lido Cosmos, algumas das coisas que ele cita eu já havia visto naquele outro livro. Porém, conforme o autor vai adentrando no momento em que ele integra a equipe do JPL – Jet Propulsion Laboratory – e começa a descrever todos as atividades da missão, o livro se torna mais agradável de ler. Além disso, no meio dele há um caderno de fotos onde podemos ver esquemas de simulação, fotos reais feitas do planeta, fotos da equipe, protótipos do Curiosity, entre outras fotos interessantes. Na verdade uma das primeiras coisas que fiz ao receber o livro foi procurar imagens. Um livro de ciências como esse sem imagens já iria perder alguns pontos comigo, mas no caso esse se garantiu.

O modo didático como o livro foi escrito é um dos grandes triunfos dele, o que torna o seu conteúdo mais prático de assimilar. Apesar de ter um ritmo de leitura um pouco mais devagar, eu gostei bastante dessa leitura pois eu sou um amante nato de praticamente quase tudo o que se refere à Astronomia e espaço. É uma boa recomendação para quem gosta de saber mais sobre o planeta vermelho ou sobre a exploração espacial. E foi bacana também ver isso tudo do ponto de vista um brasileiro, que nasceu em uma situação de quase pobreza e hoje pode se orgulhar de saber que foi um dos responsáveis por uma das mais importantes missões espaciais atuais. Como o próprio autor diz, “a grande tragédia de nossas vidas não é sonhar algo demais e fracassar; a grande tragédia é ter sonhos pequenos demais e ficar somente naquilo”. Marte é só apenas uma parte de um sonho maior, que já começou a se concretizar.

site: http://resenhandosonhos.com/a-caminho-de-marte-ivair-gontijo/#more-16909

Wyllian Torres 17/02/2021

Por dentro
Interessante acompanhar o relato de quem participou de um grande feito tencologica e científico, como foi pousar em solo marciano o laboratório Curiosity. Mais bacana ainda é conehece a história inspiradora do mineira Ivair Gontijo.

RNA 13/05/2022

Nota 9.9
Muito bom, o Ivair conta em detalhes todo o projeto da curiosity, de uma forma acessível a quem é leigo no assunto, o livro intercala também com a história de vida do Ivair, que é incrível e inspiradora, recomendo a todos a leitura.

Sah 13/01/2023

Uma biografia?
Um livro simplesmente incrível, onde os capítulos são divididos entre conta a história de um homem brasileiro -nascido em minas gerais, de origem simples- que foi parar na nasa como engenheiro e cientista, e o projeto incrível da máquina Curiosity que foi para marte, com o objetivo de estudos científicos.
Meu objetivo nessa leitura, foi sabe mais a respeito do seu autor em si, um homem brilhante e uma expiração a ser seguida, confesso que pulei alguns capítulos, que se referiam mas a respeito do trabalho na JPL, só para ficar mais próxima história íntima do mesmo.
Primeiro livro que leio com aspectos de biografia e confesso que gostei bastante.
"? Antes de responder, deixe-me primeiro fazer uma pergunta: você se lembra da primeira vez que assistiu a TV?"...

Valdo.Alencar 12/03/2024

Inspirador e instrutivo
Ivair Gontijo é portador de uma história que realmente merece ser contada e disseminada para as novas (e futuras) gerações. Nascido e criado no interior de Minas Gerais, Ivair conseguiu, por meio de dedicação e muito esforço, se tornar um dos poucos brasileiros a conseguirem trabalhar na NASA!

Seu livro narra quase todos os eventos importantes e decisivos em sua vida que possibilitaram realizar essa façanha. Fiquei maravilhado com o seu relato descrevendo o seu primeiro contato com um aparelho de televisão, que foi justamente na transmissão da Apollo 11, em 1969, levando Neil Armstrong, Buzz Aldrin e Michael Collins à Lua. O que poderia ter sido mais motivador e inspirador para um garoto humilde do interior do que isso?

Ivair trabalhou no JPL (Jet Propulsion Laboratory), e ele e sua equipe ficaram responsáveis pela construção do radar que iria embarcado no rover Curiosity, até então o mais ambicioso projeto da engenharia já enviado a Marte (2012). No livro, Ivair descreve o desenvolvimento de todo o trabalho que foi realizado para construir e lançar o rover a Marte, e é incrível ver a quantidade de detalhes e a complexidade envolvidas numa empreitada como essa.

Para quem gosta de assuntos relacionados à exploração espacial, engenharia aeroespacial e uma boa história inspiradora, recomendo fortemente a leitura.