Ikigai

Ikigai Francesc Miralles...

Resenhas - IKIGAI

Helaine 14/10/2021

Leve e com boas lições para a vida
É uma leitura bastante interessante e que realmente nos leva a pensar sobre qual o nosso ikigai, o que é que nos move todos os dias e dá sentido à nossa vida. A leitura fica um pouco cansativa em algumas partes (como o passo a passo de movimentos de ioga e tai chi, por exemplo), mas no geral é uma experiência bastante enriquecedora, além de ter várias curiosidades e o encanto de depoimentos de pessoas acima dos 100 anos. Recomendo a leitura.

Gio 11/10/2021

Ótimas lições
Gostei muito do livro e de conhecer mais sobre a cultura dos japoneses, tirei ótimas lições, algumas são bem comuns pra gente, mas é interessante saber como eles aplicam. Já estou praticando ??

Gláucia 14/09/2021

Apesar de esperar um "passo a passo" para encontrar o Ikigai, adorei que não há isso, porque não tem como fazer um "passo a passo" de algo que é relativo, o que importa para mim pode não ser o mesmo que importa para você.
A longevidade é o assunto mais recorrente no livro; e ler os depoimentos dos centenários me encantou, não por eles viverem tanto mas sim pela simplicidade. Viver um dia por vez, fazendo o seu melhor no momento, no seu ritmo e não numa frenesi que a sociedade "impôs".

Carla 06/09/2021

Essa foi uma das melhores leituras que tive esse ano. Para um ansioso,os ensinamentos passados aqui foi um acolhimento,me senti abraçada. A partir de hoje tentarei aplicar as 10 leis do Ikigai que são:
1.Manter-se ativo mesmo que se aposente,pois assim você não correrá o risco de perder o sentido da vida.
2. Tenha calma,quando deixamos a urgência para trás,o tempo é a vida adquirem um novo significado.
3. Não comer até se encher,os japoneses têm o conceito de que para uma vida longa menos é mais.
4. Rodeie-se de bonas amigos.
5. Faça uma manutenção diária da sua saúde,se exercite.
6. Sorria,mesmo que as coisas não vão bem,não podemos esquecer o privilégio que é estar aqui num mundo cheio de oportunidades.
7. Reconecte-se com a natureza,precisamos voltar regularmente a ela para recarregar as baterias da alma.(amei esse!)
8. Agradeça.
9. Viva o momento. Não fica se lamentando pelo passado e temeroso com o futuro. Tudo o que você você é o dia de hoje,então faça seu melhor para que mereça ser lembrado.
10. Siga seu Ikigai. Dentro de você há uma paixão,um talento único,e se ainda não o encontrou,se comprometa em encontrá-lo.
Gratidão!!!

Flávia 30/08/2021

Encontre seu Ikigai
Em dois cursos que fiz, ambos quando falaram de longevidade mencionaram esse livro.
Ikigai significa ?razão de ser?, a intersecção da paixão, vocação, profissão e missão da sua vida.
Esse é o nome dado ao grande segredo da longevidade dos japoneses, em especial aos que vivem na ilha de Okinawa.
Um conjunto de coisas, que fazem com que essas pessoas sejam as que mais atinjam idades centenárias. Evitar o sedentarismo, manter-se ocupadas, comer 80% (sempre terminar uma refeição com um pouco de fome), ter grandes e bons amigos, são alguns dos pontos levantados pelos entrevistados.
Outro ponto importante, é descobrir atividades que se atinja o tão famoso ?Flow? - fluir com as tarefas - O prazer, o deleite, da atividade e do processo em que estamos totalmente imersos na vida.
Existem 7 maneiras de entrar em Flow:
1. Saber o que fazer
2. Saber como fazer
3. Saber quão bem se está fazendo
4. Saber aonde ir
5. Ter desafios ambiciosos
6. Utilizar seus melhores recursos pessoais
7. Estar livre de distrações
Antes mesmo dessa palavra entrar na vida das pessoas, eu já sentia essa facilidade de entrar em Flow, o que sempre chamei de foco, quando faço coisas que eu gosto, como estudar, ler, treinar, ensinar e achar a melhor solução para as pessoas que atendo.
Lendo esse livro compreendi a fundo o meu processo de Flow.
Fluir com seu projeto, seja ele qual for é dar vazão ao seu Ikigai.
Concentrar-se em uma única atividade, talvez seja a condição mais importante para o Flow. Pessoas multitarefas, jamais chegam a este estado da arte.
Uma vez que tenha encontrado seu próprio Ikigai , trate de segui-lo e alimenta-lo todos os dias para dar sentido a sua existência.
?Se cair 6 vezes, levante sete?
Ditado Japonês
Um livro indiscritível, com dicas para vida, e ao meu ver o mais difícil é seguir não tendo grandes preocupações, entender que se você consegue resolver ótimo, caso contrário, paciência. Não perder noites de sono com o que não consegue controlar.
Tenho muito a aprender nesta área. Leiam esse livro!!!!???
#ikigai #bibliotecaparticularfláviaschütz #amoler #books #bookstagram #leitura #refrescaracabeça #longevidade #

Raquel 30/08/2021

Bom, o livro não é um manual pra que vc consiga encontrar o seu ikigai. Nem foca nessa busca. É mais um dossiê sobre pessoas centenárias e o que elas têm a dizer sobre o alcance de sua longevidade. E isso, é claro... é muito relativo.
Algumas partes foram interessantes, uns conceitos diferentes..mas eu esperava algo mais profundo. E o livro é bem razoável. 80% do que estava escrito eu já sabia, de alguma forma ou de outro jeito.

Isa 28/07/2021

Apenas leiam
Uma semana e este livro me trouxe uma paz e autoconhecimento tão essencial como o ar. Não é por menos que os japoneses vivem tanto (é lá que existe a cidade com o maior número de pessoas com mais de 100 anos): eles aprenderam como viver ??

Jessy 14/07/2021

Auto ajuda
Quem no meio dessa pandemia não tentou buscar alento nos livros, bem, não sei se esse é de grande ajuda, há mais exemplos de pessoas que encontraram seu ikigai do que uma forma de como posso encontrá-lo.

Kmedroa 09/07/2021

Superficial
O livro é útil pra entender a temática é fácil de ler. Porém, não gostei a estrutura do livro (sequência lógica dos capítulos) e muitas das informações pareciam superficiais ou recortes de outros livros ou fontes de informação.

Lara 08/07/2021

Uma visita ao que esquecemos.
Apesar de falar sobre o que normalmente já sabemos sobre vida saudável e segredos da longevidade o livro é capaz de nos fazer refletir. Nós sabemos tudo que faz bem para a nossa vida mas muitas vezes ignoramos ou até mesmo esquecemos disso.
Uma leitura rápida e interessante!

Fernanda 06/07/2021

Gostei muito do livro
Citações:

"Grandes elementos essenciais para a felicidade nesta vida são algo para fazer, algo para amar e algo pelo que ter esperança."

"As novas tecnologias só são boas se tivermos controle sobre elas."

"O segredo para uma vida longa é não se preocupar e ter um coração tranquilo."

"Concentra-se nas questões sobre as quais tem controle, sem se preocupar com aquilo que não pode controlar."

"Siga seu ikigai. Dentro de você há uma paixão, um talento único que dá sentido a seus dias e o estimula a dar o melhor de si até o fim."

Samanta 28/06/2021

Simples, mas com boas mensagens
Não há quem não se pergunte: qual é o segredo para uma vida longeva e feliz?
Através da análise de uma comunidade japonesa, os autores fazem uma imersão em hábitos cultuados por quem lá vive. Muitas obviedades, algumas nem tanto. Livro gostoso de ler e bom para refletir.

carol 26/06/2021

Fala muito mas não diz muita coisa
Não gostei muito não. ficou bem claro que é um livro escrito por pessoas que não vivem aquilo que estão descrevendo. parece um documentário de forma escrita, os autores ocidentais apenas como observadores dos japoneses, e apesar de ter algumas curiosidades espalhadas, não tem nada muito profundo ou revolucionário. falam de vários outros assuntos aleatórios só porque tem relação com a cultura japonesa ou outros países asiáticos.

Karina Paidosz 26/06/2021

Achei extremamente necessário.
Adorei as histórias dos centenários e o que fazem para ter uma vida tão plena e saudável.

Deu uma vontade de conhecer esse povo e suas formas de convívio. Acho pouco provável uma comunidade com a forma que hoje convivemos por aqui.

Tem muitos ensinamentos que já quero colocar em prática.

Gostei também das citações de escritores que já li e gostei.

Vandy 17/06/2021

É um presente
Apesar de curto, nos traz grandes ensinamentos, baseado na cultura japonesa, no zen budismo e no povo de Okinawa.