Ikigai

Ikigai Francesc Miralles

Resenhas - IKIGAI

R@y 22/02/2023

Conceitos para uma vida longa e leve
Me surpreendi com esse livro, esperava que ele tomasse um rumo, mas ele fluiu de forma completamente diferente.

Camila 22/02/2023

Se alimente com equilíbrio
Tenha bons amigos
Se exercite
Sorria
Entre en contato com a natureza
Seja grato
Viva o momento
Siga seu propósito

Vinicius 20/02/2023

Esperava outra coisa
Eu esperava que fosse um método ou uma forma de encontrar seu ikigai, mas o livro é um compilado de dicas voltadas para a longevidade.
Acho que os autores se perdem no meio do livro. Ele começa com uma questão definida: estudar os japoneses centenários e dali extrair o que faz deles tão longevos. Porém, o livro, mais para o fim, introduz várias ideias que não tem qualquer relação com os japoneses centenários, são só coisas que os autores julgam que te fará viver mais e melhor. Elas não tem apoio na ciência e nem mesmo são ações executadas pelos velhinhos de ogimi.
Assim me pareceu um manual bastante heterogêneo e confuso, que cita coisas como: ioga, tai chi, flow, antifragil, estoicismo, budismo e por aí vai.

Bergh Affonso 14/02/2023

Boa leitura
É bom livro sobre a tradição japonesa do propósito. Nossas ações que condizem aos reflexos do que somos, verdadeiramente.
É filosofia complementar do Ichigo-inchie com boas sugestões ao bem estar e ao convite do momento presente.

giubscarvalho 09/02/2023

Esse livro definitivamente mudou a minha vida!! Os escritores visitaram Okinawa, uma ilha no Japão onde vivem os povos mais longevos do mundo. A palavra Ikigai significa ?razão de viver?, e é algo que os okinawanos adotaram e passam a diante para os seus descendentes. Os autores contam os segredos japoneses para uma vida longa e saudável.

ekatherinah 27/01/2023

achei que o livro falaria mais sobre a filosofia ikigai em si, sobre reflexões e exercícios de autoconhecimento que ajudasse em começar a chegar nessa resposta. Mas a maior parte dele é focado em falar sobre outros aspectos que influenciam na longevidade propriamente dita e, associada a ela, um bem estar. Sobre filosofia ikigai em si é bem pouco. Acho que não prestei tanta atenção na introdução, porque demorei para perceber que o foco seria longevidade - que nunca foi meu motivo para a leitura do livro.

ainda assim foi uma boa leitura, com muitas sugestões e ideias de coisas a serem colocadas em prática de modo direto e sucinto. Peguei esse livro para completar o desafio de escolher um livro favorito de alguém que admiro no Caminho Bookverso.

Raul 22/01/2023

Esse foi um dos poucos livros que conseguiu me ajudar a mudar minha forma de ver a vida, os idosos, a forma como criar o ikigai são muito bons.

Bruna2049 18/01/2023

Livro para relaxar a mente, nos trazer de volta ao centro e valorizar aquilo que importa. Leitura leve, deixa o coração quentinho e com motivação para melhorar. Gostei especialmente do capítulo V, em que o autor fala sobre o poder do "Flow" (fluir). Recomendo a leitura.

Hannah.Shiguti 16/01/2023

Auto-ajuda não tóxica
Não é aquele discurso enfadonho de olhe por outro lado, pense grande e etc.
É simples, te ensina a apreciar as coisas mais simples, mas não é nenhuma lição de vida, é só um ensinamento pra aliviar algo que já é maçante, a vida.

Bella 03/01/2023

Bem bacana, muitos ensinamentos, leitura rápida e bem direta.
O foco em viver bem e ajudar ao próximo.
Aliás os ensinamentos e cultura japonesa,sempre achei incrível.

ana.storck 28/12/2022

Livro complementar
Foi o primeiro livro sobre ikigai que li na vida. Achei um livro interessante porque conta mais sobre a cultura japonesa e sobre a importância de se balancear a vida, trazendo alguns exemplos de como o ikigai faz parte da cultura japonesa e influencia sua forma de viver, de alimentar, se exercitar e de estabelecer vínculos com a comunidade. Só não sei para entender muito sobre o ikigai em si. Como descobri-lo? Quais os passos? Talvez seja bacana como uma leitura complementar após a leitura de um livro mais prático/introdutório.

Mariana 23/12/2022

Sinceramente e formalmente não acretido que minha mente tenha conhecimento de palavras o suficiente para descrever este livro.

Lindo, prazeroso de ler, você consegue adquirir um conhecimento tão bom com esse livro, a sabedoria dele é linda.

Com vários momentos no qual me sentir confortável a busca do meu Ikigai, me sinto feliz e harmoniosa, quando li a última página não queria terminar de ler.

Obrigada:
Héctor Gercía é Francesc Miralles??
Podem ter certeza que terei meu Ikigai forte, e comprirei minha missão.

Santos 23/12/2022

ikigai
Muita gente falou muito bem desse livro, então comecei a ler com altas expectativas mas não foi tudo isso. Mas consegui tirar proveito de algumas partes.

cheiro de livro 21/12/2022

Om mani padme h?m
Esse ano foi muito intenso para mim. Em diversos momentos me senti miserável em vários sentidos, e fiquei mto perdida sobre o meu caminho. ?O milagre da manhã? pode ter ajudado em partes, mas ainda senti uma culpa sobre coisas que não posso controlar e a exacerbada responsabilidade que os ideais do livro colocaram em mim mesma, me colocaram no fundo do poço.
Foi diferente com o Ikigai, é aquele livro que se eu ler mil vezes ainda sim vou conseguir aprender algo novo e implementar na minha vida.

?Trate a todos como seus irmãos, ainda que seja a primeira vez que os esteja vendo.?
?Quem encontra o seu ikigai carrega consigo tudo o que necessita para uma travessia longa e feliz.?
?Ikigai é a razão pela qual nos levantamos pela manhã.?
?Ter objetivos claros é importante para fluir, mas é preciso saber deixá-los de lado quando estamos em ação.?
?Uma pessoa feliz está satisfeita demais com o presente para pensar no futuro.?
?O poder espiritual pertence às mulheres.?
?Se cair sete vezes, levante oito.?
?O que perturba a mente dos homens não são os fatos, mas o julgamento que fazemos sobre eles.?
?Todas as coisas humanas têm uma vida curta e perecerão.?
?Apenas o que é imperfeito, efêmero e incompleto tem a verdadeira beleza, uma vez que, assim, se assemelha à natureza.?