Ikigai

Ikigai Francesc Miralles

Resenhas - IKIGAI

Daniela551 17/12/2022

O tanto que esse livro é aclamado me fez esperar MUITO mais do que ele realmente entrega!
Se você leu qualquer livro de auto ajuda, por mais ruim que ele tenha sido, não perca seu tempo com esse. É a mesma receita de bolo de todos os livros: produtividade tóxica com uma pitada de exercício e meditação...
Fala sobre encontrar o seu ikigai (propósito de vida), mas não explica claramente como fazer isso.
O único diferencial é contar alguns aspectos da cultura japonesa.
Mas nossa, que livro sem graça.

Thaís 11/12/2022

Descubra sua vocação
Encontre aquilo que você faz bem e que te deixa feliz em fazer. Repita essa tarefa e será mais feliz ainda. Parece simples, mas não é. Fazer o que se gosta com prazer, ser grato e não se deixar levar por vícios, sejam eles grandes ou pequenos, é um dos caminhos para a vida longa e próspera, só para parafrasear uma série famosa. Reconhecer seus limites e ter o domínio das suas decisões é extremamente importante. Mas nem todos são capazes de encontrar e é por isso que os amigos são tão importantes. Uma sequência de sugestões que parecem simples, mas nos esquecemos na correria do dia a dia. Às vezes é hora de colocar o pé no freio e recalcular a rota.

Isabella 09/12/2022

Não espere que o livro lhe dê uma resposta pronta sobre o IKIGAI... você vai ter que ir à procura do seu próprio...
O livro vai dar um "norte" para encontrar o IKIGAI. Que pode ser encontrado em várias coisas e nas mais simples do nosso dia a dia. Há IKIGAI na comida, na caminhada matinal, no exercício físico, no tempo livre e até no trabalho.
A princípio achei que o livro estava falando e focando bastante no assunto longevidade.
Mas é sobre isso também e está literalmente escrito na capa do livro.
Foi uma boa leitura!

Priscila 27/11/2022

Interessante
Peguei esse livro totalmente pelo acaso. Mas foi uma boa leitura e muito fácil, fluída também.
Os autores contam as histórias, hábitos e estilo de vida de alguns centenários, e através disso, buscam entender o que leva a uma vida mais longeva e feliz.

Gaby 23/11/2022

Gosteii bastante
E muitas histórias de pessoas e oq ela fizeram para chegar aos 100
Acho que o ponto principal é ter companhia e amigos

Marysol 22/11/2022

Sem grandes novidades
Fala sobre o modo de vida japonesa e o que fazem para chegar a longevidade.
Só que não explora como podemos encontrar um propósito de vida. As ideias apresentadas, se acha em qualquer pesquisa meia boca no Google.
Esperava mais!!!

Júlia 04/11/2022

Mais um livro livro de autoajuda
É só mais um livro de autoajuda que se pretende diferente dos demais mas que é igualmente tóxico? nunca se aposente? Tenha dois empregos? Não seja frágil? Complicado

Tayslla, do @literariatay 19/10/2022

O que te faz levantar pela manhã?
Acho que essa foi a pergunta que mais marcou de todas do livro. O que me motiva a levantar pela manhã, deixar minha casa e ir trabalhar? Qual o meu propósito? Por que estou aqui?
Sigo na luta para encontrar o meu ikigai. Espero descobrir o quanto antes

Ãlex Santos 07/10/2022

O foco é na longevidade
Esta minha segunda leitura sobre a filosofia Ikigai foi construída sobre duas mãos, a partir da vivência dos autores na ilha de Okinawa, onde vivem as pessoas centenárias do mundo.

Apesar de apresentar a imagem do "diagrama de Marc Winn" logo no início do livro, o foco é na longevidade, desvendar tudo que contribui para esses japoneses viverem tanto além da média mundial.

Neste sentido, o livro aborda aspectos que vão desde a saúde física e mental, às questões do trabalho, movimento do.corpo, alimentação e sentimento de plenitude.

Ao final,os autores apresentam as dez leis que consideram o fundamento da sabedoria dos anciãos do povoado de Ogimi e que explicam como cada um vive o seu Ikigai.

oiesteph 27/09/2022

O Ikigai está escondido em nós
IKIGAI apresenta diversas maneiras de como ter uma vida prolongada e plena conforme os hábitos orientais. O livro me fez pensar muito sobre o meu verdadeiro propósito (ikigai) e prioridades. Ele mostrou que é possível, sim, ter uma vida longa e feliz, basta sabermos o que realmente importa para nós. Com isso em mente, fica mais fácil tomarmos as decisões certas e termos um direcionamento na vida.

Carolina Vieira 19/09/2022

Me surpreendeu
Esse livro me surpreendeu muito de forma positiva! Eu não estava esperando muito, mas uma conhecida começou a falar de Ikigai e como eu não entendia nada sobre o assunto, resolvi começar por esse livro.
Eu amei, vai muito além do significado de Ikigai, eu terminei o livro muito inspirada a mudar várias coisas na minha vida.
Amei e lerei novamente!

Carol 28/08/2022

"Precisamos estar conscientes de que tudo o que temos e todas as pessoas que amamos desaparecerão em algum momento. Isso é algo que devemos ter em mente, mas sem nos tornarmos pessimistas. Ter consciência da impermanência das coisas não deve nos entristecer, mas sim nos estimular a amar o presente e os que estão à nossa volta."

Lommy 16/08/2022

Devagar
Finalmente acabei a leitura e o que extraí desse livro me fez refletir sobre o que realmente importa.
A leitura foi fluida (demorada pois estava de ressaca literária) e muito boa.

TauLima 06/08/2022

AMEI
Tive que ler esse livro por causa da faculdade e no início achei que ia ser chato mas me surpreendeu demais o quanto é uma leitura muito fluída. Amei cada ensinamento que o livro passa, adorei saber o quanto tem pessoas com idades avançadas mas que estão muito muito muito bem e fazendo coisas simples e que nem exigem muito dinheiro ou muito esforço. Pretendo ler esse livro mais uma vez e tentar seguir cada coisa nele. Recomendo demais.

Pri Paiva 06/08/2022

O povo de Okinawa sabe das coisas.
O livro é inspirador e motivador.

Nos faz refletir sobre as prioridades que temos na vida e a forma como enxergamos nossos objetivos.

Cuidar de todos os detalhes, faz com que tenhamos uma vida mais plena.

Os japoneses de Okinawa são evoluídos em muitos sentidos. A maior parte das pessoas mais velhas do mundo estão em Okinawa e isso não é à toa.

Adorei a leitura. É um ótimo livro para desenvolvimento pessoal.

Vale muito a leitura! Super indico.