Ikigai

Ikigai Francesc Miralles

Resenhas - IKIGAI

Jane: 08/04/2024

Ikigai - O propósito que dá sentido a vida
Ikigai é um daqueles livros que não pode faltar na estante! Mais que um livro de autoajuda, Ikigai é um manual sobre como ter uma vida mais leve e melhorar a saúde, tanto do corpo, como da mente.

Através de dicas e princípios da cultura japonesa, que é tão rica em conhecimento e sabedoria, o livro nos incentiva a encontrarmos o nosso propósito, para assim desfrutarmos de uma vida longa e feliz.

Foi uma leitura muito enriquecedora e que me fez mudar alguns hábitos, melhorando assim, o meu bem-estar e qualidade de vida.

Felipe.Gazire 03/04/2024

Bem gostoso de ler.
Recentemente li dois livros sobre o Ikigai, esse e um outro escrito por Ken Mogi. Enquanto o outro foca mais em detalhes da cultura japonesa, nesse os autores acompanharam a rotina de moradores de um vilarejo em Okinawa no qual as pessoas tem a maior expectativa de vida do planeta.
Embora tenha muita coisa em comum dos dois livros, eles se complementam para maior conhecimento desse tema delicinha que é o Ikigai. Leitura fácil e bem fluida, mas com alguns aprendizados bem legais.

Denise 24/03/2024

Ikigai
O livro apresenta boas reflexões sobre o ikigai; propósito da vida e costumes e tradições japoneses; não aprofunda muito no conceito. A experiência de leitura para mim foi um pouco arrastada. Uma opção razoável de leitura para quem se interessa pelo assunto.

indyr 07/03/2024

Notas de rodapé
Esse livro foi um respiro!

Eu decidi por ler/ouvir a versão em áudio e isso me fez focar e relaxar. Prestar atenção nos detalhes e esquecer o mundo lá fora, coisas que não precisavam da minha atenção no momento.

Fez eu refletir sobre muitas coisas, mas principalmente com relação a minha ansiedade. O mundo vai continuar aí, as coisas vão continuar, inclusive os problemas que não tem solução. E nessa perspectiva, faz muito sentido concentrar as energias no que realmente importa para mim e para as pessoas que amo.

O capítulo 9 foi o que mais me marcou. E tirei de lá algo que quero levar comigo sempre: a oração de Reinhold Niebuhr:
'Concedei-nos, Senhor, a serenidade necessária para aceitar as coisas que não podemos modificar, coragem para mudar aquelas que podemos e sabedoria para distinguir umas das outras'.

A vida é constante e impermanente, por si só já vemos que não há como ter controle. Então porque não posso só relaxar? Viver e fazer o que eu tiver de fazer? Soltar esse cabresto invisível que seguro com tanta força e flutuar nas suas ondas para que me leve aonde quer que eu deveria estar?

Ao que me parece, a solução é ter fé e deixar rolar. Aproveitar o aqui e agora, por ser único, por ser um presente.

Fabi Luques 28/02/2024

Fraco
Achei muuuuito superficial, além de não ter ensinado praticamente nada sobre como achar seu ikigai, e sim como viver 100 e poucos anos contando sobre os japoneses de Okinawa durante o livro inteiro. Alguns capítulos trazem bons insights mas, ainda assim, foi uma decepção. Esperava mais.

Thamyres58 27/02/2024

Gostei muito :)
Ótimo para ouvir em audiobook, tenho certeza que é um livro que voltará em minha memória algumas vezes.

IKIGAI te faz refletir sobre os motivos que fazem a vida valer a pena, a importância de encontrar os seus e seguir a vida realizando cada coisa que te faz um pouco feliz diariamente.

A sua saúde e longevidade é impactada pelo mundo ao seu redor. Ser ativo no sentido de não permanecer sentado por horas e sim levantar, fazer pequenas coisas frequentemente, se alimentar melhor e socializar.

Te faz pensar em como viver a vida, como você quer ser com mais idade. Lindo.

Priscila 18/02/2024

O livro abordar costumes japoneses para uma vida longa. São boas dicas, porém bem superficiais. É interessante ler sobre práticas de pessoas centenárias e são simples para serem colocadas no cotidiano.

ROSEANE 08/02/2024

Não aprofunda no assunto
O livro conta de costumes praticados por centenários habitantes de uma vila no Japão. O livro é raso no assunto, esperava mais.
Escrito por dois autores poderiam descrever mais profundamente sobre dicas de como encontrar o seu ikigai e não gastar 1 capítulo sobre alimentação saudável ou exercícios de ioga.
Enfim...vou buscar mais sobre o assunto pois esse não me completou!

Patrícia 05/02/2024

Leve e interessante
O livro trata de mudanças de hábito baseadas nos hábitos de japoneses centenários. Achei o livro bem leve e interessante que pode ser lido rapidamente, mas esperava que tivesse se aprofundado mais em identificar seu ikigai, propósito de vida.
Ainda assim, é um livro que vale a pena ser lido. Ele estimula boas reflexões sobre a vida.

Giulia.Pessoz 26/01/2024

Gostei da proposta
Talvez eu não deveria ter lido tão rápido. Sinto que não absorvi muita coisa, mas também continuei por curiosidade. Achei legal, mas não genial. É ótimo para refletir e rever algumas coisas, mas tendi em mente que vivemos em uma realidade muito diferente.

julisianthus 20/01/2024

Qual o seu ikigai?
Esse livro me lembrou absurdamente o documentário ?Como viver até os 100? da Netflix, que inclusive eu amei!

O livro retrata de maneira simples muitas informações para que possamos ter uma vida mais longa e com saúde. Nós estamos nos afastando cada vez mais da essência do que é realmente viver e esse livro deixou isso muito claro pra mim.

Por mais que os avanços da tecnologia nos ajudem a ter uma expectativa de vida maio, acaba tendo como colateral a destruição da nossa saúde mental e de hábitos simples e saudáveis para o nosso corpo.

Nós não comemos, andamos, nos divertimos e nos reunimos como antigamente. Isso claramente impacta no desenvolvimento de nossas vidas e reflete na velhice.

Os ensinamentos desse livro vão completamente contra os discursos de produtividade e competitividade que temos tão em voga nos dias de hoje.
Terminei a leitura com a certeza de que preciso encontrar o meu Ikigai.

Pedro1769 18/01/2024

Interessante, mas raso
O livro é de fácil e agradável leitura. Os autores passam por diversos aspectos da cultura japonesa. Considerei o livro raso porque os autores citam muitos conceitos e fazem breves comentários apenas. Não é uma crítica, apenas um comentário. O livro é atrativo ao nós trazer e mostrar o que as pessoas mais velhas do mundo fazem para viver com saúde.

Asunción 14/01/2024

Ikigai- Razão de Viver ou Ser
Segundo algumas traduções, o termo ikigai pode significar "razão de viver", como um propósito. Este livro trás as experiências, rotina e hábitos de centenários da ilha japonesa de Okinawa, que contribuem para uma vida longeva e para a saúde mental e do corpo.
Esse livro me ajudou muito a lidar com a ansiedade, recomendo muito.

Jarbas15 06/01/2024

Simples e preciso
O livro fala sobre uma vila no Japão onde as pessoas tem facilidade em chegar aos 100 anos. Um resumo de tudo, para você ter uma vida longa: Pratique exercícios, coma pouco e saudável, esteja rodeado de amigos e tenha um propósito para acordar de manha (trabalho que goste ou hobbies) e pronto. Acho que algumas partes como ensinar movimentos do Tai chi chuan por escrito pareceu que foi apenas para encher linguiça. Mas no todo vale a pena, principalmente para sedentários ou idosos.

alexsandernsantos 06/01/2024

O SEGREDO DOS CENTENÁRIOS
Este livro nos conduz a uma jornada profunda e significativa. Os autores exploram o conceito de Ikigai, que representa o propósito que dá sentido à nossa existência. Inspirado pelos habitantes de Okinawa, a ilha japonesa da longevidade, ele desvenda os segredos para uma vida plena e feliz. Com clareza e sabedoria, eles compartilham as práticas diárias dos okinawanos, desde a alimentação até a conexão com a natureza e a comunidade.

O livro nos convida a refletir sobre nossos próprios valores, paixões e habilidades, buscando o equilíbrio entre o que amamos, o que somos bons em fazer, o que o mundo precisa e o que podemos ser recompensados por fazer. Ele nos lembra que a felicidade não é um destino, mas sim uma jornada contínua de autodescoberta e crescimento.

A leitura foi essencial para o meu crescimento pessoal. Por meio dela, pude conhecer o modo de vida dos centenários e entender um pouco como foram suas jornadas para chegarem a esse ponto da vida com vitalidade. Houve menções de alguns conceitos, filosofias e práticas já conhecidos como o estoicismo, alimentação saudável, prática de exercícios físicos e mentais, sono regulado, entre outros. Recomendo a leitura!