Ikigai

Ikigai Francesc Miralles

Resenhas - IKIGAI

Laura Brand 16/04/2018

Nostalgia Cinza
Ultimamente tenho me interessado cada vez mais por livros com premissas de ajudar a encontrar algum tipo de propósito, mas que fogem das convencionais narrativas de autoajuda. Ikigai me chamou a atenção logo de cara, tanto pela capa maravilhosa quanto pela abordagem de hábitos orientais. Assim que comecei a ler entendi porque é um livro que merece um lugar na minha estante.
Ikigai é uma mistura bem interessante de reportagem, artigo, autoajuda e reflexão. Os autores mesclam um pouco de cada um desses elementos para produzir um conteúdo muito dinâmico, interessante e informativo. Ikigai traz um apanhado de curiosidades sobre o Japão, é um livro bem interessante para aprender mais sobre a cultura nipônica nos aspectos que mais nos são úteis. O livro traz uma gama de dicas que vão desde pequenos detalhes que podem virar hábitos como a maneira de levantar da cama e os pensamentos envolvidos no processo até a forma como vemos a vida e o propósito de vivê-la.
Já no começo do livro os autores nos apresentam conceitos diferentes sobre ikigai: razão de ser, a felicidade de estar sempre ocupado, um sentido maior para viver, propósito, dentre outros. Apesar de não fornecer elementos suficientes que nos ajudem a encontrar o nosso próprio ikigai, como parecia ser a proposta, é um livro muito interessante e repleto de lições que podem ser aplicadas aos poucos e novas maneiras de pensar sobre questões aparentemente banais.
Os autores também fazem entrevistas com alguns dos supercentenarios. Supercentenarios são aqueles que passam dos 110 anos. Nos curtos relatos essas pessoas contam um pouquinho do seu segredo da longevidade e compartilham reflexões e experiências. É interessante ler um pouco sobre a longevidade vindo justamente das pessoas que vivem tanto e tão bem. Enquanto alguns brincam sem saber como vivem tanto, outros fornecem pequenos conselhos que podem ajudar a tornar nossa vida mais saudável.

O livro segue o estilo que venho percebendo nos livros da Intrínseca que tem como foco a realização pessoal, autoestima e saúde mental. Ele não é todo escrito em texto corrido, pelo contrário, é cheio de quebras na narrativa. Isso é feito por meio de gráficos, tabelas, ilustrações, depoimentos, dados em forma de lista etc. São recursos que, além de acrescentar muita informação e tornar o livro ainda mais rico em detalhes, torna a leitura divertida e nem um pouco cansativa.

Estou gostando muito dos livros que a Intrínseca tem publicado com um viés de auto ajuda, mas que são diferentes dos livros do gênero que vemos por aí. São livros que têm como objetivo fornecer um conteúdo reflexivo e de auto ajuda mas que optam por ferramentas diferenciadas para isso. Seja pela linguagem, pela estrutura narrativa, pela escolha do foco ou do recorte, como é o caso de Ikigai, que opta por analisar a comunidade com o maior número de centenários do mundo e, com base nisso, mostrar hábitos e modos de ver e viver a vida que podem nos dar respostas para o segredo da felicidade. O livro não explora de forma extremamente profunda os assuntos abordados, mas essa não é sua proposta. E sua proposta de apresentar cenários, hábitos e segredos orientais é cumprida perfeitamente.
Além da parte teórica, Ikigai traz dicas práticas e instruções de exercícios que podem ser feitos diariamente e em poucos minutos para aumentar o bem-estar e a qualidade de vida. Ilustrações ajudam a entender como executar o Rádio Taissô, uma série de exercícios muito comuns no Japão para começar bem o dia e movimentar o corpo com consciência. Os autores também falam sobre a saudação ao sol, do yoga, com imagens ilustrativas bem explicativas, sobre o Tai Chi Chuan e seu poder como atividade física consciente, apresentam o Qigong, uma arte oriental que tem como objetivo trabalhar com a força vital do organismo. São tópicos curtos, mas extremamente úteis, principalmente para quem ainda não tem contato com essas práticas e busca algumas coisas novas para acrescentar à rotina.

É curioso observar as diferenças culturais do Japão e como isso é fundamental para definir o que eles têm de tão "mágico" no caminho da felicidade. A palavra "aposentadoria", por exemplo, não existe no vocabulário dos japoneses no sentido de se retirar para sempre. De acordo com um jornalista da National Geographic, "ter um propósito é tão importante nessa cultura que eles não têm noção conceito de aposentadoria". E encontrar um propósito não é o objetivo de todos nós?
Sempre vi os povos orientais como povos mais evoluídos espiritualmente e mentalmente e é interessante ter um livro que apresente essa perspectiva de forma tão didática e fácil de tentar colocar em prática. Ele faz provocações que nos ajudam a tentar inserir esse contexto na nossa rotina e no nosso próprio estilo de vida.

Ikigai não promete ser um livro que traz a solução de todos problemas que nos afligem diariamente e não ajuda, de fato, a encontrar nosso próprio ikigai, mas traz dicas e reflexões que podem, ao serem incrementadas na rotina, ajudar a tornar o dia a dia mais leve, promover o bem-estar, aumentar a qualidade de vida e apontar um caminho de plenitude. Quem sabe, ao transformarmos essas dicas em hábitos, possamos encontrar nosso ikigai?

site: http://nostalgiacinza.blogspot.com.br/2018/04/resenha-ikigai.html
LetAcia 15/07/2023minha estante
Eu amei esse livro

Marcos 09/07/2023

A cultura japonesa é muito rica em conhecimento, principalmente em relação a parte espiritual e da longevidade.
Um livro que dá dicas importantes de como vivermos melhor seguindo a tradição japonesa.
Sou fã da cultura oriental e com esse livro reforço ainda mais o meu sentimento.
Tenha o seu Ikigai!

Ronaldo.Aragon 26/01/2022

Mudou minha vida
Me tornei mais saudável, mais relaxado mentalmente, concentrado, ativo fisicamente e menos ansioso. Um livro com dicas de saúde física e mental. Ótimo.

Amanda Zanella 06/04/2021

Que livro maravilhoso!
Amei muito essa leitura! Com uma linguagem simples, o livro nos mostra alguns ?segredos? da longevidade.
Ele nos faz refletir sobre como estamos vivendo nossas vidas e sobre como o amor (pelas pessoas, pelas coisas que fazemos) é algo fundamental para ter uma vida feliz.

Rafael Grudka 29/06/2023

A longevidade
Os autores queriam saber como os moradores de Okinawa viviam tanto tempo. Fizeram várias pesquisas e chegaram a algumas conclusões.
Mostram os princípios do Ikigai (propósito de vida, na tradução literal). Atribuem cada termo a um conceito diferente e explicam como alcançar.
São atribuídos a dez princípios relacionados às tarefas do dia-a-dia.
São eles: mantenha-se ativo, preserve a saúde, tenha bons amigos, reconecte com a natureza, dedique a vida aos bons momentos e siga um propósito.

Ãlex Santos 07/10/2022

O foco é na longevidade
Esta minha segunda leitura sobre a filosofia Ikigai foi construída sobre duas mãos, a partir da vivência dos autores na ilha de Okinawa, onde vivem as pessoas centenárias do mundo.

Apesar de apresentar a imagem do "diagrama de Marc Winn" logo no início do livro, o foco é na longevidade, desvendar tudo que contribui para esses japoneses viverem tanto além da média mundial.

Neste sentido, o livro aborda aspectos que vão desde a saúde física e mental, às questões do trabalho, movimento do.corpo, alimentação e sentimento de plenitude.

Ao final,os autores apresentam as dez leis que consideram o fundamento da sabedoria dos anciãos do povoado de Ogimi e que explicam como cada um vive o seu Ikigai.

Ale Kato 23/10/2023

Ikigai
Livro que nos inspira na busca de um propósito para conquista de uma vida mais longeva.
Temática controversa se tentarmos colocar em prática todos os pontos levantados mas penso que poderiam ser adaptados a vida urbana.

Letícia 30/06/2020

Ikigai em Audiobook
Me indicaram essa leitura e aproveitei a oportunidade para conhecer mais o universo dos audiobooks.
Gostei muito da experiência e do que os autores abordam. Muitas das coisas compartilhadas já conhecia por cursar uma graduação voltada para a saúde. Mesmo assim, foi bom vivenciar a cultura e conhecimentos japoneses e do povo de Ogimi por meio desse livro.

jamiliv 11/05/2021

Precisava ler esse livro
Acima de qualquer coisa Ikigai nos mostra como viver uma vida feliz,por diversas vezes senti aconchego ao ler o depoimento dos centenários que têm leveza em tudo em suas vidas.
Depois desse livro com certeza não vou enxergar a minha vida da mesma forma, comecei a me policiar melhor sobre a minha alimentação,meu sono, minhas companhias... e tudo isso realmente traz pra perto o meu Ikigai,o que me move todos os dias.

Caroline Z. 04/08/2023

Decepcionante
Fiquei decepcionada com este livro. Esperava muito mais sobre filosofia de vida. Mas os autores apresentaram quais seriam as supostas causas da logividade em Okinawa citando vários clichês (comer bem; dormir bem; ter amigos...).
Eu me senti lendo uma reportagem do Fantástico. Foi interessante conhecer a cultura daquela localidade específica, mas não compensou as chatices do livro.
Em vários momentos ele explicou teorias. Mas todas elas foram retiradas de outras obras. Muitas das quais eu já li. Eles não trouxeram nada novo. Só fizeram um compilado das teorias de outras pessoas.
E para piorar, o livro fecha com a descrição de movimentos de exercícios (levante o braço; abaixe o braço; incline a perna). Eles citaram alguns do tai chi, por exemplo (e foi por um bom tempo).
Se você quer realmente saber o que ikigai significa, assista "Jiro dreams of sushi" (Netflix). O que o Jiro pratica é ikigai. Eles citam esse documentário no livro, e eu já havia assistido. E é muito bom sim. Dá para visualizar a teoria.
Enfim, não recomendo este livro. Há coisas melhores a serem lidas.

Davi.Paiva 26/02/2023

Não é uma maravilha, mas...
Link Amazon: https://amzn.to/3kyg2V9

A ideia de ler esse livro nasceu depois de um papo com um grande amigo (obrigado, Rafael!). E como gosto de ler alguma coisa leve enquanto faço exercícios em alguns aparelhos específicos na academia, resolvi arriscar.

Não é um livro muito bom porque, a meu ver, os autores passam mais tempo tentando escrever um manual de como ter uma vida saudável para chegar aos 90 anos em forma do que dizer, de fato, como uma pessoa pode encontrar o seu ikigai (motivação para viver ou propósito de vida. O termo não tem uma tradução literal).

No entanto, não é uma obra de se jogar no lixo. Apesar desse "manual", alguns trechos do livro podem fazer o leitor ponderar sobre o que os motiva a querer continuar vivendo e o que fazem da vida até o momento em que conhecem a obra ou a forma como a sociedade impõe o que é viver: se a sua vida se resume apenas a consumo, por exemplo, ler "Ikigai" pode lhe ajudar a dar um propósito maior.

Em suma, "Ikigai" não é uma maravilha, mas ainda pode ajudar a dar uma orientação na vida de quem não sabe mais por que viver e aprender que ter um propósito para continuar levantando da cama é melhor não ter propósito nenhum.

Recomendo!

Julia.Cerqueira 25/05/2020

Leitura fácil
O livro é pequeno e com texto bem fluido o que torna a leitura fácil. Gostei bastante de conhecer um pouco sobre a cultura e hábitos do povoado japonês abordado no livro.

Enio Myrddin 16/07/2020

Achei a obra superficial ao tratar do que se propõe. O próprio tema do título parece ser perdido de vista em vários momentos. Não adentra a cultura ou modo de vida japonesa como o título sugere, talvez até pelo fato de os autores serem estrangeiros. Mas no todo não é um livro ruim.