Restaura-me

Restaura-me Tahereh Mafi

Resenhas - Restaura-me

decode369 28/01/2024

O que eu acabei de ler????? eu tava me recusando a ler porque nao queria ver tudo dar errado mas isso foi outro nível de errado??? invisible string ne

S.C.Sunbeam. 26/08/2023

Entediante!
Iniciei este livro com todo ânimo, porque amei "Incendeia-me", mas me decepcionei. A leitura foi boa, a princípio, eu estava interessada na história, entretanto, conforme o decorrer das páginas, as coisas foram se tornando chatas. Me peguei questionando, por diversas vezes, qual foi o intuito da autora ao escrever tantas desavenças entre o Aaron e a Juliette! Sério, em um determinado momento simplesmente não aguentava mais e só dei prosseguimento na leitura, pois não gosto de abandonar livros.

Quote: "O mundo tentou esmagá-la, mas você se recusou a estilhaçar".

Bom, apesar da escrita da autora não ser nada tediosa, a narrativa, em si, foi difícil de acompanhar. Parto da mesma ideia que uma moça de um blog ("queriaestarlendo.com.br"), para quê mexer em algo que terminou tão bem? Esse livro foi decepcionante e me fez cogitar em não dar continuidade na série.

Enfim, não recomendaria este livro, afinal ele não me agradou tanto, porém, caso você queira ler, ou apenas queira terminar a série, proponho que leia e tire suas próprias conclusões.

Sem mais para o momento, agradeço por dispor de seu tempo e ler minha resenha. Até mais! ?

Lalá 03/10/2023

CARAMBAAA
Gente, que final foi esse?? Ainda tô besta aqui, superou todas as expectativas e preciso saber logo onde vai dar tudo isso, tô amando a série
jujubaod 03/10/2023minha estante
maravilhosooo

eu.laaaa 22/04/2023

Restaura-me
Ok, o livro não é ruim, mas de certa forma me decepcionou.
O começo é muito parado, não acontecia nada. Depois foi ficando melhor porque mostrava mais a Juliette e os de mais se acostumando ao setor 45 e aos seus deveres.
Entretanto eu amei a mudança de personalidade da Juliette nesse livro, ela ficou menos ingênua e bobinha e realmente mais após a metade do livro se mostrou pronta para ser a comandante suprema.

Nesse livro tiveram muitas informações novas sobre a vida da Juliette antes de ser entregue ao restabelecimento e sobre o Aaron também. Isso foi realmente muito bom para dar entrada ao final, que falando nisso, foi simplesmente genial!!! Minha cabeça explodiu com tudo aquilo mostrado e as coisas que o Castle tinha dito antes ao Aaron finalmente ganharam sentido.

Acho que esse livro teve um meio mais político voltado ao setor 45 e os comandantes supremos gerais para dar entrada ao quinto livro da série, desafia-me.

gisely 16/01/2022

RESTAURA-ME
Honestamente, poderia ter tido uma construção melhor.

Nesse volume temos, finalmente, o ponto de vista do dois. A visão do Warner é totalmente necessária pra saga. Agora que inserida, ficou muito mais interessante.

?Pode conter spoilers?

A falta de representatividade na série me incomodava. Porém, dessa vez, ? graças a Deus ? a autora trouxe representatividade com a inclusão dos novos personagens. A que mais me intrigou foi a Nazzera, que se mostrou ter muito potencial, podendo ser uma das personagens mais incríveis.

Citação de uma frase dela?:

? ? Sabe o que eu penso sobre alguém me dizendo o que é legal ou ilegal na minha maneira de me vestir?
Nazzera ergue os dois dedos do meio.
? Estou pouco me fudendo para isso. Que se dane.?

Sendo honesta, a relação Warner e Kenji foi a única coisa que se desenvolveu nesse livro... ? calma que explico. A Juliette fez de tudo para os dois virarem amigos e não conseguiu. Mas, com a situação menos improvável possível, a gente conseguiu ver a faísca de desenvolvimento da relação deles.

?Desvio o olhar, contenho uma risada e assinto várias vezes enquanto digo:
? Kishimoto, vá para o inferno.
? Estou logo atrás de você, irmão. ? Ele pisca com um olho para mim. Só uma vez.?

Estou satisfeita pq essa era a relação mais aguardada por mim.

Tivemos mais respostas do passado do Kenji; algumas menções do passado do Castle; mais respostas do passado do Aaron e muitas mais muitas respostas do passado da Juliette ? sobre isso, no final eu discuto mais.

Dito os pontos bons, agora vamos para os questionáveis.

Esse livro faltou muito desenvolvimento. 50% foi maçante e mais 20% se resumiu em ansiedade e irritação. Ou seja, só a partir de 70% do livro temos uma construção da trama. O resto foi só pura enrolação.

Lembra da mulher empoderada que a protagonista estava se tornando? Sumiu. Toda a alto confiança da Juliette foi pro ralo. Em vez dela só progredir, tivemos o contrário. De um livro para o outro a evolução dela caiu drasticamente. Tivemos somente um gostinho de quero mais no final do livro.

O relacionamento Warner e Juliette virou um drama. Os dois estavam começando a se abrir um para o outro ? igualmente no livro anterior ? e do nada tivemos a falta de comunicação. Isso ficou sem sentido.

Sabe quando tem algo no livro que tá todo mundo sabendo, menos a protagonista, pq eles pensam que escondendo dela irão protegê-la? Eu não curto isso. É tratar alguém como criança ? e mesmo se fosse, ainda não seria justificativa. Foi o que rolou aqui. Todo mundo descobrindo e discutindo sobre o passado dela, menos ela mesma. O que não faz o menor sentido. Porque, a palavra em si já diz: o passado é dela. Ela decide.

O que salva o livro é a nossa ansiedade por respostas, a cenas engraçadas ? a maioria envolvendo Kenji, o maior. E obviamente o plot twist. Não esperava nem de longe por aquele final. Foi muito chocante. Eu só esperava alguma ação, pq geralmente só tem ação no final do livro ? e mesmo assim só foram migalhas de uma ação ksks.

Contudo, não foi um livro ruim. Foi muito bom, sim. Ele só foi enrolado e parado. Fora isso tivemos mais respostas do passado da Juliette em Restaura-me que nos três primeiros volumes.

Estou com muita expectativa para o próximo ? Desafia-me. Espero um desenvolvimento daqueles, sabe.

????/5

rkletici 19/08/2022

loucura
surtei muito com as revelações desse livro, muita informação pra processar, o que você finalizar o livro e quando percebe ele já está no fim.

Queria Estar Lendo 21/04/2018

Resenha: Restaura-me
Restaura-me é o revival da série Estilhaça-me, escrita pela Tahereh Mafi. Depois de um final incrível, a autora resolveu trazer a história de Juliette de volta à vida para contar um pouco mais sobre a guerra contra o Restabelecimento - e, sinceramente? Era melhor ter deixado do jeito que estava.

Depois de assumir o controle do Setor 45, parecia que as coisas começariam a caminhar bem para a rebelião. Infelizmente para Juliette, a política e o comando são mais complicados do que ela esperava - e existem tramas obscuras por trás de tudo que tem acontecido com o Restabelecimento. Em meio a essas incertezas, ela precisa confrontar segredos que nem imaginava existirem, e talvez venha a perceber que não pode confiar mesmo as pessoas mais confiáveis.

Eis aqui um caso de "por que diabos foi mexer em algo que tinha acabado tão bem?". Essa mania de autores reviverem suas séries dificilmente acaba bem; Estilhaça-me foi perfeito, Liberta-me foi esplendoroso e Incendeia-me incrível. Ai Restaura-me construiu a hype porque seria o primeiro de uma nova trilogia sobre as consequências da ascensão dos rebeldes; que decepção, senhoras e senhores.

O livro não é ruim. Mas não é o livro que eu estava esperando - e, assim, foi ruim para mim.

Até 50% da história, o desenvolvimento - se é que eu posso chamar disso - foi de um tédio e de uma enrolação que eu me perguntei se era mesmo a Tahereh escrevendo essa história. Eu senti tanta, mas tanta falta do emocional dos personagens, uma das coisas mais marcantes da narrativa dela. Os pontos de vista do Warner até tiveram um drama mais bem trabalhado, mas os da Juliette foram de uma mecânica inacreditável; a narrativa dela era só diálogo e descrição e mais diálogo e mais descrição e às vezes umas emoções. Cadê a poesia? Cadê aquela narrativa única?

Eram detalhes irrelevantes e parágrafos falando sobre vestimenta e caminhadas seguidos de diálogos xoxos que nada acrescentavam à história. Nem mesmo as relações entre os personagens foram interessantes! Juliette e Kenji, por exemplo, soavam forçados, conversas nascidas para alívio cômico que pouco serviam para fazer isso.

E Juliette e Warner, que decepção. O casal que era todo de confiança e comunicação, que se entendia e se encontrava em olhares e conversas e na presença um do outro, que nasceu do entendimento e do respeito, eles se perderam completamente. Para um período tão curto de tempo, o fato de o relacionamento entre os dois ter se tornado essa coisa insossa sem diálogo e sem vida me deixou extremamente decepcionada.

"Nunca mais pedirei desculpas por sobreviver."

Eles não confiavam um no outro para coisas tão básicas que pareciam até dois personagens novos. Fazia tempo que eu não me irritava tanto com uma situação dessas. Para quem passou por tanto, regredir o relacionamento deles a essa desgraça de "não quero falar sobre isso porque é melhor assim" é enfurecedor. Sim, eu entendo os traumas, mas o casal que a autora construiu no desenvolver na série não está aqui; eles se tornaram fantasmas do ship que me fazia rolar pelo chão e gritar porque era tanto amor, tanta química e tanta entrega que tudo era perfeito.

Se tem uma coisa que eu detesto, absolutamente odeio em histórias, é conflito baseado em falta de comunicação. Que foi tudo o que aconteceu nesse livro; eu entendo você escrever mistérios e não dar respostas, faça isso à vontade, mas "eu não vou te contar isso porque acho que é melhor assim" é diferente de "eu não vou te contar isso porque você é uma Horcrux, Harry".

Warner tinha segredos que eram importantes para a Juliette e não contou. A Juliette tinha segredos que eram importantes para o Warner e não contou. Castle tinha segredos, os personagens novos tinham segredos, os segredos tinham segredos. E tudo isso, toda a treta da história, poderia ter sido resolvida com algumas conversas básicas. É de uma preguiça que dá até tristeza.

O plot? Nhé. Sabe quando tu lê e pensa "hm, tá aqui só pra encher linguiça"? É isso que o livro pareceu. Os segredos foram tirados diretamente da cartola e até encaixam na história, mas não serviram para chocar tanto quanto poderiam ter chocado na trilogia original. Aliás, eles só se fizeram presentes para descaracterizar personagem. Quebraram tudo o que o Warner e a Juliette tinham se tornado. Regrediram toda a evolução dos seus protagonistas.

E os conflitos que a autora trouxe à tona porque não eram foco nos outros livros, como a parte política, por exemplo, aqui só serviram para tornar tudo... Tedioso. Tedioso é a palavra-chave para Restaura-me, infelizmente. Não tinha nada de muito interessante. Nada de extremamente essencial. Esse livro podia muito bem ter sido um conto extra, do tipo que não faria falta se não existisse. A graça de Estilhaça-me estava no fato de ser um livro sobre sua protagonista; a distopia estava lá, ao seu redor, mas a história era sobre Juliette se empoderar, parar de temer a si mesma, fazer o medo aprender a temê-la. Vem Restaura-me e esquece tudo isso...

Aliás, em relação aos personagens individualmente, um ponto positivo é que os pontos de vista se diferem e isso foi ótimo de acompanhar. A voz do Warner é bem mais sombria e pesada que a da Juliette. Apesar do que eu comentei sobre a narrativa mecânica, a Tahereh ainda conseguiu me entregar uns bons momentos de ambos os protagonistas - mais do Warner do que da Juliette, mas já chego nisso.

"Sinto um enorme medo de me afogar no oceano do meu próprio silêncio."

Warner enfrentou dilemas em relação ao emocional; seu pai está morto, sua mãe está morta e, sozinho, ele só consegue enxergar as sombras de tudo que perdeu - e a perturbação é maior quando ele entende que também o luto pelo monstro que foi seu pai é grande. Apesar de tudo que Anderson fez, Warner ainda sente por ele; os conflitos internos foram interessantes (um pouco repetitivos em dado momento da história), mas ótimos de acompanhar. Era um angst bom - claro que isso se quebrava com a ladainha dos segredos e de falta de comunicação, mas né, tô tentando achar os pontos que salvaram a leitura!

Quanto a Juliette, ai ai. Onde está a protagonista empoderada e furiosa que o terceiro livro estabeleceu ao fim da série? Eu senti falta da voz decidida, da presença e da força que a Juliette aprendeu a concentrar com todas as suas provações. Sim, ela teve alguns momentos incríveis neste livro, mas eles foram eclipsados por todas as dúvidas e a incerteza, fraquezas que soaram bem desconexos para tudo o que ela tinha se tornado.

Você não precisa descaracterizar seus personagens para continuar a história deles. Ela podia ter usado dezenas de artifícios para criar novas provações aos protagonistas e foi pelo caminho mais fraco e previsível; sinceramente, até os dramas foram toscos. Eu não poderia ter me importado menos com Warniette - e isso acontecer é um crime gravíssimo!

Todo o potencial foi jogado fora para repetição de plot; não era necessário trazer de volta o lado hesitante e amedrontado. Não precisava afundar a personagem em medo, acuada em seus cantos por causa da política, do seu cargo como comandante, até mesmo por causa de outras garotas. Foi pegar toda a montanha-russa emocionante de crescimento de três livros e jogar num abismo.

"– O mundo tentou esmagá-la. E você se recusou a se estilhaçar."

Outro detalhe sobre o livro foi a ausência de personagens. Com exceção de Kenji, os outros nomes da trilogia quase não fizeram parte da trama. Considerando que só se passaram dezesseis dias desde o fim de Incendeia-me, é um tanto quanto incoerente desaparecer com tantos nomes como se eles fossem nada; Castle foi um dos poucos com aparições "regulares", mas Adam e James desapareceram do mapa - não que eu sinta falta do Adam, mas, assim, mata ele se quer sumir com o cara. Ficou parecendo que a Tahereh se esqueceu sobre quem escrevia, com exceção dos principais.

E aí vem a inclusão de novos nomes para a expansão de universo da trilogia; conhecemos um pouco mais sobre o Restabelecimento através de Warner e dos filhos dos outros líderes - posso criticar mais uma coisa? Vou. Aqui a descaracterização do Warner começou e não parou mais; de repente ele tinha um passado com várias pessoas presentes, relacionamentos importantes e até o que podemos chamar de uma amizade poderosa. Onde o cara frio e solitário que não deixava ninguém se aproximar teria vivido isso?

Enfim, Nazeera foi uma personagem que eu gostei bastante de ver incluída. Dá para ver que ela tem muito potencial e muita voz, e tudo sobre sua construção foi apaixonante; sua presença, a representação, a coragem. Uma mulher poderosa desde a primeira cena em que apareceu - espero que ela ganhe mais destaque nos próximos volumes.

A verdade é que foi uma tristeza quebrar a cara com esse livro. Eu segurei minhas expectativas, verdade, mas estava esperançosa porque a Tahereh é magnífica e a trilogia é uma das minhas distopias favoritas da vida. Restaura-me se mostrou uma grandiosa decepção e usou todos os artifícios que eu e a Bianca imploramos aos céus para a Tahereh não usar; é muita dor no coração pra pouca eu.

Honestamente, aos fãs da trilogia, não indico a leitura. Pode ser que a história funcione para você e eu ficarei feliz por isso. Pra mim, não deu - e não, eu não vou ler os próximos. Incendeia-me foi o último livro dessa história; o resto é fanfic.

site: http://www.queriaestarlendo.com.br/2018/04/resenha-restaura-me.html
clarinha 22/04/2018minha estante
Sério foi tudo que sentir!

lua 22/04/2018minha estante
Não vou ler . O final foi perfeito e vai continua como uma triologia .

Barbara 22/04/2018minha estante
Exatamente tudo que eu senti ao ler esse livro. Não consigo perdoar a Tahereh por essa descaracterização dos personagens, minha Juliette aaaaa e como ela pôde destruir dessa maneira um otp tão maravilhoso como Warniette? É muito crime pra um livro só.

As únicas coisas que se salvam nesse livro: Nazeera, o passado do Kenji, Juliette bancando a cabeleireira e o início do relacionamento do Warner com o Adam, o resto só dá tristeza.

Barbara 22/04/2018minha estante
Eu entendo que toda a enrolação/encheção de linguiça foi pq ela queria estender a história pra mais livros, mas como tu disse, ela poderia ter feito de um modo diferente, não precisava dessa regressão toda dos personagens.

Queria Estar Lendo 23/04/2018minha estante
Oi meninas! Squad de 'acabou no 3 o resto eu desconsidero' tá formado \o

Queria Estar Lendo 23/04/2018minha estante
Bárbara, EXATAMENTE! Rick Riordan continuou as histórias do Percy sem descaracterizar tudo que ele, a Annabeth e outros personagens tinham evoluído. Aí vem a Tahereh e me manda uma dessas, aaaaaaaaaaa. O que ela fez com a Juliette é o mais imperdoável de tudo. Nunca vi uma personagem feminina tão bem escrita e desenvolvida ser descaracterizada em tão poucos capítulos - do meio pro final eu só queria implorar que ela parasse; era quase tortura ler tanta coisa boa arruinada daquele jeito.

E WARNIETTE, NO QUE ELA TRANSFORMOU AQUELE OTPZÃO MARAVILHOSO? Deveria ser considerado crime.

Como tu disse, tem umas coisas que salvam sim (Nazeera dona da minha vida), mas nossa, se decepção matasse eu tinha me enterrado viva só pra demonstrar o quanto esse livro foi uma tristeza.

Camila 25/04/2018minha estante
EU VOU PASSAR É LONGE

Jessica 27/04/2018minha estante
Affs ,acho que não vou ler até os outros estarem lançados e resenhados :/ Acabou com meu crush :'(

bek 02/05/2018minha estante
Exatamente isso!!! Parecia uma fanfic tosca

bek 02/05/2018minha estante
Tirando o Warner e o Kenji, eu não reconheci os personagens

Rih-S 27/09/2018minha estante
Entrando pro squad também :(
Foi total descaracterização dos incríveis e complexos personagens da série. Clichês atrás de clichês, acabou com o Warner, tirou a força e evolução da Juliette E Warnette, trouxe personagens que não enriqueceram em nada a obra (Lena a pior delas!), matou personagens "do nada", e até a narrativa dela pareceu travada e menos impactante. Plot foi sofrível. Sério, chegando no final, apesar de todo o impacto da tragédia e das revelações dos últimos capítulos, eu acho que gostaria de não ter lido :(
Como faz pra descer?!

Queria Estar Lendo 12/10/2018minha estante
Oi, Rih!
É ISTO. Eu nunca pensei que veria uma das minhas autoras favoritas destruindo uma das minhas distopias favoritas MAS EIS-ME AQUI DECEPCIONADA. E pensar que ainda tem mais dois livros aaaaaaaaaaa

LS0 02/11/2020minha estante
Eu peguei tanto ranço da Juliette e do Warner durante a primeira trilogia, que só de pensar em ler o restante... Dá vontade de esquecer que li esses livros um dia.
Se eu tô curiosa sobre essa continuação? SIM. Mas eu passei tanta raiva com os personagens e com a autora.... que não dá. E depois de ver que o Adam sumiu, sendo que ele poderia ter sido um ponto importante nessa história, já que ele tem um OUTRO IRMÃO... Então, sinto que a autora odeia o Adam e só colocou ele pra fazer drama de triângulo amoroso. Só pela misericórdia.

VALEU PELA RESENHA. kkkkkkk Talvez eu dê uma chance. Mesmo sabendo que irei sofrer horrores. kkkkk :)

Lore 22/05/2021minha estante
Eu estou até agora pensando: O que rolou aqui?

Juju 07/08/2022minha estante
nossa falou e disse, pqp

Julii30 29/08/2023

Warner é o verdadeiro protagonista
Quando eu acho que a saga vai melhorar, a autora mostra como isso é impossível rs.

Todos os livros da saga até agora tiveram um enredo interessante e finais bons, porém o que mata é a dificuldade que a autora tem em desenvolver o enredo e os plot twists. Nesse livro não foi diferente.

Esse livro diferentemente dos outros da saga trouxe além do pov da Juliette, o pov do Warner e esse foi o grande diferencial do livro, já que ele para mim é o verdadeiro protagonista. Eu me via lendo os capítulos narrados pela protagonista com rapidez para poder ler logo o do Warner, que sempre eram mais interessantes.

Também deve ser levado em conta o fato da Juliette a cada livro que passa estar mais e mais imatura, o que ajuda com que eu tenha menos paciência com ela a cada livro que passa. A mulher fica mais forte e poderosa a cada livro, mas ao mesmo tempo fica cada vez mais infantil...não faz muito sentido.

O livro tem um enredo bem interessante, e o fato de novos personagens terem sido apresentados ajuda bastante, porém achei que eles foram muito pouco explorados - o que é uma coisa normal para a autora, assim como fazer personagens robôs.

A verdade é que além do Warner, os plots twists absurdos que a saga traz é que fazem com que ela seja minimamente boa. Esse livro trouxe tantos plots twist que eu tinha mini surtos o tempo todo.

E como eu disse no começo todos os livros da saga arrasam no final, e esse não foi diferente, visto que mais uma vez o seu final me deixou de boca aberta e ansiosa para ler o próximo livro.

Ordem Favoritos:
1 - Incendeia-me
2 - Restaura-me
3 - Liberta-me
4 - Estilhaça-me
5 - Destrua-me (conto)
6 - Fragmenta-me (conto)

Engels 19/01/2022

Que universo envolvente a autora criou.
Fiquei um pouco estressada com o Warner ficar chatinho com a Juliette, mas era meio inevitável ele ter que contemplar seus próprios monstros.
E esse final? Pelo amor de Deus, vou ter que começar o outro livro hoje
Cacau 19/01/2022minha estante
To lendo essa saga, to no conto do Warner

Yanne.Gargalhone 09/01/2022

o. que. foi. isso.
eu juro, o livro estava bem monótono e chato até mais ou menos uns 60%? por aí
foram acontecendo tantas coisas do meio pro final que eu fiquei simplesmente sem respirar, não consigo nem pensar direito no que falar
o plot twist no final, sério, quando eu acho que a juliette vai sossegar ela sofre mais e mais e evolui como personagem
eu amei que tinha pov do aaron mas ele me irritou algumas vezes
no mais quero que explore mais os personagens que apareceram e estou CHOCADA em prantos sem reação com esse final

Letí :) 03/02/2022

Bombástico!!
Preciso falar que essa leitura foi MUITO fluída, terminei em dois dias pq não consegui parar de ler.
Esse livro foi bem mais focado no passado dos persongens, principalmente no da Juliette e me surpreeendeu muito pq foram reveladas coisas que eu nem cogitei, uma pequena parte do Warner e do Kenji foi contada tbm mas não teve tanto "destaque" assim.
Apareceram novos persongens e eu gostei de alguns, a escrita da autora continua incrível e oq me pegou mesmo foram as partes de ações e revelações que me deixaram vidrada demaaais.
Enfim, esse final foi coisa de outro mundo, eu não sei se vou conseguir superar isso kkkkkk. Vou ler o conto do Kenji antes mas queria correr pra Desafia-me.??

Ivi 13/02/2022

E o mundo se expande mais
Primeiro: Warner o que você tava pensando nesse livro???
Segundo: Juliette o que você esperava que um cargo de liderança seria?
Terceiro: Kenji até VOCÊ pisou na bola nesse livro.

Esse livro foi um misto de gritos para aconselhar o casal e outra metade era gritando para Juliette se acalmar e voltar a ser f0dona (ela não deixou de ser mas acho que dava pra ser mais)
Gostei bastante da narrativa, Tahereh sabe escrever de uma forma que te prende desde o começo do livro e conseguiu fazer a gente entender as atitudes dos personagens mesmo elas sendo burras. E esse final?????? Fiquei chocada demais.

_sofbridgerton 16/04/2021

Diria que esse é o melhor livro até agora, e o que tem o melhor final na minha opinião.
Gostei pq começou a se aprofundar mais nos traumas da Juliette e como ela está lidando com isso e ainda sendo a Comandante suprema da América do Norte. Gostei de ver que começou a falar mais sobre o passado dela também.
Nesse livro também temos narração do Warner, o que só ajuda a melhorar e ver tudo o que ele está sentindo.
O final do livro me deixou de queixo caído e extremamente ansiosa para ler os próximos para ter as respostas.