Bruce Dickinson: Uma autobiografia

Resenhas - Bruce Dickinson: Uma Autobiografia

Gabrieli 26/12/2020

Genial!
Uma verdadeira inspiração!
Bruce Dickinson não é ~somente~ o vocalista de umas das maiores bandas de metal do mundo, vulgo Iron Maiden, é também esgrimista olímpico, radialista, piloto (inclusive de boeings), historiador e doutor honoris causa em música! O cara é sensacional e vale muito a pena ler um pouquinho de como ele construiu tudo isso. Ah, ele também é mestre cervejeiro e desenvolveu a Trooper, que inclusive é muito boaaaa!

Marcelo Rissi 23/10/2020

Bruce Dickinson - Para que serve esse botão?
Mais uma leitura finalizada em 2020: a autobiografia do Bruce Dickinson (vocalista do Iron Maiden), intitulada "Para que serve esse botão?".

Vou cutucar um vespeiro (rs)...

Eu sou um grande fã do Bruce Dickinson (desde os 12 anos, para ser mais exato), mas é preciso separar as coisas. O impulso de elogiar tudo o que o artista faz - natural para quem é fã - não pode se sobrepor a uma análise sincera e imparcial.

O Bruce é um bom escritor, mas essa autobiografia é apenas razoável e não empolga muito (na minha opinião).

O autor focou bastante na sua vida pessoal longe dos holofotes e, em certos momentos, parecia que ele deixava o aspecto musical em segundo plano (o que é um tanto frustrante, já que - creio eu - a esmagadora maioria dos leitores adquiriu essa obra atraída pelo fato de que o autor é o vocalista do IRON MAIDEN).

Ao longo da narrativa, ele não conta muitas histórias de bastidores, de gravações, de turnês etc., senão apenas superficial e tangencialmente. Por outro lado, ele dá grande ênfase a temas relacionados a aviação e a esgrima - duas atividades pelas quais ele é apaixonado - e, abordando-os, acaba se alongando muito e esmiuçando, ao longo de dezenas de enfadonhas páginas, aspectos essencialmente técnicos, que pouco despertam o interesse e a atenção do leitor. Em alguns momentos, eu sentia como se estivesse lendo um manual para aprender a pilotar um Boeing 737.

De todo modo, o livro tem, sim, os seus bons momentos, que valem, por si só, a aquisição.

Destaco, a propósito, o trecho em que ele narra, de maneira muito emocionada, uma visita a Auschwitz, que o levou literalmente às lágrimas.

O capítulo sobre o show solo que ele fez em Sarajevo - na época em que estava em curso uma guerra sangrenta naquele local - também é emocionante e triste.

Por fim, o capítulo sobre o câncer (cujo diagnóstico aconteceu em 2015) é bastante intenso, profundo e inspirador. Mostra, longe dos holofotes, um lado do Bruce humano e circunspecto, com medos e incertezas como qualquer pessoa.

Em resumo, um livro que tem o seu valor e os seus bons momentos e que, por isso, justificam a aquisição. Todavia, não é um livro que, no geral, empolga muito. Então, se for ler, vá precavido(a).

Valeu!

Bruna Costenaro 08/11/2020

Sou headbanger, ou seja, ouço metal em diversas vertentes e sou adepta ao estilo de quem curte esse gênero. Para quem nunca esteve entre nós pode soar como baboseira, mas só quem já foi em um show de metal e esteve entre os fãs sabe quanto é incrível ter pessoas com quem você têm diversas coisas em comum. Nesse sentido foi muito natural escolher ler uma biografia de um dos maiores vocalistas de uma das maiores bandas de metal, o Iron Maiden. E aproveitando que a quarentena tem mexido com minhas ansiedades ler Bruce Dickinson: Uma Biografia foi uma companhia excelente para esquecer um pouco o que está ao redor.
Para fãs do Iron Maiden é um livro obrigatório que apresenta o vocalista como ele é em sua essência. Sem dúvida eu jamais imaginaria, por exemplo, que seu primeiro contato com o rock seria através de shows de rock dentro de seu colégio interno que era um tanto estranho eu diria. E menos ainda que ele havia começado a cantar de forma tão espontânea e nada esperada, isso porque ele queria ser baterista, mas sem uma bateria e na falta de um vocalista ele acabou achando que o padre da sua infância que tinha o alertado de sua boa voz seria a validação necessária para se arriscar.

marieamuro 10/03/2024

Um humor MUITO inglês
Li a motivação para que o Bruce não incluir vários aspectos da vida dele e da banda, além de ocultar várias histórias, mas ainda assim achei essa biografia muito simplória.
Ele tem um humor muito afiado e cara, muito inglês. Várias piadas de tio marrento que fora até bem divertidas mas pouco cativantes. A gente solta um arzinho pelo nariz e volta a ler com certo tédio.
Ele se demora demais falando sobre determinados nomes, determinados modelos de aeronaves e, por mais que eu saiba que ele é MUITO mais que somente vocalista do Iron Maiden, esses tipos de informações foram completamente irrelevantes e tediosas pra mim. Por isso não consegui absorver tão bem essas histórias.
De forma mórbida, o capítulo mais interessante e que deu o tom que eu queria para o livro foi o do Câncer. Bem, F#da se o câncer! E vida longa ao Bruce Arrumadinho.

Este foi mais um livro que eu li em audiobook, não foi uma experiência tão boa. Teve uma ótima narração, mas alguns capítulos eram tão desinteressantes que eu acabei dormindo vaaaarias vezes.

Fernanda1156 02/12/2021

Que trajetória incrível deste cara
Sou bem suspeita para falar de Bruce Dickinson, sempre gostei dele e do Iron Maiden e coleciono participação em show solo do Bruce assim como em apresentação do Iron no Rock In Rio.
A leitura da sua autobiografia foi divertida, inteligente, interessante, inspiradora e genial e nada menos do que isso.
Foi um livro bem gostoso de ler. A escrita é ótima deixando tudo bem fluido.
Ele não se aprofunda em momento algum na sua vida pessoal mesmo (mulheres, divórcios, etc), mas conta muito sobre a sua história, sua trajetória, sua força de vontade, sua insistência em sempre aprender e a sempre ter um novo projeto e conta muita história boa, bacana, que realmente motiva quem lê e o melhor em uma cronologia incrível, histórias estas que eu como uma relés mortal não conhecia. Não sabia da metade do que li aqui e isso me deixou mesmo muito feliz.
Adorei a maneira emmqueno livro foi escrito, adorei as histórias que foram compartilhadas e não pensaria em nada diferente disso, não ficou fútil, pelo contrário, ficou muito inspirador. Esta leitura só serviu mesmo para eu confirmar em o quanto este cara é realmente foda!!!!

"Se eu tivesse optado por incluir dirigíveis, esposas, divórcios, filhos e atividades empresariais, o livro chegaria perto das oitocentas páginas. Seria do tipo que as pessoas usam para cometer assassinatos ou ajudar a trocar pneus de ônibus em Londres. Uma coisa é certa ? teria sido um presente de Natal que ninguém leria."

Sobre o autor: BRUCE DICKINSON é vocalista do Iron Maiden há mais de trinta anos, além de ter conquistado uma bem-sucedida carreira solo. A banda já vendeu mais de noventa milhões de álbuns e percorreu 63 países em turnês que somam mais de dois mil shows, estabelecendo se como uma das mais sólidas e influentes bandas de rock de todos os tempos. Bruce mora em Londres, na Inglaterra.

Diogo Matos 06/05/2021

Uma vida bem vivida
Nessa autobiografia somos apresentados as diversas facetas de Bruce Dickinson.

O livro possui uma narrativa leve e fluída, recheada pelo já popular humor britânico.

Uma boa pedida pra quer conhecer o consagrado vocalista.

Destaque especial para o capítulo do show em saravejo, a melhor passagem do livro.

Mauricio (Vespeiro) 11/05/2018

Para que serve esse livro? Esgrima, aviação e - eventualmente - música.
Após a leitura do fraco livro de Joe Shooman, que pretensamente se dizia uma biografia de Bruce Dickinson, aguardei com bastante expectativa a “real” biografia - aliás, autobiografia - escrita pelo próprio Bruce. E o que encontrei foi mais um caça-níqueis cuja superficialidade é decepcionante.

Em “Para Que Serve Esse Botão?”, o multitalentoso vocalista do Iron Maiden começa dando leves pinceladas na sua infância, adolescência e na distanciada relação com os pais. Conta-nos bem pouco sobre sua inaptidão para a escola (imagino que por conta da sua hiperatividade), bullyings e ingresso na universidade, curso de História (Queen Mary College, em Londres). Fala “en passant” sobre como descobriu a música e formou sua primeira banda, a Paradox (que mudaria de nome para Styx). Depois viriam Speed, Shots e Samson. Aprende a tocar guitarra, compõe suas primeiras canções e começa a se apresentar em pequenos bares. Nada muito interessante (por conta da absoluta falta de profundidade) até receber o convite do empresário Rod Smallwood para ser vocalista do Iron Maiden.

Bruce conta, sem muitos detalhes, os processos de gravação de seus álbuns com o Maiden e, mais à frente, os solos. De qualquer forma, é melhor ler as histórias contadas diretamente por quem as protagonizou. E Bruce é um bom escritor. O texto flui com facilidade, é divertido, mas pouco revelador. Apesar de seguir uma linha temporal, a narrativa falha por não dar a devida atenção às datas (nem sequer aos anos, que aparecem com a frequência desejável apenas nos últimos capítulos), deixando o leitor com dificuldades para se situar.

Há um capítulo interessante sobre como descobriu seu talento e desenvolveu sua técnica vocal. Seu primeiro show no Brasil foi no Rock in Rio de 85. Aliás, ele faz questão de ressaltar que suas passagens por aqui são lembradas pela idolatria dos fãs e por inúmeros episódios desagradáveis marcados pela desonestidade do brasileiro. Alguns casos de bastidores contados são bem sem graça, apesar do esforço de Bruce em fazer anedotas. Em certo momento, Bruce revela que gostaria de ver o álbum “Seventh Son of a Seventh Son” em uma graphic novel. Quem sabe um dia... A crise existencial que viveu quando saiu da banda foi mal explicada, deixando uma lacuna que se esperava preenchida com revelações bombásticas que não aconteceram.

Para Bruce, música é trabalho. Percebe-se claramente que encontra verdadeiro prazer na esgrima e na aviação. Aliás, mais da metade do livro é dedicada (com uma empolgação que não aparece quando fala de música) a essas duas atividades. Portanto, quem não quiser saber sobre elas, peça pelo menos 60% de desconto. Alguns momentos merecem destaque: a aventura que viveu num show solo em uma Sarajevo sitiada (1994) e o capítulo final, onde descreve a angustiante batalha contra o terrível câncer que o acometeu (2014). Foram duas situações que o levaram a refletir profundamente sobre a vida.

A intensa atividade de Bruce Dickinson é algo que certamente não caberia nas 318 páginas. Ele mesmo, ao final, diz (mas não justifica) que retirou do texto final histórias sobre filhos, esposas, divórcios e atividades empresariais e que o livro poderia ter mais de 800 páginas. Que pena que preferiu escrever um insípido manual politicamente correto da aviação e das benesses da esgrima. Muito pouco para quem quer conhecer o vocalista de uma das maiores bandas de metal da história, compositor, esgrimista ambidestro, escritor insone, com doutorado em História e Música, piloto e comandante de avião comercial, instrutor de aviação, apresentador, diretor de cinema, cervejeiro, roteirista, DJ de rádio por 15 anos, ator e empresário.

Cadê a atitude roquenrou na biografia de um rockstar?? Não diz se é casado, quem são seus filhos, como compôs seus grandes clássicos, as loucuras do mundo do metal, suas opiniões sobre... qualquer coisa. Ou, que seja, como se sente ao escrever uma autobiografia impessoal?

Mais um livro em que a tradução foi feita nas coxas, com palavras inventadas e erros crassos de ortografia e gramática. Achei até um “vizual” perdido no meio das páginas. Desconfio de que tenha sido feita a partir de uma edição já traduzida para o português de Portugal e preguiçosamente adaptada para o português do Brasil.

Nota do livro: 6,73 (3 estrelas).
LeandroBurla 28/07/2018minha estante
Sarajevo foi durante a carreira solo e não com o Maiden.

Mauricio (Vespeiro) 25/08/2018minha estante
Valeu a observação, Leandro! Fiz a correção.

Luiz Miranda 10/11/2019minha estante
Li umas páginas é achei bem fraco. O senso de humor do cara é terrível e as histórias de bastidores são tediosas.

Mauricio (Vespeiro) 10/11/2019minha estante
Bem fraquinho mesmo, Israel. Vale por algumas curiosidades, mas no geral é bem superficial e água com açúcar. Segunda barca furada que embarco em biografias do Bruce.

Paulo.Brandao 26/10/2023

Uma excelente oportunidade de conhecer um pouco mais sobre esse multifacetado profissional da música, aviação, esgrima dentre outras muitas atividades!

ArthurmalariA 13/04/2020

I only dream 'cause I'm alive.
Não bastasse ser um exímio esgrimista, piloto de avião, cervejeiro, palestrante, produtor cinematográfico, radialista, ainda é o vocalista da maior banda de heavy metal da história! Muito bom ler sobre seus ídolos, ainda mais quando não te decepcionam. Esse livro, uma autobiografia, narra momentos de sua infância, juventude e vida adulta, sobretudo sobre sua carreira musical, mas também sobre seu fascínio por aviões, cervejas e esgrima, contando com muito bom humor (inglês) sua ascensão no Maiden, nas outras coisas que se atreveu fazer e sua luta heroica contra o câncer, tudo isso nos poupando de assuntos triviais como casamentos, divórcios, filhos ou esse tipo de coisa. Adorei ler, e escrevo esse texto ouvindo Dream of Mirrors, uma de minhas músicas preferidas do IRON MAIDEN.

Moya2 13/08/2021

Biografia incompleta
O livro é uma autobiografia que conta sua origem, o seu desenvolvimento, as bandas, causos, mas omite deliberadamente boa parte de sua vida pessoal, que nesse caso, são os seus relacionamentos e até mesmo seus filhos.
A narrativa por vezes se torna desnecessariamente prolixa, acrescentando monotonia na maioria dos capítulos.
Mas o leitor vai se deparar com um entusiasta da vida, um aprendiz das mais variadas artes que não fica muito tempo parado.
Recomendo.

Rafa 24/04/2018

Bruce Dickinson: Uma autobiografia
Bruce Dickinson, uma lenda vida do heavy metal do qual os amantes e fãs do Iron Maiden vão conferir uma trajetória de vida inspiradora e em alguns casos, totalmente insanos, afinal, Bruce soube aproveitar os bons e maus momentos da melhor maneira possível.

O vocalista e líder da maior banda de heavy metal, conta de forma bem-humorada toda sua infância, juventude e sua carreira de sucesso no Maiden, deixando toda aquela formalidade de escritor de lado e não poupando palavrões e irreverência em cada linha escrita.

Lançado pela Editora Intrínseca, notamos um trabalho impecável de diagramação, com boas fontes e espaçamentos adequados para uma agradável leitura. O livro contém algumas fotos do biografado, imagens raras do arquivo do vocalista.

Boa parte da biografia é mostrado para os leitores toda experiencia do Bruce sendo o vocalista e principal líder do Iron, não é glamour e fama na vida de Dickinson, ele narra de forma livre sua saída da banda e alçando voos em carreira solo.

Um dos capítulos merece ser descrito e fazer um breve comentário, Dickinson narra toda sua luta para vencer o câncer e, mais uma vez todo o bom humor do vocalista nas linhas deixam uma leitura mais leve com um assunto delicado, mostrando que ele lutou com todas suas forças e venceu essa terrível doença.

Dickinson deixa claro em determinado trecho do livro que o objetivo é mostrar toda sua infância e sonhos de se tornar um grande músico e viver do mesmo, ele deixa claro que não fala de seus casamentos fracassados, desilusões amorosas e os motivos dele não ter tido filhos e sim mostrar toda sua carreira no mundo da música.

Para os fãs do Iron Maiden, essa é com toda certeza uma leitura obrigatória, para você que procura uma biografia inspiradora e bem-humorada, leitura mais que certeira. Espero que vocês tenham gostado e não esqueçam de compartilhar, comentar e divulgar.

site: http://www.revistaconexaoliteratura.com.br/2018/04/bruce-dickinson-uma-autobiografia.html

Giulia Ficarelli 29/06/2020

ADOREI!
Não sou a maior leitora de biografias. Mas, pelo gosto pela banda, me aventurei na autobiografia de Bruce Dickinson.
Além de ser um ótimo autor, Bruce nos transporta para suas aventuras no rock e uma visão do "backstage" desse universo tão desconhecido.
Adorei!

João Luiz 27/07/2020

Com humor peculiar, Bruce transcreve de forma fácil e agradável sua longa e agitada vida, cheia de momentos difíceis e grandes conquistas. Um homem com muitos talentos, desenvolvendo atividades nas mais diferentes áreas.

Welington Souza 25/05/2023

Para saber um pouco mais
Não é uma autobiografia reveladora. Mas para os fãs é muito interessante saber um pouco mais sobre a vida de Bruce essencialmente em relação a carreira e alguns de seus dons.

Rachel 27/05/2018

Bruce Dickinson: Uma autobiográfia
Ótima leitura pra quem é fã do Iron Maiden, e principalmente admira seu vocalista, eu pessoalmente, passei a admirá lo ainda mais.
Bruce faz um diálogo sincero e simples sobre sua vida desde a infância, passando pela adolescencia e vida adulta, nesse relato não fala sobre nascimentos, divórcios e casamentos, mas friza bem sua tragetória como esgrimista, cantor e piloto, passando também por um relato emocionate sobre o câncer q teve em 2015.
Uma excêlente leitura.