Qual o problema das mulheres?

Qual o problema das mulheres? Jacky Fleming

Resenhas - Qual o problema das mulheres?

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Alê | @alexandrejjr 23/05/2020

O deboche educativo

Instigante, irônico, importante. Essas e muitas outras qualidades podem ser atribuídas a este curtíssimo livro da cartunista britânica Jacky Fleming que, particularmente, creio ser ainda mais educativo para homens.

Os cartuns da Jacky são precisos, cirúrgicos. Com sua rápida narrativa, nós, homens, aprendemos o quanto somos brutalmente pequenos. Durante a leitura me questionei sobre o momento exato em que a autora percebeu que o melhor tom, aquele que seria mais elucidativo e se encaixaria como uma luva em sua proposta, seria o do humor. E não achei uma resposta decente.

Mas é claro! Ficou óbvio por que eu não achei uma resposta que me satisfizesse, pois Jacky sabia, assim como as mulheres brilhantes e negligenciadas apresentadas em "Qual o problema das mulheres?", que se comunicar através do deboche, da ironia e da sátira são maneiras eficientes de atravessar a barreira da ignorância que ainda ronda nossa sociedade patriarcal. Vale muito a rápida leitura!
Diã 02/12/2021minha estante
Sua resenha me instigou a ler o livro

Alê | @alexandrejjr 02/12/2021minha estante
Midiã, é ótimo ler isso! O que eu busco, sempre que resenho um livro por aqui, é justamente isso: passar a sensação de um leitor para potenciais novos leitores. Quando essa conexão acontece é bonito demais!!

Diã 02/12/2021minha estante
Já estou lendo

Monique | @moniqueeoslivros 16/08/2022minha estante
Sério, eu já tenho um bloco de notas "Indicações do Alexandre". Já fiquei com vontade de ler!

Alê | @alexandrejjr 16/08/2022minha estante
Monique, pois saiba que o bloco é recíproco! Tô sempre atento ao que tu estás lendo. ?

skuser02844 30/12/2020

Um soco feminista necessário... E bem irônico!
O humor ácido e a ironia dessa autora é algo instigante. É um daqueles livros curtos, que você lê em algumas horas, mas passa um tempo depois digerindo. Ainda quero trabalhar esse livro numa sala de aula, e quem sabe, vê-lô um dia como bibliografia obrigatória em algum vestibular (se isso não for sonhar demais).

Isa 10/11/2023

"Seleção natural dos gênios?"
A autora aborda os acontecimentos de forma geral na base da ironia, então em vários momentos eu me via revirando os olhos, tamanha a minha incredulidade nas falas de pessoas que se achavam superiores devido a sua crença no patriarcado.

Temos como exemplo, citações de falas de Darwin, um gênio, criador da teoria da Seleção natural, com falas absurdas para a sociedade atual, com um intelecto extraordinário, porém com a mente fechada para novas possibilidades.

Somos apresentados a muitas mulheres que poucos de nós conheciam, mas que representaram um marco muito importante que pouco foi falado na "história". Ainda lutamos muito pelos nossos direitos, mas as condições extremas de ter que se tornar outra pessoa ou tomar a identidade de um homem para ser aceita na sociedade e poder ter acesso a recursos básicos de liberdade, é de se entristecer.

Mulheres que tinham potenciais enormes, que foram jogados fora ou ficaram escondidos no "lixo da história", pela ignorância de pessoas que ainda estavam "no fundo da caverna", sem ter a luz do conhecimento de novas possibilidades.

Um livro curtinho, mas que nos faz ter novos pontos de vista, escrita leve e divertida. Eu amei!
Amy49 11/11/2023minha estante
Ótima resenha, até adicionei na lista de livros que quero ler!!

Isa 12/11/2023minha estante
Obrigada! Leiaa, é ótimo

sofichibiaq 14/11/2023minha estante
preciso ler esse logo!!

Evy 03/10/2021

Genial!!!
Esse livro genial da cartunista e feminista Jacky Fleming nos apresenta com muita ironia e humor extremamente inteligente, um tema importantíssimo: a quase invisibilidade das mulheres cientistas na história do nosso mundo. Sejam elas historiadoras, físicas, químicas, matemáticas, ou qualquer outra área do conhecimento, foram desde sempre desacreditadas, ignoradas ou simplesmente esquecidas...

Ela já inicia a história com uma questão importante: "Por que na escola só aprendemos sobre duas ou três mulheres? O que todas as outras estavam fazendo?" A própria autora responde que é porquê as mulheres não existiam na época e quando passaram a existir não podiam ser comparadas aos homens pq suas cabeças eram menores! As ilustrações que acompanham esses textos são simplesmente hilárias e é impossível não morrer de rir, e logo depois se pegar pensando seriamente sobre o assunto.

Acho que esse foi o intuito da genial e de humor ferino inegualável, cartunista e feministra britânica. Ela questiona e ironiza bastante o termo "gênio" e os motivos pelos quais só os homens podiam ser gênios, já que mulheres que se atreviam a segurar uma caneta ficavam masculinizadas e deformadas, o que arruinaria as suas chances de casamento. E concluí ainda que tudo bem, pois as mulheres tinham um dom natural para elogiar e aplaudir os homens.

Já deu pra notar como esse livro é simplesmente fantástico e através de muito humor ácido e sacadas inteligentes acompanhadas de ilustrações geniais, nos leva a refletir sobre as razões pelas quais as mulheres são praticamente ausentes dos livros de história. É leitura para todas as idades e para todos os gêneros.

Super recomendo a leitura.

csmaia 09/01/2022

Melhor presente de amiga secreta
Sabe aqueles livros que você começa sem pretensão alguma? Foi o que eu senti quando coloque esse livro na minha lista de desejados.
Qual o problema das mulheres retrata em frases ácidas e em desenhos brilhantes o que se passava na cabeça dos homens no século XIX e porquê eles eram considerados gênios tendo pensamentos tão (não sei que palavra usar sem soar agressiva, desculpem) babacas.

O livro é curto e a leitura é bastante fluida, a decisão narrativa de se parecer com um diário de pesquisa foi muito bem executada na minha opinião, deixando o livro acessível a mulheres de todas as idades.

Lembrando que ele não se propõe a debatar a fundo sobre o tema, ele prefere pontuar acontecimentos.
Manoella.Sena 09/01/2022minha estante
Meu Deus!!! Arrasou!!! ?? muuuito leitorah!!!!

carol.pinheiro 19/01/2022minha estante
Amei o livro ?
Também ganhei de amigo oculto! rsrsrs

Pandora 29/03/2021

Atualmente existe uma resposta bem fácil na boca de muitos homens para a questão da Jacky Fleming. Qual o problema das mulheres? Muitos dirão : O FEMINISMO! Claro!

É corriqueiro ouvir de muitas bocas: "O feminismo está f****** a cabeça das mulheres.". O que não deixa de ser uma constatação absurda.

Muito mais coerente com a realidade dos fatos que levam a cabeça das mulheres a ficar anuviada é o conteúdo do livro ilustrado da Jack Fleming. Ela fala de modo muito bem humorado, para não dizer sarcástico, das diversas situações de opressão vivenciadas pelas mulheres nos últimos séculos responsáveis por nos deixar bem problemáticas.

Tem gente que acha brincadeira viver em uma sociedade construída a partir da exploração e opressão de nossos corpos, mentes e sentimentos. São tantas coisas problemáticas sobre nós que é difícil elencar com humor, não sei como a Jacky conseguiu, mas dei risada com ela falando como nosso cérebro foi subestimado, nossos corpos sufocados em espartilhos e pesados vestidos vestidos, nossa história como parte do gênero humano jogada na lixeira, nosso acesso a espaços de produção de conhecimento impedido e não vamos falar das múltiplas violências físicas e psicológicas.

Tem homens que dizem: "Mas eu não faço nada disso. Gostaria de dizer a eles: 1°) Será?
2°) Você não faz, mas é privilegiado pelo sistema.
3°) Se você é tão excessão a regra que tal aprender a ter empatia com nossa incomoda situação no mundo em vez de nos considerar burras?

A sociedade nos sufoca, oprime, violenta, impede nosso acesso a diversos espaços com jogos sutis e não tão sutis e desaforadamente nos pergunta qual nosso problema. Olha tem que ter o humor da Jacky Fleming para não responder com um soco.
Andréia 15/06/2021minha estante
Amei

'duarda 12/04/2018

Que livro debochado e maravilhoso!
Minha primeira reação ao ver esse livro na livraria foi um grande "tu tá brincando com a minha cara, né?" e sabe o que é mais engraçado? Ele tá mesmo. Este livro é um compilado de ironias e deboches sobre a ausência da presença feminina no decorrer da história. Repleto de comentários e opiniões misóginas dos "grandes pensadores" ao longo dos séculos, este livro carrega em suas páginas a capacidade de gerar sorrisos de ironia e presunção no rosto de qualquer mulher que já teve de ouvir sobre a tal 'superioridade masculina'. Esse livro é uma piada pronta sobre ozomi, e todas nós deveríamos rir com ele!

Cris 21/10/2020

Simplesmente genial!
De uma forma bem humorada explica o motivo pelo qual não estudamos na escola sobre as mulheres "gênios", onde elas se escondiam? Onde estavam todo esse tempo e porque essa disparidade entre o homem e a mulher na representação histórica.

Rafaella 28/05/2023

Qual o problema das mulheres?
O livro é irônico e engraçadinho, faz a gente pensar e até ficar irritados com os homens famosos na história, mas é superficial, acredito que por ser um livro curto ele tenha abordado as coisas de forma muito rápida e sem profundidade.
A única coisa que realmente me atrapalhou foi ele ser escrito em letra cursiva.

rossi 17/11/2023

O problema das mulheres.
| LIVRO DA BIBLIOTECA
? (+?)

A forma como o livro é crítico sobre os tipos de pensamentos abordados sobre as mulheres desde a antiguidade até os dias atuais é simplesmente ARTE. Dá vontade de gritar junto a ele.

O humor ácido e irônico da escrita é a prova. Além de chamar a atenção do leitor, começando pela capa, o que eu achei genial, gera um impacto enorme para a conscientização da importância da igualdade de gênero e da visibilização de mulheres que NUNCA são citadas nos livros de história. Mulheres que são escondidas por homens, que recebem todo o crédito pelo trabalho duro delas.

Eu li com o clube de leitura da minha escola, por ser PNLD, e acho que todas as escolas deveriam abordar ele. Simplesmente necessário e perfeito.

? Ps. usei como repertório para a redação do Enem desse ano. Lenda atemporal.

Mariliz.Vargas 12/03/2024

Espetáculo de livro
Pra ler de uma vez só ! Não dá pra parar ! Divertido porém muito realista e forte. O panorama da realidade feminina em nossa sociedade é abordada com inteligência e muita ironia. Não tem como fugir das evidências de que a mulher foi relegada a um lugar de inferioridade de uma forma absurda e injusta. Este livro nos ajuda a colocar cada uma no lugar de destaque que tanto merecem.

raissa 30/10/2022

o dia chegou
o querido do lucas me deu esse livro e eu estava guardando ele para um dia muito específico em que eu fosse desfrutar desse presente tão carinhoso. um deleite! #feminismo #feminista #girlpower
Profirio 23/02/2023minha estante
S2

Erika 30/08/2023

Do nada e do além.
É um livro legal e de leitura fluida ao ponto que, mesmo não sendo meu tipo de livro, me prendeu em sua narração. Um detalhe que eu achei interessante foi a harmonia dos desenhos com a mensagem trazida a cada página.

Luly @projetocabeceira 10/02/2021

Bem humorado e ácido
Jacky é uma grande cartunista britânica e nesse livro, através de desenhos e escritos ácidos ela conta a história do « apagamento » de mulheres na esfera das artes, ciência, afinal, o lugar delas era a esfera doméstica.

Ela mostra que vários gênios, teóricos e filósofos eram misóginos. Os nomes são muitos, de Darwin a Schoppenhauer. A mulher que usava sua inteligência e ia conta as regras de domesticação (ou ao seu natural do lar e materno, como definiam muitos) era um problema. A solução: entregá-la a um homem, claro!

Vários nomes de mulheres importantes que foram apagados e suas histórias são citados, como Emmy Noether (matemática), Phillis Wheaty (primeira mulher negra de colônia - ex escrava - a publicar um livro de poesia), e assim vai.

O livro contém muita, muita ironia e também bastante informação!

Iris 18/02/2021

A visão dos homens sobre a mulher
Eu tenho um pouco de relutância em acreditar que nós mulheres já fomos vistas desse jeito que o livro descreve mas foi totalmente verdade, já fomos e somos vistas como inferiores aos homens e o que me assusta é que esse pensamento se perpetua até hoje , não da forma escrachada de antigamente mas ainda existe .

1 | 2 | 3 | 4 | 5