As Viagens de Gulliver

As Viagens de Gulliver Jonathan Swift...




Resenhas -


1 encontrados | exibindo 1 a 1


z..... 22/02/2020

Edição Farol HQ
A adaptação é abrangente sobre as viagens de Gulliver, passando pela terra dos homenzinhos (Liliput e Blescafu), dos gigantes (Brobdingnag), a ilha voadora (Laputa), a terra dos imortais (Luggnagg) e a terra dos cavalos inteligentes e homens selvagens (respectivamente, os houyhnhnm e yahoos). Cada nome estrambólico!
Tudo é metafórico e viável a muitas interpretações. Fico satisfeito se tiver pelo menos uma sobre cada momento...

As partes sobre os homenzinhos e gigantes são as mais conhecidas da obra, as que costumam privilegiar nas adaptações. O que vem a partir daí é de surrealismo exacerbado, por isso a adaptação tende a ser confusa em sua limitação, principalmente para quem não é familiarizado com a história.

Em linhas gerais, desse livro guardo aprendizagens sobre a pequenez diante de propósitos egoístas; o absurdo na alienação e na falta de atitudes quando presentes nos governos e cidadãos; a miséria de uma vida entregue às circunstâncias; e a civilidade associada à valorização do conhecimento.

Partindo para bobagens, que horrível a forma que Gulliver apagou o incêndio no palácio da realeza liliputiana, hein! Imagina se resolvesse colaborar na fertilização das terras... Na parte dos gigantes, o livro citas brincadeiras libidinosas de algumas damas com o Gulliver, censuradas na adaptação. Sobre Laputa, quanto mais leio mais confuso vou ficando, evidenciando-se apenas a metáfora de desapego ao conhecimento por comodidade. E parece que Gulliver aprendeu foi nada com suas experiências, pelo menos em minhas conclusões, tornando-se preconceituoso, mesquinho e propositalmente indiferente em atitudes. Isso não é aprendizagem... Tornou-se horrendo, como muitas coisas que também criticara como horrendas e o haviam impactado negativamente.
comentários(0)comente



1 encontrados | exibindo 1 a 1


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR