E Se Acontece?

E Se Acontece? Melanie Harlow
David Romanov

Resenhas - E se acontece?

Victor Dantas 22/05/2020

SEXO, ESTEREÓTIPOS E PADRÕES HETERONORMATIVOS
Na trama vamos conhecer o Maxim, um jovem de 24 anos, russo, que está viajando para Los Angeles em busca do sonho americano em se tornar roteirista de Hollywood. Ao chegar em LA, acaba ocorrendo um contratempo com Maxim, e ele vai parar no Blinds Pig, um bar no centro de LA.

Horas depois sua mala é roubada, e a funcionária do bar, Ellen, com a qual o Maxim já tinha feito amizade ao chegar, frustrada com toda a situação, oferece sua ajuda ao rapaz, e pede para que o irmão dela acolha-o em sua casa por uma noite já que, o Maxim perdeu todo seu dinheiro e suas roupas após ter a mala roubada.

O irmão de Ellen, Derek, aceita o pedido de ajuda da irmã, e acaba acolhendo o Maxim. Ao conhecer o Maxim, Derek sente-se atraído por ele, e, Maxim também fica atraído pelo o Derek, só que ambos sabem que isso não vai levar em nada, afinal o Derek é hétero e quer se casar com uma mulher, e, Maxim, apesar de ser gay assumido, é apenas um jovem de 24 anos, começando dar os primeiros passos em sua vida, enquanto que o Derek é um homem de 36 anos bem sucedido, com carreira feita... só que nem tudo é o que parece.

O que era para ser uma noite, acaba se tornando semanas, e, ao passo que esses dois vão se conhecendo, a atracação torna-se cada vez maior. Estaria o Derek se descobrindo gay? Seria o destino que levou Maxim a perder sua mala e ir parar na casa do Derek? Isso é o que leitor vai ter que descobrir...

A narrativa é composta dos dois pontos de vistas, tanto do Maxim, quanto do Derek, e, o leitor acompanha então a construção dessa relação, que tem tudo para ser um novo começo para os dois personagens.

Pontos positivos:

Como o livro teve dois autores, cada um ficou responsável por um personagem, e, ambas escritas prendem o leitor nas primeiras páginas.

Pelo fato de o Maxim ser russo, o livro traz muitas referências da Rússia, como vocabulário ou curiosidades culturais.

Pontos negativos:

De antemão, ao pegar o livro, e vê a capa, achei que fosse um romance YA lgbt, mas, na verdade trata-se de um romance hot adult, com muitas cenas de sexo, que em certo ponto chegou a ser desnecessário. Não que eu seja contra cenas de sexo em livro, mas parecia que todo diálogo envolvendo Maxim e Derek finalizava em sexo, eles não faziam mais nada além disso.
Eu como gay, me senti incomodado, pois, dá uma impressão de que os relacionamentos homoafetivos é só transa, transa e transa. Haja energia minha filha!

Outro ponto negativo, foram os estereótipos e os padrões heteronormativos na construção dos personagens e da relação. Ambos são brancos, sarados, másculos, viris, discretos, e isso estava presente até nas cenas de sexo.

Poxa, o que buscamos em literatura lgbt é justamente empoderamento, quebra de padrões como “homem e mulher da relação”, “gay sim, afeminado não”, e os autores decidem reafirmar esses paradigmas, que tornam a relação entre os personagens em um certo ponto, abusiva, aquela coisa “quero ficar com você, transar com você, mas, no sigilo”.

E por fim, talvez, o ponto mais problemático, foi o quanto essa relação foi construída rápida demais, em 4 dias, o cara que escondeu sua atração por homens durante 36 anos, se desconstruiu num passe de mágica, e aceitou fazer sexo de boas com o cara gay assumido, e deixou um rapaz que mal conhecia morar em sua casa por tempo indeterminado. E em 2 semanas, ambos estavam perdidamente apaixonados!! Não sei, pareceu forçado demais e tudo muito fácil.

O final foi aceitável, onde o Derek e o Maxim se posicionaram diante daquilo tudo de forma adulta como deveria ter sido, mas ainda assim, não supriu a falta do desenvolvimento da relação dos personagens durante toda história.
Danielle.Aragao 01/07/2020minha estante
Muito pertinente seu comentário sobre hétero normatividade, eu não tinha pensado nisso, mesmo sendo bem claro.

mariaa 27/04/2021minha estante
esse livro é simplesmente perfeito

eleutério 22/09/2021minha estante
disse tudo que eu queria dizer mas não sabia como

Ted 26/05/2021

Leve e gostoso
É incrível como em quase todas as vezes que começo um livro sem nenhuma pretensão acabo amando, e esse é mais um em minha constatação.
O personagem Derek por muitos momentos deixa a gente com certa antipatia com ele, porém ao longo da narrativa parte disso é explicado devido ele viver muitos dilemas e conflitos internos.
Já Maxim é aquele personagem super contagiante, com um coração enorme e disposto a arriscar quase tudo em sua vida.
O livro tem passagens bastante eróticas, mas não exageradamente.
A autora não possui grande propriedade quanto à questão da sexualidade de ambos os personagens e não se aprofundou, e certos pontos foram resolvidos de maneira simples e sem muita problemática, porém é uma história honesta e focada sobre a relação de duas pessoas e em momento algum ela destoa disso.
Fiz a leitura quase inteira em um dia, é um livro que recomendo pra quem não tem grandes expectativas, uma leitura leve e com pouquinhos personagens, no fim deixa o coração quentinho.

ANDER CELES 09/01/2022

Muito de hot mas pouco de construção de personagem...
Começou bem. A escrita é muito fácil de acompanhar. A história é contada se forma muito eficiente. Dá pra entender tudo certinho, ambientação, personagens. Em relação aos personagens, não lota deles. Isso é bom, é complicado quando tem um monte de gente mal aproveitada. Agora, o ponto negativo nesse aspecto de personagens é que praticamente só tem os protagonistas. São poucas interações com outros personagens, o que acaba ficando numa enrolação e repetição de cenas românticas.

Apesar da proposta ser interessante, a paixão dos dois acontece muito rápido. Tipo, de um dia pro outro literalmente. E a história parece pouco convincente nesse sentido. Um cara de 36 anos com complexos de sexualidade, que vê um cara gostoso e "percebe" que é gay. E tem prolema de aceitação. Eu sei que as histórias são particulares e que por mais absurda que pareça, o ser humano é complexo. Mas saiba contar isso direito então, né? Porque o cara sempre ficou só com mulheres e de um dia pro outro se percebe gay? Muito implausível...

Bom, as cenas hots são muito bem escritas. Dá pra entender toda a ação da cena. Só não acho que precisavam ser tantas, pq elas acabam tirando espaço de outras cenas de desenvolvimento que seriam tão interessantes quanto.

Queria ter visto mais desenvolvimento deles como personagens individuais. Ficou muito no romance e esqueceu de dar uma vida própria pra cada um. É um livro legal, mas raso...

Lais 12/09/2020

Não rendeu em nada
Sabe aquele livro que você lê mas ele simplesmente não traz nada? Esse é um deles, não me diverti, não me emocionei, ele foi indiferente para mim nos 80% quase abandono. Além de ser uma relação muito estranha, um colocando expectativas no outro, me incomodou não shippei sabe? Realmente não valeu.
Nai 12/09/2020minha estante
Não aconteceu. Hahahaah!

Lázaro 25/03/2022minha estante
Eu ri alto do comentário da Nai! De fato, não aconteceu! hahahahaha

Helmar Infanti 17/07/2020

Lindo!
Que livro lindo!
Este é o segundo romance gay que leio. O anterior foi “Me chame pelo seu nome”.
E mais do que “Me chame pelo seu nome”, este livro é de uma leveza, de uma doçura que me encantou.
A dúvida, a descoberta, o prazer, a aceitação, tudo é narrado com muita poesia. E até mesmo as cenas de sexo são contadas com suavidade, sem apelação para o erotismo.
Simplesmente perfeito!

zoni 09/03/2019

"Quero formar uma família com você. Quero que sejamos um do outro, agora e para sempre."
Não conhecia a Melanie Harlow, mas depois de ler esse livro fiz uma pesquisa sobre ela e vi que é bastante famosinha no mundo erótico hétero e isso diz muito sobre E se Acontece.

Não gostei do livro ser narrado pelos dois personagens, cada um em um capítulo, já que não tinha diferença na voz de cada narrador, muitas vezes me senti confuso sobre quem estava narrando, e precisei voltar ao início do capítulo para ter certeza, poderia ser um narrador e não perderíamos nada da história, real e oficial, até porque os sentimentos dos personagens que deveriam ser totalmente diferentes são praticamente iguais, mas apesar disso consegui curtir a leitura.

É um livro simples, mas que consegue nos cativar com sua história clichê sobre descobertas, medos, insegurança e paixão. Maxin é um russo, que deixou tudo atrás em busca de seu sonho americano e Derek um babaca, digo cara complicado, que gosta de ter o controle sobre tudo em sua vida, e a vida deles se cruzam depois de Maxin perder sua mala no bar da irmã de Derek, e a mesma pedir para o irmão acolher o desconhecido russo em sua casa, e depois disso é só sexo e mais sexo.

Não gosto do Derek, ele é babaca e egoísta, tudo que odeio em um homem, ele me lembrou meu ex namorado e suas atitudes que me incomodavam muito, mas gostei da forma fofa com eles acabaram o livro. Faz um tempo que eu li um outro livro nessa pegada, mas foi uma bomba, só tinha sexo, machismo e homofobia (SIM, EM UM LIVRO LGBT H/H). Esse, os autores se importaram em pelo menos tentar desenvolver o conflito de Derek com sua sexualidade, e ver, que o cara que se reprimiu por tanto tempo, por causa dos pais conservadores e do julgamento da sociedade se libertar foi muito bom.

Faltou planejamento da autora, e alguém pra lhe dizer que 4 dias é muito pouco tempo para dois desconhecidos estarem TOTALMENTE APAIXONADOS UM PELO OUTRO, eles eram estranhos, sério, menos. As coisas se desenvolveram muito rápido entre dois, não foi aprofundado, simplesmente uma atração física e muito sexo os levou a se apaixonarem perdidamente, escrevam sobre GAYS SE APAIXONANDO, GAYS DANDO O PRIMEIRO BEIJO SEM SEXO, GAYS SAINDO PARA NAMORAR, GAYS OUVINDO DIVAS POP. E principalmente parem de escrever que em relacionamentos homo só existe sexo.

site: www.instagram.com/nomeiodatravessia
Jordy Alison 09/03/2019minha estante
Nada novo sob o sol do Vale, não é mesmo? hahaha

zoni 10/03/2019minha estante
É realmente frustrante isso, e as pessoas devem pensar que eu odeio ler sobre sexo, hahaha, mas eu gosto, só queria que pudesse ter outras coisas também, que fosse divertido, romântico e tivesse bastante sexo, e não só o sexo. Poxa, até fanfics de adolescentes são melhores escritas e mesclam conflitos divertidos com sexo de forma interessante.

Neto 01/11/2019minha estante
A resenha que mais se aproxima do que esse leitura foi para mim, em alguns momentos é cativante, em outros segue uma linha clichê de relacionamento homo, a história fica sustentada pelos momentos de sexo do casal, que é interessante, mas a história em si não tem nada de surpreendente, é mais uma fantasia de achar um sugar daddy gato e apaixonado, fora o fato de tudo acontecer muito rápido.

hwllfireclub 03/06/2020

ruim
não achei tudo isso, esperava muito mais, pela sinopse eu achei que seria muito mais interessante. tem muitas cenas hot, o que acaba cansando DEMAIS

Hellen (@literatucracia) 03/08/2020

E se acontece?
Gostei!
Romance fácil e gostoso de acompanhar, mas confesso que quis várias vezes sacudir o Dereck para que acordasse pra vida. Mas que bom que deu tudo certo no final.
Maxim é um fofo.

Saturnotemanéis 12/04/2022minha estante
Sei lá, acho q tu disse tudo

Danilo 17/03/2021

Ok
Eu achei um livro ok e o final fofo! Para quem gosta desse tipo de livro, deve ser um livro ótimoo, mas eu não gostei muito. A irmã dele e a Carolyn as melhores >>>

Delma 22/04/2021

Gostei sim!
O livro é narrado pelos pontos de vista de Maxim e de Derek. Gostei muito da personalidade de Maxim, agradável e simpático, além de saber lidar muito bem com situações adversas. Não foi à toa que Derek ficou tão apaixonado por ele...

Jordao.Rocha 15/06/2023minha estante
Oi. Por favor poderia me esclarecer: O Derek trai a Carolyn com o Maxim ou o Derek trai o Maxim com a Carolyn? Agradeço.

A Leitora Compulsiva 03/07/2023minha estante
Oi. O Derek usa a Carolyn para não ficar com o Maxim e leva ela no restaurante onde ele trabalha para provocar.

Então ele trai os dois: a Carolyn, por enganar ela e fingir ser alguém que não é, e o Maxim, porque ele já tinha se envolvido com ele e quis fugir da responsabilidade de decidir, jogando a Carolyn como desculpa.

Wilgner 22/08/2020

Um livro onde o leitor se prende já nos primeiros episódios mas que apresenta algumas coisas que podem deixar o leitor incomodado .
Gostei do fato de ser escrito por dois autores e também de poder ver o ponto de vista dos dois protagonistas. Mas na minha opinião a história se desenvolve rápido demais e também conter muito ainda esteriótipos onde os personagens são brancos, sarados e de olho claro. Também achei que poderia ter relatado mais a vida de Maxin na Rússia antes de ir para Los Angeles.
Contudo achei uma história muito boa e que tem muita coisa picante.?

Malucas Por Romances 27/04/2020

Se gostou dos livros Ele e Nós se joga!!!
Coloca esse livro no seu kindle, coloca na sua estante, coloca esse livro na sua vida! Já tinham me avisado que esse livro era bom, só não imaginava mesmo gostar demais da conta da leitura e ainda por cima se tornar um dos meus favoritos. Se gosta de romances homo vem comigo conferir essa resenha.

E se Acontece? vai contar a história de Maxim que é um imigrante nos EUA e de Derek que gosta de tudo em ordem e que tem medo do que os outros pensam. Um totalmente diferente do outro, mas que junto vão se completar.

O livro já começa com Maxim perdido nos EUA e sem lugar para ficar, até que o destino o faz parar no apartamento de Derek. Com a convivência eles vão se tornar mais que amigos, mas será que Derek vai abrir mão de ser o certinho, de ter uma família e não se importar com que os outros pensam?

Gente, que delícia de leitura! Eu estava com uma ressaca literária enorme que nada que parava para ler conseguia terminar de uma vez e levava dias. Já logo nas primeiras páginas fui conquistada por esse casal que são tão diferentes, mas tão perfeitos um para o outro.

Derek vai ser o mais fechado e o mais teimoso na relação, e entendi do porquê dele ser assim. Derek foi criado para agradar os pais e morre de medo de fracassar em qualquer coisa. Quis dar uns tapas e também pegar Derek no colo.

Já para Maxim vai o meu amor todinho. Esse personagem é tão fofo e tão especial que a vontade é de guardar no potinho. Por ser o mais novo do casal é ele quem está atrás dos seus sonhos, mas nem por isso ele é o menos maduro da relação.

O ponto forte do livro são as cenas eróticas, então quando começar a primeira se prepare que é fogo no parquinho. Derek quando provar do Maxim não vai querer mais outra coisa o danadinho.

O meu protesto nesse livro vai para capa. Não é uma capa que me enche os olhos, e se não tivesse barato e amigas dizendo que era bom eu não compraria esse livro. Fui ver a capa original e amei, não sei qual é o medo das editoras com certas capas. Por que mexer em time que está ganhando? Entendo que as vezes não dá pra ser a mesma capa por questões contratuais, mas esse livro merecia uma capa que representasse o casal a altura. Essa capa simplesmente não entrega o que é proposto na história.

RESENHA COMPLETA NO BLOG MALUCAS POR ROMANCES

site: http://malucaspor-romances.blogspot.com/2020/04/resenha-e-se-acontece-melaine-harlow-e.html#axzz6KqOqOi8F