O Castelo no Ar

O Castelo no Ar Diana Wynne Jones

Resenhas - O Castelo no Ar

Nanda103 19/04/2024

O castelo no ar
A escrita dessa mulher é incrível, muito bom mesmo, a história é divertida, os mini plots são perfeitos, coisas q vc nunca imaginaria.

vikthorcosta 14/04/2024

Quando a sequência é melhor que o anterior
Amei esse livro, mais até do que O Castelo Animado.

Em relação à ambientação parece até que pra trilogia de O Castelo Animado esse seria o mesmo que "O Cavalo e seu Menino" é pras Crônicas de Nárnia. A história começa no mesmo mundo fantástico do livro anterior, mas em uma terra distante com ares de oriente médio. Os elementos mais conhecidos do livro anterior vão surgindo aos poucos à medida que o protagonista se aproxima do local em que a história do Castelo Animado aconteceu.

O livro não tem o ar de uma continuação direta, é uma nova história no mesmo mundo, talvez pudesse até ser lido de maneira independente se não fosse o final que é mais interligado ao livro anterior.

Amei.

Lais123 14/04/2024

Saindo de mais um livro da Diana de coração quentinho. Eu adoro as mirabolancias no meio dos livros dela, e adorei a surpresinha da Sophie do Howl

Gabs.Almeida 13/04/2024

PERFEITOOOOOO!! Esse livro é simplesmente uma novela ahahah eu amei o Abdullah, amei as partes do Howl e da Sophie. AMEI o Morgan, esse livro é excelente!!

Jotta.ferr 13/04/2024

É legalzinho. Acho que por conta do primeiro acabei colocando espectativas demais e acabou sendo uma leitura arrastada. Mas é um estória legal e tem um plotzinho maneiro tambem

Oignaccio 11/04/2024

Um clichê com um toque mágico
Esse livro é um livro infanto-juvenil, então antes de ler coloque isso em mente, ele não é um livro feito para adolescentes e/ou adultos, tendo isso em vista vamos a minha opinião.

Eu me senti muito bem inserido dentro do universo do livro, um universo mágico, com diferentes ambientes e personagens (alguns personagens de castelo animado). Esse livro tem cada plot twist de cair o uc da bunda, gostei muito do livro e terminei ele consideravelmente rápido para o meu ritmo, visto que ele tem 350 páginas

Só não dou 5 estrelas pq achei ele muitíssimo parecido com Aladin em diversos pontos (tem alguns momentos que mais parece um plágio de Aladin)

Shaila0 06/04/2024

Eu pensei que a trilogia era toda falando sobre a Sophie e o Howl, como principais, então começar o segundo livro com personagens diferentes e um novo como principal me desmotivou e acabei enrolando muito pra ler.
Mas, o que eu tenho pra dizer é que esse livro me tapeou e no final eu entendi tudo e percebi que sempre tava ali e eu que não percebi.

Daiane 05/04/2024

Totalmente cativante.
Ri muito e me diverti com as desventuras de Abdullah.
Gostei como conecta os personagens de O Castelo Animado.
No geral gostei mais deste livro do que do anterior.

natcalderini 04/04/2024

Me diverti!
Me diverti com uma história que traz um universo das história de Mil e uma Noites com o universo do livro anterior,Castelo Animado.

Muito legal como os universos se colidem e poder rever personagens,como Sophie,Howl,Calcifer e mais alguns do primeiro livro.

Espero ler logo último livro da autora retratando esse universo.

debra!! 30/03/2024

Não tão bom...
No começo foi entediante, ficou mais legalzinho quando apareceu o Atrevido e Meia noite, mas ficou divertido só no final do livro, quando estava quase pra acabar, é disparado o mais chato dos três livros ?

Nana.Nishka 23/03/2024

Se eu tivesse 12 anos daria 5 estrelas
Talvez seja meu amor pela história que me faz ver O Castelo Animado com olhos mais carinhosos. O apego aos personagens ou a história conhecida, a falta de elementos incômodos ou a admiração por construções inteligentes, o primeiro livro é superior em relação aO Castelo no Ar, mesmo quando se exclui a espera pela aparição dos personagens anteriores.

Apesar de ser uma releitura divertida de antigas lendas do imaginário árabe, com o mínimo pensamento crítico se percebe que são páginas e páginas de uma pincelada triste de cor em cima de preconceitos e alegorias esteriotipadas. Posso estar esperando muito para um livro escrito em 1990, visto que vários dessa época continuam sendo louvados pelos seus preconceitos, e a Eu de alguns anos atrás não pensaria mais do que alguns minutos sobre isso, mas nessa primeira leitura, esperava mais da inteligente dos enredos que a autora é bem capaz de explorar e menos dos preconceitos sem graça que ela explora em uma horda de personagens sem personalidade.

Em comparação a outros livros da autora, de mais de dez anos antes, é notável como há uma diferença preguiça inclusive no fechamento da história. Não que seja ruim, mas é bobo. E não é porque uma criança vai ler que deve ser bobo, muito pelo contrário. Ainda sem ler o último, fica o questionamento sobre o desenrolar do último e a qualidade em relação ao primeiro livro.

Eron 23/03/2024

Narrando a história de Abdullah, um jovem mercador de tapetes que gosta de sonhar que é um príncipe perdido mas tentar fugir da vida dura de mercador e familiares que só estão interessados na possível fortuna que uma profecia lhe daria.

Alguns detalhes são bastante comuns, como um tapete mágico voador, um gênio aprisionado e uma aventura para salvar uma princesa raptada.

A conexão com o universo de "O Castelo Animado" acontece mais pro final, através de revelações que ajudam no desfecho do história.

Sthe.j 22/03/2024

Divertido ???? .

Lylemayx 21/03/2024

O castelo no ar
O livro em si tem uma leitura fácil e divertida, o protagonista se mostrou um pouco chato, mas ainda com uma pitada de carisma, não gostei muito de como ele via flor da noite no começo do livro e um pouco pro final, pensando que ela era perfeita e não tinha defeitos.

Gostei muito da conexão que essa história traz com o primeiro livro "o castelo animado" trazendo alguns personagens de volta nesta trama e fazendo com que eles tenham papéis importante também, howl, Sophie, calcifier, adorei todos.
Os antagonistas dessa obra são divertidos, mas não tão aprofundados, acho que faltou um pouco mais falar dos dijins.

O final foi bom mas um pouco rápido, o que não deu tempo pra digerir por completo, mas fiquei contente com o final de Abdullah e flor de Lis.