A Guerra do Pão com Manteiga

A Guerra do Pão com Manteiga Dr. Seuss

Resenhas -

Wallace 06/02/2023

Divertido e inteligente
Aquela profundidade que só os bons livros infantis têm. Faz pensar e sorrir. Acho pertinente a história numa época em que países brigam só porque um furou o balão do outro

Jussara 08/07/2022

Como todos os livros do dr. Seuss não é só uma história rimada... é mais uma lição importante pras crianças e para alguns adultos tbm!

jotaefesanchez 27/12/2021

Por que existem guerras?
Este livro eu li com meu sobrinho, que também está com sete anos, a mesma idade da Juju.
Foi muito interessante notar como ele se dava conta do subtexto por trás da história: o absurdo das guerras.
A falta de sentido na motivação do conflito, os esforços no desenvolvimento de tecnologias para superar o inimigo, a obediência cega do povo ao líder político e militar (que não se envolve no combate). Esses e outros elementos estão lá, explorados de forma criativa nas rimas inventivas e divertidas.
Existe um aspecto na forma como o livro temrina que me intrigou. Principalmente por ser uma obra para crianças. Existe uma situação de final aberto que parece deixar a história no meio. Notei que isso gerou certa confusão em meu sobrinho.
Ainda assim, estimulou nele uma vontade de discutir (ainda que brevemente) o que tinha acontecido ali e o que aconteceria no futuro. Provavelmente foi essa mesma a intenção do autor. ?
????

livrosdarach 16/10/2021

Eu sou fã de Dr. Seuss. Seus livros são autênticos, divertidos, necessários e as crianças amam!

"A guerra do pão com manteiga" usa e abusa dos personagens divertidos e dos neologismos criativos para criar uma reflexão importantíssima: quem leva a melhor em uma guerra armamentista? Ainda que não saibam desse acontecimento em grande escala, as crianças, por meio da estória, conseguem refletir as causas e consequências de uma guerra, também pensando em aceitação do outro e em como conflitos podem ser resolvidos.

Crianças menores podem precisar da ajuda de um adulto para responderem as questões que o livro incita, mas isso não torna o tema complexo demais para os pequenos: na verdade, tenho achado cada vez mais que as crianças têm soluções práticas para problemas óbvios; os adultos é que dificultam tudo.

coisinhaliteraria 28/02/2021

Era uma vez um muro
longo, curvo e pedregoso
que separava dois povos
por um costume curioso.

É difícil imaginar
como começou a confusão
sobre os diferentes jeitos
de passar manteiga no pão:

De um lado, os Azuizinhos,
manteiga em cima do pão.
Do outro, os Laranjinhos,
manteiga em baixo, com convicção.

Então declarou-se a guerra
e, com ela, vieram as batalhas,
provocações, derrotas,
armas, uniformes e outras tralhas.

O que será que aconteceu?
É difícil conviver…
Entre tantas discussões,
quem será que vai perder?

Dr. Seuss escreveu essa história em 1984 porque estava preocupado com o crescimento da corrida armamentista nuclear, especialmente nos Estados Unidos.
Em versos divertidos é possível refletir sobre temas atuais como: a aceitação do diferente e convívio social. A guerra do pão com manteiga não tem um final definido o que é ideal para um belo debate para decidir qual será o desfecho dessa disputa.

site: https://coisinhaliteraria.wordpress.com/2021/02/28/a-guerra-do-pao-com-manteiga/

Cinara... 05/01/2021

Você aceita quem é diferente de você?
"Ele ficou em silêncio.
Então finalmente disse,
balançando a cabeça
de um jeito muito triste:
- Você sabe, deste lado do Muro,
somos nós, os Azuizinhos.
Mas do outro lado do Muro
vivem os Laranjinhos.

Meu avô disse, então:
- Está na hora de você saber
as coisas terríveis que os Laranjinhos podem fazer.
Eles têm hábito de difícil compreensão.
Todo Laranjinhos ao comer
passa manteiga embaixo do pão!"

Escrito há 36 anos atrás é tão atual como se tivesse sido escrito hoje!
Nunca estivemos tão intolerantes com o próximo! E acredito que a cada dia que passa isso só piora, infelizmente! Tudo vira briga, tudo vira guerra.
O final em aberto é como a vida, podemos sempre escolher, temos dois caminhos para seguir, o caminho do ódio, da briga e da discórdia, ou o caminho da empatia e amizade, quem escolhe somos nós!
Débora 05/01/2021minha estante
Amei a resenha!!!?

Cinara... 05/01/2021minha estante
?? Obrigada Débora ????

Paloma 20/03/2020

Final aberto
Acho que nada estraga mais um livro (para mim) do que um final aberto. Mas eu amo Dr. Seuss e seus livros que podem ser lidos por qualquer criança (inclusive as grandes)