A Erva Amarga

A Erva Amarga Marga Minco

Resenhas -

Keslley de Castro 24/06/2021

Bem tranquilo
Um livro com um tema pesado, mas bem de boa para ser lido. Leitura rápida, e pra quem gosta de histórias sobre a segunda guerra, uma ótima leitura.
Heloisa.Agibert 15/12/2021minha estante
A realidade de uma perseguição aos judeus , que nesse livro , mostra como muitas vezes não se percebeu o tamanho do horror nazista.

Queria Estar Lendo 09/04/2018

Resenha: Erva Amarga
A Erva Amarga, lançamento de março da Editora Record - que nos cedeu o exemplar para resenha - é um livro de crônicas escrita pela autora Marga Minco, e relata de forma simples e leve os dias de uma protagonista judia sem nome durante a ocupação nazista da Holanda.

Marga Minco imprimiu na voz de sua protagonista sua própria experiência com a ocupação nazista, discorrendo em suas crônicas de forma leve sobre um período da história tão obscuro. Cada crônica, organizada de forma cronológica no livro, conta sobre uma família que, por estar relativamente longe do centro da guerra, acreditava que o conflito não chegaria até ali, e então que eles não acreditam que vai ser tão ruim por ali e que o conflito logo chegaria ao fim.

Tanto a protagonista quanto a autora são as únicas sobreviventes de uma família de cinco.

Eu já li alguns livros sobre a segunda guerra mundial, tanto ficção quanto didáticos/histórias reais, e achei que estava completamente pronta para ler A Erva Amarga. Só que não.

Em nenhum momento Minco menciona diretamente os horrores da guerra e dos campos, as crônicas são simplistas, sobre coisas como o shabat na sinagoga ou sobre emprestar uma raquete de tênis ou, ainda, sobre costurar as estrelas em seus casacos, tudo por um ponto de vista inicialmente tão ingênuo que rivalizou com a narrativa de O Menino do Pijama Listrado.

Mas ainda assim, me peguei chorando copiosamente. A protagonista foi quem escapou, vivendo na clandestinidade, no interior da Holanda, até o fim da guerra, narrando como, um a um, sua família foi levada pelos oficiais. As crônicas são curtas e diretas e, ainda assim, emocionam.

"Me deixe pelo menos hoje ser uma pessoa igual a todas as outras."

A forma como a família mantém a fé de que as coisas não vão ficar tão ruins ou que o conflito vai acabar logo é tão ingênuo que é difícil não se emocionar. É difícil não ler as páginas pensando que a gente sabe exatamente quando o conflito "termina", mas eles não. Para aquelas personagens, que são na verdade pessoas reais, era um grande não sei e isso fica claro lendo A Erva Amarga. Assim como a sensação de o quão assustador o não saber é.

Não saber se sua família está viva, está bem. Não saber o que aconteceu com os idosos levados da casa de repouso. Não saber quando os oficiais vão bater a sua porta. Quando você vai ser levado.

E é fácil sentir isso, assim como é fácil sentir a emoção quando a personagem compara a tradição do sêder de deixar a porta entreaberta para os visitantes sentirem que são bem-vindos, com seu irmão falando sobre como ainda tem muitas pessoas dispostas a abrir as portas para eles (os judeus). Quando a gente tem esse conhecimento, por menor que seja, do que foi a segunda guerra e o Holocausto, é fácil se emocionar com as crônicas, especialmente quando fica martelando na nossa cabeça "isso é real, isso aconteceu com a autora".

A Erva Amarga é um livro pequeno, rápido de ler, mas com um impacto gigante. Mesmo sem citar os horrores da guerra, é um livro que agrada tanto os entusiastas de história quanto aqueles que não leem muito sobre o assunto. Marga Minco traz crônicas reflexivas e fáceis de serem lidas, que podem agradar os mais diversos leitores.

E um ponto positivo dessa edição da Editora Record é a diagramação, com um espaçamento bom entre as linhas, que torna a leitura bastante confortável - além de tornar a sensação de uma leitura rápida ainda maior.

Impossível não indicar.

site: http://www.queriaestarlendo.com.br/2018/04/resenha-erva-amarga.html
Tour Literário 21/09/2018minha estante
Também me emocionei muito com a leitura de "A Erva Amarga". Excelente resenha .

Gabi 31/05/2022

Apesar de falar sobre um assunto pesado, o livro é bem tranquilo de ser lido. O livro mostra como Marga Minco escapa milagrosamente do campo de concentração. Gostei bastante.